20/11/2010
Maria Cristina Weitzel Tavela
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Compreender os elementos básicos da narrativa no que diz respeito à estrutura;
□ Reconhecer os tipos de balões, legendas e onomatopéias das HQs;
□ Conhecer a utilização das HQs em diversos conteúdos disciplinares;
Recontar a história narrada nos quadrinhos;
Ampliar a capacidade de relacionar texto e ilustração.
As atividades foram elaboradas para alunos do 6°ano com habilidade de leitura e escrita e que conheçam os personagens da Turma da Mônica.
Primeira etapa:
Professor: apresente o texto abaixo aos alunos de preferência faça a exibição em data- show para preservar a qualidade das imagens. Solicite que os alunos observem o texto e respondam oralmente:
a) Que nome recebem os textos como este que você vai ler?
b) Leia o título: o que será que o texto conta?
Professor: selecione alguns alunos para fazerem a leitura do texto.
Disponível em:
http://www.monica.com.br/hot/criseaeroporto/pag1.htm
Professor: após a leitura do texto, pergunte aos alunos, se houvesse alteração na sequência dos quadrinhos, interferiria no sentido da história narrada? Explique-lhes que as histórias em quadrinhos são textos narrativos, por isso a sequência dos quadrinhos está organizada de acordo com os acontecimentos dos fatos, ou seja, há uma sequência lógica-temporal. Destaque também que essa narração é feita por meio da linguagem verbal e não verbal explicitada em diferentes quadrinhos. As falas são introduzidas por meio de balões e estas, junto às imagens, refletem os sentimentos dos personagens e quem são eles.
Professor: após essa breve explicação, proponha que os alunos respondam às questões com base na leitura do texto.
Professor: as Histórias em Quadrinhos são incorporadas no cotidiano das crianças como objeto de lazer, desenvolvendo sua capacidade de leitura. Porém, também podem ser gradativamente exploradas nas aulas de Português, Artes, Geografia e História como um gênero integrante na Proposta Curricular da escola. Dessa forma, planeje junto aos professores das demais disciplinas a introdução desse gênero nas diversas aulas para que os alunos percebam sua ampla utilização.
Segunda etapa:
Professor: chame a atenção dos alunos para a questão de que a linguagem verbal costuma aparecer nas HQs dentro dos balões, nas legendas e nas onomatopeias. Destaque também que os balões mudam de formato dependendo do que deseja expressar: as falas, os pensamentos ou emoções ( surpresa, alegria, raiva, medo etc.) das personagens. Explique-lhes que há vários formatos de balões, os mais comuns são os balões de fala que apresentam todo o contorno em linha contínua, e o balão de pensamento, que apresenta o rabicho em forma de pequenas bolhas, mas ainda tem o balão-grito, que geralmente tem o contorno tremido e traduz irritação, horror.
Professor: apresente o quadro abaixo aos alunos e solicite que eles tentem identificar o que representa cada um deles. Essa tarefa deve ser feita coletivamente com a orientação do professor.
Disponível em:
http://pedagogiccos.blogspot.com/2009/08/baloes-de-fala-historia-em-quadrinhos.html
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Professor: chame a atenção dos alunos para as onomatopeias, nas histórias em quadrinhos esse recurso acrescenta sonoridade às imagens. O sentido das onomatopeias pode depender da situação em que são utilizadas. Além disso, é comum a utilização de duas ou mais onomatopeias para expressar o ruído de um mesmo fenômeno. Veja nos exemplos abaixo:
Disponíveis em:
Professor: solicite aos alunos que pensem em uma situação com barulhos e, em seguida, criem uma cena num quadrinho para ilustrar essa situação usando onomatopeias.
Terceira etapa:
Professor: apresente aos alunos os quadrinhos abaixo, solicite que eles observem com atenção a sequência mostrada.
Disponível em:
http://www.monica.com.br/comics/tirinhas/tira171.htm
Professor: a partir da observação, proponha algumas questões escritas aos alunos:
1. Qual é o tipo de linguagem que foi utilizada na história?
2. Identifique os personagens e caracterize-os.
3. A expressão do rosto e do corpo indica os sentimentos e sensações dos personagens. Identifique os sentimentos e explique a provável causa das expressões?
4. O que causa humor na história apresentada?
Professor: distribua uma cópia para os alunos da HQ abaixo. Solicite que eles observem com atenção as imagens. É interessante que a apresentação seja feita também em data- show a fim de manter a qualidade das imagens. Em seguida, solicite que os alunos se dividam em grupos de três alunos para a execução da tarefa proposta adiante.
Disponível em:
http://img208.imageshack.us/i/monicaeu6.jpg/
Atividade: Observe as imagens e conte com suas palavras a história narrada. Lembre-se que nas histórias em quadrinhos, o tempo e o lugar costumam ser indicados pela própria imagem. Sendo assim, ao narrar a história sem a utilização dos recursos gráfico-visuais, você terá que explicitar através da linguagem verbal todos os elementos da narrativa, como também, deve seguir a sequência lógica - temporal dos fatos. Após o término da atividade, cada equipe deve apresentar para toda a classe a história construída.
Professor: sistematize na lousa as características estudadas sobre o gênero Histórias em Quadrinhos:
História em Quadrinhos Confira algumas características da HQ:
Disponível em:
|
Leia também:
LUYTEN, Sonia M. Bibe. O que é história em quadrinhos? São Paulo: Brasiliense, 1985.
MOYA, Álvaro de. História da História em Quadrinhos. Porto Alegre: L & PM, 1986. SOUSA,
Professor: proponha que os alunos se reúnam em duplas, observem a expressão do rosto e do corpo dos personagens da história em quadrinhos abaixo e de acordo com as cenas criem balões. Sugira que os alunos façam balões de diferentes tipos e usem diferentes letras. Caso queiram, criem onomatopéias e quando a atividade for finalizada compare seus balões com os de seus outros colegas.
História em quadrinho disponível em:
http://www.monica.com.br/comics/tirinhas/tira171.htm
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
07/12/2010
Cinco estrelasHistórias em Quadrinhos já são um encanto para os adultos, imagine para as crianças. Trabalhar as HQs com crianças, que as amam de paixão e ainda atingir os conteúdos necessários ao aprendizado é simplesmente Fantástico!!! Sua aula certamente foi e está sendo utilizada por muitos professores. Parabéns!!!