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AS DIFERENTES RELIGIÕES NO BRASIL E NA ESCOLA

 

11/01/2011

Autor y Coautor(es)
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

LUCIANNA RIBEIRO DE LIMA; GLÁUCIA COSTA ABDALA DINIZ; FÁTIMA REZENDE NAVES DIAS

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1) Conhecer as principais religiões praticadas no Brasil.

2) Reconhecer a importância do respeito pela diversidade religiosa presente em nossa cultura.

3) Adotar uma postura ética diante de crenças religiosas de colegas e professores.

Duração das atividades
Três ou mais aulas de uma hora
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são necessários conhecimentos prévios

Estratégias e recursos da aula

COMENTÁRIOS INICIAIS AO PROFESSOR

Professor/a, partindo do princípio de que o Brasil é um país laico, ou seja, que prima pela não permissão de símbolos ou expressões religiosas em espaços públicos, garantindo a neutralidade religiosa e o pluralismo da sociedade brasileira, faz-se necessário que toda escola pública desenvolva um trabalho que promova a discussão sobre valores e princípios éticos de convivência, respeitando a diversidade religiosa presente no seu âmbito. Nesse sentido, essa aula tem o propósito de favorecer ao/a aluno/a o conhecimento das principais religiões praticadas no Brasil e na própria escola, adotando uma postura ética diante de crenças religiosas de colegas e professores.

Sugere-se que essa aula seja trabalhada com alunos/as a partir de 9 anos de idade em decorrência do tema abordado na mesma.

ATIVIDADE 1:

1º Momento: Professor/a, inicie sua aula convidando os/as alunos/as para que, divididos em grupos, ouçam a leitura de um texto e reflitam sobre seu conteúdo:

"Imagine o leitor dois adolescentes, alunos da 7ª série de uma escola pública: Anne e Beto. Anne, filha de um casal de israelitas. Beto só conhece a mãe, que veio do litoral baiano onde foi abandonado pelo companheiro. Os pais de Anne fazem questão de educá-la na tradição e religião judaicas. Quanto ao Beto, acompanha a mãe nos rituais de candomblé. Agora, dentro do horário escolar, soou o final do recreio e os alunos estão subindo para as classes. Beto e Anne, contudo, não os acompanham: devem dirigir-se para a biblioteca. É hora da aula de religião e eles não se enquadram em nenhum dos dois grupos, o católico ou o evangélico. Assim passarão esta hora na biblioteca onde, talvez, possam ler a Constituição Brasileira de 1988 que em seu artigo 5, garante que ninguém pode sofrer tratamento desigual por motivo de religião"

Trecho extraído do texto: Divisões de fé: as diferenças religiosas na escola. Antônio Luis Gomes. In AQUINO, J.G. Diferenças e Preconceito na escola- alternativas teóricas e práticas.São Paulo, Summus, 1998.

2º Momento: Após a leitura do texto acima, pergunte aos/as alunos/as se eles/as já ouviram o ditado popular que diz: "Sobre futebol, religião e política não se discute!" Pergunte a eles/as o que pensam a respeito do assunto. Levante com o grupo algumas questões em  torno do tema RELIGIÃO, a saber: Vocês concordam que não deve haver no currículo das escolas o conteúdo religião abordando uma crença específica ou doutrina? Por quê? Por que, em geral, as pessoas se desentendem quando vão discutir sobre religião? Você percebe que em nome da religião algumas pessoas discriminam e desrespeitam uns aos outros? Na sua percepção, o que a religião representa na vida das pessoas? Você frequenta alguma igreja? Relate, na sua percepção, qual é a filosofia da religião que você participa.

3º Momento: Professor/a, faça um resumo do texto " Religião no Brasil – breves apontamentos constitucionais" para que os/as alunos/as leiam em duplas e reflitam. Caso julgue conveniente, você poderá disponibilizar o texto original, e esclarecer possíveis dúvidas dos/as alunos/as à medida que estiverem lendo o mesmo. O texto está disponível no endereço abaixo:

http://jusvi.com/artigos/24066 

4º Momento: Professor/a, após a leitura do texto, convide os/as alunos/as a se sentarem em círculo para uma roda de conversa sobre o texto e posterior confecção de um cartaz com as principais informações discutidas. Deve-se ressaltar durante essa discussão o quanto é importante que se promova a igualdade e o respeito às tradições religiosas opondo-se à hegemonia de algumas crenças sobre as outras.

