Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


As estações do ano - Uma atividade multidisciplinar

 

02/01/2012

Autor y Coautor(es)
MARCELO DE OLIVEIRA SOUZA
imagem do usuário

CAMPOS DOS GOYTACAZES - RJ Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Terra e universo
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Seres humanos e o meio ambiente
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Compreender a razão da existência das estações do ano.

- Utilizar uma relação interdisciplinar entre as disciplinas de Ciências e Artes a partir da realização de uma atividade prática com pinturas e músicas clássicas.
Duração das atividades
60 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Movimentos da Terra e da Lua.

Estratégias e recursos da aula

Essa atividade tem como objetivo a utilização de imagens e músicas para ilustrar a apresentação da causa astronômica  das estações do ano. É uma oportunidade para o desenvolvimento de uma atividade multidisciplinar. Como imagens utilizamos para ilustrar a estação das flores, a Primavera, quadros clássicos de Boticelli, Renoir, Monet, e outros. Na música usamos movimentos dos quatro concertos que compõem “As Quatro Estações” de Antonio Vivaldi. 

Para realizar esta atividade, é necessário um computador com acesso a internet para que o professor possa acessar os arquivos disponibilizados para auxiliar o desenvolvimento da atividade. Aula que combina exposição de imagens e apresentação de músicas.

1o Momento
 
Essa atividade tem como objetivo a utilização de imagens e músicas para ilustrar a apresentação da causa astronômica  das estações do ano. É uma oportunidade para o desenvolvimento de uma atividade multidisciplinar. Como imagens utilizamos para ilustrar a estação das flores, a Primavera, quadros clássicos de Boticelli, Renoir, Monet, e outros. Na música usamos movimentos dos quatro concertos que compõem “As Quatro Estações” de Antonio Vivaldi. 
 
O professor pode elaborar um roteiro de atividades multidisciplinar com a utilização de imagens e músicas associadas ao início da Primavera.
 
Algumas referências sobre os movimentos da Terra e as Estações do Ano são:
 
Usamos os seguintes movimentos dos quatro concertos que compõem “As 
Quatro Estações” de Antonio Vivaldi:
Primavera - Allegro – 1º. Movimento
Verão – Presto – 3º. Movimento
Outono – Allegro – 1º. Movimento ou o 3º. Movimento (devido ao estilo que consideramos para selecionar as músicas, qualquer uma das duas podem ser utilizadas)
Inverno – Allegro non Molto – 1º. Movimento
 
Os arquivos com as músicas poderão ser obtidos gratuitamente no endereço: http://en.wikipedia.org/wiki/The_Four_Seasons_(Vivaldi)
Os arquivos estão em formato .ogg. Para executá-lo no Windows Media Player é necessário instalar o arquivo disponível em:  http://www.xiph.org/dshow/
Como imagens utilizamos reproduções (em arquivos digitais) dos quadros:
Pierre Auguste Renoir - Buquê de flores da primavera - http://unawe.passeiopeloceu.org/images/renoir-bouquet-of-spring-flowers.jpg
Pierre Auguste Renoir - Duas Irmãs (No Terraço) -  http://unawe.passeiopeloceu.org/images/Renoir-Two-sister-on-the-terrace.jpg
Pierre Auguste Renoir - Monet pintando em seu jardim em Argenteuil -  http://unawe.passeiopeloceu.org/images/Renoir-%20monet-painting.jpg
Claude Monet - Primavera em Giverny -  http://unawe.passeiopeloceu.org/images/monet-giverny-spring.jpg
Victor Gabriel Gilbert - Arrumando as flores para um buquê da Primavera -  http://unawe.passeiopeloceu.org/images/Gilbert_Victor-Arranging_Flowers_For_A_Spring_Bouquet.jpg
 
Imagens dessas quadros podem ser acessados na página  do Programa UNAWE referente a essa atividade:  http://unawe.passeiopeloceu.org/estacoes.html
 
Além das imagens sugeridas devem ser incluídas imagens obtidas pelos estudantes dos locais onde eles vivem. As imagens devem ser solicitadas aos estudantes em aulas anteriores. Associando sempre o início das estações com a distinta realidade das diversas regiões do Brasil. Para a apresentação das imagens deve ser utilizado um projetor multimídia ou, no caso de não haver disponibilidade na escola, pode ser utilizada a tela de um computador. Para poder ouvir as músicas o melhor recursos seria um computador tendo acoplado um bom alto-falante. A atividade deverá ser realizada na sala de aula ou na sala de informática. Um auditório também seria uma boa opção. O importante é que o ambiente escolhido tenha os equipamentos necessários para a realização com sucesso da atividade.   
 
