19/12/2010
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Aspectos gramaticais |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Ortografia |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Para a realização desta aula é necessário que o aluno esteja no nível silábico alfabético da escrita e tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Além disto, é preciso que saiba o conceito de substantivo e também seja capaz de expor oralmente suas ideias e se relacionar com os colegas.
Professor, antes de iniciar este conteúdo, retome com os alunos o conceito de substantivo: palavras que nomeiam seres, lugares, objetos, sentimentos, dentre outros. Nos sítios abaixo você encontrará outras informações sobre substantivos.
http://www.brasilescola.com/gramatica/substantivo.htm
http://www.soportugues.com.br/secoes/morf/morf12.php
http://www.mundoeducacao.com.br/gramatica/substantivo.htm (Acesso em 28/10/2010)
Professor, inicie a atividade dialogando com os alunos sobre o que eles sabem a respeito de singular e plural. Entregue aos alunos as cenas abaixo e em seguida proponha as atividades registradas. Você deverá escrever na lousa e solicitar que copiem.
1- Observe as imagens:
Imagens- Fonte: Acervo da autora
a- O que vocês conseguem ver nestas cenas?
b- Qual a diferença entre as cenas? Espera-se que os alunos digam que na primeira cena há uma vaca e na segunda, há quatro.
2- Leia esta frase que corresponde à primeira cena:
A vaca está no curral.
Agora responda:
a- Como você modificaria a frase acima para que ela combinasse com a segunda cena? As vacas estão no curral.
b- Quais palavras você precisou modificar para que a frase combinasse com a segunda cena? A vaca está.
c- O que a modificação das palavras indica? A modificação indica a quantidade ou o número de animais.
3- Escreva o que os desenhos estão representando:
Imagens- Fonte: Acervo da autora
4- Observe as imagens da atividade anterior, releia o que você escreveu embaixo delas e depois responda as questões:
a- Qual a diferença entre as imagens de cada coluna? As imagens da coluna A representam um só elemento e os da coluna B representam vários elementos.
b- Há diferença entre as palavras das duas colunas? Na coluna B, os nomes dos objetos representados pelas imagens têm a letra s no final.
5- Quais conclusões podemos tirar sobre as atividades realizadas anteriormente?
Professor, converse com os alunos a respeito da formação do singular e do plural dos substantivos. Leve-os a perceber que os substantivos podem representar uma variação de número. Denomina singular quando é nomeado um único ser. Exemplos: casa, caderno, gato, panela, etc. Denomina plural quando são nomeados vários seres. Exemplos: casas, cadernos, gatos, panelas, etc.
Aproveite a oportunidade para solicitar que os alunos façam uma pesquisa em casa sobre singular e plural. Você poderá fazer assim:
TAREFA DE CASA
Vamos pesquisar?
Pesquise em revistas ou jornais imagens que representam um só objeto (singular) ou vários objetos (plural). Se preferir você poderá fazer desenhos que representem substantivos no singular e no plural. Você deverá colar as imagens numa folha de papel em branco e em seguida escrever o que elas estão representando. As imagens poderão ser aleatórias, ou seja, de um lado você poderá colar um relógio e do outro seis patinhos. Veja como fazer:
Imagens- Fonte: Acervo da autora
2ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos.
Professor, retome a atividade realizada em casa.
Organize os alunos em um grande grupo e instrua-os a apresentarem as imagens que trouxeram de suas casas. Peça que digam a quantidade de elementos que compõem cada imagem e qual é diferença entre elas.
Quando terminarem as apresentações faça uma lista contendo as palavras correspondentes às imagens (não há necessidade de escrever as palavras que se repetem). A lista poderá ser feita na lousa ou em uma folha de papel em branco.
Utilize as imagens que os alunos trouxeram para confeccionar um mural. Você poderá colar na própria sala de aula ou em outro espaço que seja disponibilizado para divulgação de trabalhos.
Em seguida registre na lousa as atividades abaixo e peça que os alunos copiem e resolvam:
1- Observe as palavras abaixo: (Professor, utilize as palavras que os alunos trouxeram e foram listadas anteriormente).
1 |
2 |
xícara |
xícaras |
copo |
copos |
relógio |
patinhos |
boneca |
fitas |
menina |
meninas |
a- Por que essas palavras foram agrupadas de forma diferente? (A resposta deverá ficar a critério do aluno, porém é importante que seja registrado a existência de um único elemento no quadro 1 e de mais de um no quadro 2)
b- Como são chamadas as palavras do grupo 1? (Singular)
c- Como são chamadas as palavras do grupo 2? (Plural)
d- O que é um substantivo singular? (Resposta individual que contemple a ideia de que singular indica um só ser)
e- O que é um substantivo plural? (Resposta individual que contemple a ideia de que singular indica vários seres)
f- O que distingue um substantivo plural de um substantivo singular? (Resposta individual que contemple a ideia de que a distinção se refere à quantidade de seres)
2- Escreva duas frases utilizando substantivo plural e duas frases utilizando substantivo singular. Ao final da frase indique se ela está no singular ou no plural.
3ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos.
Professor, informe aos alunos que o plural das palavras não é feito apenas acrescentando-se s no final. Você poderá informá-los a partir do seguinte questionamento:
Será que a regra de acrescentar a letra s no fim das palavras para formar o plural vale para todas elas?
