22/11/2010
Andréa Marques Leão Doescher
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Relações de poder e conflitos sociais |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Negociação de comportamentos para o convívio social |
Ensino Médio | Biologia | Interação entre os seres vivos |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Relações sociais, acordos e limites |
Ensino Médio | Sociologia | Indivíduo, identidade e socialização |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Valorização dos vínculos afetivos |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Outros | Ética (respeito mútuo, justiça, solidariedade e diálogo) |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Trabalho e relações sociais |
Não é necessário conhecimento prévio.
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Trabalho em grupo;
- Uso do Laboratório de Informática.
O professor deverá iniciar a aula apresentando aos alunos a tirinha (Fig. 1) do Cebolinha e Cascão, de acordo com o link abaixo.
Link da Tirinha: http://www.monica.com.br/comics/tirinhas/images/tira140.gif Acessado em: 10 de Agosto de 2010.
Figura 1 – Tirinha Cascão e Cebolinha se protegendo de Bullying.
Observação: A imagem pode ser apresentada em transparências (retroprojetor ou Data Show), ou ser impressa em número suficiente aos alunos.
Após apresentá-la, o professor deverá perguntar aos alunos o que acham dela e se já passaram por uma situação parecida – na escola ou fora dela.
Tendo ouvido as opiniões dos alunos, o professor deverá orientá-los para que dê exemplos de situações semelhantes à mostrada pela tirinha em questão, anotando-as na lousa (Fig. 2).
O professor deverá dizer que há um termo utilizado para nomear situações como a descrita na tirinha – “Bullying”, explicando o significado deste termo.
“Bullying é um termo da língua inglesa (bully = “valentão”) que se refere a todas as formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente e são exercidas por um ou mais indivíduos, causando dor e angústia, com o objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa sem ter a possibilidade ou capacidade de se defender, sendo realizadas dentro de uma relação desigual de forças ou poder.”
Fonte: http://www.brasilescola.com/sociologia/bullying.htm Acessado em: 27 de Outubro de 2010.
Após ouvir a definição dada pelo professor, os alunos deverão revisar as situações semelhantes a tirinha, verificando se são ou não práticas de Bullying.
Figura 2 – Exemplo de lousa com formas existentes de bullying escritas.
Fonte: do autor.
O professor deverá chamar a atenção dos alunos para o fato de que o Bullying deve ser evitado e combatido – principalmente por causa consequências – psicológicas e ou físicas - que provocam nas vítimas.
Nesse momento, o professor deverá ressaltar que esta aula abordará: “Bullying: o que é e quais as formas existentes.”.
Dando continuidade à aula, estando os alunos em duplas, o professor deverá apresentar aos alunos a música “Sofrendo em Silêncio” (Fig. 3), de Adriene Lima e Lélio Calhau, conforme link abaixo.
Link da Música “Sofrendo em Silêncio”:
http://www.youtube.com/watch?v=s5TqFRKYr7g Acessado em: 28 de Outubro de 2010.
Em seguida, o professor deverá promover uma discussão sobre a música em questão com os alunos. Para isso, sugerimos que o professor entregue a letra da música aos alunos, conforme o link abaixo, e peça para que eles a discutam, primeiramente em dupla e posteriormente em aula aberta.
Link da letra da música “sofrendo em Silêncio”:
http://letras.terra.com.br/mobilize/1540582/ Acessado em: 28 de Outubro de 2010.
Figura 3 – Imagem da letra da música “Sofrendo em Silêncio”.
Para facilitar esse momento, sugerimos o roteiro abaixo.
Roteiro de Discussão:
Após terminar a discussão, o professor deverá perguntar aos alunos se eles acham que o Bullying acontece só com pessoas mais tímidas ou se acontece com outros grupos, como, por exemplo, homossexuais.
Dando prosseguimento à aula, o professor deverá entregar aos alunos – em duplas - um dos textos sugeridos abaixo, e pedir para eles os leiam e discutam .
Texto A: “Estudante é condenado a indenizar colega por bullying”
Link: http://globominas.globo.com/GloboMinas/Noticias/Plantao/0,,MUL1594343-9076,00-ESTUDANTE+E+CONDENADO+A+INDENIZAR+COLEGA+POR+BULLYING.html Acessado em: 12 de Novembro de 2010.
Texto B: “Equipe da Secretaria Estadual da Educação de São Paulo vai investigar denúncia de bullying contra alunos imigrantes da Bolívia”
Link: http://oglobo.globo.com/educacao/mat/2010/09/28/equipe-da-secretaria-estadual-da-educacao-de-sao-paulo-vai-investigar-denuncia-de-bullying-contra-alunos-imigrantes-da-bolivia-922647028.asp Acessado em: 12 de Novembro de 2010.
