Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Propaganda: vamos divulgar nossos conhecimentos?

 

15/12/2010

Autor y Coautor(es)
LUCIANA SOARES MUNIZ
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto e Mariane Éllen da Silva

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com as atividades propostas o aluno poderá conhecer a importância da propaganda nos dias atuais, perceber o conhecimento dos alunos sobre o que é propaganda, descobrir como construir uma propaganda, bem como confeccionar propagandas para divulgar o conhecimento da turma sobre o tema.

Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – três (3) atividades de sessenta (60) minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula, é necessário que o aluno já tenha experiência com diferentes tipos de texto tais como: parlendas, músicas, textos retirados de jornal etc.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1

Para este momento é importante a turma ser organizada para uma roda de conversa. Iniciar o diálogo sobre a temática “propaganda”, sondando o que os alunos sabem, essa estratégia pode despertar o interesse e o envolvimento dos alunos. Para isso, instigue- os a pensarem sobre as seguintes questões:

  • O que é uma propaganda?
  • Para que ela serve?
  • Como ela é organizada?
  • Em que lugares você já viu uma propaganda?

Professor, após esta etapa inicial de sondagem, construa um cartaz, utilizando para isso cartolina, para organizar as ideias da turma sobre propaganda. Depois, afixe o cartaz no mural da sala de aula. Organize a turma para fazer uma aula de campo pela escola. Para isso, explique para a turma que o objetivo desse passeio é observar na escola: os murais e as paredes e descobrirem possíveis propagandas ali afixadas, como por exemplo: campanhas de vacinação, divulgação de peças teatrais e outras. Após esse momento de observação, os alunos poderão conversar sobre o que descobriram e a importância de ler os cartazes afixados nos murais da escola.

Agora, organize a turma em grupos de quatro ou cinco alunos e distribua uma cópia do cartaz de propaganda abaixo para cada aluno.

Fonte: http://bulletnews.files.wordpress.com/2007/10/perdigao3.jpg?w=450 

Explique para a turma que cada grupo terá um tempo de aproximadamente cinco minutos para observar e conversar sobre o cartaz. Depois, solicite que cada grupo responda às seguintes questões, recorrendo ao registro escrito, para isso, utilize o caderno de Português:

  • Qual o objetivo da propaganda?
  • Sobre o que é a propaganda?
  • Vocês se interessaram pelo produto oferecido?
  • Para que público de pessoas a propaganda foi pensada?
  • O que mais chamou a atenção de vocês na propaganda?

Em seguida, os grupos poderão socializar as suas respostas com a turma. É importante que os alunos percebam como a propaganda é organizada e o seu objetivo.

Atividade 2

Professor, escolha com a turma um tema para que pesquisem uma propaganda sobre o mesmo. Sugerimos as seguintes temáticas:

  • Meio ambiente;
  • Saúde;
  • Esportes.

Organize os alunos em duplas e leve-os ao Laboratório de Informática da escola. Os alunos terão como desafio escolher uma imagem de uma propaganda referente ao tema escolhido anteriormente. Veja os exemplos abaixo:

 

Fonte: http://www.canalkids.com.br/meioambiente/cuidandodoplaneta/imagens/cuidando.gif  

Fonte: http://www.plenarinho.gov.br/brasil/imagens/dia-do-esporte12.jpg 

Professor, imprima as imagens encontradas pelos alunos e em sala de aula, solicite que cada dupla explique para a turma o motivo da escolha e quais são as características e os objetivos da propaganda que encontraram. Depois, distribua uma cartolina para cada dupla e peça para que colem a imagem escolhida e depois escrevam o que compreenderam da propaganda e o que mudariam ou acrescentariam na mesma. Os cartazes poderão ser expostos na sala de aula e serem observados por toda a turma. É importante que os alunos percebam que a propaganda tem como objetivo comunicar algo e que pode ser utilizada tanto para divulgar um produto a ser vendido como uma ideia.

