Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


A catira: dança tradicional do folclore e do sertão brasileiro

 

13/12/2010

Autor y Coautor(es)
THYAGO MADEIRA FRANCA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aparecida Clemilda Porto

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Literatura Estudos literários: análise e reflexão
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: léxico e redes semânticas
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Ensino Médio Literatura Outras expressões: letras de música, hip hop, quadrinhos, cordel
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • compreender a forma de organização da catira;
  • conhecer o termo catira e o seu significado;
  • reconhecer as características da catira (origens, danças, tradições e canções);
  • produzir textos orais e escritos, tendo o gênero catira como tema;
  • conhecer as formas de linguagem e registros que constituem o  gênero catira;
  • organizar e apresentar uma paródia de uma catira.
Duração das atividades
6 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos deverão conhecer o conceito de paródia, bem como a estrutura de um texto dissertativo e um conhecimento sobre variedade linguística.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 01

Conhecendo a catira

http://www.lucianoqueiroz.com/catira.htm      Acessado em: 11 nov. 2010 

Professor, essa primeira atividade já consistirá em uma produção de texto. Você fará uma breve introdução sobre a catira, uma dança do folclore brasileiro, em que o ritmo musical é marcado pela batida dos pés e mãos dos dançarinos. Não dê muita informações porque a pesquisa será o conteúdo da produção textual.

Peça que, individualmente, os alunos pesquisem na internet ou em livros as seguintes informações sobre tal manifestação cultural:

  • definição;
  • características;
  • músicas, passos (coreografia);
  • valores culturais;
  • origens;
  • manifestações;

A partir dessa pesquisa, eles deverão produzir um texto dissertativo que contemple as informações descobertas acerca do tema em questão. Mesmo que muitos alunos façam a pesquisa por meio das mesmas fontes, a produção textual poderá constituir-se como uma visão pontual de cada aluno sobre a catira. Nesse sentido, indique que, ao pesquisar na internet, os alunos não se limitem à primeira fonte que encontrarem. Aconselhe-os a acessar várias fontes.

Aqui indicaremos alguns links que possuem conteúdo sobre o tema. No entanto, permita que eles exercitem a capacidade de pesquisar fontes virtuais, buscando, eles próprios, os endereços.

http://catira-dancafolcloricabrasileira.blogspot.com/   Acessado em: 12 nov. 2010. 

http://www.brasilfolclore.hpg.ig.com.br/catira.htm    Acessado em: 12 nov. 2010. 

http://www.sitecurupira.com.br/ze/catira.htm           Acessado em: 12 nov. 2010. 

Um termo que é constitutivo do estudo da catira é "caipira". Peça, ainda que, ao desenvolver a pesquisa para a produção textual, o aluno pesquise sobre esse conceito, bem como as práticas culturais que emergem dele: música, causos, comida, variedade linguística, etc.

ATIVIDADE 02

Escutando a catira

http://www.sitecurupira.com.br/ze/favoritos_catira.htm      Acessado em: 11 nov. 2010 

Inicie a presente atividade com a leitura das produções textuais desenvolvidas anteriormente. Você poderá utilizar esse momento para complementar/corrigir as informações pesquisadas pelos alunos.

Busque, também, demonstrar para os alunos qual é a importância de se manter uma tradição cultural para um dado povo.

Posteriormente, organize a turma em um círculo e exiba os seguintes vídeos:

http://www.youtube.com/watch?v=mPS2PhcYnaY       Acessado em: 11 nov. 2010 

http://www.youtube.com/watch?v=oQPlLfUi_pE&feature=fvw         Acessado em: 11 nov. 2010 

Os alunos deverão, durante as exibições, perceber e anotar as características já conhecidas da catira, presentes nos dois vídeos. Promova um pequeno debate em que eles falarão sobre a relação percebida entre a pesquisa e as imagens que materializam a catira. Os movimentos dos pés, das mãos e o estilo da música (moda de viola).

ATIVIDADE 03

Produzindo uma paródia

Organizados em grupos de 4 ou 5 alunos, eles produzirão uma paródia a partir de uma música que se adeque ao estilo da catira. Sugerimos a música "Ladrão de mulher" interpretada pela dupla sertaneja Chrysthian e Ralf.  O importante é a estrutura melódica da mesma, que deve ser seguida para a produção da paródia.

