Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Terra: planeta água

 

07/03/2011

Autor y Coautor(es)
Edson Caio Silva
imagem do usuário

NATAL - RN EE PROF ANA JULIA DE CARVALHO MOUSINHO

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Natureza cíclica da Natureza
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O intuito desta aula é discutir sobre as principais funções da água para os seres vivos; Expor e debater sobre o ciclo da água; Descrever a distribuição de água doce no planeta, bem como suas principais utilizações; Apresentar e discutir a problemática da poluição corpos de água e seu desperdício.

Além disso, o discente entrará em contato com gráficos e tabelas que, com o auxílio do docente, possibilitará a interpretação dos dados.

Duração das atividades
4 aulas de 50 min
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções sobre evaporação, transpiração e porcentagem. 

Estratégias e recursos da aula

Primeira aula

Distribua textos, versando sobre a importância biológica da água, a grupos de discentes para leitura e posterior discussão. Nos recursos complementares foi adicionado quatro links, contendo sugestões de textos para leitura: " A importância biológica da água para o nosso organismo"," A importância da água para a vida", "Desenvolvimento Sustentável: a importância do uso consciente da água" e "Verdades que você precisa saber sobre a água". O professor pode estimula - los a realizar pesquisas sobre o tema e levar o seu próprio texto, para sala de aula. Ao fim da leitura dos textos recomenda - se que façam uma discussão entre os grupos, destacando as principais idéias dos textos.

O professor pode utilizar questões para motivar o aluno como por exemplo: Por que  planeta Terra recebe este nome, se apenas 29% da superfície terrestre é coberta por terra? Se a água irá acabar? Se não por que tantas propagandas afirmando o contrário? Os alunos concluirão que a proporção de água doce no planeta está diminuindo em relação a água salgada. Após isso, pode ser requisitado aos alunos um pesquisa, em suas residências e bairro, sobre os principais locais onde ocorre desperdício de água e, caso haja, as medidas que podem ser adotadas por eles e pela comunidade para mitificar ou reduzir a perca de água.

Segunda aula

Deverá ser explicado aos alunos o ciclo da água. Para tanto será necessário um data show ou uma sala de informática, para exibição da animação abaixo e do vídeo, nos recursos complementares há outra animação, da Universidade Estadual de Campinas, que pode ser baixada e utilizada também na aula.  Caso estas ferramentas não existam na escola o docente pode utilizar o quadro branco e desenhar o ciclo da água, sempre solicitando a ajuda do aluno na descrição das etapas.

 

http://www.youtube.com/watch?v=g26Wk4gpkws

Com base no recurso ao lado deverá - se explicar os processos químicos envolvidos no ciclo da água e enfatizar a sua ciclicidade, evaporação, condensação, precipitação.

Uma sugestão para motivar os alunos é questionar - Por que o nível dos mares não sobe, mesmo recebendo continuamente as águas dos rios?

Ao final da aula pode ser solicitado ao aluno que desenhe o ciclo da água, nomeando as etapas e destacando a sua participação no ciclo.

Terceira aula

A figura, o gráfico e o questionário abaixo deverão ser distribuídos para os alunos, estes em grupo responderão ao solicitado.

 

Mapa mundi água

Figura 1. Disponibilidade de água doce no mundo.

Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/pratica-pedagogica/disponibilidade-agua-planeta-493811.shtml> Acesso em 06 de março de 2011, Ás 23:40

Usos da água

Tabela 1. Locais de utilização de água.

Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/pratica-pedagogica/agua-usos-abusos-497855.shtml> Acesso em 06 de março de 2011, Ás 23:43

Questionário:

  • Quais os países que apresentam recursos hídricos renováveis acima de 4.000 m3/ habitante?
  • O Brasil é apresentado no mapa com distribuição de água uniforme para todas as regiões, você concorda?
  • No mapa são identificadas regiões com conflitos relacionados água, cite dois destes conflitos.
  • Em qual atividade humana é utilizada a maior parte da água?
  • Pesquise com seus colegas em livros, internet sobre iniciativas para diminuir o gasto com água doce nesta atividade humana.
  • 10% da água doce é utilizada em atividade domésticas, em qual atividade doméstica é gasta mais água, crie hipóteses com seus colegas para justificar este gasto.
  • Em comparação com a média global o Brasil o utiliza 12% a mais de água na indústria. Que medidas vocês como gestores público utilizariam para reduzir o gasto de água?

 

Quarta aula

Os alunos irão discutir as suas observações do questionário com os outros grupos orientados pelo docente.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Ciclo da água Animação/simulação
Recursos Complementares
Avaliação

O professor pode avaliar os alunos através da sua participação nas atividades proposta ao final da cada aula, de modo que poderá observa a evolução dos alunos ao longo das aulas. Além disso, pode ser solicitado uma redação com o tema "Água e cotidiano", para verificar a utilização da linguagem específica ao tema, compreensão dos fenômenos, construção de argumentos e a elaboração de propostas.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.