Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Receita: conhecendo e produzindo gêneros do cotidiano

 

31/01/2011

Autor y Coautor(es)
THYAGO MADEIRA FRANCA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aparecida Clemilda Porto

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: processos de interlocução
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • compreender o gênero receita (características estruturais);
  • reconhecer a função social, bem como os sentidos que emergem do gênero;
  • produzir um texto do gênero receita.
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos deverão conhecer as características de um texto narrativo e de um texto poético.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 01

http://receitasdasolita.blogspot.com/     Acessado em: 11 nov. 2010 

 

Professor, nessa primeira atividade, converse com os alunos a respeito de um gênero discursivo muito comum, a receita culinária.

Esse texto tem como objetivo informar a fórmula de um produto, detalhando os seus ingredientes e o seu preparo. Trata-se, portanto, de uma sequência de passos para a preparação de alimentos.

É provável que todos os alunos conheçam esse gênero. Por isso, o essencial é a construção de um sentido estrutural/cultural mais complexo acerca da receita.

Organize a turma em grupos de 4 ou 5 alunos e distribua uma receita para os mesmos (você poderá optar por pedir que tragam-na de casa).

 

Links para a busca de receitas culinárias:

http://tudogostoso.uol.com.br/      Acessado em: 12 nov. 2010. 

http://www.livrodereceitas.com/   Acessado em: 12 nov. 2010. 

http://receitas.maisvoce.globo.com/      Acessado em: 12 nov. 2010. 

 

Os grupos deverão, munidos dos textos, identificar as seguintes informações presentes nos mesmos:

  • título;
  • ingredientes;
  • modo de preparo;
  • calorias;
  • porções;
  • dificuldade;
  • ilustração da receita;
  • a presença de verbos no modo imperativo para indicar os passos (pegue, acrescente, mexa, reserve...);
  • a função da receita: ensinar um novo prato, treinar um novo cozinheiro, etc.

Nem todas as receitas possuem todas essas informações. Título, ingredientes e modo de preparo são os dados essenciais ao gênero.

Os alunos deverão fazer as anotações em um caderno e, posteriormente, um membro de cada grupo apresentará os dados da receita em estudo.

 

http://www.ezbrasil.com.br/Documentacao/Construindo-um-site-com-o-eZ-Publish/a_pagina_de_receitas/criando_templates_para_classe_receita  Acessado em: 11 nov.2010. 

 

Após as breves apresentações, todos deverão compreender quais são as características estruturais desse gênero.

 

ATIVIDADE 02

A receita na sociedade

http://artesanato-setraetal.blogspot.com/2010/01/troca-das-receitas.html       Acessado em: 12 nov. 2010. 

 

Inicie esta atividade perguntando aos grupos em que lugares podemos encontrar exemplos do gênero receita.

Tais questionamentos devem fazer com que os alunos pensem acerca do gênero como um texto com funções específicas na sociedade.

Pergunte:

  • onde lemos uma receita?
  • para que se produz uma receita?
  • quem procura uma receita para ler?

 

Após esse momento de debate, é provável que tais lugares sejam elucidados como relacionados ao gênero receita.

  • livros de receita;
  • revistas em geral;
  • programas culinários de TV;
  • rádio;
  • literatura.

 

Leve revistas, livros de receita ou imagens de programas de TV que possuam tal gênero em sua constitutividade. Esse material o auxiliará na construção da ideia de gênero como um texto com funções estabelecidas na sociedade.

Faça um círculo e, com esse material, demonstre aos alunos a presença do gênero receita nos diferentes lugares sociais.

Posteriormente, pergunte a eles se este tipo de gênero  tem relação com um texto literário. Provavelmente eles afirmarão que não. Neste momento, você poderá construir um raciocínio em que a turma compreenda o caráter estético do texto literário, mostrando a diferença entre a linguagem do deste gênero X a usada no gênero receita.

Posteriormente, demonstre aos alunos textos que se valham da estrutura da receita de forma poética. Analise os seguintes exemplos:

 

"Receita da Vida", de Paulo Afonso Ramos: http://poesiadepauloafonso.blogspot.com/2006/06/receita-da-vida.html    Acessado em: 13 nov. 2010. 

Receitas-poema de Rosana Murray: http://recantodasletras.uol.com.br/resenhasdelivros/393809   Acessado em: 13 nov. 2010. 

"Receita de Ano Novo", de Carlos Drummond de Andrade: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/carlos-drumond/receita-do-ano-novo.php  Acessado em: 13 nov.2010. 

 

Tais textos devem motivar o aluno a compreender que a estrutura composicional dos gêneros transcende a temática. Ou seja, um texto pode ter a estrutura de uma receita e não falar de comida. Por exemplo:

Receita da amizade

  • 100 gr. de confiança
  • 250 gr. de fidelidade
  • 150 gr. de saudade

Misture tudo, reserve e deguste por toda a vida.

 

É um simples exemplo, mas deve ser suficiente para demonstrar a afirmação supracitada.

 

ATIVIDADE 03

Produzindo uma receita diferente

http://consuelovermelho.blogspot.com/2009/09/pagina-de-receita-culinaria.html     Acessado em: 14 nov. 2010. 

 

Na presente atividade, os alunos, individualmente, deverão produzir uma receita que transcenda, tematicamente, a ideia de alimentos e comida.

Os textos poderão ser produzidos em formato narrativo, em versos ou seguir a estrutura de uma receita convencional.

Discuta com eles as possíveis temáticas que possam motivar as produções. Receita de amor, de amizade, de um bom aluno ou de um futuro melhor.

É melhor que a produção seja desenvolvida em casa, uma vez que dependerá da criatividade dos alunos. O ambiente de sala nem sempre é positivo para isso.

Se preferir, poderá organizar a turma, de modo que cada aluno presenteie outro com sua receita.

 

ATIVIDADE 04

Apresentação das receitas

 

Organize uma rodada de leitura das receitas produzidas. Anteriormente, peça que toda a turma leve cartolinas para que organizem os textos nas mesmas, para que sejam afixados nos murais ou corredores das escolas.

Se possível, organize uma apresentação para alunos de outra classe.

Recursos Complementares

Artigo "Trabalhando tipo/gêneros textuais em sala de aula", de Lilian Kelly Caldas:

http://www.alb.com.br/anais16/sem03pdf/sm03ss16_09.pdf

Avaliação

Ao final das atividades, os alunos serão avaliados nos seguintes aspectos:

  • identificação das características estruturais do gênero receita;
  • reconhecimento das funções sociais do gênero em questão;
  • produção de um texto do gênero receita.
Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 6 calificaciones

  • Cinco estrelas 4/6 - 66,67%
  • Quatro estrelas 2/6 - 33,33%
  • Três estrelas 0/6 - 0%
  • Duas estrelas 0/6 - 0%
  • Uma estrela 0/6 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.