Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Recursos naturais, como utilizá-los

 

22/11/2010

Autor y Coautor(es)
Amélia Pereira Batista Porto
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Lízia Maria Porto Ramos

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Recursos tecnológicos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar recursos renováveis e não-renováveis;

Reconhecer as ações humanas como agentes que interferem e podem provocar mudanças na paisagem.

Duração das atividades
4h/a
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são necessários conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Introdução: uma abordagem para o professor   

Ao planejar uma aula torna-se imprescindível que o professor se informe sobre o assunto, buscando em fontes variadas diferentes abordagens sobre o tema em estudo. Por outro lado, para que ocorra uma melhoria do ensino de ciências é importante participar de reflexões que envolvam as práticas educativas, investigação das concepções de ensinar, de aprender e de avaliar, dentre outros.

É importante considerar que somos eternos aprendizes: nas nossas relações com o outro; nas nossas relações com o conhecimento e com o mundo a nossa volta; nas nossas trocas com os teóricos que lemos e com os educadores que admiramos; e que também somos aprendizes de nossos aprendizes, daqueles que por nossa intermediação têm acesso e se apropriam dos saberes da ciência.

O tema desta aula foi escolhido, pois permite aos alunos refletirem sobre um problema atual relacionado à sustentabilidade ambiental; recursos renováveis e não renováveis e como utilizá-los. Esperamos que as atividades propostas e o encaminhamento metodológico aliados ao seu fazer pedagógico contribuam para a reflexão do tema pelos alunos e para a formação da sua consciência ambiental.

Recursos naturais renováveis e não-renováveis

http://helenarego.files.wordpress.com/2009/06/floresta.jpg - Acessado em 18/11/10 às 19:32. 

O homem é parte integrante da natureza e, desde o seu surgimento na Terra, sempre contou com o que ela lhe oferecia, como alimento, água e abrigo, itens essenciais para sua sobrevivência. Em todas as etapas históricas a humanidade fez uso da natureza, primeiramente para o seu próprio sustento e mais tarde para produzir excedente, especialmente após a Revolução Industrial.

As sociedades capitalistas, que buscam incessantemente o lucro, extraem cada vez mais elementos da natureza, denominados de recursos naturais.

São considerados recursos naturais tudo aquilo que é necessário ao homem e que se encontra na natureza, dentre os quais podemos citar: o solo, a água, o oxigênio, energia oriunda do Sol, as florestas, os animais, dentre outros. Os recursos naturais são classificados em dois grupos distintos: os recursos naturais não renováveis e os recursos naturais renováveis.

Os recursos naturais não renováveis abrangem todos os elementos que são usados nas atividades antrópicas, e que não têm capacidade de renovação. Com esse aspecto temos: o alumínio, o ferro, o petróleo, o ouro, o estanho, o níquel e muitos outros. Isso quer dizer que quanto mais se extrai, mais as reservas diminuem, diante desse fato é importante adotar medidas de consumo comedido, poupando recursos para o futuro.

Já os recursos naturais renováveis detêm a capacidade de renovação após serem utilizados pelo homem em suas atividades produtivas. Os recursos com tais características são: florestas, água e solo. Caso haja o uso ponderado de tais recursos, certamente não se esgotarão.

Por Eduardo de Freitas/ Graduado em Geografia/ Equipe Brasil Escola

http://www.brasilescola.com/geografia/os-recursos-naturais.htm - Acesso em 31/10/2010. 

Estratégia

Como os alunos poderão atingir os objetivos propostos:  

Os alunos poderão atingir os objetivos propostos através de conversa dialogada em que vão expor suas ideias a respeito do tema em estudo. Instigados pelas atividades exploradas no desenvolvimento da aula esperamos que os alunos participem e construam conhecimento sobre o assunto, atingindo os objetivos propostos.

Como o professor irá ativar esse processo:   

Levantando situações – problema para que os alunos emitam suas ideias sobre o assunto explorado, realizando atividade investigativa, e exibição de vídeos para sistematização do conhecimento.

Atividade 1: levantamento do conhecimento prévio  

Ao trabalhar com os alunos os recursos renováveis e não renováveis disponíveis nos diversos ecossistemas que compõem a biodiversidade brasileira, nós propomos que, inicialmente, seja trabalhado o conceito de biodiversidade e a importância de preservá-la, introduzindo conceitos, predispondo os alunos para novas reflexões. Explore as ideias a seguir, instigando-os a manifestar suas opiniões.

-Você conhece a palavra biodiversidade? Sabe o que significa?

 Palavra derivada da união de duas outras: bio palavra de origem grega significa vida, diversidade significa variedade, diferenças. Assim sendo, biodiversidade significa diversidade de formas de vida.

O Brasil possui a maior diversidade de vida do planeta. Isto porque, além da grande extensão territorial, possui grande quantidade de rios, portanto muita água, o que contribui para a manutenção da vida de muitas espécies animais e vegetais.

A sua localização no planeta, na região chamada tropical, cortada pela linha do Equador, recebendo grande quantidade de luz e calor solar durante todo o ano, é outro fator que contribui para essa riqueza de vida.