Agora, a turma fará uma pesquisa na internet e descobrirá os diferentes tipos de propaganda, a partir da utilização de diferentes mídias. Nossa sugestão é que os alunos reflitam sobre as diferentes maneiras de fazer uma propaganda. Para isso, leve a turma ao Laboratório de Informática e acesse os sítios sugeridos abaixo:

Propaganda com recurso de áudio:

Campanha de vacinação contra a paralisia infantil acontece hoje no país todo  

Fonte: http://cbn.globoradio.globo.com/editorias/pais/2010/06/12/CAMPANHA-DE-VACINACAO-CONTRA-A-PARALISIA-INFANTIL-ACONTECE-HOJE-NO-PAIS-TODO.htm 

Propaganda com recurso de cartazes:

Fonte: http://www.jota7.com/img/noticias/cartaz_vaci-infantil_2008.jpg 

Propaganda com recurso de vídeo:

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=TeyXad_boCg 

Após as observações das três modalidades de propaganda apresentadas, solicite que os alunos falem sobre qual modalidade chamou mais a atenção e mais interessou a cada um. Depois, construa um cartaz coletivo com a turma contendo as especificidades de cada modalidade de propaganda observada pelos alunos. Em seguida, afixe os cartazes no mural da sala de aula.

Atividade 3

Agora, com o objetivo de ampliar e divulgar os conhecimentos da turma sobre propaganda, que tal organizar os alunos em grupos de quatro ou cinco participantes e propor uma atividade de construção de uma propaganda? Para isso, converse com a turma sobre o cotidiano da escola e que poderão fazer uma propaganda de algo do seu dia a dia para ser divulgado pela escola. Temas como: a importância de se colocar o lixo no lixo, fechar a torneira após lavar as mãos, reciclagem, jogos escolares e outros são relevantes para que a turma construa propagandas divulgando e comunicando algo para os demais sujeitos da comunidade escolar.

Professor, é importante que no momento da confecção da propaganda, os alunos observem os  seguintes aspectos de uma propaganda:

Circulação: cartazes a serem expostos nos murais da escola.

Emissor: alunos.

Receptor: comunidade escolar.

Objetivo: divulgar a importância dos cuidados com o lixo e a água na escola.

Depois, você poderá fazer cópias das propagandas dos alunos e distribuir, juntamente com a turma, para as outras turmas e servidores da escola. A propaganda dos cuidados com o meio ambiente e com a escola também poderá ser feita através da rádio da escola (se houver), sendo que os alunos poderão elaborar uma fala e fazer a sua divulgação pela rádio. Também sugerimos que a turma seja dividida em grupos de quatro ou cinco alunos com o objetivo de organizarem uma propaganda sobre o tema do cotidiano escolar escolhido, a partir de uma dramatização. Após todos terminarem a organização, apresentarão para a turma e você professor, deverá filmar esse momento. Depois, agende um horário com as outras turmas da escola para que assistam as propagandas feitas pelos alunos.

Recursos Complementares

Para outras informações sobre o trabalho com Propaganda, sugerimos o livro:

CURTO, Lluís Maruny et. al. Escrever e Ler. Vol 2. Materiais e Recursos para a sala de aula. Porto Alegre, Artmed, 2003

.

Avaliação

A avaliação necessita permear todo o processo de aprendizagem. Professor, em cada atividade você poderá observar e registrar as possíveis dúvidas e dificuldades apresentadas pelos alunos. É importante perceber se os objetivos elencados foram alcançados pela turma e avaliar se necessita de mais atividades ou mesmo retomar algumas já realizadas para efetivar o desenvolvimento dos alunos sobre a temática “propaganda”.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Lara Soares de Lima, Escola Aquarela , Minas Gerais - dijo:
    limalara.lima7@gmail.com

    20/05/2011

    Cinco estrelas

    Parabéns pela excelente aula! As sugestões contribuem muito com a minha prática pedagógica no sentido de oportunizar ao aluno uma vivência que possibilita aliar o ensino ao dia a dia do aluno. A propaganda é realmente algo fundamental que precisamos trabalhar de forma consciente na escola.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.