17/01/2011
Aparecida Clemilda Porto
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Relações sociopragmáticas e discursivas |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal |
Os alunos deverão conhecer o conceito de gênero discursivo.
ATIVIDADE 01
Pesquisando a bula de remédio
http://www.unimed.com.br/pct/index.jsp?cd_canal=47436&cd_secao=34473&cd_materia=48752 Acessado em 09 de nov. 2010
Inicie a presente aula sugerindo uma pesquisa individual, por parte dos alunos, acerca do gênero bula. Eles deverão pesquisar os seguintes pontos:
Peça, ainda, que pesquisem, perguntando a parentes e familiares, se os mesmos têm o costume de consultar a bula ao adquirir um dado medicamento. Eles deverão fazer anotações no caderno para que as mesmas sejam socializadas.
Posteriormente, organize os alunos em 4 grupos e peça que os mesmos apresentem, de forma sucinta, as respostas e informações que emergiram das pesquisas.
ATIVIDADE 02
A estrutura da bula
http://parazinet.wordpress.com/2009/09/14/fim-das-letras-miudas/ Acessado em: 09 de nov. 2010.
Após a apresentação da atividade anterior, proponha que cada aluno traga de casa uma bula de remédio. Esse documento é de fácil acesso. No entanto, se preferir, poderá indicar aos alunos um site que contém as bulas de todos os medicamentos registrados:
Os alunos deverão ler as informações contidas na bula escolhida e preparar uma apresentação que discorra acerca dos seguintes pontos:
Dê alguns dias para que os alunos preparem essa atividade, uma vez que são muitas informações acerca do medicamento e da bula. Repare que os pontos incitam os alunos a pesquisarem, por exemplo, o que é "posologia" ou "superdosagem". Durante a preparação da apresentação, o aluno deverá pesquisar (com os pais, parentes, internet) o que representa cada uma das "partes" da bula.
Como as apresentações serão individuais, selecione alguns dos pontos para que sejam apresentados. Você poderá optar por uma metodologia em que todos os alunos apresentem seu trabalho completo, no entanto isso poderá levar um pouco de tempo.
O essencial é que todos os alunos compreendam que tipo de informações se fazem presentes na gênero bula.
ATIVIDADE 03
A bula e suas implicações sociais
Para a presente atividade, organize os alunos em 3 grupos. Cada um será responsável por preparar uma apresentação, por meio de cartazes acerca de um dos seguintes pontos:
Peça que os alunos utilizem exemplos das bulas que usam nas apresentações da atividade anterior.
Dê alguns dias para que eles preparem essa atividade.
Cada grupo deverá apresentar em cerca de 10 minutos. Ao final das apresentações, permita que os alunos dos demais grupos façam perguntas/questionamentos aos apresentadores.
ATIVIDADE 04
Produzindo uma bula
http://blogdalergia.blogspot.com/2010/06/voce-le-bulas-de-remedios.html Acessado em: 10 nov. 2010.
Os alunos já conhecem uma bula, sua estrutura textual, bem como sua função na sociedade.
Agora proponha que, individualmente, eles produzam um texto que se adeque a esse gênero. É interessante que você indique a criação de uma medicamento fictício ou até mesmo uma bula "poética" que fale, na mesma estrutura do gênero, de amor ou de amizade. O essencial é que o texto possa, pela sua estrutura e características das informações, se adequar ao gênero bula.
Após as produções, promova uma rodada de leitura dos textos. Se possível, organize cartazes com tais textos e cole-os nos corredores da escola.
Texto " Bulas de remédio terão letras maiores e perguntas e respostas"
http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL1297637-5598,00-BULAS+DE+REMEDIO+TERAO+LETRAS+MAIORES+E+PERGUNTAS+E+RESPOSTAS.html Acessado em: 10 de nov. 2010.
A partir das atividades empreendidas, os alunos deverão ser avaliados nos seguintes aspectos:
Quatro estrelas 9 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
21/04/2014
Cinco estrelasGostei muito dessa aula. Ótimo método para ser utilizado em sala de aula, para a explicação do Gênero Bula de Remédio. Parabéns Professor Thyago Madeira.
05/11/2013
Cinco estrelasAdorei a atividade.
11/09/2013
Quatro estrelasGostei muito da aula.Parabéns.
13/08/2013
Cinco estrelasGente, adoro esse site tem sempre aulas fabulosas.
26/05/2013
Quatro estrelasEU, apaixoniei, pois são caminhos necessa´rio para inovação em nossas aulas
26/03/2013
Cinco estrelasmuito legal
18/03/2013
Cinco estrelasAdorei! Muito bem preparada!
20/12/2012
Cinco estrelasMuito bom, aprofunda o tema e dinamiza as aulas de Língua Portuguesa. Pode também trabalhar a interdisciplinaridade com ciências. Gostei muito. Abraços Vânia
06/08/2012
Quatro estrelasA aula está ótima. muito obrigada!