Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Histórias em quadrinhos: estrutura e humor

 

20/11/2010

Autor y Coautor(es)
Joseli Rezende Thomaz
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Maria Cristina Weitzel Tavela

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender os elementos básicos da narrativa no que diz respeito à estrutura;  

□ Reconhecer os tipos de balões, legendas e onomatopéias das HQs;

□ Conhecer a utilização das HQs  em diversos conteúdos disciplinares;     

 Recontar a história narrada nos quadrinhos;

 Ampliar a capacidade de relacionar texto e ilustração.

Duração das atividades
Histórias em quadrinhos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

As atividades foram elaboradas para alunos do 6°ano com habilidade de leitura e escrita e que conheçam os personagens da Turma da Mônica.

Estratégias e recursos da aula

Primeira etapa:   

Professor: apresente o texto abaixo aos alunos de preferência faça a exibição em data- show para preservar a qualidade das imagens. Solicite que os alunos observem o texto e respondam oralmente:

a)      Que nome recebem os textos como este que você vai ler?

b)      Leia o título: o que será que o texto conta?  

 Professor: selecione alguns alunos para fazerem a leitura do texto.  

Disponível em:

http://www.monica.com.br/hot/criseaeroporto/pag1.htm   

Professor: após a leitura do texto, pergunte aos alunos, se houvesse alteração na sequência dos quadrinhos, interferiria no sentido da história narrada? Explique-lhes que as histórias em quadrinhos são  textos narrativos, por isso  a sequência dos quadrinhos  está organizada de acordo com os acontecimentos dos fatos, ou seja, há uma sequência lógica-temporal. Destaque também que essa narração é feita por meio da linguagem verbal e não verbal explicitada em diferentes quadrinhos. As falas são introduzidas por meio de balões e estas, junto às imagens, refletem os sentimentos dos personagens e quem são eles.

Professor: após essa breve explicação, proponha que os alunos respondam às questões com base na leitura do texto.   

  1. Explique o título e sua relação coma história.
  2. Em sua opinião, o título é atraente, chamando a atenção do leitor para a leitura do texto? Por quê?
  3. Narrar é o mesmo que contar, relatar por escrito ou oralmente. Com base nisso, podemos dizer que a história em quadrinhos é um texto narrativo?
  4. Por que o texto lido recebe o nome de história em quadrinho?
  5. Quais são os personagens do texto?
  6. Qual é o personagem principal?
  7. Onde se passam os fatos narrados?
  8. O que causa humor na história apresentada?  

Professor: as Histórias em Quadrinhos são incorporadas no cotidiano das crianças como objeto de lazer, desenvolvendo sua capacidade de leitura. Porém, também podem ser gradativamente exploradas nas aulas de Português, Artes, Geografia e História como um gênero integrante na Proposta Curricular da escola. Dessa forma, planeje junto aos professores das demais disciplinas a introdução desse gênero nas diversas aulas para que os alunos percebam sua ampla utilização.  

 Segunda etapa:   

Professor: chame a atenção dos alunos para a questão de que a linguagem verbal costuma aparecer nas HQs dentro dos  balões, nas legendas e nas onomatopeias. Destaque também que os balões mudam de formato dependendo do que deseja expressar: as falas, os pensamentos ou emoções ( surpresa, alegria, raiva, medo etc.) das personagens. Explique-lhes que há vários formatos de balões, os mais comuns são os balões de fala que apresentam todo o contorno em linha contínua, e o balão de pensamento, que apresenta o rabicho em forma de pequenas bolhas, mas ainda tem o balão-grito, que geralmente tem o contorno tremido e traduz irritação, horror.   

Professor: apresente o quadro abaixo aos alunos e solicite que eles tentem identificar o que representa cada um deles. Essa tarefa deve ser feita coletivamente com a orientação do professor.

Disponível em:

http://pedagogiccos.blogspot.com/2009/08/baloes-de-fala-historia-em-quadrinhos.html   

Professor: chame a atenção dos alunos para as onomatopeias, nas histórias em quadrinhos esse recurso acrescenta sonoridade às imagens. O sentido das  onomatopeias pode depender da situação em que são utilizadas. Além disso, é comum a utilização de duas ou mais onomatopeias para expressar o ruído de um mesmo fenômeno. Veja nos exemplos abaixo:

   

 Disponíveis em:

http://www.google.com.br/images?hl=pt-br&q=onomatopeias&um=1&ie=UTF-8&source=og&sa=N&tab=wi&biw=1015&bih=569 

Professor: solicite aos alunos que pensem em uma situação com barulhos e, em seguida, criem uma cena num quadrinho para ilustrar essa situação usando onomatopeias.   

