08/12/2010
Raimunda Porfírio Ribeiro Will
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Papel das tecnologias na construção de paisagens urbanas e rurais |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Inicial | Saúde | Correlações entre meio ambiente e saúde |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Conservando o ambiente |
Saneamento básico; técnicas de reciclagem;
Atividade 1 – Buscar informações sobre saneamento básico e estabelecer um dialogo a partir dos novos conhecimentos.
1º momento: De início, questione aos alunos o que sabem sobre saneamento básico. Em seguida selecione a cartilha do SENAI/BA, 2004 para fazer uma leitura, passando página por página.
Disponível em: http://www.youblisher.com/p/44796-Cartilha-SAUDE-E-melhor-pra-todos-nos
Inicie a leitura com o seguinte procedimento:
2º momento: Faça uma aula passeio com a turma em algum lugar de sua cidade para observar esgotos a céu aberto, para fazer uma filmagem e/ou e fotografar, registrando o problema da educação da população e o descaso das autoridades sanitárias com o meio ambiente e a saúde humana.
3º momento: Monte um painel, fazendo uma exposição fotográfica na escola, para isso, os alunos se dividem em diferentes pontos da exposição com a finalidade de alertar as pessoas sobre essa realidade, fazendo uma campanha educativa. Para ajudar aos alunos a se preparar para a campanha, ofereça material de leitura e faça discussão e organização da campanha. Essa é uma forma das crianças aprenderem o conteúdo escolar em função da educação dos seus semelhantes, de participar da sua comunidade como cidadão ativo.
Sugestão de textos:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Saneamento
http://www.brasilescola.com/geografia/tratamento-de-agua-e-esgoto.htm
Atividade 2
1º momento: Leve os alunos para a para a sala de multimídia e em duplas e podem realizar “o jogo da reciclagem”, disponível em:
http://iguinho.ig.com.br/jogo_reciclagem.html
Cada parceiro joga duas vezes e no final observam quem fez mais pontos. Em seguida, cada dupla tem cinco minutos para lembrar quais os materiais que conseguiram colocar nas lixeiras da coleta seletiva. Outros jogos podem ser desenvolvidos com a turma, além de desenvolver o conhecimento sobre a coleta seletiva, simultaneamente desenvolverão a habilidade de rapidez e agilidade de controle do mouse.
Jogo da reciclagem da TV Ra Tim Bum -
http://www.tvratimbum.com.br/secoes/jogos/?id=30
2º momento: Faça um jogo rápido de reconhecimento do depósito de lixo, você diz o nome do resíduo e os alunos dizem a cor da lata.
Exemplo: garrafa de vidro (verde), caixa de papelão (azul), copo descartável (vermelho) e assim, fale em voz alta e aponte o aluno que deve identificar a cor, quem acertar, pega na caixa uma cartela com alguma informação sobre lixo e ler em voz alta.
Fonte: http://www.pajeu.com.br/seletiva_p.htm
3º momento: Assista aos vídeos do Youtube sobre técnicas de reciclagem do lixo.
No video1, os alunos devem registrar os passos para reciclagem do lixo, listar o tipo de lixo usado na produção de energia; expressar o que se faz das cinzas dos resíduos.
No vídeo 2, ouvir a explicação sobre a reciclagem do lixo e sua transformação em gás. Ao final fazer um relatório e compartilhar com a turma.
Professor promova um debate em sala de aula sobre as tecnologias de reciclagem do lixo e a responsabilidade de cada um com a coleta seletiva.
Vídeo 1 http://www.youtube.com/watch?v=GXadAG2NhlM&feature=related
Vídeo 2 http://www.youtube.com/watch?v=GjTdptl8P-Y&feature=related
Atividade 3
1º momento : Assistir ao filme “pardinho sim, sujo não” e fazer uma analise do filme, destacando as condições do Rio Pardo, as atitudes das pessoas, falta de educação dos seres humanos e responsabilidade dos órgãos públicos. Relacionar a limpeza do rio à manutenção da vida.
No inicio pode passar o vídeo 1 e o 2, em seguida passa o vídeo 3.
Vídeo 1 - desenho animado lixo http://www.youtube.com/watch?v=qVP9QAvufhk
Vídeo 2 - desenho animado lixo http://www.youtube.com/watch?v=sK7q0IjnD_o&NR=1
Vídeo 3 – Pardinho sim, sujo não http://www.youtube.com/watch?v=j3PEXQ69DsA
2º momento: Faça uma leitura do texto “lixo o que podemos fazer diante desse problema?” http://www.planetaorganico.com.br/meiolixo1.htm e oriente a montagem de um projeto de observação, cada aluno observa na sua rua e no seu bairro o lixo encontrado, anota no caderno e no dia seguinte se reuni com seus pares e analisa o que há de semelhante entre a observação de um e do outro, fazem o registro escrito e faz a explanação verbal.
3º momento: Traga para sala de aula potes de sorvetes pintados na cor verde, vermelho, amarelo e azul. Coloque vários lixos em uma bandeja e os alunos fazem a seleção e colocam no deposito correto. Poderá separar alguns lixos de material plástico, papel, metal e vidro. Chame alguns alunos e os mesmos vão colocando os lixos nos depósitos equivalente aos da coleta seletiva. Cole os nomes em cada depósito para que eles percebam se colocaram os lixos nos recipientes corretos e se não tiver colocado, transferir do local. Finalize este momento falando da importância de se reutilizar o lixo. Ao final, faça uma síntese falando do funcionamento do esgoto sanitário e de sua importância para a saúde da população.
O site http://www.esgotoevida.org.br/saude_saneamento.php trata do funcionamento o sistema de saneamento . Você pode ampliar a imagem deste site em um cartaz e explicar o funcionamento de uma rede de esgoto..
Material didático para complementar a aula.
http://www.youtube.com/watch?v=8GuQMlVhGO8&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=ik2WzNt3waU
http://www.planetaorganico.com.br/meiolixo1.htm
Avaliar se os alunos se apropriaram dos conhecimentos referentes:
- ao saneamento básico e compreenderam a importância do uso de tecnologia para manutenção da saúde;
- as novas técnicas de reciclagem
Se perceberam a importancia da reciclagem para evitar a proliferação de seres que transmitem doenças às pessoas;
Se investigaram no seu entorno, o destino da água servida e apresentaram soluções para os problemas de sua comunidade.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!