ATIVIDADE 2:

1º Momento: Exibir o vídeo: Pax, disponível em:

http://www.portacurtas.com.br/Filme.asp?Cod=3616  

2º Momento: Explorar o vídeo: O que o vídeo retrata? Por que os religiosos estavam reunidos? Por que houve desentendimento durante a discussão? Na sua percepção, é possível reunir pessoas com crenças religiosas diferentes para discutir uma temática?

3º Momento: Convidar os/as alunos/as para participarem de um debate sobre o tema religião semelhante ao exibido no vídeo. Participarão do debate cinco alunos/as que deverão, cada um/a, representar uma religião. Para tal, os/as alunos/as deverão pesquisar sobre a mesma. Deixe livre para os/as alunos/as decidirem se querem ou não participar do debate e qual a religião que representarão, por consenso ou sorteio. Os demais alunos/as do grupo deverão auxiliar na pesquisa sobre as principais religiões praticadas no Brasil e, no momento do debate, deverão ocupar seus lugares na plateia. Sugere-se que as religiões estudadas sejam as que prevalecem no Brasil, como foi indicado no Censo Demográfico do IBGE de 2000: católica, evangélica, espiritismo, umbanda, budismo.

Professor/a, você poderá fazer um breve levantamento das religiões dos/as alunos/as da turma para que sejam representadas no debate. Além disso, poderá recorrer a informações mais detalhadas acerca das especificidades de cada crença religiosa para auxiliar os/as alunos/as na preparação do debate, acessando os seguintes endereços: 

http://www.brazilsite.com.br/religiao/introd/menu.htm 

http://www.abril.com.br/pagina/principais_religioes.shtml 

ATIVIDADE 3:

1º momento: Construir com os/as alunos/as um Projeto de Pesquisa com o tema: Religião na Escola, constando os seguintes itens: introdução, justificativa, objetivos, metodologia, avaliação. Professor/a, para a construção desse projeto, você poderá acessar os endereços abaixo que apresentam algumas informações sobre a elaboração de  projetos de pesquisa:

Cinco etapas para realizar uma boa pesquisa escolar, disponível em:

http://revistaescola.abril.com.br/planejamento-e-avaliacao/planejamento/cinco-etapas-realizar-boa-pesquisa-escolar-607946.shtml

Iniciação científica nas séries iniciais, disponível em:

http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/fundamentos/quero-ver-mundo-427356.shtml 

2º Momento: Realizar uma pesquisa na escola para identificar a religião dos/das alunos/as e professores/as. Sugere-se que essa investigação seja feita da seguinte forma: Os/as alunos/as deverão, acompanhados pelo/a professor/a, procurar a coordenação pedagógica e/ou a direção para explicar os objetivos da pesquisa a ser realizada. Após essa etapa, organizar um horário junto com a coordenação da escola para percorrer todas as salas de aula com o intuito de aplicar um questionário com três questões a ser respondidas pelos/as alunos/as e professores/as:

Dados Pessoais:

(   )Aluno/a                          (   )Professor/a

Idade:

Sexo:

Questões:

1) Você possui alguma religião?

(  ) SIM

(  ) NÃO

2) Em caso afirmativo, escreva o nome da mesma: __________________________________________________________

3) Com que frequência participa das atividades vinculadas à sua opção religiosa?

(      ) diariamente                (     ) semanalmente               (      ) mensalmente               (      ) anualmente           

3º Momento: Os/as alunos/as pesquisadores deverão recolher os questionários e tabular os dados da seguinte forma:

Quadro 1: Quantidade de pessoas na escola que pertencem, frequentam ou praticam uma religião.

Quadro 2: Quantidade de alunos/as na escola que pertencem, frequentam ou praticam uma religião.

Quadro 3:  Quantidade de professores/as na escola que pertencem, frequentam ou praticam uma religião.