Ouça as hipóteses dos alunos e dê alguns exemplos.
Você poderá utilizar imagens de revistas, desenhos feitos por você mesmo ou utilizar recursos multimídia. Apresente as imagens, uma de cada vez, pergunte aos alunos o que é e registre na lousa as palavras referentes às imagens. Veja alguns exemplos:
Imagens - Fonte: Acervo da autora
Após o diálogo, retome as palavras registradas na lousa. Como elas foram escritas no plural você deverá perguntar aos alunos qual é o singular de cada uma delas.
Logo após, utilizando o caderno de Língua Portuguesa solicite que cada aluno realize as seguintes atividades:
1- Observe os modelos e continue completando com o plural:
o professor- os professores |
o funil- os funis |
a flor- |
o barril- |
a cor- |
o canil- |
o tambor- |
o cantil- |
o jornal- os jornais |
a rã - as rãs |
o hospital- |
a maçã- |
o pedal- |
a lã- |
o varal- |
a irmã- |
o trem- os trens |
o rapaz- os rapazes |
o homem- |
o cartaz- |
a nuvem- |
a cruz- |
a folhagem- |
o nariz- |
o anel- os anéis |
o leão- os leões |
o papel- |
o balão- |
o pastel- |
o violão- |
o carretel- |
o leitão- |
o caracol- os caracóis |
o japonês-os japoneses |
o sol- |
o chinês- |
o rouxinol- |
o inglês |
o anzol- |
o português |
Agora, pense (se necessário dialogue com o colega do lado) e responda:
Como foi formado o plural das palavras acima? (Espera-se que os alunos percebam que as palavras terminadas em r, z e s recebem es; as terminadas em m fazem o plural substituindo essa letra por ns; as terminadas em l fazem o plural substituindo essa letra por is).
2- Escreva tudo o que você vê na cena. Separe as palavras em duas colunas, de acordo com a indicação:
Imagem - Fonte: Acervo da autora
SINGULAR |
PLURAL |
|
|
|
|
|
|
|
|
Imagem- Fonte: CD Clipart & Cia - Número 05
Professor, para reforçar os conhecimentos sobre substantivo singular e plural agende um horário no Laboratório de Informática para que seus alunos possam executar alguns jogos sobre a temática. Você poderá utilizar os sítios abaixo:
http://www.colegioweb.com.br/portugues-infantil/singular-e-plural.html
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzada_geral/plurais/plurais.htm
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzada_geral/cruzadas_plurais/cruzadas_plurais.htm (Acesso 01/11/2010)
Ao final da atividade pergunte aos alunos o que acharam. Quais foram as facilidades e as dificuldades encontradas e se foi possível aprender alguma coisa nova. É importante que os alunos justifiquem suas respostas.
Professor, se não for possível utilizar o Laboratório de Informática você poderá confeccionar um jogo de memória utilizando substantivos no singular e plural. Você poderá fazer assim:
Entregue para os alunos fichas medindo 8 cm x 6 cm, as fichas poderão ser de cartolina ou de outro papel mais resistente e que seja possível fazer desenhos. Aproveite este momento para trabalhar medidas de grandeza. Você poderá utilizar o sítio: http://educar.sc.usp.br/ciencias/fisica/mf5.htm.
Peça que os alunos procurem e recortem figuras que indicam um único elemento, para isso disponibilize revistas e jornais (se preferir poderá solicitar que os alunos tragam as ilustrações de casa).
Depois de realizada a seleção das imagens os alunos deverão colá-las em diferentes fichas e escrever o substantivo singular correspondente. Em outras fichas do mesmo tamanho (8 cm x 6 cm) deverão escrever o substantivo plural. Se preferir poderá solicitar que façam desenhos ao invés de utilizarem recortes.
Imagem - Fonte: Acervo da autora
Outras informações sobre singular e plural você poderá encontrar nos sítios: http://www.terra.com.br/criancas/ajuda/singular_plural.htm
http://www.micropic.com.br/noronha/grama_sub.htm
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/morfologia/flexao-dos-substantivos-em-numero.php
http://ensinodoportugues.pbworks.com/N%C3%BAmero-singular-e-plural (Acesso em 02/10/2010)
Professor, a avaliação deve acontecer em todas as etapas do trabalho e pressupõe acompanhamento do desenvolvimento das atividades. A observação contínua, auxiliada por anotações feitas pelo professor, poderá fornecer informações sobre o nível de conhecimento de cada aluno da turma, para isso é importante que você registre as dificuldades e as facilidades de seus alunos. Tenha em mente os objetivos que direcionaram seu trabalho, ou seja, observe se os alunos foram capazes de: resolver as questões propostas, distinguir o emprego adequado de singular e de plural nas diferentes situações de uso da língua e se interpretam informações veiculadas em um texto bem como se são utilizam corretamente a ortografia na escrita de palavras.
Quatro estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
17/07/2012
Três estrelasAdorei sua aula.Meus alunos participaram de todas as atividades propostas bem como o retorno foi mais do que o esperado.
23/12/2010
Cinco estrelasParabéns pela aula, foram utilizados vários recurso, todos contribuindo para a aprendizagem do aluno.