Texto C: “Bullying causa traumas irreparáveis nos jovens”
Link: http://www.gaz.com.br/noticia/102393-bullying_causa_traumas_irreparaveis_nos_jovens.html Acessado em: 12 de Novembro de 2010.
Texto D: “Tão jovens, tão cruéis”
Link: http://www.estadao.com.br/noticias/suplementos,tao-jovens-tao-crueis,632174,0.htm Acessado em: 12 de Novembro de 2010.
Texto E: “Bullying: jovens gays contam sobre humilhações que sofreram nas escolas“
Link: http://acapa.virgula.uol.com.br/site/noticia.asp?codigo=5403 Acessado em: 12 de Novembro de 2010.
Tendo como objetivo nortear esse momento, sugerimos os roteiros abaixo:
Roteiro de Leitura e Discussão – Texto A :
Roteiro de Leitura e Discussão – Texto B :
Roteiro de Leitura e Discussão – Texto C :
Roteiro de Leitura e Discussão – Texto D:
Roteiro de Leitura e Discussão – Texto E :
De forma a socializar as informações dos textos lidos, neste momento, o professor deverá organizar os alunos em grupos, juntanto as duplas da seguinte forma:
E assim por diante.
Os membros do grupo deverão compartilhar as informações dos textos lidos - baseando-se nas respostas que deram às perguntas do roteiro de leitura e discussão - e anotar em uma folha de papel pardo ou cartolina os principais aspectos destes – apresentando-os, posteriormente, a todos da sala de aula.
O professor deverá fazer algumas perguntas aos alunos de forma a incitá-los a uma discussão. O professor poderá fazer as seguintes perguntas:
É importante que o professor medie e supervisione este momento, de forma a favorecer a participação de todos, bem como para esclarecer dúvidas e ou conceitos errôneos caso surjam.
Finalizando a aula, sugerimos que o professor oriente os alunos para que entrevistem pessoas de diversas faixas etárias sobre as dificuldades de relacionamento que experimentaram (ou experimentam) na escola – os apelidos, as intimidações e agressões – e como fizeram (ou fazem) para superar tais situações, ou se já foram agressores. Os alunos poderão entrevistar familiares, vizinhos, colegas, ou mesmo, professores.
Terminadas as entrevistas, os alunos, organizados em grupos e sob a supervisão do professor, deverão analisá-las de forma a identificar as ocorrências de Bullying na fala dos entrevistados. Juntos, os alunos deverão pensar em como os entrevistados se sentiam (sentem) agredindo ou sendo agredido por ser diferente. Ainda em grupos, os alunos deverão elaborar uma lsita de ações para evitar o Bullying na escola e na sociedade.
Sugestão: Os alunos poderão escolher as melhores ações e fazer um mural ou um cartaz para ser afixado na escola, para diminuir a sua ocorrência.
1) O professor poderá apresentar o vídeo "Novamente – Homofobia na Escola” (Fig. 4), com duração de sete minutos e quarenta e três minutos, conforme link abaixo.
Link do vídeo "Novamente – Homofobia na Escola”: http://www.youtube.com/watch?v=Px3lsoOtQrs Acessado em: 12 de Novembro de 2010.
Figura 4 – Imagem do vídeo “Novamente – Homofobia na Escola”.
Apresentado o vídeo, o professor deverá fazer algumas perguntas sobre este aos alunos:
É importante que ao final dessa atividade, os alunos tenham conhecimento da ocorrência de Bullying homofóbico, suas formas e consequências para aqueles que o sofrem.
Como recurso complementar, o professor poderá verificar a cartilha sobre Bullying.
Disponível em: http://www.tjmg.jus.br/aviso/2010/at/cartilha_cnj_bullying.pdf Acessado em: 28 de Outubro de 2010.
A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos entenderam quais conceitos estão envolvidos no Bullying, como identificar e como diminuir a incidência de situações dessa agressão. Além disso, é importante que seja avaliada a participação e envolvimento dos alunos durante as atividades.
Quatro estrelas 3 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
24/09/2014
Cinco estrelasgostei de sua opinião sobre o bullyng
28/08/2014
Quatro estrelasÓTIMA! PARABÉNS MUITO BEM ELABORADO.
01/02/2011
Cinco estrelasSão recursos educacionais excelentes que contribuem para o enriquecimento das aulas, facilita o trabalho do professor e proporcionam aos alunos uma melhor compreensão das aulas. Este vídeo vai contribuir muito para a conscientização sobre a gravidade do bullying nas escolas. Participando do curso Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC oferecido pelo E-proinfo podemos aprofundar o conhecimento quanto a utilização de novos objetos de aprendizagem.