Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Analisando a estrutura da manchete de jornal.

 

24/01/2011

Autor y Coautor(es)
Caroline Souza Ferreira Filgueiras
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Edna Maria Santana Magalhães

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Médio Língua Portuguesa Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: organização estrutural dos enunciados
Ensino Médio Língua Portuguesa Recursos linguísticos em uso: fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • identificar a estrutura corrente das manchetes de jornal;
  • analisar a utilização da voz passiva presente na estrutura de alguns tipos de manchete;
  • perceber a intencionalidade na utilização da voz passiva para a construção do significado;
  • perceber a ideologia presente nas estruturas textuais;
Duração das atividades
Seis aulas: três de 1 hora e 40 minutos e três de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É importante que os alunos já tenham familiaridade com a estrutura do jornal e que consigam compreender notícias simples.

Estratégias e recursos da aula

Primeira aula - 50 min.

 

 

http://blogdofavre.ig.com.br/2008/08/folha-informa-sobre-programa-apresentado-por-marta/ - acesso em 17-11-10 

 

Professor/a,

 

Projete a imagem acima para os alunos e proponha uma discussão sobre as seguintes questões:

 

 

  1. O que vocês veem na imagem? (Espera-se que descrevam a primeira página do jornal)
  2. Que palavras ou frase estão em destaque?   (Eles deverão perceber que estão em destaque o nome do jornal e o título: Governador do Rio pede exército para garantir eleições.)
  3. A que se refere o título de maior destaque na primeira página? (Ele se refere ao principal assunto daquela data. )
  4. Com que objetivo ele é destacado? (Para chamar a atenção do leitor e instigá-lo a comprar e ler o jornal)
  5. Qual o nome desse tipo de título? (Manchete)

 

 

Em seguida proponha a elaboração coletiva de um conceito para manchete e peça que registrem no caderno.

 

 

 

Divida a turma em grupos e disponibilize jornais para cada equipe. Peça que os alunos identifiquem as manchetes e escolham uma.  Eles deverão ler a notícia e estabelecer relações entre ela e a manchete.

Passe pelas carteiras, ajudando os grupos a organizarem as apresentações.

Em seguida peça que eles apresentem o que compreenderam a partir da manchete e do texto lido.

Terminadas as apresentações, pergunte aos alunos se as manchetes escolhidas atingem o objetivo de convidar o leitor a ler o jornal.

Solicite, então, que apontem o que compreenderam sobre a estrutura e os objetivos da manchete. Caso seja necessário vá fazendo os apontamentos junto com eles, levando-os a refletir sobre o assunto estudado.

 

 

Sugestão:

  • título principal no alto da página;
  • geralmente escrito em ordem direta - sujeito + verbo + complemento;
  • apresenta linguagem simples;
  • revela a essência da notícia;
  • busca despertar o interesse do leitor.

 

 

 

 

 

Segunda aula - 50 min.

 

 

Projete para a turma as imagens abaixo e peça que, em grupos discutam as questões propostas.

 

 

http://locupletado.wordpress.com/2008/02/27/noticias-populares/ - acesso em 15-11-10 

 

 

 

 

  1. Quem foi expulso?
  2. Por que motivo?
  3. Quem cometeu a ação de expulsar?
  4. Na sua opinião, o assunto em questão é importante a ponto de se tornar a manchete principal do jornal? Justifique.
  5. Que tipo de jornal publica notícias dessa natureza?

 

 

 

 

 

http://www.achanoticias.com.br/popup_capa.kmf?codcapa=7223700 - acesso em 16-11-10 

 

 

 

 

 

  1. O que é vendido à luz do dia?
  2. Quem pratica a ação de vender?
  3. Pelo contexto, podemos perceber a que se refere o nome Getúlio Vargas na manchete?

 

 

 

Depois de discutir as questões com a turma, pergunte o que há de diferente na estrutura destas manchetes em se comparando com as estudadas na aula anterior. Ouça suas proposições e vá direcionando o olhar dos alunos para a diferença entre o uso das vozes passiva e ativa. Em seguida, peça-lhes sugestões sobre como transformar a estrutura das manchetes desta aula para a voz ativa. Vá realizando a reescrita no quadro, a partir das sugestões dos alunos, até chegar no seguinte resultado:

 

 

 

Expulsaram/ expulsou-se aluno por causa do chulé.

Vendem/ vende-se crack à luz do dia na Getúlio Vargas.

 

 

 

Então, pergunte-lhes com que objetivo foi utilizada a voz passiva nas manchetes. Espera-se que os alunos percebam que a intenção é chamar a atenção para o termo que representa quem ou o que sofre a ação, uma vez que quem a pratica não está referido no texto. Dessa forma evidencia-se mais o fato, e não quem o cometeu.

 

 

 

IMPORTANTE:  caso os alunos apresentem dificuldades em compreender a estrutura da voz passiva, explique-a detalhadamente. Você pode utilizar as imagens abaixo, ou criar uma apresentação em "Power Point", conforme preferir.

