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Pensando musicalmente a África na América

 

11/01/2011

Autor y Coautor(es)
ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elmiro Lopes da Silva, Aléxia Pádua Franco

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio História Memória
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Migrações, cultura e identidades
Ensino Médio História Cultura
Ensino Fundamental Final História Cidadania e cultura no mundo contemporâneo
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Analisar músicas/gêneros musicais produzidos na África e nas Américas pelos afrodescendentes, durante o século XX.

Valorizar a cultura africana como elemento formador do patrimônio histórico e cultural nas Américas.

Duração das atividades
07 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

África e o Tráfico negreiro

Escravidão africana na América.

Abolição da escravidão.

Cultura africana na América.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1- A África nas Américas

Nesta aula, realizaremos audições e análises musicais que documentam a herança cultural africana nas Américas.

Para esta atividade, levar a música "O Africano e o Ariano" para os alunos.

Para ouvir a música, siga os seguintes passos (a audição é gratuita):

  1. Clique no link: http://www.radio.uol.com.br/#/musica/mundo-livre-s%2Fa/o-africano-e-o-ariano/7573?action=search 
  2. Tendo clicado, você foi conduzido à Rádio UOL.
  3. Veja o nome da música, do álbum no qual ela se encontra e do artista (no caso, Mundo Livre S/A).
  4. Agora, para ouvir a música, basta clicar no "play verde" abaixo da palavra "Música" (em miniatura, mas igual à imagem a seguir):

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O AFRICANO E O ARIANO - letra

Há quatro séculos a alma africana tem sido um motor

Da inquietação, da resistência, da transgressão

O negro sempre quis sair do gueto

Fugir da opressão fazendo história

Ganhando o mundo com estilo

E é assim que a alma africana sobrevive

Com brilho e vigor em todo novo continente.

O africano foi levado para sofrer no norte e gerou,

entre outras coisas, o jazz, o blues, gospel, soul, r&b, funk, rock'n'roll

No centro, o suor africano fomentou o mambo, o ska, a salsa,

o calipso, a rumba, o reggae, dub, ragga, o merengue e a lambada, dancehall e muito mais

Mas é o ariano que ignora o africano ou é o africano que ignora o ariano?

E ao sul a inquietude africana fez nascer,

entre outros beats, o bumba, o maracatu, o afoxé, o xote, o choro, o samba,

o baião, o coco, a embolada

Entre outros, os Jacksons e os Ferreiras,

os Gonzagas e os Pixinguinhas,

as Lias, as Silvas e os Moreiras

A alma africana sempre esteve no olho do furacão

Dendê no bacalhau, legítima e generosa transgressão

É Dr. Dre e é maracatu

É hip hop e é Mestre Salú

Mas é o ariano que ignora o africano ou é o africano que ignora o ariano?

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Composição: Fred Zero Quatro (letra); Apollo 9 e Mundo Livre S/A (música)

Gravação: Mundo Livre S/A

Disco: Carnaval na obra (capa logo abaixo)

Editora: Deckdisc

Ano: 1998

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Imagem disponível em: http://2.bp.blogspot.com/_JiflXn2GA7I/SLA1-Hc7VAI/AAAAAAAAC6U/JevB3reM9b0/s320/mlsa_cnobra.jpg 

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Dinâmica sugerida para trabalhar a música acima:

  • Propor uma pesquisa sobre os gêneros musicais mencionados na letra da música.
  • Esta pesquisa deve buscar as seguintes informações acerca de cada gênero musical:

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  1. Quais grupos de pessoas desenvolveram cada gênero?
  2. Quais as origens dessas pessoas?
  3. Como essas pessoas e/ou seus antepassados chegaram à América?
  4. Em quais regiões específicas das Américas cada gênero foi criado?

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  • Outra possibilidade é uma pesquisa sobre os sobrenomes citados na letra da música, levantando informações tais como:

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  1. Quem são os artistas aos quais o autor da letra faz referência?
  2. Que gênero musical criaram ou fizeram parte?
  3. Em qual região nasceram e/ou tiveram as suas raízes musicais?
  4. Quais as origens dessas pessoas?

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Atividade 2- Comparando música africana com música afro-americana

Possibilitar aos alunos a comparação de dois artistas e duas músicas: um africano e outro afro-americano.

O objetivo deste exercício é que se perceba como a música feita nas Américas, neste caso na América do Norte, tem influência e/ou dialoga com as raízes africanas.

Os artistas são:

  • Ali Farka Touré (1939-1996) - músico africano nascido em Mali, que gravou diversos discos desde os anos 70, referência da música tradicional malinês. A sua música dialoga diretamente com o Blues norte-americano:

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Ali Farka Touré com a música "Timbarma"

 

Link do YouTube: http://www.youtube.com/watch?v=D-90bBWIyjU 

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  • Lightnin' Hopkins (1912-1982) - cantor e violonista de blues nascido em Houston/Texas, um dos blueseiros mais importantes da história do Blues norte-americano, que gravou discos desde o final dos anos 50. É notório como a sua música dialoga com a música de Ali Farka Touré.

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Lightnin' Hopkins com a música "Lonesome road"

Link do YouTube: http://www.youtube.com/watch?v=NVF-0JKLnd4 

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Questões que podem ajudar na comparação:

  1. Quais elementos são comuns à música dos artistas?
  2. Usam o mesmo instrumento?
  3. Os timbres de voz se assemelham?
  4. A forma de cantar de um lembra a do outro?

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Atividade 3- Fela Kuti e as raízes musicais dos afrodescendentes

Nesta atividade faremos a audição de uma música de FELA KUTI, músico multi-instrumentista, compositor e intérprete nigeriano, que gravou discos desde o início dos anos 70.

A música de Fela Kuti dialoga com os mais diversos gênero musicais forjados nas Américas pelos afrodescendentes.

Levar a música abaixo para os alunos.

Depois da audição, solicitar que eles, com base na pesquisa sobre os gêneros musicais criados pelos afro-americanos (atividade 1), identifiquem quais gêneros musicais americanos se assemelham com a música produzida por Fela Kuti.

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Link no YouTube: http://www.youtube.com/watch?v=-ykpwr8K3M4 

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A socialização das percepções e das pesquisas poderão ocorrer num dos meios abaixo:

  • seminário/apresentação para a turma
  • exposição em mural, interno ou externo

publicação em jornal, da escola ou de circulação local

  • elaboração de telejornal/vídeo-documentário (publicar no YouTube)
  • apresentação na feira de iniciação científica da escola

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Recursos Complementares

Sites recomendados:

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Avaliação

O ensino de História deve proporcionar ao aluno inquietar-se diante dos conteúdos, e a ter curiosidade investigativa fronte a textos e diferentes documentos. Ao mesmo tempo, intenta-se que o aluno relacione a aprendizagem escolar à sua experiência de vida, como telespectador, internauta, consumidor, constituinte de uma família e de uma sociedade – sujeito histórico, enfim.

E nesta aula o professor poderá avaliar o aprendizado em cada uma das etapas do trabalho desenvolvido:

  • através das percepções e/ou inquietações diante das músicas e gêneros musicais.
  • por meio do interesse nas pesquisas e exercícios de audição propostos.
  • e da participaçãodos na atividade de socialização da aula.
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