07/03/2011
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente | Natureza cíclica da Natureza |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
O intuito desta aula é discutir sobre as principais funções da água para os seres vivos; Expor e debater sobre o ciclo da água; Descrever a distribuição de água doce no planeta, bem como suas principais utilizações; Apresentar e discutir a problemática da poluição corpos de água e seu desperdício.
Além disso, o discente entrará em contato com gráficos e tabelas que, com o auxílio do docente, possibilitará a interpretação dos dados.
Noções sobre evaporação, transpiração e porcentagem.
Primeira aula
Distribua textos, versando sobre a importância biológica da água, a grupos de discentes para leitura e posterior discussão. Nos recursos complementares foi adicionado quatro links, contendo sugestões de textos para leitura: " A importância biológica da água para o nosso organismo"," A importância da água para a vida", "Desenvolvimento Sustentável: a importância do uso consciente da água" e "Verdades que você precisa saber sobre a água". O professor pode estimula - los a realizar pesquisas sobre o tema e levar o seu próprio texto, para sala de aula. Ao fim da leitura dos textos recomenda - se que façam uma discussão entre os grupos, destacando as principais idéias dos textos.
O professor pode utilizar questões para motivar o aluno como por exemplo: Por que planeta Terra recebe este nome, se apenas 29% da superfície terrestre é coberta por terra? Se a água irá acabar? Se não por que tantas propagandas afirmando o contrário? Os alunos concluirão que a proporção de água doce no planeta está diminuindo em relação a água salgada. Após isso, pode ser requisitado aos alunos um pesquisa, em suas residências e bairro, sobre os principais locais onde ocorre desperdício de água e, caso haja, as medidas que podem ser adotadas por eles e pela comunidade para mitificar ou reduzir a perca de água.
Segunda aula
Deverá ser explicado aos alunos o ciclo da água. Para tanto será necessário um data show ou uma sala de informática, para exibição da animação abaixo e do vídeo, nos recursos complementares há outra animação, da Universidade Estadual de Campinas, que pode ser baixada e utilizada também na aula. Caso estas ferramentas não existam na escola o docente pode utilizar o quadro branco e desenhar o ciclo da água, sempre solicitando a ajuda do aluno na descrição das etapas.
http://www.youtube.com/watch?v=g26Wk4gpkws
Com base no recurso ao lado deverá - se explicar os processos químicos envolvidos no ciclo da água e enfatizar a sua ciclicidade, evaporação, condensação, precipitação.
Uma sugestão para motivar os alunos é questionar - Por que o nível dos mares não sobe, mesmo recebendo continuamente as águas dos rios?
Ao final da aula pode ser solicitado ao aluno que desenhe o ciclo da água, nomeando as etapas e destacando a sua participação no ciclo.
Terceira aula
A figura, o gráfico e o questionário abaixo deverão ser distribuídos para os alunos, estes em grupo responderão ao solicitado.
Figura 1. Disponibilidade de água doce no mundo.
Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/pratica-pedagogica/disponibilidade-agua-planeta-493811.shtml> Acesso em 06 de março de 2011, Ás 23:40
Tabela 1. Locais de utilização de água.
Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/pratica-pedagogica/agua-usos-abusos-497855.shtml> Acesso em 06 de março de 2011, Ás 23:43
Questionário:
Quarta aula
Os alunos irão discutir as suas observações do questionário com os outros grupos orientados pelo docente.
Nome | Tipo |
---|---|
Ciclo da água | Animação/simulação |
http://www.blogdicas.com.br/a-importancia-da-agua-para-o-nosso-organismo
http://www.thalamus.org.br/zeko/dpv/agua_1.html
http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2007/01/370786.shtml
http://www.jardimdeflores.com.br/ECOLOGIA/A27verdadesdaagua.htm
http://www2.ib.unicamp.br/lte/bdc/visualizarMaterial.php?idMaterial=764
http://planetasustentavel.abril.com.br/agua/infografico.shtml
O professor pode avaliar os alunos através da sua participação nas atividades proposta ao final da cada aula, de modo que poderá observa a evolução dos alunos ao longo das aulas. Além disso, pode ser solicitado uma redação com o tema "Água e cotidiano", para verificar a utilização da linguagem específica ao tema, compreensão dos fenômenos, construção de argumentos e a elaboração de propostas.
Quatro estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
03/11/2011
Quatro estrelasObrigado pelas informações úteis.