A grande diversidade de vida existente no planeta é patrimônio de todos. A utilização inadequada dos recursos naturais pode ameaçar a vida de muitas espécies dos seres vivos, dificultando inclusive a vida da nossa espécie.

http://cienciaemdia.folha.blog.uol.com.br/images/mata.jpg - Acessado em 18/11/10. 

Em todo o mundo inúmeros ecossistemas têm sido destruídos por atividades humanas. Essa destruição traz consigo diversos problemas ambientais dos quais o mais preocupante é a perda da biodiversidade. Quanto menor for a biodiversidade de uma comunidade, de um ecossistema ou da biosfera como um todo, menores serão as possibilidades de preservação global da vida.  Você também é responsável, não deixe que isso aconteça!     

http://3.bp.blogspot.com/_ovpKrWl08Qg/TGhpjyjxkYI/AAAAAAAAAAU/2OKK-phlL-w/s1600/IMPACTOS-AMBIENTAIS-EM-ECOSSISTEMAS-BRASILEIROS.jpg - Acessado em 18/11/10. 

Sugestão de diálogo:

-Por que a presença de água, luz e calor solar em grande quantidade favorecem a vida?

-Por que dizemos que a biodiversidade é patrimônio de todos?

-Como as atividades humanas podem trazer problemas ambientais?

-Será que temos como utilizar os recursos naturais preservando o ambiente em que se encontram?

-Vocês sabem o que significa desenvolvimento sustentável?

Neste primeiro momento, deixe que manifestem livremente suas ideias. Peça-lhes que nomeiem recursos naturais próprios do ambiente aonde vivem e como eles têm sido explorados. Como estão a água e o leito dos rios? Ainda existem áreas que preservam a vegetação característica do ecossistema? Como tem sido exploradas a agricultura e pecuária na região? Existem áreas de exploração de recursos minerais? Anote as ideias da turma para que possam ser retomadas no decorrer do trabalho realizado.  

Atividade 2: Para investigar

O ser humano sempre buscou na natureza, a sua sobrevivência. Através da utilização de matérias primas extraídas da Terra ele transforma, cria, recicla recursos. Os recursos naturais podem ser classificados de diferentes modos, sendo, no entanto, frequente distinguir entre eles quatro grupos: os recursos minerais, biológicos, hídricos e energéticos (renováveis e não renováveis).

Organize os alunos em 5 grupos.

Cada grupo irá investigar um tema sugerido, buscando respostas para as questões propostas.

Grupo 1: Recursos Minerais:

 - O que é um recurso natural?

- O que é um recurso mineral?

- Que tipos de recursos minerais existem?

- Como são utilizados os recursos minerais?

- Como se exploram os recursos minerais?

- Quais são as consequências da exploração dos recursos minerais?

Grupo2: Recursos Biológicos:

- O que é um recurso natural?

- O que é um recurso biológico?

- Como são utilizados os recursos biológicos?

- Como se exploram os recursos biológicos?

- Quais são as consequências para os ecossistemas, da exploração dos recursos biológicos?

Grupo 3: Recursos Hídricos: 

- O que é um recurso natural?

- O que é um recurso hídrico?

- Como são utilizados os recursos hídricos?

- Quais são as consequências da utilização dos recursos hídricos?

- É preciso poupar água?  Por quê?

- Como podemos poupar água?

 Grupo 4: Recursos Energéticos Renováveis:   

 - O que é um recurso natural?    

 - O que são recursos energéticos?     

- O que são recursos energéticos renováveis?    

 - Quais são as fontes de energia renováveis utilizadas no Brasil?     

- Qual a importância das energias renováveis?     

- Qual o impacto das energias renováveis?

Grupo 5: Recursos Energéticos Não Renováveis:           

- O que é um recurso natural?

- O que são recursos energéticos?

- O que são recursos energéticos não renováveis?

- Quais são os principais recursos energéticos não renováveis?

- Quais são as consequências da utilização dos combustíveis fósseis?

Cada grupo deve:

a) Elaborar um trabalho escrito ilustrado com imagens, indicando as fontes de busca.

b) Apresentar o trabalho oralmente tendo a participação de todos os seus componentes.

c) Elaborar um cartaz composto por frases curtas e imagens adequadas.

Para desenvolvimento da pesquisa, oriente os alunos a buscarem informações em diferentes fontes como: livros, revistas, jornais e internet, que estejam disponíveis. Alguns sites que podem ser consultados:

http://www.gpca.com.br/gil/art80.htm - Acesso em novembro de 2010.  

http://educar.sc.usp.br/ciencias/recursos/agua.html - Acesso em novembro de 2010.  

http://www.infoescola.com/meio-ambiente/recursos-naturais-renovaveis/ - Acesso em novembro de 2010. 

http://www.canalkids.com.br/meioambiente/cuidandodoplaneta/energia2.htm  - De onde vem a energia – Acesso em novembro de 2010.   

http://www.canalkids.com.br/meioambiente/planetaemperigo/renovada.htm - A água renovada – Acesso em novembro de 2010.  

http://www.portaleducacao.com.br/biologia/artigos/6865/recursos-naturais - Acesso em novembro de 2010.  

http://ciencias-20.blogspot.com/ - Conseqüências da utilização de combustíveis fósseis – Acesso em novembro de 2010. 