2o Momento
 
As experiências que temos tido indicam que ainda um grande número de estudantes e professores associa as estações do ano a distância entre a Terra e o Sol. Esse fato demonstra a necessidade de realizar atividades como as propostas aqui. Os solstícios e equinócios também são  momentos propícios para a realização de atividades multidisciplinares. Para a apresentação da causa das estações do ano, a inclinação do eixo da Terra e o seu movimento de revolução em torno do Sol, utilizamos uma esfera de isopor para representar a Terra e uma fonte luminosa (uma luminária, ...) para representar o Sol. É muito importante apresentar essas informações. 
Abaixo representação do modelo com a utilização de uma bola de isopor.
 
Estações
Imagem representando o modelo Terra-Sol com a utilização de uma bola de isopor e uma lâmpada 
Autoria da imagem: Marcelo de Oliveira Souza
 
Para a apresentação das estações do ano para alunos com deficiência auditiva utilizem como referência o vídeo abaixo:
 
 
Abaixo mais algumas informações sobre as estações do ano em distintas regiões do Brasil:
"Grande parte da população mundial está concentrada em regiões localizadas entre o trópico de Câncer e o Pólo Norte. As pessoas que vivem nessas regiões percebem as estações do ano de modo distinto da que nós as percebemos. Dentro de nosso país também há grandes diferenças na forma como são percebidas as estações do ano nas regiões localizadas mais ao Norte, em relação as regiões localizadas mais ao Sul. As pessoas que vivem na região Norte e em parte da região Nordeste não tem as estações bem definidas em seu cotidiano. Consideram somente dois períodos no ano, o inverno, o período das chuvas, e o verão, o período da “seca”. De aproximadamente Novembro a Maio vivem no período do inverno. É o período das chuvas. Não há baixas temperaturas. De aproximadamente Junho a Outubro vivem no período da verão. É o período da seca. Uma realidade distinta da que se vive, por exemplo, no Rio de Janeiro. Com as mudanças climáticas algumas alterações vêm ocorrendo, em todas as regiões do Brasil. Em 2010 durante o verão em grande parte do Brasil, tivemos um período de intensas chuvas, nas regiões próximas do equador ocorreu um período de estiagem, atípico para essa época. Na minha época de estudante éramos apresentados a estações do ano bem definidas. Imagens de regiões com neve no inverno eram apresentadas nos livros didáticos. Muito pouca informação sobre as distintas formas de perceber as estações do ano em nosso país. Espero que essa realidade tenha mudado. Abaixo apresento um relato particular:

