Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Heroínas no Esporte

 

10/12/2010

Autor y Coautor(es)
MARCELO INOCÊNCIO PEREIRA COSTA
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores históricos
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Médio Sociologia Indivíduo, identidade e socialização
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Conhecer a história das mulheres no esporte.

- Debater questões de gênero no esporte.

- Analisar e discutir sobre questões de gênero na escola.

Duração das atividades
Aproximadamente 3 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios dos alunos.

Estratégias e recursos da aula

Professor para começar a aula sugiro que realize uma breve explanação sobre o Feminismo no século XX, citando momentos históricos da luta das Mulheres por seus direitos.

Para auxiliar e enriquecer essa conversa inicial, os alunos devem visualizar a aula "Movimento feminista: problematizando o espaço da mulher na sociedade".

Obs: não há necessidade de responder as questões presentes nessa aula, mas sim sugerir aos alunos que façam uma leitura crítica e registrem os pontos que acharem importantes das conquistas femininas, pois dessa forma poderão aprofundar seus conhecimentos e ter mais argumentos para as outras atividades.

Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=14636 (acesso em 10/11/2010).  

Atividade 1

Após a visualização da aula, propor aos alunos que formem 7 grupos proporcionais na sala de aula.

Cada grupo deve realizar uma pesquisa na internet ou na biblioteca sobre um dos temas:

- Direito de voto;

- Direito do divórcio;

- Direito de dirigir;

- Poder matricular-se no Ensino Superior;

- Direito de ocupar cargos executivos;

- Direito de optar ou não pelo uso do sobrenome do marido;

- Direito de realizar atividades profissionais como os homens.

Os grupos deverão apresentar o trabalho resultante de suas pesquisas na forma de um Jornal Mural.

Exemplo de Jornal Mural:

Disponível em www.construirnoticias.com.br/asp/materia.asp?id=504 (acesso em 17/07/2010).   

Na atividade anterior conhecemos um pouco mais sobre o Movimento Feminista e sua importância na conquista de espaços e de direitos para as mulheres. Agora vamos dar ênfase nas conquistas femininas no campo esportivo, campo no qual a mulher teve que disputar com muita luta para conquistar seu lugar no pódio.

A imagem abaixo apresenta 10 Mulheres Atletas, Heroínas cada qual com seu esporte, de épocas diferentes mas com desejos e ideais parecidos. Desbravadores e vencedoras por mérito e muito suor.

Atividade 2

Você sabe dizer quem são essas mulheres, qual modalidade esportiva praticava ou pratica, qual ou quais títulos, competições se destacaram?

Para testar o conhecimento dos alunos sugiro a seguinte atividade:

Vamos enumerar as colunas:

Grandes conquistas, títulos e reconhecimentos por seus feitos no esporte:

(    ) Primeira nadadora brasileira a realizar a travessia do canal da mancha.

(    ) Primeira mulher brasileira e sul-americana a competir em Olimpíadas.

(    ) Primeira ginasta brasileira a entrar na história da ginástica por criar um movimento original: salto mortal estendido para frente.

(    ) Futebolista brasileira considerada a melhor jogadora do mundo pela FIFA: 2006, 2007, 2008 e 2009.

(    ) Judoca brasileira vencedora da primeira medalha olímpica individual feminina para o Brasil.

(    ) Maior pontuadora de todos os tempos na história da seleção brasileira de basquete com 3.160 pontos em 127 partidas.

(    ) Considerada a melhor tenista brasileira de todos os tempos, na década de 50 e 60.

(     ) Reconhecida pela Federação Internacional de Voleibol (FIB) como a melhor atleta do voleibol de areia do mundo dos anos 90.

(    ) Nº1 do mundo no salto em distância: em 1999 (7,26 m) e em 2003 (7,06 m), eleita melhor atleta da década pela revista Sport Life.

(    ) Única atleta no Brasil campeã mundial de taekwondo nas categorias júnior, adulta e universitária.

