Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


O LUGAR E A PAISAGEM. MEU BAIRO DE ONTEM E DE HOJE

 

31/01/2011

Autor y Coautor(es)
Soymara Vieira Emiliao
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Simone Alencastre, Miriam Kaiuca, Glória Maria

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Geografia Transformando a natureza: diferentes paisagens
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •   Aprender a comparar os acontecimentos no tempo, tendo como referência anterioridade, posterioridade e simultaneidade.
  •   Pesquisar , reconhecer e refletir sobre as transformações sociais, econômicas e culturais do bairro;
  •    Planejar coletivamente um texto;
  •    Produzir texto a partir de outros conhecidos
Duração das atividades
3 AULAS DE 50 MINUTOS
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deverá ser leitor e escritor iniciante

Estratégias e recursos da aula

1º Atividade:

Reúna os alunos em roda e apresente o livro que a lerá para a turma .

Fonte: http://www.google.com.br/images?um=1&hl=pt-br&rls=com.microsoft%3Apt-br%3AIE-SearchBox&rlz=1I7GFRE_pt-BR&biw=1003&bih=493&tbs=isch%3A1&sa=1&q=um+bairro+encantado&btnG=Pesquisar&aq=f&aqi=&aql=&oq=

Sinopse do Livro:

No Bairro Encantado moravam personagens de várias histórias. Aladim deu uma festa para inaugurar seu novo palácio. Cinderela foi convidada, mas não conseguiu encontrar seus sapatinhos de cristal. Com a ajuda de Sinbad, ela descobriu que tinham ido parar nas mãos do professor Museófilo e estavam expostos em seu museu de coisa estranhas. ''...

FICHA TÉCNICA :

  •  Editora: SCIPIONE
  • ISBN-10: 8526242253
  •  ISBN-13: 9788526242258
  • Formato: Médio
  • Acabamento: Brochura
  • Idioma: Português
  • Origem: Nacional
  • Edição: 2
  • Número de páginas: 62
  • Lançamento: 1/1/2005  

Como se trata de um livro com 62 páginas, organize-se para lê-lo em capítulos.

Esteja atenta para do decorrer da leitura:

  • Comentar o que se leu.
  •  Compartilhar com a turma os efeitos, sensações, sentimentos que a leitura está produzindo.
  • Confrontar interpretações e pontos de vista.
  •  Relacionar o conteúdo do livro com os de outros livros lidos pela turma e com aspectos reais ligados ao próprio bairro que moram.
  • Destacar a beleza de certas expressões ou fragmentos do texto.
  • Ao retomar a leitura do próximo capítulo, localizar coletivamente o lugar em que a leitura foi interrompida.
  • Recordar os últimos acontecimentos narrados, por meio da leitura de alguns parágrafos anteriores.
  • Antecipar o que segue no texto e controlar as antecipações de acordo com o desenrolar da narrativa.
  • Recuar no texto para recuperar aspectos relevantes e, assim, compreender melhor uma situação ou, ainda, para dar mais atenção a uma informação importante.
  •  Comparar as personagens, ambientes e situações que a narrativa apresenta.
  •  Comparar o livro com outros textos do gênero de  outros autores.
  • Chamar atenção para certos recursos linguísticos próprios do gênero e da escritora.
  • Destacar recursos lingüísticos adequados a determinadas situações comunicativas ou intenções da escritora.

 

Ao final da leitura do livro é importante estimular para que a turma :

  •  Faça  comentários sobre a história.
  •  Dêem a opinião e releiam trechos sobre o que se está destacando.
  • Contem os sentimentos provocados  ao ouvir determinado trecho ou capítulo.
  • Relatem as interpretações que fizeram.
  • Corelacionem aspectos do " Bairro Encantando" com o bairro que moram ou onde está localizada a escola 

 

É fundamental garantir que, ao fim da conversa,  cada um tenha exposto seus pontos de vista, interpretações, emoções e relações estabelecidas com outros textos, autores ou mesmo com momentos da vida.

 

Cabe ao professor ajuda-los também  a incluir as informações dadas antes da leitura na discussão que travarem depois da leitura.

 

2ª Atividade:

 

Pergunte o que a turma conhece sobre o bairro da escola. Anote no quadro as informações dadas pela turma.

