Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Bullying: o que é e quais as formas existentes.

 

22/11/2010

Autor y Coautor(es)
Estela Calderaro Pontinha Leite
imagem do usuário

MOGI DAS CRUZES - SP Universidade de Mogi das Cruzes

Andréa Marques Leão Doescher

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Relações de poder e conflitos sociais
Ensino Fundamental Final Saúde Negociação de comportamentos para o convívio social
Ensino Médio Biologia Interação entre os seres vivos
Ensino Fundamental Final Saúde Relações sociais, acordos e limites
Ensino Médio Sociologia Indivíduo, identidade e socialização
Ensino Fundamental Final Saúde Valorização dos vínculos afetivos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Outros Ética (respeito mútuo, justiça, solidariedade e diálogo)
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Trabalho e relações sociais
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • O que é Bullying,  formas existentes e como identificar;
  • As consequências psíquicas e físicas que o Bullying pode causar na vítima;
  • Como ocorre o Bullying em função da orientação sexual, motivações e o que fazer contra isso.
Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; Duas (2) Aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário conhecimento prévio.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

- Aula interativa;

- Trabalho em grupo;

- Uso do Laboratório de Informática.

Motivação:   

O professor deverá iniciar a aula apresentando aos alunos a tirinha (Fig. 1) do Cebolinha e Cascão, de acordo com o link abaixo.

Link da Tirinha:   http://www.monica.com.br/comics/tirinhas/images/tira140.gif Acessado em: 10 de Agosto de 2010. 

Figura 1 – Tirinha Cascão e Cebolinha se protegendo de Bullying.

Observação: A imagem pode ser apresentada em transparências (retroprojetor ou Data Show), ou ser impressa em número suficiente aos alunos.

Após apresentá-la, o professor deverá perguntar aos alunos o que acham dela e se já passaram por uma situação parecida – na escola ou fora dela.    

Tendo ouvido as opiniões dos alunos, o professor deverá orientá-los para que dê exemplos de situações semelhantes à mostrada pela tirinha em questão, anotando-as na lousa (Fig. 2).

O professor deverá dizer que há um termo utilizado para nomear situações como a descrita na tirinha –  “Bullying”, explicando o significado deste termo.

Bullying é um termo da língua inglesa (bully = “valentão”) que se refere a todas as formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente e são exercidas por um ou mais indivíduos, causando dor e angústia, com o objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa sem ter a possibilidade ou capacidade de se defender, sendo realizadas dentro de uma relação desigual de forças ou poder.”

Fonte: http://www.brasilescola.com/sociologia/bullying.htm Acessado em: 27 de Outubro de 2010. 

Após ouvir a definição dada pelo professor, os alunos deverão revisar as situações semelhantes a tirinha, verificando se são ou não práticas de Bullying.

Figura 2 – Exemplo de lousa com formas existentes de bullying escritas.

Fonte: do autor.

O professor deverá chamar a atenção dos alunos para o fato de que o Bullying deve ser evitado e combatido – principalmente por causa consequências – psicológicas e ou físicas - que provocam nas vítimas.     

Nesse momento, o professor deverá ressaltar que esta aula abordará: “Bullying: o que é e quais as formas existentes.”.

Atividade 1   

Dando continuidade à aula, estando os alunos em duplas, o professor deverá apresentar aos alunos a música “Sofrendo em Silêncio” (Fig. 3), de Adriene Lima e Lélio Calhau, conforme link abaixo.

Link da Música “Sofrendo em Silêncio”: 

http://www.youtube.com/watch?v=s5TqFRKYr7g Acessado em: 28 de Outubro de 2010. 

Em seguida, o professor deverá promover uma discussão sobre a música em questão com os alunos. Para isso, sugerimos que o professor entregue a letra da música aos alunos, conforme o link abaixo, e peça para que eles a discutam, primeiramente em dupla e posteriormente em aula aberta.

Link da letra da música “sofrendo em Silêncio”:

http://letras.terra.com.br/mobilize/1540582/ Acessado em: 28 de Outubro de 2010. 

Figura 3 – Imagem da letra da música “Sofrendo em Silêncio”.

Para facilitar esse momento, sugerimos o roteiro abaixo.

Roteiro de Discussão: 

  • Qual o tema da música?
  • Na primeira estrofe, o autor da música fala sobre o sofrimento. Que sofrimento é esse citado por ele?
  • O autor fala de uma brincadeira que o fazia sofrer. Que tipo de brincadeira vocês acham que ele está querendo dizer?
  • Na sua opinião, como que é possível mudar a realidade citada pelo autor da música?

Após terminar a discussão, o professor deverá perguntar aos alunos se eles acham que o Bullying acontece só com pessoas mais tímidas ou se acontece com outros grupos, como, por exemplo, homossexuais.

Atividade 2

Dando prosseguimento à aula, o professor deverá entregar aos alunos – em duplas - um dos textos sugeridos abaixo, e pedir para eles os leiam e discutam .

