Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Descobertas sobre o habitat, a reprodução e o modo de respiração dos peixes

 

07/12/2010

Autor y Coautor(es)
LUCIANA SOARES MUNIZ
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto e Mariane Éllen da Silva

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com as atividades propostas o aluno poderá conceituar peixes, descobrir o habitat dos peixes, conhecer os hábitos alimentares de diferentes espécies de peixes, desvendar a forma como os peixes respiram, conhecer a forma como os peixes se reproduzem, conhecer os peixes que vivem em aquário, descobrir como cuidar de um aquário, construir um aquário, conhecer as diferentes formas de pescar utilizadas pelo homem, observar como se limpa um peixe para ser preparado para a alimentação humana, bem como ampliar os conhecimentos sobre o período da piracema e a importância de respeitá-lo.

Duração das atividades
Aproximadamente 300 minutos – cinco (5) atividades de sessenta (60) minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor, para a realização da aula proposta sobre peixes, é importante que o aluno já tenha vivenciado no cotidiano escolar, momentos de troca de ideias sobre questões ambientais e que percebam a importância dos cuidados com a natureza.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1

Professor, inicie a aula com a turma organizada em uma roda de conversa. Utilize esse momento para dialogar com a turma a respeito das suas hipóteses sobre o que são peixes. É importante propiciar a participação de todos. Comece a trabalhar com a temática “Peixes” através de uma música muito conhecida pelas crianças. Para isso, providencie para cada aluno uma cópia da letra da música “Peixe Vivo”, sugerida abaixo. Leia e cante com a turma.

Peixe Vivo

Temas Diversos

Composição: Roberto Carlos   

Como pode o peixe vivo

Viver fora da água fria

Como pode o peixe vivo

Viver fora da água fria

Como poderei viver

Como poderei viver

Sem a tua, sem a tua

Sem a tua companhia

Sem a tua, sem a tua

Sem a tua companhia

Os pastores desta aldeia

Já me fazem zombaria

Os pastores desta aldeia

Já me fazem zombaria

Por me verem assim chorando

Por me verem assim chorando

Sem a tua, sem a tua

Sem a tua companhia

Sem a tua, sem a tua

Sem a tua companhia   

Fonte: http://letras.terra.com.br/temas-diversos/183986/ 

A partir da música, trabalhe com a turma o habitat natural dos peixes, a água, e assim como a água é importante para o peixe, a letra da música ressalta a importância da amizade para os seres humanos. Os alunos poderão fazer, em uma folha de papel em branco, uma ilustração que represente a letra da música. Cada um apresentará a sua produção para o grupo e depois poderá afixá-la no mural da sala de aula.

Depois, organize os alunos em duplas e leve-os ao Laboratório de Informática da escola e acesse o sítio abaixo:  

O que são peixes?

Fonte: http://www.saudeanimal.com.br/peixe1.htm 

Faça a leitura do texto com a turma e possibilite que compreendam que os peixes são animais vertebrados aquáticos de sangue frio. Professor, sugerimos que construa um cartaz coletivo com a turma, contendo as informações obtidas sobre o que são peixes.

Atividade 2

Fonte: Acervo da Autora

Professor, agora dialogue com a turma sobre os peixes que vivem em aquário. É importante que os alunos percebam a importância de escolhermos a espécie correta de peixe para colocar em um aquário e o modo de cuidar do aquário. Para isso, organize os alunos em duplas e proponha que façam a leitura do texto online sugerido abaixo e assistam ao vídeo no próprio sítio:

Peixes de aquário

Fonte: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/noticias/bichos-e-plantas/vida-longa-aos-peixes/ 

Depois desse momento, elabore com a turma uma lista dos cuidados necessários que precisamos ter com um aquário. Essa lista poderá ser inserida em um cartaz que deverá  ficar afixado na parede da sala de aula. Veja algumas informações importantes que o cartaz pode conter:

  • As características dos peixes escolhidos;
  • Necessidade do aquário ter bom sistema de iluminação e de filtragem.