Organize a classe em duplas e distribua uma  uma planta pictórica (um mapa sem legendas ou termos técnicos, mas com pontos de referência).  Exemplo:

Fonte: http://www.google.com.br/images?um=1&hl=pt-br&rls=com.microsoft%3Apt-br%3AIE-SearchBox&rlz=1I7GFRE_pt-BR&biw=1003&bih=493&tbs=isch%3A1&sa=1&q=mapa+jardim+bot%C3%A2nico&btnG=Pesquisar&aq=f&aqi=&aql=&oq= 

Promova, a partir da análise da planta,  uma localização dos locais conhecido por todos os alunos, como a  própria escola, uma praça, um parque, a padaria e etc.

Solicite que leiam o nome das ruas ou cruzamentos dos locais que estão localizando.

Desafie-os a criar um percurso, determinando as ruas que possam levar de um  local a outro do mapa. Por exemplo, o trajeto entre a escola e o posto de saúde do bairro. Compare as alternativas apresentadas  e as justificativas  das duplas para o percurso escolhido.

3º Atividade:

Apresente fotografias antigas e atuais do bairro:

Fonte das imagens:  http://www.google.com.br/images?um=1&hl=pt-br&rls=com.microsoft:pt-br:IE-SearchBox&rlz=1I7GFRE_pt-BR&biw=1003&bih=493&tbs=isch:1&btnG=Pesquisar&aq=f&aqi=&oq=&q=bairro%20do%20jardim%20bot%C3%A2nico%20antigo%20do%20rj%20fotos 

Solicite que observem as fotos, e em dupla, escolham uma e escrevam uma legenda para a foto. Lembre-os qual é a função do texto legenda:

" Legendas são os textos que aparecem imediatamente abaixo ou ao lado (ou ainda, mais raramente, acima) de uma fotografia, identificando-a, contextualizando-a e acrescentando alguma informação ."

Circule pela sala tirando dúvidas, propondo reflexão sobre aspectos gramaticais, mediando às conversas entre as duplas.

Quando todas as legendas estiverem prontas, organize-os para que cada dupla possa justificar a escolha da foto e ler sua produção textual.

Monte um mural com as fotos e as legendas.

 

4ª Atividade:

Organize uma entrevista com um morador antigo do bairro. Antes, produza com o grupo, as perguntas que deverão ser feitas, distribua  a responsabilidade de fazer  determinada pergunta para  cada aluno. Relembre o comportamento adequado durante a entrevista, sabendo ouvir com atenção ,esperando a vez para falar, anotando as informações que considera importante.

Ao final da entrevista, produza um registro coletivo sobre a entrevista e aos conhecimentos aprendidos a partir dela. Digite o material  e afixe no mural.

5ª Atividade:

Organize  uma visita pelo bairro. O objetivo é que , organizados em duplas, escolham algo  que, na opinião deles, representa o bairro e fotografem .

Cada dupla deve  estar munida de prancheta, papel e lápis para entrevistar um transeunte do bairro para que responda a seguinte questão:

" O que esse bairro representa para você? "

A dupla deve anotar o nome, idade e profissão do entrevistado.

Ao chegar à sala, as duplas devem  transpor dos dados da entrevista para um cartaz, de tamanho A4.O uso do laboratório de informática para produzir os cartazes pode tornar a atividade mais lúdica Exemplo de cartaz:

As fotos, após a revelação, devem ser entreguem para as duplas que as tiraram, para que produzam uma primeira versão de  um texto justificando a escolha da imagem.

Circule entre das duplas auxiliando as produções e propondo reflexões sobre as normas gramaticais.Socialize o resultado das produções.

Leve-os novamente ao laboratório de informática para que digitem a versão final do texto.

Promova uma exposição na escola com todo material produzido: Fotos e  textos da turma, depoimentos dos moradores, texto coletivo referente à entrevista do morador antigo.

Ao final da exposição, solicite uma autoavaliação escrita destacando as aprendizagem obtidas em decorrência do trabalho realizado. Socialize as produções com o grande grupo.

Recursos Complementares
Avaliação

O professor deverá avaliar:

  • A compreensão sobre os acontecimentos no tempo, tendo como referência anterioridade, posterioridade e simultaneidade.
  • O desenvolvimento da capacidade de pesquisar, reconhecer e refletir  sobre a transformações sociais, econômicas e culturais do bairro;
  • O envolvimento e a participação  durante todo o processo;
  • A ampliação do  repertório linguístico;  
  •  A capacidade de compreensão e de escuta com atenção;
  •  A disposição  em contribuir para a realização das etapas das atividades;
  •   O avanço na produção textual, tanto quanto na forma quanto no conteúdo;
Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.