Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


UCA - Descobrindo formas em nosso bairro

 

22/11/2010

Autor y Coautor(es)
JULIANO VARELLA DE CARVALHO
imagem do usuário

NOVO HAMBURGO - RS Centro Universitário Feevale

Descobrindo formas em nosso bairro

Raquel Fernandes Gonçalves Machado, Edilamar Ferreira, ANTOMAR ARAUJO FERREIRA, Maísa Gonçalves da Silva, Marcia Aparecida Mendes, Gislaine Saraiva, Antomar Araújo Ferreira

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Espaço e forma
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Primeiro Objetivo
Representar formas geométricas simples, identificando os nomes das mesmas;

Segundo Objetivo
Reconhecer as formas identificadas nos diferentes espaços de seu cotidiano;

Terceiro Objetivo
Identificar formas geométricas compostas como reunião de figuras geométricas simples;

Quarto Objetivo
Representação simbólica/gráfica de espaços diversificados;

Quinto Objetivo
Desenvolver a noção de parte e todo;

Duração das atividades
5 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realização da atividade proposta o professor diagnosticará a que ponto os alunos desenvolveram suas capacidades motoras, habilidades de representar imagens, de construção de tabelas e identificar frequência.

Estratégias e recursos da aula

ESTRATÉGIAS PARA O PROFESSOR

Esta aula permite aos alunos conhecerem melhor seu bairro e despertarem para o fato de que formas mais complexas podem ser formadas a partir de figuras geométricas simples. A dinâmica de trabalho em grupo também desenvolve nestes o espírito colaborativo, a capacidade de reflexão e argumentação, além de habilidades de expressão oral.

As aulas serão realizadas com o auxílio do laptop, propiciando aos alunos o contato com os softwares abaixo:

Kword                    [ Iniciar > Aplicativos > KWord ]
WxCam                  [ Iniciar > Aplicativos > Multimídia > WxCam  ]
Gwenview              [ Iniciar > Aplicativos > Aplicações Gráficas > Gwenview ]
KcolourPaint        [ Iniciar > Aplicativos > Aplicações Gráficas > KcolourPaint ]
Mozilla Firefox    [ Iniciar > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox ]
KsnapShot            [ Iniciar > Aplicativos > Internet > KsnapShot ]

A aula está dividida em dois momentos: o primeiro de investigação sobre as formas e o segundo de análise sobre o que foi pesquisado. Consulte as atividades descritas a seguir, mas não deixe de consultar os materiais de apoio contendo um vídeo e alguns jogos que também podem ser explorados com os alunos.

Primeiro Momento

A primeira parte da atividade deve ser realizada em duplas. A escolha das duplas sendo organizada entre os próprios alunos, valoriza a iniciativa e evidencia os critérios de escolha dos mesmos. Enquanto isso, é possível ao professor identificar (e/ou confirmar) as diferentes formas dos alunos se posicionarem para resolver impasses.

Formadas as duplas, o professor esclarece/orienta sobre as atividades e procedimentos a serem realizados. Antes de iniciar a atividade, o professor pode solicitar aos alunos que abram seus laptops, abram o software Mozilla Firefox e acessem o site abaixo contendo um pequeno filme sobre as formas geométricas:

http://www.youtube.com/watch?v=Wr8wVoKQGEw&feature=related 

 

Segundo Momento

Os alunos iniciam a segunda parte da atividade acessando o site do Google Maps digitando, acessando através do Mozzila Firefox o seguinte endereço:

http://maps.google.com

É importante que o nome deste site e instruções fiquem registradas no quadro, permitindo aos alunos consultarem e se organizarem sem dependerem da presença do professor a cada momento.  Neste site há uma caixa de texto “Pesquisar no Mapa”. Deve ser solicitado aos alunos que digitem o nome do país onde moram, observando a imagem que se forma na tela. Em seguida eles devem repetir o mesmo procedimento com o nome do estado e da cidade onde moram.

