15/12/2010
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto e Mariane Éllen da Silva
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
Com as atividades propostas o aluno poderá conhecer a importância da propaganda nos dias atuais, perceber o conhecimento dos alunos sobre o que é propaganda, descobrir como construir uma propaganda, bem como confeccionar propagandas para divulgar o conhecimento da turma sobre o tema.
Para a realização desta aula, é necessário que o aluno já tenha experiência com diferentes tipos de texto tais como: parlendas, músicas, textos retirados de jornal etc.
Atividade 1
Para este momento é importante a turma ser organizada para uma roda de conversa. Iniciar o diálogo sobre a temática “propaganda”, sondando o que os alunos sabem, essa estratégia pode despertar o interesse e o envolvimento dos alunos. Para isso, instigue- os a pensarem sobre as seguintes questões:
Professor, após esta etapa inicial de sondagem, construa um cartaz, utilizando para isso cartolina, para organizar as ideias da turma sobre propaganda. Depois, afixe o cartaz no mural da sala de aula. Organize a turma para fazer uma aula de campo pela escola. Para isso, explique para a turma que o objetivo desse passeio é observar na escola: os murais e as paredes e descobrirem possíveis propagandas ali afixadas, como por exemplo: campanhas de vacinação, divulgação de peças teatrais e outras. Após esse momento de observação, os alunos poderão conversar sobre o que descobriram e a importância de ler os cartazes afixados nos murais da escola.
Agora, organize a turma em grupos de quatro ou cinco alunos e distribua uma cópia do cartaz de propaganda abaixo para cada aluno.
Fonte: http://bulletnews.files.wordpress.com/2007/10/perdigao3.jpg?w=450
Explique para a turma que cada grupo terá um tempo de aproximadamente cinco minutos para observar e conversar sobre o cartaz. Depois, solicite que cada grupo responda às seguintes questões, recorrendo ao registro escrito, para isso, utilize o caderno de Português:
Em seguida, os grupos poderão socializar as suas respostas com a turma. É importante que os alunos percebam como a propaganda é organizada e o seu objetivo.
Atividade 2
Professor, escolha com a turma um tema para que pesquisem uma propaganda sobre o mesmo. Sugerimos as seguintes temáticas:
Organize os alunos em duplas e leve-os ao Laboratório de Informática da escola. Os alunos terão como desafio escolher uma imagem de uma propaganda referente ao tema escolhido anteriormente. Veja os exemplos abaixo:
Fonte: http://www.canalkids.com.br/meioambiente/cuidandodoplaneta/imagens/cuidando.gif
Fonte: http://www.plenarinho.gov.br/brasil/imagens/dia-do-esporte12.jpg
Professor, imprima as imagens encontradas pelos alunos e em sala de aula, solicite que cada dupla explique para a turma o motivo da escolha e quais são as características e os objetivos da propaganda que encontraram. Depois, distribua uma cartolina para cada dupla e peça para que colem a imagem escolhida e depois escrevam o que compreenderam da propaganda e o que mudariam ou acrescentariam na mesma. Os cartazes poderão ser expostos na sala de aula e serem observados por toda a turma. É importante que os alunos percebam que a propaganda tem como objetivo comunicar algo e que pode ser utilizada tanto para divulgar um produto a ser vendido como uma ideia.
Agora, a turma fará uma pesquisa na internet e descobrirá os diferentes tipos de propaganda, a partir da utilização de diferentes mídias. Nossa sugestão é que os alunos reflitam sobre as diferentes maneiras de fazer uma propaganda. Para isso, leve a turma ao Laboratório de Informática e acesse os sítios sugeridos abaixo:
Propaganda com recurso de áudio:
Campanha de vacinação contra a paralisia infantil acontece hoje no país todo
Propaganda com recurso de cartazes:
Fonte: http://www.jota7.com/img/noticias/cartaz_vaci-infantil_2008.jpg
Propaganda com recurso de vídeo:
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=TeyXad_boCg
Após as observações das três modalidades de propaganda apresentadas, solicite que os alunos falem sobre qual modalidade chamou mais a atenção e mais interessou a cada um. Depois, construa um cartaz coletivo com a turma contendo as especificidades de cada modalidade de propaganda observada pelos alunos. Em seguida, afixe os cartazes no mural da sala de aula.
Atividade 3
Agora, com o objetivo de ampliar e divulgar os conhecimentos da turma sobre propaganda, que tal organizar os alunos em grupos de quatro ou cinco participantes e propor uma atividade de construção de uma propaganda? Para isso, converse com a turma sobre o cotidiano da escola e que poderão fazer uma propaganda de algo do seu dia a dia para ser divulgado pela escola. Temas como: a importância de se colocar o lixo no lixo, fechar a torneira após lavar as mãos, reciclagem, jogos escolares e outros são relevantes para que a turma construa propagandas divulgando e comunicando algo para os demais sujeitos da comunidade escolar.
Professor, é importante que no momento da confecção da propaganda, os alunos observem os seguintes aspectos de uma propaganda:
Circulação: cartazes a serem expostos nos murais da escola.
Emissor: alunos.
Receptor: comunidade escolar.
Objetivo: divulgar a importância dos cuidados com o lixo e a água na escola.
Depois, você poderá fazer cópias das propagandas dos alunos e distribuir, juntamente com a turma, para as outras turmas e servidores da escola. A propaganda dos cuidados com o meio ambiente e com a escola também poderá ser feita através da rádio da escola (se houver), sendo que os alunos poderão elaborar uma fala e fazer a sua divulgação pela rádio. Também sugerimos que a turma seja dividida em grupos de quatro ou cinco alunos com o objetivo de organizarem uma propaganda sobre o tema do cotidiano escolar escolhido, a partir de uma dramatização. Após todos terminarem a organização, apresentarão para a turma e você professor, deverá filmar esse momento. Depois, agende um horário com as outras turmas da escola para que assistam as propagandas feitas pelos alunos.
Para outras informações sobre o trabalho com Propaganda, sugerimos o livro:
CURTO, Lluís Maruny et. al. Escrever e Ler. Vol 2. Materiais e Recursos para a sala de aula. Porto Alegre, Artmed, 2003
.
A avaliação necessita permear todo o processo de aprendizagem. Professor, em cada atividade você poderá observar e registrar as possíveis dúvidas e dificuldades apresentadas pelos alunos. É importante perceber se os objetivos elencados foram alcançados pela turma e avaliar se necessita de mais atividades ou mesmo retomar algumas já realizadas para efetivar o desenvolvimento dos alunos sobre a temática “propaganda”.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
20/05/2011
Cinco estrelasParabéns pela excelente aula! As sugestões contribuem muito com a minha prática pedagógica no sentido de oportunizar ao aluno uma vivência que possibilita aliar o ensino ao dia a dia do aluno. A propaganda é realmente algo fundamental que precisamos trabalhar de forma consciente na escola.