Terceira etapa:   

Professor: apresente aos alunos os quadrinhos abaixo, solicite que eles observem com atenção a sequência mostrada.  

Disponível em:

http://www.monica.com.br/comics/tirinhas/tira171.htm   

Professor: a partir da observação, proponha algumas questões escritas aos alunos:

1.      Qual é o tipo de linguagem que foi utilizada na história?

2.      Identifique os personagens e caracterize-os.

3.      A expressão do rosto e do corpo indica os sentimentos e sensações dos personagens. Identifique os sentimentos e explique a provável causa das expressões?

4.    O que causa humor na história apresentada?

Professor: distribua uma cópia para os alunos da HQ abaixo. Solicite que eles observem com atenção as imagens. É interessante que a apresentação seja feita também em data- show  a fim de manter a qualidade das imagens. Em seguida, solicite que os alunos se dividam em grupos de três alunos para a execução da tarefa proposta adiante.

Disponível em:

http://img208.imageshack.us/i/monicaeu6.jpg/ 

Atividade: Observe as imagens e conte com suas palavras a história narrada. Lembre-se que nas histórias em quadrinhos, o tempo e o lugar costumam ser indicados pela própria imagem. Sendo assim, ao narrar a história sem a utilização dos recursos gráfico-visuais, você terá que explicitar através da linguagem verbal todos os elementos da narrativa, como também, deve seguir a sequência lógica - temporal dos fatos. Após o término da atividade, cada equipe deve apresentar para toda a classe a história construída.  

 Professor: sistematize na lousa  as características estudadas sobre o gênero Histórias em Quadrinhos:

História em Quadrinhos

Confira algumas características da HQ:

  • Na HQ, o tempo e o lugar costumam ser indicados pela própria imagem.
  • Algumas histórias apresentam quadrinhos com legenda. Trata-se de um pequeno texto que descreve algum fato ou informa alguma coisa, geralmente relacionada com o início da história.
  • Existem diferentes tipos de balões (o balão é um elemento característico dos quadrinhos) que partem geralmente da boca das personagens, nos quais aparece a fala ou o pensamento delas.
  • A letra usada no balão, geralmente, é de forma, maiúscula e parece ter sido desenhada à mão.
  • Por vezes, as palavras são escritas em negrito, com um traço mais forte do que o normal, pois indica a maneira como são pronunciadas, com tom de voz mais alto ou ênfase.
  • Há palavras que procuram imitar, na escrita, certos sons e ruídos. Essas palavras são chamadas de onomatopeias. O sinal de pontuação que costuma acompanhar as onomatopeias é o ponto de exclamação.
  • As personagens das histórias em quadrinhos costumam usar uma linguagem informal, isto é, bem parecida com o jeito como falamos no dia-a-dia.

Disponível em:

http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=internet_e_cia.informatica_principal&id_inf_escola=638 

Recursos Complementares

Leia também:

LUYTEN, Sonia M. Bibe. O que é história em quadrinhos? São Paulo: Brasiliense, 1985.

MOYA, Álvaro de. História da História em Quadrinhos. Porto Alegre: L & PM, 1986. SOUSA,

Avaliação

Professor: proponha que os alunos se reúnam em duplas, observem a expressão do rosto e do corpo dos personagens da história em quadrinhos abaixo e de acordo com as cenas criem balões. Sugira que os alunos façam balões de diferentes tipos e usem diferentes letras. Caso queiram, criem onomatopéias e quando a atividade for finalizada compare seus balões com os de seus outros colegas.

História em quadrinho disponível em:

http://www.monica.com.br/comics/tirinhas/tira171.htm 

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • CLEONICE ADRIANA SCHMITZ, Representação de Ensino/Seduc , Rondônia - dijo:
    cleoniceadriana@hotmail.com

    07/12/2010

    Cinco estrelas

    Histórias em Quadrinhos já são um encanto para os adultos, imagine para as crianças. Trabalhar as HQs com crianças, que as amam de paixão e ainda atingir os conteúdos necessários ao aprendizado é simplesmente Fantástico!!! Sua aula certamente foi e está sendo utilizada por muitos professores. Parabéns!!!


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.