08/12/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Amanda Fonseca Soares Freitas
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
- Aprender sobre a origem do arco e flecha, bem como sua utilização em diferentes contextos ao longo da história.
- Aprender alguns movimentos básicos deste esporte através de atividades lúdicas e divertidas.
- Aprender a construir os instrumentos e recursos necessários para a realização da prática do Tiro com Arco utilizando materiais alternativos.
Por se tratar de uma aula introdutória não serão necessários conhecimentos prévios ao tema da aula.
Figura 1- Arco e Flecha (acessado em 02/11/2010)
Atividade 1 – Aprendendo com os arqueiros
Duração: 25 minutos
Material: computadores
Local: sala de informática
Para dar início a aula sobre Tiro com Arco, o(a) professor(a) poderá introduzir o tema com vídeos que relatem um pouco da origem e história deste esporte, suas técnicas básicas, bem como as principais competições da atualidade.
Sugestões de vídeos:
http://www.youtube.com/watch?v=Tn4BvXNSJgs (acessado em 02/11/2010)
http://www.youtube.com/watch?v=BJUP-lPkT6Y&feature=fvw (acessado em 02/11/2010)
http://www.youtube.com/watch?v=wmXXkXZBDdA (acessado em 02/11/2010)
http://www.youtube.com/watch?v=uEooP9cW8Z0&feature=related (acessado em 02/11/2010)
Atividade 2 – Preparando o material
Duração: 25 minutos
Material: bambolês, palitos de madeira, barbante, serrote e fita adesiva
Local: quadra ou pátio
Para dar início às atividades o(a) professor(a) precisará de materiais adequados às práticas. Como os arcos, flechas e alvos profissionais são muito dispendiosos o(a) professor(a) poderá construí-los, juntamente com as crianças, utilizando materiais alternativos. Construção do arco e flecha (Figura 2):
Construção do alvo (Figura 3): para construir os alvos basta utilizar folhas de isopor e desenhar círculos coloridos com canetinhas.
Atividade 3 – Tiro ao alvo
Duração: 25 minutos
Material: arcos, flechas e alvos
Local: quadra ou pátio
Dando seqüência às atividades o(a) professor(a) poderá propor uma sessão de tiros ao alvo (Figura 4). Dispostas em fila, as crianças terão oportunidade de realizar, uma de cada vez, tiros de arco no alvo de isopor. Nesse momento, o(a) professor(a) terá a oportunidade de orientar individualmente às crianças quanto a postura do corpo e a empunhadura do arco durante o tiro. É importante salientar que o tronco do arqueiro deve estar bem ereto, o abraço de empunhadura do arco esticado e a flecha puxada na altura dos ombros. Entretanto, vale salientar que estas orientações não devem ser muito rigorosas, pois o propósito desta aula não está ligado à execução perfeita das técnicas do Tiro com Arco.
Atividade 4 – Caçando com arco e flecha
Duração: 25 minutos
Material: arcos, flechas e alvos
Local: espaços abertos e arborizados
Para finalizar as atividades o(a) professor(a) poderá fazer uma espécie de “caça ao tesouro” utilizando os arcos e flechas. Para isso, o(a) professor(a) deverá desenhar previamente alguns alvos (ex.: animais) em folhas de isopor. Os alvos serão espalhados nos espaços abertos da escola (ex.: colocados em árvores, potes, etc.). Em seguida, o(a) professor(a) dividirá a turma em duas equipes que terão 10 minutos para encontrar os alvos e tentar acertá-los. A equipe que conseguir acertar o maior número de alvos vencerá a “caçada”.
Após a atividade 1 o(a) professor(a) poderá reiterar o que foi exposto nos vídeos e falar um pouco mais sobre a origem do arco e flecha bem com sua utilização em diferentes contextos (ex.: contexto indígena) ao longo da história. Para isso, o(a) professor(a) poderá buscar na internet textos e sites que embasem sua fala.
Sugestões de sites:
Ao final das atividades o(a) professor(a) poderá pedir às crianças para que façam um desenho esquemático sobre o Tiro com Arco abordando os aspectos trabalhados em aula. Em seguida, cada criança deverá mostrar o desenho e explicar para turma o que tentou representar em seu trabalho. Por fim, o(a) professor(a) poderá construir, com os desenhos feitos pelas crianças, um cartaz intitulado “Arqueiros(as) valentes: tiro com arco”, que ficará exposto em um mural da escola.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
03/01/2011
Cinco estrelasmuito obrigado fiquei facinado