31/01/2011
Simone Alencastre, Miriam Kaiuca, Glória Maria
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Lugar e paisagem |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Transformando a natureza: diferentes paisagens |
O aluno deverá ser leitor e escritor iniciante
Reúna os alunos em roda e apresente o livro que a lerá para a turma .
Sinopse do Livro:
No Bairro Encantado moravam personagens de várias histórias. Aladim deu uma festa para inaugurar seu novo palácio. Cinderela foi convidada, mas não conseguiu encontrar seus sapatinhos de cristal. Com a ajuda de Sinbad, ela descobriu que tinham ido parar nas mãos do professor Museófilo e estavam expostos em seu museu de coisa estranhas. ''...
FICHA TÉCNICA :
Como se trata de um livro com 62 páginas, organize-se para lê-lo em capítulos.
Esteja atenta para do decorrer da leitura:
Ao final da leitura do livro é importante estimular para que a turma :
É fundamental garantir que, ao fim da conversa, cada um tenha exposto seus pontos de vista, interpretações, emoções e relações estabelecidas com outros textos, autores ou mesmo com momentos da vida.
Cabe ao professor ajuda-los também a incluir as informações dadas antes da leitura na discussão que travarem depois da leitura.
Pergunte o que a turma conhece sobre o bairro da escola. Anote no quadro as informações dadas pela turma.
Organize a classe em duplas e distribua uma uma planta pictórica (um mapa sem legendas ou termos técnicos, mas com pontos de referência). Exemplo:
Promova, a partir da análise da planta, uma localização dos locais conhecido por todos os alunos, como a própria escola, uma praça, um parque, a padaria e etc.
Solicite que leiam o nome das ruas ou cruzamentos dos locais que estão localizando.
Desafie-os a criar um percurso, determinando as ruas que possam levar de um local a outro do mapa. Por exemplo, o trajeto entre a escola e o posto de saúde do bairro. Compare as alternativas apresentadas e as justificativas das duplas para o percurso escolhido.
Apresente fotografias antigas e atuais do bairro:
Solicite que observem as fotos, e em dupla, escolham uma e escrevam uma legenda para a foto. Lembre-os qual é a função do texto legenda:
" Legendas são os textos que aparecem imediatamente abaixo ou ao lado (ou ainda, mais raramente, acima) de uma fotografia, identificando-a, contextualizando-a e acrescentando alguma informação ."
Circule pela sala tirando dúvidas, propondo reflexão sobre aspectos gramaticais, mediando às conversas entre as duplas.
Quando todas as legendas estiverem prontas, organize-os para que cada dupla possa justificar a escolha da foto e ler sua produção textual.
Monte um mural com as fotos e as legendas.
Organize uma entrevista com um morador antigo do bairro. Antes, produza com o grupo, as perguntas que deverão ser feitas, distribua a responsabilidade de fazer determinada pergunta para cada aluno. Relembre o comportamento adequado durante a entrevista, sabendo ouvir com atenção ,esperando a vez para falar, anotando as informações que considera importante.
Ao final da entrevista, produza um registro coletivo sobre a entrevista e aos conhecimentos aprendidos a partir dela. Digite o material e afixe no mural.
Organize uma visita pelo bairro. O objetivo é que , organizados em duplas, escolham algo que, na opinião deles, representa o bairro e fotografem .
Cada dupla deve estar munida de prancheta, papel e lápis para entrevistar um transeunte do bairro para que responda a seguinte questão:
" O que esse bairro representa para você? "
A dupla deve anotar o nome, idade e profissão do entrevistado.
Ao chegar à sala, as duplas devem transpor dos dados da entrevista para um cartaz, de tamanho A4.O uso do laboratório de informática para produzir os cartazes pode tornar a atividade mais lúdica Exemplo de cartaz:
As fotos, após a revelação, devem ser entreguem para as duplas que as tiraram, para que produzam uma primeira versão de um texto justificando a escolha da imagem.
Circule entre das duplas auxiliando as produções e propondo reflexões sobre as normas gramaticais.Socialize o resultado das produções.
Leve-os novamente ao laboratório de informática para que digitem a versão final do texto.
Promova uma exposição na escola com todo material produzido: Fotos e textos da turma, depoimentos dos moradores, texto coletivo referente à entrevista do morador antigo.
Ao final da exposição, solicite uma autoavaliação escrita destacando as aprendizagem obtidas em decorrência do trabalho realizado. Socialize as produções com o grande grupo.
Para estudo do professor:
O professor deverá avaliar:
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!