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Sementes

 

13/01/2011

Autor y Coautor(es)
ANDREA DA SILVA CASTAGINI
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Suelen Fernanda Machado

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Médio Biologia Diversidade da vida e hereditariedade
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Terra como espaço para a vida
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer  a morfologia da semente.

Relacionar a morfologia com  os processos fisiológicos das sementes e identificar como o melhoramento genético atua sobre eles.  

Identificar a importância econômica desta estrutura.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Partes do vegetal.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1

Divida os alunos em equipes de até 5 integrantes. Encaminhe-os ao laboratório de informática. Cada equipe deverá pesquisar temas referentes à audição, abrangendo os seguintes subtemas:

Subtópicos da pesquisa:

  •  Quais vegetais tem sementes?
  • Constituição da semente.
  • Tipos de sementes.
  • Mecanismos de dormência e germinação das sementes (hormônios vegetais presentes).
  • Tecidos vegetais presentes nas sementes.
  • Potênciais econômicos, ecológicos, nutricionais e medicinais das sementes.

Determine um tempo de pesquisa, como por exemplo 30 minutos. Solicite aos alunos que eles conversem em voz baixa para organizar a pesquisa e evitar que dois alunos da mesma equipe pesquisem o mesmo sítio. Lembre que além de texto é importante visualizar e pesquisar outras mídias (vídeos, áudios, imagens). Ao final da pesquisa eles deverão organizar um texto de sua autoria e colocar as referências bibliográficas de tudo o que encontrarem. Sugerimos dicas e sítios para esta atividade abaixo.

Como fazer uma boa pesquisa:

Primeiro, determine o tema a ser trabalhado, no nosso caso, as características principais dos grupos aracnídeos e insetos, os principais representantes de cada grupo, curiosidades sobre estes grupos. Dedique-se à elaboração de um plano de investigação (Onde pesquisar? Em livros, revistas e sítios da internet que tratem sobre o tema). Neste passo sugerimos que os alunos busquem nos sítios sugeridos, nos recursos complementares e também em buscadores da internet, como o Google (disponível em: http://www.google.com.br acessado dia 22/09/2010).  

Caso o professor deseje, ele mesmo poderá fazer um sítio de pesquisa direcionada, adicionando os sítios que ele julga mais relevantes.  Para o professor realizar um sítio de pesquisa personalizada, ele deverá acessar o seguinte endereço eletrônico: http://www.google.com/cse/manage/create (acessado dia 12/11/2010) e seguir as instruções, tais como inserir os sítios de pesquisa que ele deseja que apareçam para os alunos. Depois de pronta a pesquisa direcionada, ele poderá clicar em visualizar para ter o endereço eletrônico a ser passado para seus alunos.

Documentação e crítica bibliográficas. Nesta etapa, o aluno deve reunir a informação obtida na pesquisa, ler e refletir sobre a pertinência, profundidade e veracidade do que está escrito. A veracidade se dá ao comparar diversas referências sobre o mesmo tema. Lembrar de documentar os trechos da pesquisa com o local de onde foi encontrada (livros, revistas e sítios da internet).

Realização da pesquisa;  

Leitura dos dados obtidos na pesquisa, debate dentro do grupo de pesquisa e análise do que é relevante ao tema, e como será transmitidos estes dados aos colegas.

Elaboração de um texto que sintetize as principais ideias pesquisadas. O texto elaborado pelos alunos poderá ser digitado em um editor de texto presente no computador da escola.

A equipe deverá estruturar sua página wiki e dividir os subtópicos entre si, de modo a darem conta de publicar os textos de sua autoria baseados na pesquisa dentro do tempo estipulado pelo professor.

Mais dicas de como fazer uma boa pesquisa em: http://revistaescola.abril.com.br/planejamento-e-avaliacao/planejamento/cinco-etapas-realizar-boa-pesquisa-escolar-607946.shtml?page=4 (acessado dia 11/11/2010). 

 

WIKI

Os alunos deverão publicar o resultado de suas pesquisas em uma wiki aberta para esta finalidade. O professor poderá acessar o sítio Wikispace, disponível em: http://www.wikispaces.com (acessado dia 09/11/2010), e se cadastrar, clicando em "Sign In".

Após completar seu cadastramento, o professor pode iniciar uma wiki, por exemplo "Aulas da Andrea". Dentro dessa wiki pode criar páginas para cada equipe, para isso o professor deve clicar em "New page" no canto superior esquerdo. Ali ele nomeará a página com o nome de cada equipe, por exemplo "equipe sinistros".

Criando a página coloque uma mensagem para os alunos editarem posteriormente (basta clicar em Edit).

Também é importante personalizar a barra de navegação que existe à direita da tela. Coloque ali o nome da página, no caso, "equipe sinistros" e adicione o link a estas palavras.