Mulheres que fizeram história no esporte:

1- Sandra Pires

2- Maurren Maggi

3- Maria Esther Bueno

4- Natália Falavigna

5- Maria Lenk

6- Daiane dos Santos

7- Marta Vieirra da Silva

8- Keitlyn Quadros

9- Daílza Damas

10- Hortência Marcari

Obs: para auxiliar nas respostas os alunos podem fazer uma pesquisa na biblioteca ou no laboratório de informática.  Solicitar aos alunos que registrem em seu caderno um pouco da História Esportiva de cada atleta citada na atividade.

Dando continuidade a aula, sugiro a apresentação do vídeo "Mulheres [Visões do esporte]": o vídeo enfatiza o rompimento com o preconceito de que só homem poderia jogar nas Olimpíadas e relaciona as mulheres aos jogos olímpicos.

Mulheres [Visões do esporte] 

Disponível em: portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18462 (acesso em 10/11/2010). 

Atividade 3

Após a apresentação do vídeo solicitar aos alunos que realizem pesquisas na internet ou biblioteca para responder as seguintes questões:

Roteiro

- Qual era a função social da mulher nos Jogos da Antiguidade.

- Quem foi a primeira mulher a receber um ouro olímpico e em qual ano e Olimpíada isso ocorreu.

- Hoje podemos dizer que as mulheres romperam com o preconceito no meio esportivo? Justifique.

Obs: os alunos devem registrar suas considerações no caderno.

Formar um círculo na sala de aula ou sentar no pátio/quadra com os alunos e debater e apresentar os cartazes do Jornal Mural sobre os temas abordados, focando principalmente na questão de gênero.

Sugestão: instigar os alunos através de perguntas norteadoras tais como:

- Quais contribuições nossas "heroínas" citadas trazem ou trouxeram para a sociedade?

- Qual esporte as mulheres tem maior dificuldade de aceitação?

- Em nossa escola, as meninas têm livre acesso para jogar com os meninos?

Esse momento pode ser muito importante, através dessa socialização com os alunos o professor pode fazer um diagnóstico se conseguiu atingir de forma satisfatória seus objetivos. Pois nessa conversa focando em todos os conteúdos trabalhados tem como o professor avaliar e retomar algum assunto que deixou em dúvidas alguns alunos e retomar o tema caso julgue necessário.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Mulheres [Visões do esporte] Vídeo
Recursos Complementares

Sugestão de sites para pesquisa:

Mulheres que fizeram história no esporte:

Disponível em: www.guiadicas.com/mulheres-que-fizeram-historia-no-esporte/ (acessado em 08/11/2010). 

Portal da Educação Física – Daílza Damas:

Disponível em: www.educacaofisica.com.br/blogs/dentrodagua/texto.asp?id=240 (acessado em 08/11/2010). 

Terceiro Tempo - Maria Esther Bueno

Disponível em: terceirotempo.ig.com.br/quefimlevou_interna.php?id=4090&sessao=f (acessado em 08/11/2010). 

Arena Sports - Sandra Pires:

Disponível em: www.arenasports.com.br/atletas_eventos/jackie_silva/jackie_silva.asp (acessado em 08/11/2010). 

Wikipédia - Natália Falavigna:

Disponível em: pt.wikipedia.org/wiki/Nat%C3%A1lia_Falavigna (acessado em 08/11/2010). 

Wikipédia - Marta Vieira da Silva:

Disponível em: pt.wikipedia.org/wiki/Marta_Vieira_da_Silva (acessado em 08/11/2010).   

Hoopédia - Hortência Maria de Fátima Marcari

Disponível em: hoopedia.nba.com/index.php?title=Hortencia_Marcari (acessado em 08/11/2010).     

100 anos de Mulher nas Olimpíadas:

Disponível em: www1.folha.uol.com.br/fol/olimpiadas/mulher.htm (acessado em 08/11/2010). 

Web Run - A mulher nos Jogos Olímpicos

Disponível em: www.webrun.com.br/outros/conteudo/noticias/index/id/244 (acessado em 08/11/2010). 

Avaliação

Para a avaliação dessa aula pode-se utilizar alguns instrumentos de avaliação de acordo com cada atividade proposta.

- Acompanhamento do desenvolvimento de cada aluno, sua participação no debate, as dúvidas ou respostas dos mesmos.

- Analisar a participação a organização e a participação na construção do Jornal Mural.

- O comportamento em relação ao trabalho realizado em grupo e a forma de apresentação do mesmo.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.