Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Aprendendo sobre os vegetais

 

16/12/2010

Autor y Coautor(es)
ELIANA APARECIDA CARLETO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer alguns locais onde os vegetais são cultivados;
  • Reconhecer alimentos de origem vegetal;
  • Pesquisar os cuidados que os vegetais necessitam;
  • Expressar conhecimentos sobre o cultivo de vegetais;
  • Enumerar vegetais que consome no seu dia a dia;
  • Extrair do texto as informações básicas;
  • Cultivar um vegetal;
  • Compartilhar conhecimentos e opiniões.
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – quatro (4) atividades de sessenta (60) minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realização desta atividade é importante que os alunos tenham noção do que são seres vivos.  

Estratégias e recursos da aula

1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Professor, sabemos que conhecer todos os seres vivos é uma tarefa difícil, porém é importante os alunos saberem que os seres vivos são seres animais e vegetais que existem na natureza. Todos os seres vivos possuem ciclos de vida parecidos, eles basicamente nascem, crescem, reproduzem e morrem, é a lei da natureza. E que de forma geral, os seres vivos se diferenciam dos objetos que não têm vida por serem capazes de agir ou reagir diante das circunstâncias do ambiente. Aproveite e dialogue com os alunos sobre os vegetais. Você poderá indagar:

* O que são vegetais?

Onde podemos encontrar os vegetais?

Os vegetais vivem em todos os lugares?

Quais são os cuidados que devemos ter com os vegetais?

O que os vegetais precisam para se desenvolver?

Alguém já plantou um vegetal? Qual?  

Os vegetais são todos iguais?      

Quais os vegetais que vocês conhecem?

Após o diálogo explique aos alunos que costumamos chamar os vegetais de plantas.

Algumas plantas vivem na terra. Outras crescem na água ou apoiadas em outras plantas.

As plantas produzem parte do oxigênio que respiramos.

Para se desenvolver, a maioria das plantas precisa de ar, água, luz, calor e terra fofa. Existem vegetais nos mais variados ambientes.

Apresente à turma imagens de alguns vegetais e converse com os alunos sobre eles. Você poderá utilizar as imagens abaixo:

Fonte: Imagens 1, 2 e 3- Acervo da autora

Imagem 4- http://www.axeopoajagunna.jex.com.br/religiao+sustentabilidade/vitoria+regia+osibata     

Tarefa de casa

Realizado o diálogo solicite aos seus alunos que façam uma pesquisa em suas casas sobre vegetais. Instrua-os para consultarem diferentes fontes de pesquisas: livros, revistas, jornais, internet ou fazerem entrevista com um adulto. Eles deverão descobrir porque os vegetais são importantes para o Planeta Terra, deverão ainda, escreverem o nome de diferentes tipos de vegetais, onde eles são cultivados, e qual a sua utilidade para o homem. Peça que registrem suas descobertas em uma folha de papel em branco e se for possível, tragam a/s imagem/ns do/s vegetal/is que pesquisaram.

2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, retome a atividade realizada em casa. Converse com os alunos a respeito das informações que trouxeram sobre vegetais. Escreva na lousa os dados coletados. No final, solicite que registrem as informações no caderno de Ciências. Você poderá fazer assim:

REGISTRANDO

NOSSAS DESCOBERTAS SOBRE VEGETAIS

Fizemos uma pesquisa sobre as plantas (vegetais) e descobrimos que elas são muito importantes para a vida na Terra. Sem elas não haveria vida na Terra, pois fornecem alimento e matérias primas e produzem oxigênio. Elas são indispensáveis para nossa vida.

As plantas são seres vivos do reino vegetal (fornecem grande quantidade de vitaminas, fibras e sais minerais). Elas crescem em quase todas as partes do mundo.

As plantas nos fornecem alimentos, remédios, madeira para construção de móveis, materiais para fabricação de papel e carvão, resinas para a indústria de tintas e vernizes, dentre outros.

Nós comemos as plantas ou seus frutos, como é o caso das maçãs, ervilhas ou batatas. Mas, mesmo quando preferimos carnes ou leite, dependemos das plantas, pois elas, por sua vez, fazem parte da dieta dos animais – boi, vaca, aves e outros – que são abatidos para nosso consumo.

Os vegetais são cultivados em diferentes espaços: hortas caseiras, quintais, estufas, hidroponia (sistema de cultivo, dentro de estufas, onde as plantas não crescem fixadas no solo; os nutrientes que a planta precisa para seu desenvolvimento e produção são fornecidos somente por água), grandes extensões rurais (arroz, feijão, trigo, etc), dentre outros.

Agora, vamos desenhar alguns vegetais. (A critério do aluno).

Minha opinião sobre esta atividade é: ..................................................

3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.   

VEGETAIS NA ALIMENTAÇÃO

 Professor, explore as imagens abaixo. Comece perguntando aos alunos: Quais dos vegetais apresentados vocês conhecem?

Fonte: Acervo da autora

Incentive os alunos a entrarem em contato com a diversidade de hábitos alimentares.