"Participei em Manaus, no início de fevereiro de 2011, do XIX Simpósio Nacional de Ensino de Física. Na chegada sou informado por várias gentes que nesse momento no Amazonas é Inverno. Olho para o termômetro e o vejo marcando uma temperatura acima dos 30º C. Um dia quente, com temperatura alta. Como pode ser Inverno em fevereiro com temperaturas tão altas? Em todos os locais as gentes repetem a mesma informação. Estamos no Inverno. Um pouco mais tarde começa a chover. Fato que se repete em Manaus quase todos os dias nessa época do ano. Uma gente apresenta uma explicação para a definição do Inverno para as gentes que moram em Manaus. Para eles o ano é dividido somente em duas estações. O período das chuvas e o período no qual não chove com tanta freqüência. Durante todo o ano a temperatura é muito alta. Sempre é muito quente. Mas no período das chuvas as temperaturas são um pouco mais baixas. Assim muitas gentes chamam esse período de Inverno. Outros preferem considerar que somente há o verão com chuva e o verão sem chuvas. De qualquer forma todas as gentes alertam: A partir de julho as temperaturas são muito mais altas. Alguns até relatam ter vivido momentos de grande angústia pelas altas temperaturas desse período. A grande umidade presente no ar faz com que a sensação térmica seja equivalente a temperaturas mais altas do que as registradas nos termômetros. Popularmente as estações determinadas pelo regime das chuvas são definidas da seguinte forma: Inverno, a estação chuvosa e o Verão, a estação da seca. A estação chuvosa compreende aproximadamente o período de Novembro a Maio e a estação da seca compreende aproximadamente o período de junho a outubro.  A definição tradicional das estações do ano não pode ser utilizada na região Norte do Brasil e também em outras regiões Brasileiras. Uma questão que sempre surge é o porquê de os estudantes Brasileiros não receberem informações precisas sobre o Brasil. Basta olhar os livros didáticos utilizados nas escolas. Qual livro apresenta informações reais sobre o clima nessas regiões Brasileiras? Sempre vejo os estudantes citando as quatro estações do ano como uma realidade para todo o Brasil. Os meios de comunicação fazem também a mesma coisa. Apresentam o início das estações sem informar que estão associadas ao movimento da Terra em torno do Sol e a inclinação do eixo da Terra e que não possuem uma relação direta com o clima em algumas regiões da Terra. Como é o caso da região Norte do Brasil. Esse é somente um exemplo que mostra o nosso desconhecimento sobre o nosso belo País. Uma Nação que precisa ser descoberta e valorizada pelas gentes Brasileiras.”

Autor do texto: Marcelo de Oliveira Souza - publicado em coluna semanal no jornal o O Diário de Campos dos Goytacazes em fevereiro de 2011.

Dessa forma possui grande importância a apresentação de informações precisas sobre a realidade vivida pela população nas diferentes regiões do Brasil.
 
As próximas estações do ano terão início em:
 
2012
Equinócio de Outono – 20 de março às 02:14h
Solstício de Inverno – 20 de junho às 20:09h
Equinócio de Primavera – 22 de setembro às 11:49h
Solstício de Verão – 21 de dezembro às 08:12h
Horário de Brasília. Durante o horário de verão adicione 1 hora
 
3o Momento
 
Após a apresentação das informações relativas ao clima e aos equinócios e solstícios, sugerimos que nesse momento seja organizada um debate com os estudantes sobre a relação entre o clima e os solstícios e equinócios. Nesse debate deve ser considerada as diferenças regionais. Um tema muito importante são as diferenças entre o clima na região Norte e parte da região Nordeste e as demais regiões do Brasil, e como as pessoas que vivem nessas regiões percebem as estações do ano. Um outro tema de destaque é a questão dos meios de comunicação. Os noticiários não teriam que informar sobre essas diferenças? E as revistas, jornais e livros didáticos não teriam que apresentar essa questão?  
Recursos Complementares

Material Utilizado: Computador com recursos multimídia (ou aparelho de som), internet, sistema de projeção de imagens.

Algumas referências sobre os movimentos da Terra e as Estações do Ano são:
 
Usamos os seguintes movimentos dos quatro concertos que compõem “As Quatro Estações” de Antonio Vivaldi:
Primavera - Allegro – 1º. Movimento
Verão – Presto – 3º. Movimento
Outono – Allegro – 1º. Movimento ou o 3º. Movimento (devido ao estilo que consideramos para selecionar as músicas, qualquer uma das duas podem ser utilizadas)
Inverno – Allegro non Molto – 1º. Movimento
Os arquivos com as músicas poderão ser obtidos gratuitamente no endereço:
Os arquivos estão em formato .ogg. Para executá-lo no Windows Media Player é necessário instalar o arquivo disponível em: http://www.xiph.org/dshow/
Avaliação

Avaliação oral identificando se os estudantes conseguem associar às estações do ano ao movimento da Terra em torno do Sol e também analisando a capacidade dos estudantes em associar as estações as manifestações artísticas apresentadas.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.