Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Você sabe quem foi Tibiriçá?

 

13/01/2011

Autor y Coautor(es)
Silvia Maria Raposo Bardy
imagem do usuário

PRESIDENTE PRUDENTE - SP Secretaria Municipal de Educação de PRESIDENTE PRUDENTE

Lívia Raposo Bardy, Andréa Marques Leão Doescher.

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Educação Escolar Indígena Línguas Desenvolvimento da linguagem oral
Educação Escolar Indígena História História do nosso povo
Educação Escolar Indígena Línguas Desenvolvimento da linguagem escrita
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral
Ensino Fundamental Inicial História Localidade
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cidadania e participação
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Estudar sobre a vida de Tibiriçá,
  • Discutir sobre sua importância no cenário social e cultural no Brasil;
  • Estudar sobre o que Tibiriçá fez para ser considerado um dos “construtores do Brasil”;
  • Conhecer o que Tibiriçá fez por seu povo – os índios;
  • Desenvolver leitura e interpretação de textos e imagens sobre a temática central da aula;
  • Desenvolver a oralidade.
Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; Duas (2) Aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados para o desenvolvimento destas aulas.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

- Aula interativa;

- Aula colaborativa e cooperativa;

- Uso do Laboratório de Informática;

- Uso da Sala de Vídeo.     

Motivação   

Para dar início à aula, sugerimos que o professor pergunte aos alunos o que eles sabem sobre a vida de uma pessoa importante no cenário social e cultural do Brasil - Tibiriçá, e peça para que cada um coloque na “ficha de conhecimentos” (Fig.1), conforme postada a seguir, o que eles sabem sobre esse personagem da história do Brasil.

Figura 1- Imagem de uma ficha de conhecimentos

Fonte: Do autor.        

É importante que o professor explique aos alunos que a ficha de conhecimentos mostrará a eles mesmos, o quanto aprenderam sobre o tema da aula, já que no início da aula preencherão a coluna da esquerda “o que sei” e no final a coluna “o que aprendi”.

O professor deverá acompanhar esse momento de preenchimento da ficha de avaliação, ressaltando aos alunos que eles não devem ficar envergonhados ou preocupados, caso saibam pouco ou mesmo desconheçam sobre o tema da aula!    

Sugerimos que o professor no momento inicial do preenchimento da ficha faça algumas questões, tais como:

- Quem foi Tibiriçá?

- O que ele fez para ser considerado um dos “construtores do Brasil”?

- O que sei sobre a história do Brasil?     

Depois de fazer essas perguntas, o professor poderá dizer que Tibiriçá é considerado um dos “construtores do Brasil”, o que significa que ele foi muito importante para a história de nosso país. Em seguida, o professor deverá pedir que os alunos sejam organizados em duplas para o desenvolvimento da próxima atividade.  

Atividade 1   

Nesse momento, estando os alunos organizados em duplas no laboratório de informática, o professor deverá pedir que eles façam pesquisas na internet, livros e revistas sobre Tibiriçá, para que possam descobrir quem foi essa pessoa tão importante para a história do Brasil.

Os alunos poderão fazer as pesquisas, baseando-se nos seguintes temas:

- Quem foi Tibiriçá;

- Vida de Tibiriçá;

- O que Tibiriçá fez por seu povo – os índios;

- Qual a participação de Tibiriçá na fundação da cidade de São Paulo;

- Costumes do Brasil na época em que a cidade de São Paulo foi fundada  (arquitetura, moda...);

- Principais atividades econômicas do Brasil na época em que a cidade de São Paulo foi fundada;   

- O papel dos Jesuítas na vida de Tibiriçá e de outros índios do Brasil;

- O porquê do nome “Tibiriçá”;   

Importante: Observamos que cada tema poderá ser explorado por mais de uma dupla. Contudo, todos os temas deverão ser trabalhados por, pelo menos, uma dupla, de modo que as informações que cada um traz são importantes para o conhecimento dos alunos sobre o tema da aula.       

As outras fontes de pesquisa podem ser: livros didáticos e paradidáticos, jornais e revistas! Os textos/sites sugeridos para a pesquisa estão elencados abaixo:   

- Texto: “Tibiriçá”:   

http://pt.wikipedia.org/wiki/Tibiri%C3%A7%C3%A1      

- Texto: “IV Centenário de São Paulo”:

http://www.abril.com.br/especial450/materias/joaoramalho/index.html    

- Texto: “Significado do nome Tibiriçá”:

http://www.significado.origem.nom.br/nomes/tibirica.htm      

- Texto: “A fundação da cidade de São Paulo”:

http://www.sampa.art.br/historia/fundacao/  (Fig.2) 

Figura 2 – Imagem do texto “A fundação da cidade de São Paulo”

Disponível em: http://www.sampa.art.br/historia/fundacao/  

Acesso em: 1º. Nov.2010.     

- Texto: “História da cidade de São Paulo”:   

http://www.sampa.art.br/historia/saopaulo/   

- Texto: “Cidade de São Paulo”:  

http://cidadedesaopaulo-historia.blogspot.com/2010/01/indio-tibirica.html     

- Texto: “Índios do Brasil”:   

http://www.suapesquisa.com/indios/    

- Texto: “Jesuítas”:   

http://www.suapesquisa.com/religiaosociais/jesuitas.htm    

- Texto: “O Brasil antes do descobrimento”:

http://educacao.uol.com.br/historia-brasil/ult1702u41.jhtm    

- Texto: “História do Brasil”:

http://www.portalbrasil.net/brasil_historiadobrasil_brasilcolonia.htm   

Observação: Caso não haja a possibilidade de utilizar o Laboratório de Informática da escola, sugerimos que o professor acesse os links sugeridos e faça a impressão dos textos e distribua aos alunos!   