Atividade 3: Montagem de um mural

Após a apresentação oral dos trabalhos de grupo, organize os alunos em semicírculo para avaliação coletiva do trabalho realizado. A seguir, monte um mural com a produção dos alunos, destacando os recursos naturais renováveis e não renováveis e suas utilizações.

Sugestão de diálogo:

-Todos os grupos conseguiram responder a todas as questões propostas?

-Quais as informações mais difíceis de obter?

-Todos os elementos dos grupos trabalharam contribuindo para o sucesso do trabalho?

-Foram encontradas informações contraditórias entre as fontes consultadas?

Ao fazer uma avaliação dessa natureza o professor está incentivando aos alunos trabalharem de forma mais reflexiva, buscando informações em diferentes fontes, bem como avaliando aspectos formadores envolvidos no trabalho em grupo: interesse, cooperação, socialização, pontualidade, entre outros.  

Atividade 4: Montando um jogo de imagens e informações

Proponha aos alunos que selecionem imagens de recursos renováveis e não renováveis e sua utilização sustentável. Organizem cartas com essas imagens e montem um jogo.

Como fazer: As imagens e informações devem ser montadas em cartas que tenham o mesmo tamanho e coladas em papel resistente.

http://ecooologia.files.wordpress.com/2009/10/clip_image002.jpg?w=420&h=211 - Acessado em 18/11/10. 

O aumento de dióxido de carbono na atmosfera, resultante do uso de combustíveis fósseis                                                                             

e das queimadas, pode ter consequências calamitosas para o clima mundial, podendo, também,

afetar diretamente o crescimento das plantas.  

http://www.iped.com.br/sie/uploads/6537.jpg - Acessado em 18/11/10. 

A palavra recurso significa algo a que se possa recorrer para a obtenção de alguma coisa.

O homem recorre aos recursos naturais, isto é, aqueles que estão na Natureza, para satisfazer suas necessidades.

As pedras retiradas de uma pedreira não poderão ser repostas.

Logo, são recursos não renováveis.

-Um participante apresenta uma imagem de um recurso renovável ou não renovável e o participante seguinte apresenta outra imagem ou informação que a complemente. Se a informação complementar não estiver correta, o participante que usou a informação incorreta passa a jogada.

-Termina o jogo, quando todas as cartas forem colocadas à mesa em uma ordem lógica.

-Cada participante deve registrar em uma tabela o número de erros e acertos.

-Ganha o jogo o participante com maior número de acertos.

Recursos Complementares

http://www.youtube.com/watch?v=1CrI52Boj5Q – Vamos economizar os recursos naturais. Acessado em novembro de 2010. A sequência de vídeos a seguir nos dão algumas “dicas” simples que nos ajudam a cuidar no nosso ambiente, preservando e poupando recursos naturais, bem como reduzindo a poluição ambiental.   

http://www.youtube.com/watch?v=uVJ5cNoisC4 – Não aprenda com o Dilinho episódio 1.  

http://www.youtube.com/watch?v=1WELdgU7XKo&feature=related – Não aprenda com o Dilinho episódio 2.  

http://www.youtube.com/watch?v=eRZyx87HN4M&feature=related – Não aprenda com o Dilinho – episódio 3.   

http://www.youtube.com/watch?v=ZGMkztj0LKU&feature=related – Não aprenda com o Dilinho – episódio 4. 

http://www.youtube.com/watch?v=-3vdZOt_Au4&feature=related – Não aprenda com o Dilinho – episódio 5. Acessados em novembro de 2010.  

Após a exibição dos vídeos, sugira aos alunos que façam pequenos anúncios que possam ser colocados na escola orientando sobre o uso correto de recursos naturais, como forma de reduzir a poluição e a degradação ambiental.  

Avaliação

Avaliar em uma perspectiva formativa implica estar atento à construção de conhecimentos conceituais, comportamentais e atitudinais de nossos alunos. Por isso é importante estar atento a todo o percurso do aluno enquanto aprende: suas ideias iniciais, aquelas apresentadas durante a investigação, à maneira que relaciona com os colegas, sua atitude investigativa e crítica, no decorrer da aula. Nesta aula, além dos conhecimentos conceituais trabalhados, em diferentes momentos foi possível levar os alunos a refletirem sobre a importância de estar atento ao que acontece com o ambiente: quantos prejuízos ao meio ambiente, por exemplo, podem ser desencadeados a partir de queima de combustíveis fósseis, uso não sustentável dos recursos naturais e suas consequências, entre outros.

Feitas estas considerações, propomos mais um momento para que os alunos sejam avaliados em relação aos objetivos propostos inicialmente. Peça-lhes que indiquem três ações humanas sobre o ambiente na utilização  dos seus recursos; quais os impactos ambientais das ações praticadas, suas conseqüências e o que pode ser feito para minimizá-las.

Ação Humana     Impacto ambiental     Consequência     Redução

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.