Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Circo, do Coliseu ao semáforo!

 

16/12/2010

Autor y Coautor(es)
MARCELO INOCÊNCIO PEREIRA COSTA
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Educação Física Ginástica: Projetos de formação dos alunos
Ensino Médio Sociologia Indivíduo, identidade e socialização
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Outros Conquista do lugar como conquista da cidadania
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Conhecer a origem do circo.

- Analisar a evolução do circo durante os anos.

- Identificar as semelhanças e diferenças entre o menino de rua (que faz malabares nos semáforos) e o artista de rua.

Duração das atividades
Aproximadamente 3 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios dos alunos.

Estratégias e recursos da aula

Professor, essa aula sobre circo busca fazer um resgate sobre a história e origem do circo, os alunos terão a oportunidade de comparar o circo antigo com o circo atual representado por grandes companhias como o Circo Nacional da China, Cirque du Soleil, entre outros. Num contexto social serão abordados e analisados as semelhanças e diferenças entre as crianças de rua e os artistas de rua, os quais apresentam suas habilidades circenses com objetivos diferentes.

Obs: Todos os registros farão parte de um portfólio, que será exigido como trabalho final das aulas sobre o tema proposto.

Para a construção do portfólio, o professor pode sugerir que os alunos formem grupos de 3 componentes.

Definição de portfólio:

O portfólio é uma coleção de todo o trabalho em andamento na organização relacionado com o alcance dos objetivos do negócio.

Constituição de um portfólio:

O portfólio também pode ser usado na educação, tanto por alunos como por professores, com o objetivo de fazer uma reflexão crítica sobre o seu processo acadêmico, visando a melhoria de competências, atitudes ou conhecimentos. Normalmente é uma coletânea de documentos ligada a um texto seguindo uma lógica reflexiva.

Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Portf%C3%B3lio (acessado em 01/09/2010).  

Percurso de aprendizagem que os portfólios permitem:

Disponível em: educaja.com.br/2008/03/educacao-portfolio.html (acessado em 14/11/2010).   

No Brasil o Dia do Circo é comemorado no dia 27 de março, mas precisar com exatidão a data de seu "nascimento" não é uma tarefa fácil. Algumas pesquisas apontam a China como provável berço das artes circenses, pois foram encontradas pinturas de 5000 anos, com figuras de acrobatas, contorcionistas e equilibristas.

Muitos anos se passaram, mas será a essência do circo mudou?

Atividade 1

Que tal conhecermos um pouco da evolução do circo?

Para isso a sugestão é apresentar três vídeos, o primeiro é um trecho do filme "Gladiador", o segundo vídeo traz imagens de artistas de circos antigos, principalmente da década de 60. Já o terceiro vídeo apresenta trechos do espetáculo do Cirque du Soleil.

Antes de apresentar os vídeos o professor pode propor um roteiro de atividades, onde os alunos individualmente anotam suas considerações durante a apresentação dos vídeos.

Roteiro para os vídeos:

- Arenas como o Coliseu, na época do Império Romano seriam uma forma de circo? Justifique.

- Os circos itinerantes costumam se apresentar sob uma grande tenda ou lona como mostra o vídeo Circo Antigo, em sua cidade já passou um circo itinerante? Você já assistiu um espetáculo circense? Comente.

- Pelo vídeo Cirque du Soleil podemos afirmar que ele mantem a essência do circo antigo? Por quê?

1º Vídeo: Trecho do filme "Gladiador" 

Descrição: O Coliseu comportava mais de 87 mil espectadores e apresentava excentricidades como gladiadores, animais exóticos, engolidores de fogo, entre outros. Porém, os espetáculos realizados no Coliseu tornaram-se sangrentos, com cristãos jogados às feras, o que teve como consequência uma redução no interesse pelas artes circenses. No final do Império Romano, os artistas circenses passaram a se apresentar, então, em locais públicos, como praças e feiras". (O circo como componente da ginástica, Livro Didático Público, 2º Ed, pg: 96).

Trecho disponível em: www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrve/modules/debaser/singlefile.php?id=16705 (acessado em 09/11/2010). 

2º Vídeo: Circo Antigo

Descrição: esse vídeo apresenta imagens de domadores de leões, contorcionistas, equilibristas, homem bala, circo de pulgas, palhaços, entre outros personagens dos picadeiros.