Quadro 4:  Religiões citadas e quantidade de pessoas que pratica cada uma delas.

Quadro 5: A religião mais praticada entre os/as professores/as.

Quadro 6: A religião mais praticada entre os/as alunos/as.

4º Momento: Discutir os dados com os/as alunos/as ressaltando a diversidade religiosa presente em nossa cultura e nas escolas. Promover a apresentação da pesquisa em evento aberto à toda escola, reforçando a necessidade de se garantir a igualdade de representações das diversas comunidades religiosas no espaço escolar, defendendo o caráter laico do Estado.

Recursos Complementares

Artigo: Ensino religioso nas escolas públicas. In Presença Pedagógica. Editora Dimensão, v 16, n 95, Set/out 2010.

GOMES, A. L. Divisões de fé: as diferenças religiosas na escola. In AQUINO, J.G. Diferenças e Preconceito na escola - alternativas teóricas e práticas.São Paulo, Summus, 1998.

Artigo eletrônico: As Religiões no Brasil Segundo o Censo de 2000, disponível em:

http://www.pucsp.br/rever/rv2_2003/p_antoni.pdf 

Escolas públicas e ensino religioso subsídios para a reflexão sobre o Estado laico, a escola pública e a proteção do direito à liberdade de crença e de culto, disponível em:

http://www.gper.com.br/documentos/escolas_publicas_ensino_religioso.pdf 

Texto virtual: Roseli Fischmann: "Escola pública não é lugar de religião", disponível em:

http://revistaescola.abril.com.br/politicas-publicas/legislacao/acordo-ensino-religioso-504521.shtml 

Texto virtual: Ensino religioso: lição de tolerância, disponível em:

http://revistaescola.abril.com.br/politicas-publicas/legislacao/ensino-religioso-licao-tolerancia-509322.shtml 

Avaliação

Professor/a, procure observar se os/as alunos/as puderem perceber por meio das discussões em aula que existe uma diversidade de religiões praticadas no Brasil e o quanto é importante que se tenha respeito por cada uma delas. Observe o envolvimento dos/das alunos/as na aula e o respeito à fala dos/das colegas e professores/as.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 6 calificaciones

  • Cinco estrelas 4/6 - 66,67%
  • Quatro estrelas 1/6 - 16,67%
  • Três estrelas 0/6 - 0%
  • Duas estrelas 0/6 - 0%
  • Uma estrela 1/6 - 16,67%

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Opiniones

  • ANTONIO DE MOURA FE, Instituto de Educação Superior Fatev , Piauí - dijo:
    mourafe@yahoo.com.br

    21/02/2016

    Quatro estrelas

    Ótima


  • leonardo, Leocasa , Minas Gerais - dijo:
    leolorenzo7@gmail.com

    15/11/2015

    Uma estrela

    Entendo que a escola não se pode ter uma religião predominante no ensino, mas não cabe a ela passar ensinamentos da diversidade religiosa para os alunos pois a religião é algo que se precisa ser respeitada por todos. Atrás da religião se tem toda uma historia, cultura, cabe a família a orientação religiosa de seus filhos.


  • Gisele, E.m.e.f Dom Bosco , Rio Grande do Sul - dijo:
    gi.bastos.silveira@gmail.com

    01/07/2015

    Cinco estrelas

    Excelente aula.


  • Marli, Escola Municipal Professora Martinha Nunes de Souza , Bahia - dijo:
    haykacat@hotmail.com

    01/03/2015

    Cinco estrelas

    Excelente a aula.


  • cilmar, Escola estadual Helena Kolody , Paraná - dijo:
    cilmarn@yahoo.com.br

    07/10/2013

    Cinco estrelas

    Excelente aula, parabens pela iniciativa.


  • Fátima Valente, Família , Pará - dijo:
    luigifatima@hotmail.com

    20/09/2011

    Cinco estrelas

    Achei super legal,diversificado e acessível à sala de aula.Parabéns a essa moça pelas ideias. Não é fácil trabalhar esse tema,parece,mas não é.Porém, é interessante levar pra sala de aula essa temática,tendo em vista o respeito pela crença de cada um,e que é possível adotar postura de tolerância entre as varias concepção de religião.


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