Agora, chegou um momento de construir um aquário com a turma e escolher um peixe para viver nele. Escolha uma espécie de peixe para colocar no aquário. Sugerimos peixe Betta e por isso o aquário não poderá ser muito grande. Antes de providenciar o peixe, faça uma pesquisa com a turma sobre as características e os cuidados necessários com o peixe Betta. Depois, é só providenciar o aquário, as pedras próprias para aquário, a ração para Betta e o peixe. Uma das características do peixe Betta é que ele vive sozinho, pois é considerado muito brigão e não pode ficar com outro peixe. Assim, que o peixe chegar na sala de aula, construa com os alunos uma Certidão de Nascimento para ele. É importante fazer uma comparação com o próprio documento de Certidão de Nascimento dos alunos. Cada aluno receberá uma cópia da atividade abaixo e preencherá. O nome poderá ser escolhido e votado pela turma e cada um deverá fazer um desenho na forma do losango, representando o peixe da sala:

Professor, possibilite um momento de observação do peixe pela turma. É importante que percebam como o peixe respira. Veja a foto abaixo:

Desvendar a forma como os peixes respiram

Foto 1: Atividade de observação da respiração do peixe Betta pelos alunos do 1º ano do ensino fundamental no ano de 2009, na Escola de Educação Básica da UFU, realizada pela professora Luciana Soares Muniz.

Professor, a partir da observação os alunos poderão perceber que os peixes abrem e fecham a boca a todo momento para possibilitar que a água entre em seu corpo e que nas laterais existe uma parte do corpo do peixe que abre e fecha, local onde as brânquias se localizam e fazem a respiração do peixe. Através da imagem abaixo, você poderá dispor de outro recurso para ilustrar o processo pelo qual ocorre a respiração dos peixes.

Fonte: http://www.netxplica.com/figuras_netxplica/exanac/branquias.1.png 

Após a observação e o diálogo com a turma sobre a respiração dos peixes, providencie papel craft e recorte as partes básicas de um corpo de um peixe tais como: cabeça, corpo e nadadeiras. Depois, organize a turma em uma roda e possibilite que todos possam participar, colando uma parte do peixe no cartaz. Nomeie as partes do corpo do peixe no desenho com os aluno e depois solicite que  representem por meio de desenho o habitat do peixe. Depois, afixe o cartaz com a turma no mural da escola para que toda a comunidade escolar possa aprender com a turma sobre os peixes.

   

Foto 2: Atividade de colagem, representando o corpo e a respiração do peixe Betta pelos alunos do 1º ano do ensino fundamental no ano de 2009, na escola de Educação Básica da UFU, realizada pela professora Luciana Soares Muniz.

O mesmo trabalho poderá ser feito no caderno de Ciências dos alunos, porém com as partes do peixe recortadas em tamanho menor. Veja a imagem abaixo:

Foto 3: Atividade de colagem, representando o corpo e a respiração do peixe Betta pelos alunos do 1º ano do ensino fundamental no ano de 2009, na escola de Educação Básica da UFU, realizada pela professora Luciana Soares Muniz.

Nos cadernos, cada aluno poderá dar um nome para o seu peixe e escrevê-lo abaixo do peixe representado por eles. Possibilite um momento para que todos possam socializar as suas produções com a turma.

Atividade 4

Professor, para essa atividade, propomos que os alunos façam algumas descobertas sobre os peixes. Para isso, organize os alunos em duplas. Depois, leve-os  para o Laboratório de Informática da escola e acesse os sítios sugeridos abaixo:

Como os peixes nadam em cardumes sem trombar uns nos outros?

Fonte: http://mundoestranho.abril.com.br/mundoanimal/pergunta_412289.shtml 

No sítio sugerido acima e a leitura do texto online, os alunos poderão descobrir o significado de cardume e a sua importância para os peixes. Nesse sentido, os alunos poderão compreender a importância da visão para os peixes.

Cavalo Marinho 

Fonte: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/videos/2010/agosto/assim-e-que-nascem-os-cavalos-marinhos 

No vídeo sugerido acima, a turma poderá observar como ocorre o nascimento dos Cavalos Marinhos e descobrir que nessa espécie, são os machos que carregam os filhotes na barriga.   

Dentes de Peixe

Fonte: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/revista/revista-chc-2006/165/voce-sabia-que-peixe-tem-dente/?searchterm=None

Professor, após a leitura do texto online sugerido acima, leve a turma para frente de um espelho e propicie um momento de observação dos dentes. Depois, solicite que façam o seguinte registro no caderno de Ciências:  

Legal! Estamos fazendo muitas descobertas sobre os peixes. Depois de saber como são os dentes dos peixes e de observarmos nossos dentes no espelho, faça um desenho demonstrando:

Dentes de peixe:

Nossos dentes:

Agora, possibilite um momento de socialização das atividades realizadas pelos alunos. Assim, cada aluno poderá mostrar para a turma o seu próprio registro.

Atividade 5

Professor, leve a turma ao Laboratório de Informática e acesse os sítios sugeridos abaixo para descobrir mais sobre o habitat dos peixes e sobre a classificação dos mesmos.  