Em seguida, o professor deverá pedir para que cada grupo exponha o que aprendeu sobre o texto lido - o que mais lhes chamou a atenção, entre outras coisas que queira compartilhar com os colegas.   

Sugerimos que os alunos estejam sentados em um grande círculo (Fig. 3) para deixar a conversa mais dinâmica.

Figura 3 – Imagem de alunos sentados em círculo

Disponível em: http://4.bp.blogspot.com/_9Dl-hMkrxaQ/ShA2AkDzwbI/AAAAAAAAB6s/rAY-ClPJhhI/s320/RODA+DE+LEITURA+002.jpg  

Acesso em: 1º. Nov.2010.

Algumas perguntas norteadoras estão elencadas abaixo, para que o professor inicie a discussão:

- O que mais chamou a atenção no texto que vocês leram?

- Há algo que não entenderam?

- Qual a participação de Tibiriçá na fundação da cidade de São Paulo?

- Qual foi o papel dos Jesuítas na vida de Tibiriçá e de outros índios do Brasil?   

- E o papel de Tibiriçá na vida do povo indígena?   

- O que significa o nome Tibiriçá?   

- Quais eram as principais atividades econômicas do Brasil na época em que a cidade de São Paulo foi fundada?   

- Vocês já tinham ouvido falar em Tibiriçá?   

- De acordo com as pesquisas, acham que ele foi uma pessoa importante para o Brasil? Por quê?   

- Vocês acham que é importante conhecer as histórias das capitais brasileiras? Por quê?   

- Viram como os índios foram e são importantes para nosso país?   

- Onde está o corpo de Tibiriçá? Por quê?      

- Há algo que queiram compartilhar?   

Observamos que este momento é importante por propiciar que os alunos compartilhem os textos que leram, bem como favorecer o desenvolvimento da oralidade, portanto, deverá ser dirigido pelo professor. Feito isso, a próxima atividade poderá ser desenvolvida.

Atividade 2     

Nesse momento, os alunos deverão ser convidados a assistir um vídeo “Construtores do Brasil” (Fig.4) que mostra um pouco sobre a vida de Tibiriçá.

O vídeo tem a duração aproximada de cinco minutos e fala sobre o resumo da vida de Tibiriçá e sua importância para o povo indígena e para o Brasil.     

Link do vídeo: http://www.camara.gov.br/internet/tvcamara/default.asp?lnk=TIBIRICA&selecao=MAT&materia=44855&programa=168&velocidade=56K 

Figura 4- Imagem do vídeo “Construtores do Brasil”

Disponível em: http://www.camara.gov.br/internet/tvcamara/default.asp?lnk=TIBIRICA&selecao=MAT&materia=44855&programa=168&velocidade=56K  

Acesso em: 1º. Nov.2010.

Após a transmissão do vídeo, sugerimos que o professor converse com os alunos sobre o conteúdo deste, e veja se os alunos possuem alguma dúvida, ou querem compartilhar algo que possam ter percebido durante a transmissão do vídeo. Em seguida, a próxima atividade poderá ser desenvolvida.

Atividade 3

Após as leituras e discussões, sugerimos que os alunos ainda organizados em grupos de quatro integrantes, confeccionem um painel sobre a vida de Tibiriçá e os aspectos que a envolvem. O painel poderá ter o título: “Você sabe quem foi Tibiriçá?” baseado nas leituras, como um quebra-cabeça de informações, respeitando a cronologia dos fatos. Cada grupo poderá ficar responsável por uma parte do “Painel quebra-cabeça”.

Sugerimos abaixo, os sobre os assuntos que poderão ser organizados pelos grupos:

- Quem foi Tibiriçá;

- Vida de Tibiriçá;

- O que Tibiriçá fez por seu povo – os índios;

- Qual a participação de Tibiriçá na fundação da cidade de São Paulo;

- Costumes do Brasil na época em que a cidade de São Paulo foi fundada  (arquitetura, moda...);

- Principais atividades econômicas do Brasil na época em que a cidade de São Paulo foi fundada;   

- O papel dos Jesuítas na vida de Tibiriçá e de outros índios do Brasil;

- O porquê do nome “Tibiriçá”;

O professor deverá supervisionar e orientar os alunos quanto o desenvolvimento da atividade. Sugerimos que os alunos organizem uma exposição do “Painel quebra-cabeça”, para que os outros alunos da escola possam conhecê-los. Sugerimos também que haja fotos no painel, fotos de Tibiriçá e da cidade de São Paulo em diferentes épocas, desde a fundação até o momento atual.

Finalizando a aula:

Para fazer um fechamento da aula, sugerimos que o professor peça que cada aluno preencha a coluna “o que aprendi” de sua ficha de conhecimentos (Fig.1), para que possam perceber o quanto aprenderam durante a aula.

Recursos Complementares

Sugerimos que o professor, em outro momento, apresente aos alunos o vídeo “Breve história da cidade de São Paulo”. O vídeo mostra a história da cidade, desde o início de sua fundação, a evolução da cidade até o momento atual. Há a apresentação de muitas obras de arte que envolvem a cidade de São Paulo.

O vídeo tem a duração aproximada de vinte e quatro minutos.

Link do vídeo:  http://videolog.uol.com.br/video.php?id=536493 

Avaliação

A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos aprenderam quem foi Tibiriçá e qual sua importância para o Brasil.

Em termos cognitivos serão trabalhados os seguintes aspectos:

  • Quem foi Tibiriçá, Discussão sobre a importância de Tibiriçá no cenário social e cultural no Brasil;
  • Conhecimento do que Tibiriçá fez pelos índios;
  • Desenvolvimento de leitura e interpretação de textos e imagens sobre a temática central da aula;
  • Desenvolvimento da oralidade.
Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.