Disponível em: www.youtube.com/watch?v=WjMYT4AnnTM (acessado em 09/11/2010). 

Descrição: o Cirque du Soleil ("Circo do Sol", em francês)  foi fundado por dois ex-artistas de rua, Guy Laliberté e Daniel Gauthier em Quebec em 1984.

Uma de suas produções mais populares é o espetáculo "Alegría", criado por Gilles Ste-Croix para comemorar o décimo aniversário da companhia, foi assistido desde então por mais de 9 milhões de espectadores de 15 países.

Disponível em: www.youtube.com/watch?v=smkiSJf2cHE (acessado em 01/11/2010).

  

Como vimos anteriormente, o Cirque du Soleil foi idealizado e criado por dois ex-artistas de rua.

Mas você sabe quem são os artistas de rua?

- Meninos que esmolam nos semáforos usando artifício como malabares são artistas de rua?

- Quais as semelhanças e diferenças entre os meninos de rua  e os artistas de rua?

- Na rua esses meninos estão expostos as condições climáticas (sol, chuva, frio), mas também podem sofrer outros males. Quais?

- Crianças podem fazer malabarismos como recreação?

- O que diz o Estatuto da Criança e do Adolescente em relação ao trabalho infantil?

Atividade 2

Os alunos deverão responder a essas perguntas após assistirem o documentário "Onde o Povo Esta".

Sinopse: Artistas de rua explicam as diferenças entre intervenções urbanas e malabarismo com limão, apresentado em semáforos por crianças, questionando se é arte ou meio de sobrevivência.

Direção: Rodrigo Félix, Gabriel Muglia.

Disponível em : www.oficinasquero.org/videos/onde-o-povo-esta (acessado em 01/11/2010). 

Atividade 3

Antes da apresentação do vídeo, propor aos alunos um roteiro com perguntas pertinentes ao tema.

Exemplo de perguntas para o roteiro:

- De qual forma a Arte circense pode motivar os alunos para a aprendizagem?

- É possível em sua escola realizar um projeto parecido em nossa escola? Dê exemplos.

- Qual a importância de um projeto como esse na vida das crianças e para a sociedade?

Descrição: apresenta o projeto Arte Circense, desenvolvido no colégio estadual São Luis, no Paraná. O projeto ajuda a resgatar a arte do circo e a autoestima dos estudantes. Por meio das aulas de circo o medo é superado e a auto disciplina aflora na vida e na sala de aula.

Arte circense [Por dentro da escola] 

 

Disponível em: portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=28207 (acessado em 01/11/2010). 

 

Caso o professor pretenda dar continuidade no trabalho sobre Artes circenses, ou até mesmo organizar um projeto em sua escola, sugiro que visualizem algumas aulas presentes no Portal do Professor. Essas aulas podem enriquecer, fundamentar e demonstrar teorias e práticas para elaboração de outras aulas abordando o tema "circo".

- Os Artistas do circo

Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23221 

- Circo uma casa diferente

Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23250 

- Arte Circense no Brasil

Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23220 

- Aprendendo sobre a arte do palhaço

Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19997 

- HOJE TEM CIRCO? TEM SIM SENHOR!

Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=8729 

Chegou o momento de acender as luzes do picadeiro, apresentar o portfólio e debater todos os assuntos abordados nessa aula. Desde a origem do circo, seus diferentes momentos na história e a relação entre apropriar-se da arte circense como uma profissão  ou como uma forma de mal usá-la como artifício de esmolar.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Arte circense [Por dentro da escola] Vídeo
Recursos Complementares

Referências:

Wikipédia - Cirque du Soleil

pt.wikipedia.org/wiki/Cirque_du_Soleil (acessado em 01/11/2010). 

Revista Eletricidade - "Alegria" (Cirque du Soleil)

www.revistaeletricidade.com.br/mix7.htm (acessado em 01/11/2010).  

Portal São Francisco - Dia do Circo

www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/marco/dia-do-circo.php (acessado em 01/11/2010).  

Artista de Rua.com (site sobre os artistas que fazem da rua seu palco)

artistaderua.com/ (acessado em 01/11/2010).  

Avaliação

Avaliação diagnóstica em todos os momentos da aula, culminando na apresentação do trabalho final (portfólio).

- Participou ativamente das atividades cooperando com o grupo.

- Discutiu de forma crítica e profunda com os colegas sobre os temas propostos.

- Trouxe informações importantes para o grupo.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.