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SANEAMENTO BÁSICO NO BRASIL

 

11/01/2011

Autor y Coautor(es)
Mirian Chaves Carneiro
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BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Sulamita Nagem Dias Lima

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Seres humanos e o meio ambiente
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral: escrita e produção de texto
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Aumentar a auto estima, fortalecer a confiança na sua capacidade de aprendizagem, valorizar a educação como meio de desenvolvimento pessoal e social.

• Interessar-se pela leitura e escrita como fontes de informação, aprendizagem, lazer e arte.

• Identificar causas e conseqüências da falta de saneamento básico.

• Identificar e comentar problemas relacionados à destinação dos esgotos e do lixo e doméstico.

• Identificar e comentar iniciativas pessoais, coletivas e governamentais de defesa do meio ambiente.

• Desenvolver atitudes positivas relacionadas à preservação dos recursos naturais e do meio ambiente rural e urbano.

• Expressar-se por escrito com eficiência e de forma adequada a diferentes situações comunicativas, interessando-se pela correção ortográfica e gramatical.

Duração das atividades
- 05 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Dominar o processo da leitura.

- Conhecimentos básicos da escrita.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias a serem utilizadas são:

  • aula interativa;
  • trabalho em grupos;
  • trabalhos em duplas;
  • leitura  quadros;
  • produção de textos
  • debate.

DESENVOLVIMENTO

1ª atividade:  COMO ESTÁ O SANEAMENTO BÁSICO NO BRASIL?   

1)      O professor propõe uma discussão inicial a partir das questões:

 a)      O que é saneamento básico?

b)      Como está o saneamento básico no Brasil?

c)      O que a falta de saneamento básico pode provocar na população?   

2)      Em seguida o professor apresenta o texto abaixo solicitando a leitura do mesmo.

Como está o saneamento básico no Brasil?         

Estudo realizado pelo Trata Brasil revela o que é feito com o esgoto gerado nas maiores cidades do país e qual a importância que os gestores municipais dão à questão do saneamento. As dez cidades mais bem colocadas da pesquisa estão localizadas na região Sudeste.Débora Spitzcovsky - Planeta Sustentável - 18/05/2009

A população brasileira produz, em média, 8,4 bilhões de litros de esgoto por dia. Desse total, 5,4 bilhões não recebem nenhum tratamento, ou seja, apenas 36% do esgoto gerado nas cidades do país é tratado. O restante é despejado sem nenhum cuidado no meio ambiente, contaminando solo, rios, mananciais e praias do país inteiro, sem contar nos danos diretos que esse tipo de prática causa à saúde da população.        

A constatação foi feita pelo Instituto Trata Brasil, que acaba de finalizar, com o apoio do Sistema Nacional de Informação sobre Saneamento (SNIS), um estudo que avaliou os serviços de saneamento básico prestados nas 79 cidades brasileira que possuem população superior a 300 mil habitantes. “São as cidades que apresentam os maiores problemas sociais decorrentes da falta dos serviços e que concentram cerca de 70 milhões de pessoas no País”, afirmou o Raul Pinho, presidente do  Instituto                     

A pesquisa revelou que, entre 2003 a 2007 – período em que o estudo foi realizado –, o atendimento para questões de saneamento nas cidades avaliadas melhorou em 14% e o índice de tratamento de esgoto avançou 5%.                          

O estudo apontou, ainda, que os municípios do país que mais se destacaram na avaliação estão, todos, localizados na região sudeste do país. São eles: Franca (SP), Uberlândia (MG), Sorocaba (SP), Santos (SP), Jundiaí (SP), Niterói (RJ), Maringá (PR), Santo André (SP), Mogi das Cruzes (SP) e Piracicaba (SP), em ordem de classificação.                         

 No entanto, apesar dos números revelarem que o Brasil melhorou o alcance da prestação dos serviços de coleta e de tratamento de esgoto, o presidente do Instituto afirma, com base na pesquisa, que o país não avançará na questão do saneamento básico sem o engajamento das prefeituras.                       

“Tanto entre as dez cidades brasileiras que apresentam os melhores indicadores quanto entre as piores, estão operadores municipais, estaduais e privados. Assim, podemos concluir que não é o modelo de gestão que determina a prestação eficiente. O que faz a diferença é a prioridade política e a importância que os gestores públicos e a própria população dedicam ao saneamento, cobrando uma prestação de serviços eficiente e de qualidade”, afirma Pinho.                        

 A opinião do presidente se confirma ao analisarmos as últimas cidades do ranking, como, por exemplo, Belém (PA), Cariacica (ES), Porto Velho (RO), Nova Iguaçu (RJ) e Duque de Caxias (RJ). Todas elas apresentam falta de investimento ou queda progressiva dos recursos destinados aos serviços de coleta e de tratamento de esgoto municipal.                         

A pesquisa avaliou, ainda, a conformidade ambiental dos municípios, ou seja, o volume de esgoto tratado por água consumida. Nesse quesito, a situação mudou um pouco de figura. As melhores colocadas do ranking foram as cidades de Jundiaí, Salvador e Niterói, enquanto as piores posições ficaram para Guarulhos, Bauru, Porto Velho e Ananindeua, além das cidades da Baixada Fluminense, que já estavam mal colocadas na pesquisa.                       