Convide-os a expor o que costumam comer. Isso é importante, pois muitos alunos não são conscientes de seus próprios hábitos alimentares e muitas vezes não têm noção de que outras pessoas e familiares podem ter hábitos alimentares diferentes. Você poderá valer-se das aulas Alimentar-se bem  e  Pirâmide alimentar: é preciso ter um alimentação saudável disponíveis respectivamente nos sítios

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20687 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23683 

Continue indagando:       

* Quais vegetais usados na sua alimentação você reconhece nas imagens apresentadas anteriormente?       

* Na sua casa costuma-se comer frutas e verduras? Quais?       

* Se você tivesse de escolher entre duas sobremesas, uma salada de frutas e um brigadeiro, por exemplo, qual você escolheria? Por quê?       

* Qual é o seu fruto preferido? Você sabe como é a planta de onde ele vem?       

* Você conhece:      

  . Alguma semente utilizada na nossa alimentação?

   .  Uma raiz que podemos comer?

   .  Folhas usadas na alimentação humana?

Professor, entregue para cada o aluno, de forma impressa, as imagens a seguir. (Se preferir você poderá solicitar que os alunos recortem imagens de revistas ou panfletos de propaganda de supermercado. Selecione alguns vegetais para realizar a atividade proposta).

Peça que os alunos colem as imagens no caderno de Ciências. Registre na lousa e peça para que copiem: Observe as imagens abaixo:

 Fonte: Acervo da autora

Converse com o colega que está assentado ao seu lado e descubra:

a- Os nomes dos vegetais.

b- As partes dos vegetais observados, que nós comemos.

c- Formas que podemos prepará-las.

Professor, após essas descobertas pergunte:

a- Sua família costuma comprar algum dos vegetais observados acima?

b- Você gosta de se alimentar com algum dos vegetais observados? Justifique sua resposta.

c- Que tal preparar uma salada bem gostosa e degustar com seus colegas?

d- Faça uma lista dos vegetais que você irá utilizar em sua salada e dos ingredientes necessários para temperá-la.

Combine com o professor e os colegas o que cada um irá trazer.

Agende o dia, prepare os vegetais para a salada: peça ajuda para mãe ou outro responsável para lavá-los e cortá-los.

Monte a salada numa travessa. Prepare o tempero, ou os temperos e traga para sala de aula.

Apresente aos colegas a sua salada. Informe os ingredientes e a forma como foi preparada.

Depois é só comer.

Professor, a realização desta atividade prática requer algumas informações: Comente com os alunos a importância de se lavar bem os alimentos antes de ingerí-los. Se julgar oportuno, você poderá utilizar os sítios

http://www.cultivando.com.br/alimentacao_e_saude_seguranca_alimentar_cuidados_com_vegetais.html ou  

http://guiadicas.net/como-lavar-verduras/ (Acesso 10/11/2010).  

A partir desta atividade estimule os alunos a conhecerem mais tipos de saladas. Você poderá trabalhar diferentes receitas, mostrar fotos, assistir vídeos, dentre outros.

4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 DEGUSTAÇÃO DE SALADAS

 Professor, organize as carteiras dos alunos em círculo ou da forma que achar adequada para que as apresentações das saladas sejam observadas por todos.Você poderá fazer assim:

Cada aluno, na sua vez, apresenta a salada que preparou dizendo o nome, os ingredientes e como foi preparada.

Caso algum colega queira fazer algum questionamento poderá fazê-lo. Se necessário faça intervenções para maiores esclarecimentos.

Veja imagens desta atividade realizada com alunos do 3o ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia.

Fonte: Acervo da autora

Ao final da atividade proponha que os alunos façam uma produção de texto tendo como temática a atividade vivenciada.

5ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 Se em sua escola você tiver disponibilidade de recursos multimídia sugerimos que assistam os vídeos postados nos sítios:

http://www.youtube.com/watch?v=NNa-i0Sgt6c&feature=fvw  

http://www.youtube.com/watch?v=PtuV5BhdZLg&feature=related  

http://www.youtube.com/watch?v=AX9L3HHnfjo&feature=related  

http://www.youtube.com/watch?v=Cz4b4q-zr5U&feature=related  

http://www.youtube.com/watch?v=J7ilKCp8S50&feature=related  

http://www.youtube.com/watch?v=fXcEmV5X3d8&feature=related  (Acesso em 09/11/2010). 

É importante que no final da atividade você pergunte a opinião dos alunos sobre os vídeos que assistiram. Peça que justifiquem a resposta.

Recursos Complementares
Avaliação

Professor, as situações de avaliação devem permear todo o processo de ensino e aprendizagem. Tanto professor quanto aluno devem avaliar a coerência das explicações, os procedimentos que escolhem, as atitudes que adotam, e em função dessas avaliações devem tomar decisões sobre o fazer diário da prática educativa. Observe se você tem dado oportunidade para seus alunos expor suas ideias, você poderá observar suas atitudes durante as diferentes atividades de diálogo que foram propostas. Quanto aos alunos verifique se eles foram capazes de: conhecer alguns locais onde os vegetais são cultivados; reconhecer alimentos de origem vegetal; enumerar vegetais que consomem no seu dia a dia; extrair do texto as informações básicas; cultivar um vegetal; e também compartilhar conhecimentos e opiniões.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.