Texto A: “Estudante é condenado a indenizar colega por bullying”

Link: http://globominas.globo.com/GloboMinas/Noticias/Plantao/0,,MUL1594343-9076,00-ESTUDANTE+E+CONDENADO+A+INDENIZAR+COLEGA+POR+BULLYING.html Acessado em: 12 de Novembro de 2010.    

Texto B: “Equipe da Secretaria Estadual da Educação de São Paulo vai investigar denúncia de bullying contra alunos imigrantes da Bolívia”

Link: http://oglobo.globo.com/educacao/mat/2010/09/28/equipe-da-secretaria-estadual-da-educacao-de-sao-paulo-vai-investigar-denuncia-de-bullying-contra-alunos-imigrantes-da-bolivia-922647028.asp Acessado em: 12 de Novembro de 2010.    

Texto C: “Bullying causa traumas irreparáveis nos jovens”

Link: http://www.gaz.com.br/noticia/102393-bullying_causa_traumas_irreparaveis_nos_jovens.html Acessado em: 12 de Novembro de 2010.    

Texto D: “Tão jovens, tão cruéis”

Link: http://www.estadao.com.br/noticias/suplementos,tao-jovens-tao-crueis,632174,0.htm Acessado em: 12 de Novembro de 2010.    

Texto E: “Bullying: jovens gays contam sobre humilhações que sofreram nas escolas“

Link: http://acapa.virgula.uol.com.br/site/noticia.asp?codigo=5403 Acessado em: 12 de Novembro de 2010. 

Tendo como objetivo nortear esse momento, sugerimos os roteiros abaixo:

Roteiro de Leitura e Discussão – Texto A : 

  • Sobre o que versa o texto?
  • Qual o caso de Bullying apresentado no texto?
  • Quais as consequências desse caso na vida do agressor? E da pessoa agredida?
  • De acordo com o texto, qual limite foi excedido pelo agressor?
  • Qual a opinião do grupo sobre o texto? Por quê?

Roteiro de Leitura e Discussão – Texto B : 

  • Sobre o que versa o texto?
  • De acordo com o texto, como ocorreu o Bullying?
  • Ainda de acordo com o texto, foi a primeira vez que as agressões ocorreram?
  • Qual foi a solução encontrada para diminuir os casos de Bullying nas escolas?
  • Qual a opinião do grupo sobre o texto?
  • Na opinião de vocês, o Bullying contra imigrantes é algo comum? Por quê?       

Roteiro de Leitura e Discussão – Texto C : 

  • Sobre o que versa o texto?
  • Qual o conceito de Bullying apresentado no texto?
  • Quais sãos os comportamentos que podem apontar para uma ocorrência de Bullying na escola?
  • De acordo com o texto, por que a vítima e o agressor devem ter atendimento com uma orientadora educacional ou psicóloga?
  • Quais são as possíveis consequências psicológicas e sociais para quem sofre o Bullying? Por quê?
  • Quais as possíveis consequências para o agressor?
  • Qual a opinião do grupo sobre o texto?       

Roteiro de Leitura e Discussão – Texto D: 

  • Sobre o que versa o texto?
  • Quais são os exemplos de Bullying apresentados pela autora no início do texto?
  • O que Beane, o entrevistado, afirma sobre a tolerância à violência da sociedade?
  • De acordo com o texto, o Bullying começa em que fase da vida?
  • O entrevistado afirma que a sociedade está passiva diante do desrespeito. Como ele fundamenta essa afirmação?
  • Qual a responsabilidade dos pais de agressores?
  • De acordo com o texto, qual a diferença entre fofocas, apelidos e puxão de cabelo, ocorridos uma única vez, do Bullying?
  • Qual a comparação dos Trotes Estudantis com o Bullying feita no texto?
  • Qual a opinião do grupo sobre o texto?       

Roteiro de Leitura e Discussão – Texto E :

  • Sobre o que versa o texto?
  • De acordo com o texto, por que Tiago não sentia vontade de se empenhar nos estudos?
  • Por quais apelidos Tiago era chamado pelos colegas da escola? Ele gostava desses apelidos?
  • Qual o nome desse tipo de Bullying?
  • De acordo com o texto, por que esse tipo de Bullying ocorre na escola?
  • Os agressores de Bullying Homofóbico são apenas colegas de classe?
  • Quais são as formas de mudar esse preconceito apresentadas no texto?
  • Qual a opinião do grupo sobre o texto?

Atividade 3  

De forma a socializar as informações dos textos lidos, neste momento, o professor deverá organizar os alunos em grupos, juntanto as duplas da seguinte forma:

  • Uma dupla que discutiu o Texto A deverá se juntar a uma dupla que discutiu o Texto B;
  • Uma dupla que discutiu o Texto B deverá se juntar a uma dupla que discutiu o Texto C;
  • Uma dupla que discutiu o Texto C deverá se juntar a uma dupla que discutiu o Texto D;
  • Uma dupla que discutiu o Texto D deverá se juntar a uma dupla que discutiu o Texto E;
  • Uma dupla que discutiu o Texto E deverá se juntar a uma dupla que discutiu o Texto A.

