31/01/2011
Aparecida Clemilda Porto
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: processos de interlocução |
Os alunos deverão conhecer as características de um texto narrativo e de um texto poético.
ATIVIDADE 01
http://receitasdasolita.blogspot.com/ Acessado em: 11 nov. 2010
Professor, nessa primeira atividade, converse com os alunos a respeito de um gênero discursivo muito comum, a receita culinária.
Esse texto tem como objetivo informar a fórmula de um produto, detalhando os seus ingredientes e o seu preparo. Trata-se, portanto, de uma sequência de passos para a preparação de alimentos.
É provável que todos os alunos conheçam esse gênero. Por isso, o essencial é a construção de um sentido estrutural/cultural mais complexo acerca da receita.
Organize a turma em grupos de 4 ou 5 alunos e distribua uma receita para os mesmos (você poderá optar por pedir que tragam-na de casa).
Links para a busca de receitas culinárias:
http://tudogostoso.uol.com.br/ Acessado em: 12 nov. 2010.
http://www.livrodereceitas.com/ Acessado em: 12 nov. 2010.
http://receitas.maisvoce.globo.com/ Acessado em: 12 nov. 2010.
Os grupos deverão, munidos dos textos, identificar as seguintes informações presentes nos mesmos:
Nem todas as receitas possuem todas essas informações. Título, ingredientes e modo de preparo são os dados essenciais ao gênero.
Os alunos deverão fazer as anotações em um caderno e, posteriormente, um membro de cada grupo apresentará os dados da receita em estudo.
http://www.ezbrasil.com.br/Documentacao/Construindo-um-site-com-o-eZ-Publish/a_pagina_de_receitas/criando_templates_para_classe_receita Acessado em: 11 nov.2010.
Após as breves apresentações, todos deverão compreender quais são as características estruturais desse gênero.
ATIVIDADE 02
A receita na sociedade
http://artesanato-setraetal.blogspot.com/2010/01/troca-das-receitas.html Acessado em: 12 nov. 2010.
Inicie esta atividade perguntando aos grupos em que lugares podemos encontrar exemplos do gênero receita.
Tais questionamentos devem fazer com que os alunos pensem acerca do gênero como um texto com funções específicas na sociedade.
Pergunte:
Após esse momento de debate, é provável que tais lugares sejam elucidados como relacionados ao gênero receita.
Leve revistas, livros de receita ou imagens de programas de TV que possuam tal gênero em sua constitutividade. Esse material o auxiliará na construção da ideia de gênero como um texto com funções estabelecidas na sociedade.
Faça um círculo e, com esse material, demonstre aos alunos a presença do gênero receita nos diferentes lugares sociais.
Posteriormente, pergunte a eles se este tipo de gênero tem relação com um texto literário. Provavelmente eles afirmarão que não. Neste momento, você poderá construir um raciocínio em que a turma compreenda o caráter estético do texto literário, mostrando a diferença entre a linguagem do deste gênero X a usada no gênero receita.
Posteriormente, demonstre aos alunos textos que se valham da estrutura da receita de forma poética. Analise os seguintes exemplos:
"Receita da Vida", de Paulo Afonso Ramos: http://poesiadepauloafonso.blogspot.com/2006/06/receita-da-vida.html Acessado em: 13 nov. 2010.
Receitas-poema de Rosana Murray: http://recantodasletras.uol.com.br/resenhasdelivros/393809 Acessado em: 13 nov. 2010.
"Receita de Ano Novo", de Carlos Drummond de Andrade: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/carlos-drumond/receita-do-ano-novo.php Acessado em: 13 nov.2010.
Tais textos devem motivar o aluno a compreender que a estrutura composicional dos gêneros transcende a temática. Ou seja, um texto pode ter a estrutura de uma receita e não falar de comida. Por exemplo:
Receita da amizade
Misture tudo, reserve e deguste por toda a vida.
É um simples exemplo, mas deve ser suficiente para demonstrar a afirmação supracitada.
ATIVIDADE 03
Produzindo uma receita diferente
http://consuelovermelho.blogspot.com/2009/09/pagina-de-receita-culinaria.html Acessado em: 14 nov. 2010.
Na presente atividade, os alunos, individualmente, deverão produzir uma receita que transcenda, tematicamente, a ideia de alimentos e comida.
Os textos poderão ser produzidos em formato narrativo, em versos ou seguir a estrutura de uma receita convencional.
Discuta com eles as possíveis temáticas que possam motivar as produções. Receita de amor, de amizade, de um bom aluno ou de um futuro melhor.
É melhor que a produção seja desenvolvida em casa, uma vez que dependerá da criatividade dos alunos. O ambiente de sala nem sempre é positivo para isso.
Se preferir, poderá organizar a turma, de modo que cada aluno presenteie outro com sua receita.
ATIVIDADE 04
Apresentação das receitas
Organize uma rodada de leitura das receitas produzidas. Anteriormente, peça que toda a turma leve cartolinas para que organizem os textos nas mesmas, para que sejam afixados nos murais ou corredores das escolas.
Se possível, organize uma apresentação para alunos de outra classe.
Artigo "Trabalhando tipo/gêneros textuais em sala de aula", de Lilian Kelly Caldas:
Ao final das atividades, os alunos serão avaliados nos seguintes aspectos:
Quatro estrelas 6 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
20/07/2014
Cinco estrelasExcelente! Irei realizar com a minha turma! Obrigada!
26/10/2013
Quatro estrelasAchei a sua aula muito interessante. Irei adaptar para um planejamento sobre receita. Parabéns. Socorro Rocha
04/09/2013
Cinco estrelasótimo projeto para desenvolver com os alunos!!! Parabéns!!!
03/09/2013
Cinco estrelasAmei as sugestões , pois além dos alunos se sentirem motivados, poderão expressar seus sentimentos através das trocas de receitas.
03/04/2012
Cinco estrelasmuito bom me ajudou bastante e foi ate uma revisao pra mim
14/02/2011
Quatro estrelasÓtima aula. Ajudou-me muito a iniciar o trabalho com textos prescritivos. Parabéns!