Terminado de criar as páginas e editar a navegação o professor deve convidar os alunos a começar suas páginas wikis. Para isto, ele deve clicar na barra superior vermelha em "Manage Wiki". Abrirá uma nova página, na segunda barra ("People"), clicar em "Invite people". Na caixa de texto, o professor deve escrever os e-mails dos alunos. Eles receberam uma mensagem autorizando-os a editar suas páginas wikis. Na barra superior vermelha, clicando em "Recent changes", é possível visualizar as modificações feitas, com data e hora e quem as fez. Assim o professor poderá avaliar a participação de cada equipe e de cada aluno individualmente.   

SÍTIOS DE PESQUISA

A semente e a futura planta, disponível em: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos4/bioangiospermas4.php (acessado dia 11/11/2010). 

Sementes, disponível em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/semente/semente.php (acessado dia 11/11/2010). 

Sementes, disponível em: http://www.madsaopaulo.com.br/impeducacionalsemente.htm (acessado dia 11/11/2010). 

Brasil escola, disponível em: http://www.brasilescola.com/curiosidades/onde-fica-a-semente-da-banana.htm (acessado dia 11/11/2010). 

Canal ciência, disponível em: http://www.canalciencia.ibict.br/pesquisas/pesquisa.php?ref_pesquisa=90 (acessado dia 11/11/2010). 

Semente da excelência, disponível em: http://www.agencia.fapesp.br/materia/6774/entrevistas/sementes-de-excelencia.htm (acessado dia 11/11/2010). 

Semente, disponível em:http://pt.wikipedia.org/wiki/Semente  (acessado dia 11/11/2010). 

Quais setores da economia usam as sementes? E de que forma? O professor poderá solicitar aos alunos que procurem por notícias relevantes que relacionem as sementes com a economia.

Uma dica é instruir os alunos a acessarem o seguinte endereço: http://news.google.com.br/nwshp?hl=pt-br&tab=wn  (acessado dia 11/11/2010). Essas notícias deverão ser adicionadas à wiki já iniciada pelos alunos.

Ainda no laboratório de informática, solicite que os alunos acessem os recursos do Portal do Professor abaixo:

Botânica - as plantas  (também disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9783  

acessado 12/11/2010)

Botânica - fisiologia vegetal    (também disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9854    acessado dia 12/11/2010)

Botânica - órgãos vegetais (também disponível em:http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9856 acessado dia 12/11/2010) 

Após a visualização dos recursos, solicite que eles em grupos de até 5 integrantes respondam as questões da webgincana abaixo:

ATIVIDADE 2

Mantendo a formação das equipes das atividades anteriores solicite aos alunos que eles participem da webgincana sobre sementes. Determine o tempo de realização para cada atividade, por exemplo, 5 minutos para a tarefa n° 1. Explique aos alunos o mecanismo de pontuação da webgincana, mas enfatize que o principal não é ganhar dos colegas, mas conseguir mais conhecimento.

1.       Quais fatores ambientais são necessários para uma semente germinar? **

2.       O que é a escarificação de sementes e como é feita? ***

3.       Que fatores impedem uma semente de germinar? **

4.       Quais os tecidos vegetais que compõem uma semente?***

5.       Procure um esquema visual que represente as partes de uma semente. Explique o que é cada parte. **

6.       Procure imagens de sementes brasileiras.*

7.       De que maneira nasce uma nova bananeira?**

8.       Por que as sementes do cerrado como a de baru, jatobá e cagaita tem uma proteção mais resistente a água?***

9.       “A intensificação da colheita de trigo e a colheita do milho safrinha elevam as expectativas de uma safra cheia em 2010 no Paraná.” Pesquise a quantidade da produção dos principais grãos cultivados no seu estado e qual a destinação deles (mercado interno ou externo). ***

10.   Proponha artigos artesanais feitos com as sementes de sua região (deve constar além da imagem do artigo a espécie de semente da região e época de reprodução da espécie).

Pontuação das tarefas

* = 1 ponto

**= 2 pontos

***= 3 pontos

As equipes que terminarem as tarefas dentro do tempo estipulado pelo professor ganham um ponto a mais (por cada tarefa).

O professor poderá fazer um Ranking das equipes que mais pontuarem e terminarem as tarefas dentro do tempo estabelecido.

As respostas dos alunos poderão ser registradas na wiki já iniciada.

Sobre Webgincanas

O professor que quiser se aprofundar no tema poderá acessar os sítios abaixo:

Aprendente, disponível em: http://aprendente.blogspot.com/2005/05/exemplo-de-webgincana.html   (acessado dia 12/11/2010).

Informática e educação, disponível em: http://informaticaeeducacaoblog.blogspot.com/2007/06/webgincana.html   (acessado dia 12/11/2010). 

Boteco escola, disponível em: http://jarbas.wordpress.com/2009/04/17/webgincana-orientacoes/ (acessado dia 12/11/2010).

Senac, disponível em: http://www1.sp.senac.br/hotsites/gde/index.asp?me=1   (acessado dia 12/11/2010).