E assim por diante.

Os membros do grupo deverão compartilhar as informações dos textos lidos - baseando-se nas respostas que deram às perguntas do roteiro de leitura e discussão - e anotar em uma folha de papel pardo ou cartolina os principais aspectos destes – apresentando-os, posteriormente, a todos da sala de aula.

O professor deverá fazer algumas perguntas aos alunos de forma a incitá-los a uma discussão. O professor poderá fazer as seguintes perguntas:

  • O que os textos têm em comum?
  • Quais as principais consequências do Bullying na vida daqueles que sofrem essa agressão?
  • Como é o Bullying homofóbico? Por que ele acontece? Como é possível evitá-lo?  
  • Quem a pessoa deve procurar no caso de Bullying?

É importante que o professor medie e supervisione este momento, de forma a favorecer a participação de todos, bem como para esclarecer dúvidas e ou conceitos errôneos caso surjam.

Atividade 4   

Finalizando a aula, sugerimos que o professor oriente os alunos para que entrevistem pessoas de diversas faixas etárias sobre as dificuldades de relacionamento que experimentaram (ou experimentam) na escola – os apelidos, as intimidações e agressões – e como fizeram (ou fazem) para superar tais situações, ou se já foram agressores. Os alunos poderão entrevistar familiares, vizinhos, colegas, ou mesmo, professores.   

Terminadas as entrevistas, os alunos, organizados em grupos e sob a supervisão do professor, deverão analisá-las de forma a identificar as ocorrências de Bullying na fala dos entrevistados. Juntos, os alunos deverão pensar em como os entrevistados se sentiam (sentem) agredindo ou sendo agredido por ser diferente. Ainda em grupos, os alunos deverão elaborar uma lsita de ações para evitar o Bullying na escola e na sociedade.   

Sugestão: Os alunos poderão escolher as melhores ações e fazer um mural ou um cartaz para ser afixado na escola, para diminuir a sua ocorrência.

Sugestão de Atividade:

1) O professor poderá apresentar o vídeo "Novamente – Homofobia na Escola” (Fig. 4), com duração de sete minutos e quarenta e três minutos, conforme link abaixo.

Link do vídeo "Novamente – Homofobia na Escola”: http://www.youtube.com/watch?v=Px3lsoOtQrs Acessado em: 12 de Novembro de 2010. 

Figura 4 – Imagem do vídeo “Novamente – Homofobia na Escola”.

  

Apresentado o vídeo, o professor deverá fazer algumas perguntas sobre este aos  alunos:   

  • Sobre o que aborda o vídeo?
  • Há diferença no tratamento da inspetora da escola em relação ao casal heterossexual e o homossexual? Qual?
  • Há diferença no tratamento dos estudantes em relação aos dois casais? Qual?
  • Em quais situações das apresentadas no vídeo, o Bullying ocorre?
  • Na opinião de vocês, por que isso acontece?
  • Isso acontece muito na realidade? Por quê?
  • O que podemos fazer para mudar essa situação?   

É importante que ao final dessa atividade, os alunos tenham conhecimento da ocorrência de Bullying homofóbico, suas formas e consequências para aqueles que o sofrem.

Recursos Complementares

Como recurso complementar, o professor poderá verificar a cartilha sobre Bullying.

Disponível em:  http://www.tjmg.jus.br/aviso/2010/at/cartilha_cnj_bullying.pdf Acessado em: 28 de Outubro de 2010. 

Avaliação

A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos entenderam quais conceitos estão envolvidos no Bullying, como identificar e como diminuir a incidência de situações dessa agressão. Além disso, é importante que seja avaliada a participação e envolvimento dos alunos durante as atividades.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 3 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/3 - 66,67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33,33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • gabriel pereira, EMEF MILTON FERREIRA DE ALBULQUERQUE , São Paulo - dijo:
    gabriel.5526@gmail.com

    24/09/2014

    Cinco estrelas

    gostei de sua opinião sobre o bullyng


  • ROCXANE LARANJEIRA ROCHA, E P E I F M CARLOS DRUMOND DE ANDRADE , Pará - dijo:
    rocxane.adm2014@gmail.com

    28/08/2014

    Quatro estrelas

    ÓTIMA! PARABÉNS MUITO BEM ELABORADO.


  • mary Alvarenga, C.E. Urbano Rocha , Maranhão - dijo:
    meirealvarenga48@hotmail.com

    01/02/2011

    Cinco estrelas

    São recursos educacionais excelentes que contribuem para o enriquecimento das aulas, facilita o trabalho do professor e proporcionam aos alunos uma melhor compreensão das aulas. Este vídeo vai contribuir muito para a conscientização sobre a gravidade do bullying nas escolas. Participando do curso Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC oferecido pelo E-proinfo podemos aprofundar o conhecimento quanto a utilização de novos objetos de aprendizagem.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.