25/01/2011
Andréa Marques Leão Doescher
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Saúde | Construção da identidade e da auto-estima |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
Ensino Médio | Sociologia | Indivíduo, identidade e socialização |
Não há necessidades que conhecimentos prévios sejam trabalhados pelo professor com os alunos para o desenvolvimento da aula.
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Análise de letras de música;
- Trabalho em Grupo;
- Uso do laboratório de informática.
O professor deverá iniciar a aula perguntando aos alunos quais tipos de música eles gostam e suas músicas favoritas. Após ouvir as respostas dos alunos, o professor deverá apresentar a eles o vídeo “Músicas da Minha Vida: Sandy canta música que marcou namoro com Lucas “, com duração de 4 minutos e 36 segundos, conforme link abaixo.
Link do vídeo “Músicas da Minha Vida: Sandy canta música que marcou namoro com Lucas”: http://www.youtube.com/watch?v=MGJU7KYCRy8 Acessado em: 14 de Novembro de 2010.
Tendo apresentado o vídeo, o professor deverá promover uma discussão sobre este, de forma que os alunos deem suas impressões sobre o que assistiram – o que acharam, qual o tema que o vídeo trata etc.
Após discutirem o vídeo, o professor deverá fazer as seguintes perguntas aos alunos:
Após ouvir as respostas dos alunos, o professor deverá ressaltar que o tema dessas aulas é a “música e a influência desta na vida das pessoas”.
Dando continuidade à aula, tendo como objetivo comparar a linguagem utilizada nas músicas com a utilizada pelos adolescentes no seu cotidiano, sugerimos que o professor organize os alunos em grupos de até 4 componentes. Em seguida, o professor deverá entregar a cada grupo a letra de uma das músicas sugeridas nos links abaixo, e pedir para que os alunos leiam e discutam a linguagem utilizada na música em questão, bem como se a música reflete a realidade vivida por eles.
Link da letra da música “Tá vendo aquela lua - Exaltasamba”: http://letras.terra.com.br/exaltasamba-musicas/1665222/
Link da letra da música “E aí já era – Jorge Mateus”: http://letras.terra.com.br/jorge-mateus/1715329/
Link da letra da música “Levo comigo - Restart”: http://letras.terra.com.br/restart/1521908/
Link da letra da música “One Time – Justin Bieber” Traduzida: http://letras.terra.com.br/justin-bieber/1475662/traducao.html
Observações:
1. Sugerimos que todas as letras das músicas sejam trabalhadas por, pelo menos, um grupo.
2. Embora tenhamos sugerido algumas letras de músicas para serem utilizadas nesse momento, lembramos que o professor poderá escolher outras, podendo ser estas as mencionadas pelos alunos no início da aula. É importante, contudo, levar em consideração a realidade dos alunos e da comunidade em que a escola está inserida na escolha das músicas.
Para nortear a leitura e discussão das letras das músicas, sugerimos o roteiro abaixo.
Roteiro para Leitura e Discussão:
Após isto, os grupos deverão compartilhar as respostas que deram às perguntas do roteiro de discussão. É importante que o professor medie esse momento, sanando possíveis dúvidas e ou corrigindo conceitos errôneos que possam surgir.
Nesse momento, objetivando discutir a influência que os músicos exercem na vida dos adolescentes, principalmente na construção da identidade, sugerimos que o professor apresente as imagens abaixo (Figs. 1, 2, 3 e 4) aos alunos.
Figura 1 – Foto de Fiuk.
Fonte: http://www.caras.com.br/imagens/113392/20091028151420_113392_large_fiuk.jpg Acessado em: 05 de Novembro de 2010.
Figura 2 – Foto do MC Dodô.
Fonte: http://www2.uol.com.br/bandasdegaragem/images/cds/capa1212086010.jpg Acessado em: 05 de Novembro de 2010.
Figura 3 – Foto dos integrantes da Banda Restart.
Fonte: http://froog.com.br/wp-content/uploads/2010/03/banda-restart.jpg Acessado em: 04 de Novembro de 2010.
Figura 4 – Foto do Justin Bieber.
Fonte: http://duard.org/fotos-do-justin-bieber-veja-fotos-do-cantor-justin-biber/fotos-do-justin-bieber-muitas-fotos-06/ Acessado em: 04 de Novembro de 2010.
Após apresentar as imagens aos alunos, o professor deverá perguntar a eles se conhecem tais músicos e se conhecem pessoas que procuram ser como eles - seja na forma de se vestir, na forma de falar, na forma de agir etc. É importante que os alunos tenham a oportunidade de refletir sobre a influência dos músicos e bandas na vida das pessoas, principalmente na vida de jovens.
Caso o professor prefira, os alunos poderão se sentar em círculo para facilitar o “bate-papo”.
Para nortear esse momento, sugerimos o roteiro abaixo.
Roteiro para o “Bate-papo”:
Ao término desse “bate-papo”, é importante que os alunos tenham conhecimento da influência que os músicos exercem na vida das pessoas, principalmente na dos adolescentes, e que é importante saber dosá-la, para que ao invés de construir sua identidade pessoal, não se tornar uma cópia de certa celebridade.
Finalizando a aula, com o objetivo de sintetizar o que foi discutido nas atividades, sugerimos que os alunos, sob a supervisão do professor, escrevam letras músicas, conforme um dos temas sugeridos abaixo, utilizando a linguagem própria da comunidade em que fazem parte.
Com o auxílio do professor, os alunos deverão compor melodias para as músicas criadas e poderão apresentá-las aos demais colegas da escola.
Sugestão: Os alunos poderão criar um festival de música na escola em que todos interessados (alunos ou professores) poderão tocar suas músicas favoritas ou suas próprias criações e todos poderão votar no artista favorito. Neste festival, os alunos terão a oportunidade de se expressar - seja pela música ou pela forma de se vestir.
Caso o professor tenha interesse, ele poderá ler o texto “A importância da música” (disponível em: http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/1496893 Acessado em: 04 de Novembro de 2010), ou ainda, o texto “A importância da Música na Escola” (disponível em: http://www.escolapaulofreire.com.br/hpprof/valeria/importancia_musica.htm Acessado em: 04 de Novembro de 2010).
A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos compreenderam a importância da música na vida e na criação da identidade das pessoas. Além disso, é importante que seja avaliada a participação e envolvimento dos alunos durante as atividades.
Cinco estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
03/04/2011
Cinco estrelasAula interessante a ser desenvolvida com jovens/adolescentes que gostam de meditar sobre a vida, fazer críticas, etc.
11/03/2011
Cinco estrelasOi Estela! Achei muito massa sua aula! Agora você poderia me sugerir outras aulas ou assuntos para trabalhar após essa aula? Abração!