Recifes e Corais

Fonte: http://www.smartkids.com.br/especiais/fundo-do-mar-recifes-de-corais.html 

A partir do sítio sugerido acima os alunos poderão conhecer os diferentes tipos de recifes de corais: Existem 3 tipos de recifes de corais, são eles:

Recifes superficiais -  ficam perto das costas e ao redor das ilhas.

Recifes de Barreira - ficam a certa distância da costa.

Atóis - se formam quando uma ilha vulcânica desaparece.

Agora, acesse o sítio abaixo:

Classificação dos Peixes

Fonte: http://www.smartkids.com.br/especiais/fundo-do-mar-classificacao-peixes.html 

A partir do sítio sugerido os alunos poderão classificar os peixes de acordo com o lugar em que vivem. Para consolidar os conhecimentos, organize a turma em três grupos e explique que cada grupo terá como desafio pesquisar e descobrir mais sobre um dos temas abaixo:

Grupo 1: Peixes que vivem em mar aberto.

Grupo 2: Peixes que vivem nos fundos.

Grupo 3: Peixes que vivem nas profundezas.

Os alunos poderão pesquisar na internet e fazer um resumo das informações obtidas. Depois, disponibilize um cartaz para cada grupo organizar as ideias, se achar interessante poderá imprimir imagens referentes às temáticas dos grupos para ilustrar o trabalho. Em seguida, cada grupo poderá apresentar para a turma o trabalho realizado. 

Professor, para realizar um trabalho de conscientização com a turma  sobre os cuidados que precisamos ter com o fundo do mar, para a sobrevivência dos peixes, organize os alunos em duplas e leve-os ao Laboratório de Informática e acesse o sítio abaixo:

Cuidando do Fundo do Mar

Fonte: http://www.smartkids.com.br/desenhos-animados/animacoes-fundo-do-mar.html 

Após assistirem ao vídeo, escolha com a turma um personagem para defender o fundo do mar. Depois de escolhido, os alunos poderão confeccioná-lo com papel colorido e colá-lo em uma cartolina. Em seguida, organize os alunos em grupos de quatro ou cinco alunos e proponha que cada grupo elabore uma frase de defesa ao fundo do mar e suas espécies. Cole ou escreva as frases no cartaz com o personagem escolhido e afixe o cartaz no mural da escola.

Um assunto importante para ser trabalhado com a turma é a Piracema, por isso, organize os alunos em duplas e leve-os ao Laboratório de Informática. É importante conversar com a turma sobre o que os alunos já pescaram e se conhecem algum pescador. Se for possível, convide um pescador profissional para oferecer uma palestra sobre os instrumentos utilizados na pescaria, como limpar um peixe e como podemos prepará-lo para comer. Veja as fotos abaixo:

Foto 4: Aula com os pescadores Osiris, Antônio e Alberonis oferecida ao alunos do 1º ano do ensino fundamental no ano de 2009, na escola de Educação Básica da UFU, realizada pela professora Luciana Soares Muniz.

Após o diálogo com o pescador, organize um registro no caderno de Ciências, possibilitando que as crianças escrevam o que descobriram e depois façam um belo desenho. Veja o registro de uma aluna do 1º ano do ensino fundamental:

Foto 5: Registro da aula com os pescadores Osiris, Antônio e Alberonis realizado por uma aluno do 1º ano do ensino fundamental no ano de 2009, na escola de Educação Básica da UFU, com orientação da professora Luciana Soares Muniz.

Agora, leve a turma ao Laboratório de Informática e acesse os sítios abaixo para que os alunos possam descobrir o que é Piracema e a sua importância para o meio ambiente.

Piracema 

Fonte: http://www.ondasnet.com.br/ibama/pira.htm 

 

Fonte: http://mundoestranho.abril.com.br/ambiente/pergunta_286256.shtml    

Agora, construa com a turma um texto coletivo sobre pescaria e piracema contemplando a ideia de que a piracema é o período de reprodução dos peixes e que nessa época a pesca é proibida. Professor, é importante instigar a participação de todos os alunos. Em seguida, os alunos poderão copiar o texto no caderno de Ciências e você poderá tirar cópias do texto para que a turma distribua para a comunidade escolar com o intuito de divulgar o conhecimento da turma sobre a temática “Peixes”.

Recursos Complementares
Avaliação

Professor, a avaliação deve permear todo o processo de aprendizagem. Por isso, em cada atividade a observação e o registro das possíveis dúvidas e dificuldades apresentadas pelos alunos são fundamentais. É importante perceber se os objetivos elencados foram alcançados pela turma e avaliar se necessita de mais atividades ou mesmo retomar algumas já realizadas para efetivar o desenvolvimento dos alunos sobre a temática “Peixes”.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.