 

 

 

http://educacao.uol.com.br/portugues/ult1693u54.jhtm - acesso em 16-11-10   

 

 

 

 

 

Terceira aula - 50 minutos

 

 

 

 

 

http://emlupa.files.wordpress.com/2010/10/fotosdacobertura.jpg - acesso em 16-11-10 

 

 

 

 

 

Professor,

 

Projete a imagem acima para os alunos, com o objetivo de mostrar como algumas manchetes de jornais são tendenciosas.

Peça que eles analisem o significado das manchetes presentes na imagem, dando os seguintes direcionamentos.

 

 

 

 

 

  1. Na manchete: Governo banca esquadrão de militantes, diz Serra

 

 

 

  • Qual a primeira informação que lemos, ou que nos chama a atenção? (O que está anterior à vírgula)
  • Qual o sentido das palavras bancar e esquadrão? Eles são positivos no campo da política? (bancar = custear, pagar; esquadrão = grupo de militares, "grupo de enfrentamento". No contexto da política, bancar pode estar relacionado à corrupção e esquadrão à ideia da força física e armada. Portanto os termos são usados de forma negativa.)
  • A manchete, então, é favorável ou desfavorável ao presidente Lula?

 

 

 

         2. Na manchete: À sombra de Lula, Dilma promete 'alma de mulher'

 

 

 

  • O que significa a expressão "À sombra de", nesse contexto?  (De acordo com a expressão, Dilma não tem ideias próprias.)
  • A manchete é favorável ou desfavorável à candidata?

 

 

IMPORTANTE: Mostre aos alunos que as análises das manchetes independem de questões ideológicas, o que se propõe é a observação da parcialidade dos textos.

 

 

 

Peça-lhes que, em grupos, analisem nas manchetes que pesquisaram na primeira aula, se há indícios de parcialidade e quais são. Depois que eles realizarem a atividade, proponha que apresentem oralmente suas considerações. Deixe que os grupos comentem as respostas uns dos outros.

 

 

 

 

Quarta aula - 1 hora e 40 minutos

 

 

 

 

Para esta aula, peça que cada aluno leve duas notícias atuais e proponha a seguinte dinâmica:

 

 

 

 

  • cada trio deverá copiar em fichas separadas cada palavra que compõe o conjunto de manchetes e misturá-las, formando um jogo de cartas;
  • em seguida, os grupos deverão trocar os jogos entre si e tentar montar as manchetes com as cartas, colando-as na ordem em uma cartolina (estipule um tempo para a realização desta tarefa);
  • feito isso, peça que cada grupo vá ao quadro e apresente para a turma as manchetes produzidas;
  • os colegas deverão comparar as manchetes produzidas com as originais e comentá-las.
  • peça que identifiquem as manchetes mais diferentes que apareceram e discutam se elas apresentam sentido e qual seria ele.
  • cada trio, então, deverá escolher uma dessas manchetes diferentes e produzir uma pequena notícia a partir dela.

 

 

 

Quinta aula - 1h  e 40 min. (duas aulas geminadas)

 

 

 

 

Os alunos deverão ler para os outros os textos produzidos e trocar opiniões sobre os seguintes aspectos:

 

 

 

 

 

  1. Os textos e as manchetes combinam entre si, ou seja, há entre eles uma grande relação de sentido?
  2. Os textos estão claros e apresentam objetividade?
  3. Eles parecem uma notícia de jornal?
  4. São imparciais?

 

 

 

 

Sugira que os alunos reescrevam os textos a partir dessa troca de opiniões e recolha as reescritas para uma cuidadosa correção.

 

 

 

 

 

Sexta aula - 1h e 40 min. (duas aulas geminadas)

 

 

Leve os alunos para o laboratório de informática e oriente-os a digitarem e formatarem no Word os textos produzidos na aula anterior, levando em conta as correções sugeridas.

Sobre o Word, consulte:

  http://www.baixaki.com.br/tecnologia/1295-dicas-para-usar-melhor-o-word-2007.htm - acesso em 16-11-10

 

 

Lembre os alunos de destacarem as manchetes.

Sugira-lhes que façam uma última revisão e imprima os textos para que sejam expostos no mural da sala.

Delegue aos alunos a função de organizar o mural, de forma que ele fique convidativo ao leitor.

Que tal convidar os outros professores e funcionários da escola para lerem as notícias do mural?

 

 

 

 

Recursos Complementares

Sobre manchete de jornal, consulte:

http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos.asp?cod=437DAC006  - acesso em 16-11-10 

http://asprimeiraspalavras.blogspot.com/2010/09/imprensa-e-democracia-tragedia-em-um.html - blog com exemplos de manchetes tendenciosas  - acesso em 16-11-10 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23319 - aula sobre manchete de jornal - acesso em 16-11-10 

Avaliação

Professor,

Pergunte aos alunos sobre o que eles aprenderam com essa aula e peça que façam sugestões ou críticas a ela. É muito importante permitir que eles reflitam sobre os conhecimentos construídos ao longo da atividade e que opinem sobre ela, visto que devem participar ativamente de todo o processo.

A partir das atividades escritas e das discussões, é possível analisar o desenvolvimento das habilidades propostas e a capacidade de articulação das ideias e de uso da linguagem.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.