Para cada uma das imagens que aparecem os alunos deverão clicar no botão do canto superior direito da tela, denominado [Mapa], e então utilizar o software KsnapShot para capturar a imagem e salvá-la em um diretório denominado “meus-locais”, previamente criado. Cada imagem deve ter um nome que a identifique claramente. A cada imagem que aparece, o professor deverá questionar os alunos sobre os diferentes formatos que eles percebem nas imagens (contornos, curvas, segmentos de retas), verificando se os estudantes reconhecem figuras/formas geométricas, suas características e seus nomes.O professor explica aos alunos que, para continuarem o desenvolvimento da atividade, precisarão conhecer o nome do bairro onde cada um mora. Se considerar prudente, poderá fazer o questionamento na aula anterior à aula da execução da proposta, considerando aqueles alunos que não estão atentos à localização de onde moram. Sugestões para analisar outros locais podem surgir por parte dos alunos ou do professor. Estas sugestões devem ser registrados no quadro.

É interessante que os estudantes naveguem identificando os novos espaços sugeridos. Todos os locais procurados devem ser capturados e salvos no diretório “meus-locais”. Durante a realização das atividades o professor observará:      

-  A dinâmica de trabalho dos alunos: identificar facilidades e dificuldades das duplas, organização para executar a atividade, se estão acompanhando ou não as instruções e se conseguem concluir ou não a proposta.      

-  A capacidade na identificação de formas: verificar se os alunos conseguem identificar as formas geométricas presentes nestes espaços. Os tamanhos que cada uma delas supostamente tem e as distâncias entre as formas geométricas.

Concluída esta exploração, os alunos localizarão a rua onde cada um deles mora e colocarão um ponto (um balão) sobre onde eles acham que ficam as suas residências. Para realizar esta tarefa o primeiro aluno deverá clicar com o botão direito sobre o local onde fica a sua residência, e clicar no item “Como chegar a partir daqui”. O segundo aluno clicará também com o botão direito sobre sua residência, clicando em “Como chegar até aqui”. Neste instante será traçado pelo site um melhor caminho para ir de uma residência a outra e o professor deverá questionar os alunos se eles concordam com o caminho sugerido ou se eles se locomoveriam utilizando outro caminho.

Após a construção do caminho de uma residência a outra, os alunos deverão clicar no botão superior direito, denominado [Mapa], a fim de visualizarem o bairro e o caminho entre as residências de uma maneira mais real (imagem de satélite), identificando as formas existentes, além de vegetação, prédios e casas. Todos os caminhos devem ser salvos utilizando a ferramenta KsnapShot e guardados no diretório “meus-locais”.

Esta mesma atividade (definição de caminhos entre dois pontos), pode ser realizada diversas vezes, com pontos diferentes, escolhidos ora pelos alunos, ora pelo professor.

Terceiro Momento

As atividades desse segundo momento também acontecerão com auxílio do laptop, com o professor inicialmente conversando sobre as percepções dos alunos a respeito das tarefas realizadas no momento anterior.      

- O que consideraram fácil e/ou difícil de ser executado?

- Ao retornarem para casa conseguirão perceber no bairro as formas que observaram no site?       

- Como foi observar a imagem aérea do bairro e depois observá-lo ao retornar da escola?

A partir deste instante cada dupla deverá abrir o software GwenView, analisar todas as imagens que foram capturadas, e utilizando o software Kword, registrar em uma tabela as formas geométricas encontradas, bem como seu nome e a frequência com que elas aparecem nas imagens. Para cada forma identificada, procurar descrever o que existe realmente neste local. Posteriormente, seguindo orientação do professor, os alunos formarão novos grupos de 4 componentes, juntando duas duplas. Para este momento, a escolha dos grupos pode ocorrer com indicação do professor, por exemplo agrupando alunos de um mesmo bairro ou de bairros diferentes.

