Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


A tecnologia para melhoria da higiene ambiental: preservação da saúde humana.

 

08/12/2010

Autor y Coautor(es)
PATRICIA LUCIA GALVAO DA COSTA
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfírio Ribeiro Will

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Papel das tecnologias na construção de paisagens urbanas e rurais
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Saúde Correlações entre meio ambiente e saúde
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Discutir sobre o saneamento básico para compreender a importância do uso de tecnologia para manutenção da saúde;
  • Apropriar-se das novas técnicas de reciclagem e destino do lixo para evitar a proliferação de seres que transmitem doenças às pessoas;
  • Investigar no seu entorno o destino da água servida para propor solução para os problemas de sua comunidade.
Duração das atividades
3 aulas de 40 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Saneamento básico; técnicas de reciclagem;

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 – Buscar informações sobre saneamento básico e estabelecer um dialogo a partir dos novos conhecimentos. 

1º momento: De início, questione aos alunos o que sabem sobre saneamento básico. Em seguida selecione a cartilha do SENAI/BA, 2004 para fazer uma leitura, passando página por página.

 

Disponível em: http://www.youblisher.com/p/44796-Cartilha-SAUDE-E-melhor-pra-todos-nos

Inicie a leitura com o seguinte procedimento: 

  • leve os alunos á sala de multimídia, ou consiga uma cópia da revista, abra o site e solicite que eles observem a capa e façam a leitura do título; 
  • pressuponham qual o conteúdo que será abordado pela cartilha; passe para a página dois, para que façam uma descrição da cidade apresentada no desenho e destaquem o que mais chama atenção;
  • iniciem a leitura da cartilha na própria tela do computador (pode usar lupa);
  • destaquem as doenças que os seres humanos podem adquirir quando não tem saneamento básico. Leia com atenção e discuta o conteúdo da página 10, sobre saneamento básico e complete as palavras cruzadas da página 11;
  • destaquem as atitudes erradas representadas pelas crianças que aparecem na revista;
  • aponte alternativas para lugares que não tem saneamento básico.   
  •      

2º momento: Faça uma aula passeio com a turma em algum lugar de sua cidade para observar esgotos a céu aberto,  para fazer uma filmagem e/ou e fotografar, registrando o  problema da educação da população e o descaso das autoridades sanitárias com o meio ambiente e a saúde humana.  

3º momento: Monte um painel, fazendo uma exposição fotográfica na escola, para isso, os alunos se dividem em diferentes pontos da exposição com a finalidade de alertar as pessoas sobre essa realidade, fazendo uma campanha educativa. Para ajudar aos alunos a se preparar para a campanha, ofereça material de leitura e faça discussão e organização da campanha. Essa é uma forma das crianças aprenderem o conteúdo escolar em função da educação dos seus semelhantes, de participar da sua comunidade como cidadão ativo.  

Sugestão de textos:

 http://pt.wikipedia.org/wiki/Saneamento 

http://www.brasilescola.com/geografia/tratamento-de-agua-e-esgoto.htm      

Atividade 2

1º momento: Leve os alunos para a para a sala de multimídia e em duplas e podem realizar “o jogo da reciclagem”, disponível em:

http://iguinho.ig.com.br/jogo_reciclagem.html

Cada parceiro joga duas vezes e no final observam quem fez mais pontos. Em seguida, cada dupla tem cinco minutos para lembrar quais os materiais que conseguiram colocar nas lixeiras da coleta seletiva. Outros jogos podem ser desenvolvidos com a turma, além de desenvolver o conhecimento sobre a coleta seletiva, simultaneamente desenvolverão a habilidade de rapidez e agilidade de controle do mouse.    

Jogo da reciclagem da TV Ra Tim  Bum -

http://www.tvratimbum.com.br/secoes/jogos/?id=30

2º momento:   Faça um jogo rápido de reconhecimento do depósito de lixo, você diz o nome do resíduo e os alunos dizem a cor da lata.

Exemplo: garrafa de vidro (verde), caixa de papelão (azul), copo descartável (vermelho) e assim, fale em voz alta e aponte o aluno que deve identificar a cor, quem acertar, pega na caixa uma cartela com alguma informação sobre lixo e ler em voz alta.    

Fonte: http://www.pajeu.com.br/seletiva_p.htm 

3º momento: Assista aos vídeos do Youtube sobre técnicas de reciclagem do lixo.

No video1,  os alunos devem registrar os passos para reciclagem do lixo,  listar o tipo de lixo usado na produção de energia; expressar o que se faz das cinzas dos resíduos.

No vídeo 2, ouvir a explicação sobre a reciclagem do lixo e sua transformação em gás. Ao final fazer um relatório e compartilhar com a turma.

Professor promova um debate em sala de aula sobre as tecnologias de reciclagem do lixo e a responsabilidade de cada um com a coleta seletiva.  

Vídeo 1 http://www.youtube.com/watch?v=GXadAG2NhlM&feature=related    

Vídeo 2  http://www.youtube.com/watch?v=GjTdptl8P-Y&feature=related

Atividade 3  

1º momento :  Assistir ao filme “pardinho sim, sujo não” e fazer uma analise do filme, destacando as condições do Rio Pardo, as atitudes das pessoas, falta de educação dos seres humanos e responsabilidade dos órgãos públicos. Relacionar a limpeza do rio à manutenção da vida.  

No inicio pode passar o vídeo 1 e o 2,  em seguida passa o vídeo  3.

Vídeo 1 - desenho  animado lixo   http://www.youtube.com/watch?v=qVP9QAvufhk 

Vídeo 2 - desenho  animado lixo http://www.youtube.com/watch?v=sK7q0IjnD_o&NR=1   

Vídeo 3 – Pardinho sim, sujo não http://www.youtube.com/watch?v=j3PEXQ69DsA

2º momento:   Faça uma leitura do texto “lixo o que podemos fazer diante desse problema?” http://www.planetaorganico.com.br/meiolixo1.htm e oriente a montagem de um projeto de observação, cada aluno observa na sua rua e no seu bairro o  lixo encontrado, anota no caderno e no dia seguinte se reuni com seus pares e analisa o que há de semelhante entre a observação de um e do outro, fazem o  registro escrito e faz a explanação verbal.  

3º momento: Traga para sala de aula potes de sorvetes pintados na cor verde, vermelho, amarelo e azul. Coloque vários lixos em uma bandeja e os alunos fazem a seleção e colocam no deposito correto. Poderá separar alguns lixos de material plástico, papel, metal e vidro. Chame alguns alunos e os mesmos vão colocando os lixos nos depósitos equivalente aos da coleta seletiva. Cole os nomes em cada depósito para que eles percebam se colocaram os lixos nos recipientes corretos e se não tiver colocado, transferir do local. Finalize este momento falando da importância de se reutilizar o lixo. Ao final, faça uma síntese  falando do funcionamento do esgoto sanitário e de sua importância para a saúde da população.

O site http://www.esgotoevida.org.br/saude_saneamento.php trata do funcionamento o sistema de saneamento . Você pode ampliar a imagem deste site em um cartaz e explicar o  funcionamento de uma rede de esgoto..         

Recursos Complementares
Avaliação

Avaliar se os alunos se apropriaram dos conhecimentos referentes:

- ao saneamento básico e compreenderam a importância do uso de tecnologia para manutenção da saúde;

- as novas técnicas de reciclagem

Se perceberam a importancia da reciclagem para evitar a proliferação de seres que transmitem doenças às pessoas;

Se investigaram no seu entorno, o destino da água servida e apresentaram soluções para os problemas de sua comunidade.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.