Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Vulcão na Islândia causa problemas no mundo inteiro.

 

28/01/2011

Autor y Coautor(es)
Virgínia Cecília da Rocha Louzada Launé
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Celia Brito Teixeira Gama

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Transformando a natureza: diferentes paisagens
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Relembrar o caos nos aeroportos mundiais causados por um vulcão na Islândia.

Reconhecer os motivos que tornaram este fato tão perigoso para o espaço aéreo.

Identificar o porquê de um fato acontecido em um país da Europa ter afetado grande parte do mundo.

Duração das atividades
100 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Erupção vulcânica.

Localização geográfica da Europa.

Estratégias e recursos da aula

Pergunte às crianças se elas ouviram falar sobre os transtornos causados recentemente em vários países de diferentes continentes por causa da erupção de um vulcão localizado na Islândia, Europa.

Você pode encontrar a imagem acima no seguinte endereço eletrônico: 

http://www.campograndenoticias.com.br/mundo/3048.htm

No diálogo sobre o assunto, procure descobrir quais as informações que elas têm sobre esse acontecimento. Faça as seguintes perguntas:

VOCÊS OUVIRAM FALAR SOBRE A ERUPÇÃO DE UM VULCÃO NA ISLÂNDIA?

O QUE ACONTECEU NO MUNDO POR CAUSA DISSO?

VOCÊS CONHECEM ALGUÉM QUE TENHA SIDO INCOMODADO POR ESSE ACONTECIMENTO?

COMO ESSA PESSOA RESOLVEU O PROBLEMA?

O QUE VOCÊ FARIA SE ESTIVESSE NO LUGAR DELA?

Traga um mapa-múndi para a sala de aula e mostre a localização da Islândia. Problematize o fato das cinzas do vulcão localizado em um país da Europa terem causado transtornos em vários lugares do nosso planeta, inclusive no nosso país. Por conta das cinzas desse vulcão terem se espalhado por vários lugares, muitos voos foram cancelados e/ou adiados, inclusive voos brasileiros para Europa. Nessa época, era inviável pousar em alguns países europeus por causa dessa erupção vulcânica.

Você também pode trazer para a aula um vídeo sobre o assunto, que pode ser encontrado no site Youtube: 

Erupção de vulcão na Islândia provoca caos aéreo na Europa

http://www.youtube.com/watch?v=ej-6WnoPFuY

Organize as crianças em grupo. Traga diferentes artigos de jornal para que cada grupo leia um deles e anote as principais informações contidas para fomentar um debate posteriormente. Dessa maneira, elas poderão ampliar as informações que já têm sobre o tema.

Erupção em vulcão na Islândia aumenta; caos aéreo pode durar dois dias 

http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u721284.shtml 

UE cancela reuniões por caos aéreo provocado por vulcão
http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI4387869-EI15553,00-UE+cancela+reunioes+por+caos+aereo+provocado+por+vulcao.html

Vulcão da Islândia provoca o maior caos aéreo da história da aviação

http://g1.globo.com/globo-reporter/noticia/2010/12/vulcao-da-islandia-provoca-o-maior-caos-aereo-da-historia-da-aviacao.html

Caos aéreo provocado por vulcão na Europa afeta aeroporto de SP

http://www.giropb.com.br/?p=noticia_interna&id=840

Após esse momento, sugira às crianças que entrevistem alguém que tenha viajado para o exterior na época. Ajude-as a formular algumas perguntas para direcionar a entrevista, tais como:

SERÁ QUE ESSA PESSOA FOI AFETADA PELA SITUAÇÃO?

ISSO LHE CAUSOU ALGUMA INSEGURANÇA OU DESCONFORTO?

COMO ELA LIDOU COM AS CIRCUNSTÂNCIAS?

Não deixe de orientá-las para o fato de que na própria entrevista podem surgir outras questões importantes que mereçam ser comentadas. Peça-lhes que tragam as entrevistas posteriormente para socializar as informações com todos.   

Você pode aproveitar a organização em grupos para facilitar a realização da atividade, uma vez que elas podem ter dificuldade em encontrar alguém que tenha vivido a experiência. Caso essa dificuldade persista, você pode sugerir ao grupo que pesquise informações sobre o assunto na internet ou em outras fontes, para também socializá-las com os colegas. Não deixe de ressaltar que o objetivo é entender a importância do acontecimento devido as suas consequências para a vida no planeta. Dessa maneira as crianças também poderão participar ativamente do debate que surgirá no momento em que perceberem que um fato ocorrido em um lugar específico afetou a vida das pessoas, uma vez que as mesmas foram impedidas de viajar por um período (vale destacar que muitas pessoas precisam viajar a trabalho, não apenas por lazer). Um fato que causou tamanho transtorno mundial não poderia ser despercebido e merece ser problematizado e entendido por todos. 

Recursos Complementares

No site abaixo é possível encontrar um planejamento com sugestões sobre o assunto.

Quem sabe você não pode adaptar algumas atividades para as suas turmas?

http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/fundamentos/como-vulcoes-se-formam-agem-brasil-ja-extintos-podem-voltar-atividade-568109.shtml

Avaliação

Pelo menos três momentos precisam ser avaliados:

1° Como cada criança reagiu ao assunto? Elas demonstraram interesse?

2º As crianças perceberam a importância do assunto?

3° Elas ampliaram as informações que já possuiam sobre ele?

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.