A idéia da atividade será comparar as representações criadas no primeiro momento da atividade para destacar suas características (diferentes e/ou semelhantes) segundo as imagens capturadas e a tabela construída por cada cada dupla. Pode-se comparar os esquemas elaborados, as formas encontradas e a freqüência das mesmas. Para finalizar a atividade cada grupo receberá uma folha quadriculada onde eles "esquematizarão" através de um desenho o bairro ideal. Para construir este esquema os alunos podem se basear nas formas registradas nas tabelas, associando a estas formas as atividades que gostariam ou que eles consideraram importantes para o bairro.

Concluindo, todos os alunos da sala poderão participar da criação de um bairro que atenda as sugestões de todos os grupos, representando-o em uma cartolina (ou similar). Após concluído o trabalho, este poderá ser exposto em sala de aula. Alternativamente, cada grupo poderia criar um esquema em cartolina com seu bairro ideal e estes seriam expostos na sala de aula. 

Vídeos Complementares

Abaixo estão listados alguns vídeos que você poderá utilizar como complemento para sua aula, incluindo o vídeo já sugerido anteriormente.

História envolvendo as formas geométricas

http://www.youtube.com/watch?v=Wr8wVoKQGEw 

Lenda e Construção do TANGRAM, um quebra-cabeças formado a partir de figuras geométricas

http://www.youtube.com/watch?v=r4Fhv7guJe8 

Apresentação de diversas formas geométricas

http://www.youtube.com/watch?v=qIlB-_BrUPE 

Jogos e passatempos

Os jogos abaixo também podem ser empregados para complementar sua aula. Podem auxiliá-lo, por exemplo, a sensibilizar os alunos para o fato de que é possível construir um objeto mais complexo a partir de formas geométricas simples. Ou podem ser utizados em alguma atividade que solicite aos alunos que nomeie as peças que compõem cada jogo ou passatempo.

Observação: Note que para acessar os materiais através do navegador Mozilla Firefox do laptop do aluno, o plugin Adobe Shockwave Player deve estar instalado. Esta instalação pode ser feita através do site: http://get.adobe.com/br/shockwave/    

Quebra-cabeças online de um carro

http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/formas-geometricas-carro.html 

Quebra-cabeças de formas dispersas

http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/formas-geometricas-palhaco.html 

Tangram para recortar e montar

http://www.smartkids.com.br/passatempos/formas-geometricas-tangran.html 

Trenzinho para imprimir e pintar

http://www.smartkids.com.br/passatempos/formas-geometricas-trenzinho.html 

Recursos Complementares

Lista telefônica ou guia informativo da cidade.

Google Earth, desde que instalado no laptop do aluno.

Avaliação

Os alunos serão avaliados durante todo o desenvolvimento das atividades, considerando envolvimento e respeito à opinião dos colegas no trabalho em grupo.

Além disso, uma verificação mais pontual pode ser realizada para avaliar os objetivos específicos da aula:

- Verificar se durante as diferentes atividades os alunos conseguem identificar as formas geométricas, nomeando-as apropriadamente. A tarefa que permite fazer esta avaliação de maneira mais precisa é aquela que solicita aos alunos registrem em uma tabela (no Kword) diferentes figuras geométricas e seus nomes

- Quando os alunos exibem as imagens capturadas no segundo momento da atividade, o professor pode observar a capacidade de cada um em identificar as formas geométricas em imagens mais complexas, como imagens de um mapa. Neste momento também é possível avaliar a capacidade dos estudantes em visualizar figuras geométricas mais simples compondo objetos mais complexos.

Opinión de quien visitó

Uma estrela 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 1/1 - 100%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Gabriel de Oliveira Fontes, Universidade Federal de São Carlos , São Paulo - dijo:
    gabriel.170895@hotmail.com

    17/09/2013

    Uma estrela

    Nao achei essa aula muito proveitosa devido a utilização de certos materias que tavez nao faça render uma aula construtiva e de interesse dos alunos. Primeiro o fato de ser usado os laptops dos alunos em sala de aula nao seria muito aconselhado, pois os mesmos se distraem muito facil e duvido muito que prestariam atenção na aula por mais de 5 minutos. E outra, que existem outras formas de fazer com q os alunos se familiarizem com as formas geometricas. Não achei ruim, achei pessimo o modelo.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.