 

INTERDISCIPLINARIDADE

ATIVIDADE 3

Com o auxílio do professor de artes é possível trabalhar as texturas e cores que as sementes apresentam. O colega de artes poderá auxiliar no quesito da estética artística desta produção.

Solicite aos alunos que tragam sementes de diversas cores e formatos. A divisão poderá ser feita nas equipes já montadas para outras atividades. Cada aluno deverá trazer ao menos um tipo de semente e em quantidade moderada (por exemplo 200 g de cada semente). Também será necessário um papelão ou cartolina e cola branca. Os alunos devem fazer um esboço no caderno da forma que desejam representar com as sementes. Uma sugestão é fazer mandalas com sementes, como mostra a imagem a seguir:

Ou os alunos poderão fazer objetos com as sementes ou revestidos de sementes. Determine que cada equipe deve apresentar pelo menos uma obra artística no intervalo de 1 aula de 50 minutos.

ATIVIDADE 4

Os alunos sabem da existência de bancos de sementes e da importância que estes bancos tem?

Para saber mais, acesse:

Infobibos, disponível em: http://www.infobibos.com/Artigos/2007_1/Pdaninhas/index.htm (acessado dia 12/11/2010) . 

Como tudo funciona, disponível em:http://ciencia.hsw.uol.com.br/banco-de-sementes.htm   (acessado dia 12/11/2010).

Banco de sementes, disponível em:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Svalbard_Global_Seed_Vault  (acessado dia 12/11/2010).

Solicite aos alunos que organizem um pequeno banco de sementes na escola. A partir das sementes já coletadas os alunos deverão obter os dados mais relevantes delas e acondicioná-las em vidros reutilizáveis (garrafinhas de vidro de alimentos lácteos, poter de papinha de bebê, vidros de conserva, etc.). Em uma etiqueta escrever os dados da semente tais como: nome científico e popular, local de origem e período mais favorável à germinação.

O professor poderá avaliar o trabalho das equipes e depois organizar por ordem alfabética este banco de sementes e deixar em exposição para a comunidade escolar. Depois, poderá acondicionar esta produção no laboratório de ciências. 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Botânica - as plantas Hipertexto
Botânica - fisiologia vegetal Hipertexto
Botânica - órgãos vegetais Hipertexto
Recursos Complementares

Canal ciência, disponível em: http://www.canalciencia.ibict.br/pesquisas/pesquisa.php?ref_pesquisa=90 (acessado dia 11/11/2010). 

Semente da excelência, disponível em: http://www.agencia.fapesp.br/materia/6774/entrevistas/sementes-de-excelencia.htm (acessado dia 11/11/2010). 

Esperteza vegetal, disponível em: http://www.agencia.fapesp.br/materia/12055/especiais/esperteza-vegetal.htm (acessado dia 11/11/2010). 

Como ocorre a germinação de sementes nas florestas, disponível em: http://www.cienciamao.if.usp.br/tudo/busca.php?key=como%20ocorre%20germinacao%20das%20sementes%20e%20das%20florestas? (acessado dia 11/11/2010) .

Método de quebra de dormência de sementes, disponível em: http://www.ipef.br/tecsementes/dormencia.asp (acessado dia 11/11/2010) . 

PLANO DE AULA

Da semente a planta, disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=3790 (acessado dia 12/11/2010). 

Germinação de sementes, disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=7835 (acessado dia 12/11/2010). 

Como as samambaias se reproduzem, disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20024 (acessado dia 12/11/2010). 

Observando uma fruta, disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=13593 (acessado dia 12/11/2010). 

Sementes dão novo sentido às aulas de artes, disponível em:  http://revistaescola.abril.com.br/arte/pratica-pedagogica/sementes-dao-novo-sentido-aulas-artes-426426.shtml (acessado dia 12/11/2010). 

A importância das sementes, disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=650 (acessado dia 12/11/2010). 

Mandala, uma forma divertida de estudar sementes, disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=13931 (acessado dia 12/11/2010). 

Avaliação

A avaliação poderá ser feita com base nas produções dos alunos. É interessante explicitar os critérios que o professor observará em cada atividade, assim os alunos saberão o que é importante que eles façam. Por exemplo, ao pedir que eles desenvolvam a wiki, o professor poderá dizer quais os pontos chaves que devem ser contemplados, quais conteúdos não podem faltar, se é importante a coerência textual, a formatação e o design da página...

Alguns critérios abaixo são gerais para todas as atividades:

Coerência textual, pertinência com o tema, profundidade da abordagem, referências bibliográficas, ortografia, gramática, organização do trabalho, integração com a equipe de trabalho, entre outros.

Como há uma atividade em interdisciplinaridade com o professor de artes, é interessante conversar com o colega para estabelecer quais critérios serão analisados e se o trabalho dos alunos valerá como avaliação para ambas disciplinas.

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