Link para a música: http://www.youtube.com/watch?v=3-4cqmiyciI  Acessado em: 15 nov. 2010. 

Link para a letra: http://letras.terra.com.br/christian-ralf/353364/   Acessado em: 15 nov. 2010.

Faça cópias da letra para os grupos.

A letra da música em questão diz sobre um homem mulherengo. Isso é irrelevante para a atividade, por isso não é necessário uma interpretação da mesma. Eles deverão ouvi-la somente para utilizar o formato da catira.

http://www.governoitinerante.go.gov.br/Goian%E1polis/catira.jpg     Acessado em: 12 nov. 2010.

Incentive os alunos a utilizarem temática de seu cotidiano para a produção, por exemplo:

  • assuntos e fatos do contexto escolar;
  • realidade e dia a dia do adolescente;
  • algum artista famoso de que todos sejam fãs.

Esse processo de produção pode levar alguns dias. Por isso, delimite cerca de 3 aulas para essa atividade. O trabalho poderá ser concluído em casa.

Se possível, reproduza a música várias vezes para eles escutarem.

ATIVIDADE 04

Apresentação de catira

Professor, essa atividade só será viável se todos participarem com responsabilidade da mesma. Consiste em uma apresentação artística das paródias produzidas. No entanto, como a catira é composta por música e movimentos com pés e mãos, os alunos terão, também, que preparar essa coreografia.

Assim, indique que apenas dois componentes do grupo cantem e o restante dediquem-se aos movimentos com as mãos e os pés.

Não será necessário instrumentistas, você poderá colocar a letra original em volume baixo, aproveitando o som da viola e do violão.

Observação: Você poderá desenvolver essa atividade juntamente com um professor da área de Artes ou de dança, caso a escola tenha este profissional. Poderá buscar, ainda,  o contato com algum catireiro da região para ajudá-lo a orientar o trabalho.

Peça que os grupos preparem cópias de suas paródias para o público, que poderá ser composto pela turma ou até mesmo pais, outras classes ou a comunidade escolar. Você é que delimitará o tamanho do seu evento.

Organiza a sala (ou anfiteatro) de modo que os demais presentes sejam o público dos apresentadores.

Antes das apresentações, se possível, verifique se todos estão preparados, quanto à letra e à dança.

Incentive a turma a prestigiar e aplaudir as produções dos colegas, sem construírem um processo de competitividade.

Fotografe e, se possível, filme as apresentações.

Recursos Complementares

Artigo "A arte da catira: negócios e reprodução familiar de sitiantes mineiros", de Eduardo Magalhães Ribeiro e Flávia Maria Galizoni:

http://www.scielo.br/pdf/rbcsoc/v22n64/a05v2264.pdf   Acessado em: 11 de nov. 2010. 

Texto "Catira: uma tradição cultural na perspectiva do entretenimento", de Caroline de Miranda Borges, Carmen Maria Aguiar, Sandra Kussunoki, Marcelo Vieira e Sergio Jucosky:

http://www.efdeportes.com/efd125/catira-uma-tradicao-cultural-na-perspectiva-do-entretenimento.htm     Acessado em: 11 de nov. 2010.


Avaliação

Os alunos serão avaliados nos seguintes aspectos:

  • compreensão da forma de organização da catira;
  • compreensão do termo caipira;
  • compreensão das características da catira (origens, danças, tradições e canções);
  • organização e apresentação de uma paródia de uma catira.
Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • marcos paulo, barletta , São Paulo - dijo:
    marcospaulo480@hotmail.com

    28/06/2012

    Cinco estrelas

    muito bom


  • gica mayer, 2 dejulho , Maranhão - dijo:
    girl-lanny@hotmail.com

    20/12/2010

    Quatro estrelas

    boa tarde, mi chamo GIRLLANNY e estudo no colégiao militar 2 de julho em São luis, Ma, estou responsavel por organizar um festival de paródia na minha escola, só q ñ tenho a minima idéia por onde começar, será que vc poderia mi ajudar? obg!espero resposta!


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.