Os municípios que não quiseram divulgar seus dados ao SNIS foram rebaixados, automaticamente, para as últimas posições do ranking.   

Visitado em 05-11-2010: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/desenvolvimento/conteudo_471143.shtml 

3) Após a leitura o professor o professor organiza a turma em grupos para que preencham o quadro abaixo, com as informações do texto.  

Cidades  que apresentam melhores investimentos em saneamento básico

Cidades  que apresentam piores investimentos em saneamento básico

Causas da falta de saneamento básico

Consequências da falta de saneamento básico

4) O professor socializa as respostas dos grupos e faz os comentários necessários.   

5)O professor solicita que a turma retome as respostas dadas na 1ª atividade dessa aula para que discutam se o texto trouxe alguma informação que altere nossas opiniões.     

6)  Pesquisa sobre como anda o sanemaento básico de sua cidade. Socializar os resultados das pesquisas sobre o saneamento básico de sua cidade e fazer um levantamento do que cada um pode fazer para melhorar o saneamento básico da ciadde e o que pode  e  deve ser cobrado do poder público.

    

2ª atividade: Pesquisando nossa comunidade

  1)      O professor organiza a turma em grupos e entrega a cada um deles uma das orientações abaixo:   

1º grupo:   a) Fazer “um passeio” nos arredores da escola para pesquisar como está o saneamento básico nessa região. b) Registrar com fotos e/ou um relatório o que foi visto pelo grupo.   

2º grupo:   a)  Fazer “um passeio” nos arredores da casa de um dos membros do grupo para pesquisar como está o saneamento básico nessa região.

b) Registrar com fotos e/ou um relatório o que foi visto pelo grupo.     

3º grupo: a) Fazer “um passeio” nos arredores do centro da cidade para pesquisar como está o saneamento básico nessa região.

 b) Registrar com fotos e/ou um relatório o que foi visto pelo grupo.   

4º grupo:   a) Fazer “um passeio” em uma área da periferia da cidade para pesquisar como está o saneamento básico nessa região.

b) Registrar com fotos e/ou um relatório o que foi visto pelo grupo.   

5º grupo:   a) Fazer “um passeio” em uma área onde estão as melhores construções para pesquisar como está o saneamento básico nessa região.

b) Registrar com fotos e/ou um relatório o que foi visto pelo grupo.   

2)      O professor socializa as respostas do grupo completando o quadro abaixo com as informações trazidas pelas equipes.

Arredores da escola

Arredores da casa de um dos membros do grupo

Centro da cidade

Periferia da cidade/ Zona rural

Área com as melhores construções

3)  A partir das informações do quadro acima, o professor propõe que coletivamente produzam um texto concluindo sobre o saneamento básico na comunidade onde vivem os alunos.   

OBS: É importante nesse texto que duas questões sejam contempladas: a situação real e o motivo pelo qual há ou não investimentos no saneamento básico do local pesquisado.   

4)      Após a produção do texto coletivo, o professor propõe que a turma elabore uma lista de ações que cada um, como morador de uma das áreas pesquisadas, pode fazer para colaborar com a melhoria do meio ambiente desse local. Essa lista deverá ser copiada em uma cartolina e exposta no jornal mural da escola.  

5)  Em seguida, o professor propõe que, coletivamente, elaborem uma lista com as necessidades dos bairros da cidade onde moram a partir dos itens abaixo:   

a)      Água canalizada e  tratada

b)      Rede de esgoto

c)      Coleta de lixo

d)      Canalização de córregos

e)      Prevenção das enchentes

f)        Limpeza pública

g)      Estações de tratamento de água.   

OBS: Essa lista deverá ser colocada em uma cartolina e exposta na sala de aula para a realização de uma outra atividade da aula.    

3ª atividade:  Cartilha Percepções sobre Saneamento Básico:   

1)      O professor organiza a turma em 06 grupos e entrega a cada um deles um dos quadros  abaixo, solicitando a leitura dos mesmos.

Slydes:
1-                                            

2 -

3-

4.

5.

Fonte dos slydes:

http://www.tratabrasil.org.br/novo_site/cms/APRESENTACAO_IBOPE_TRATA/Apresentacao_coletiva_12ago.pdf 

2)  Após a leitura dos quadros, o professor propõe que o grupo crie uma forma diferente para apresentar os dados de cada um deles para o restante da turma. Dentre essas formas, sugerimos: uma paródia, um poema, uma crônica, uma charge, uma história em quadrinhos,  uma notícia, etc...   

3)  O professor socializa as produções dos grupos, faz os comentários necessários e organiza a exposição desse material na sala.

4ª atividade: Produzindo textos   

1)      Ainda com a turma em grupos, o professor entrega a cada um deles uma das orientações abaixo:   

1º grupo:   Escrever uma carta para o prefeito da cidade comunicando a pesquisa realizada pela turma nas áreas da cidade, pedindo providências para a melhoria das condições físicas do local.     

2º grupo:   Escrever uma carta para o presidente da Câmara Municipal,  comunicando a pesquisa realizada pela turma nas áreas da cidade e denunciando a situação encontrada nos locais visitados.     

3º grupo:   Escrever uma carta para um deputado da região, comunicando a pesquisa realizada pela turma nas áreas da cidade e  solicitando sua intervenção junto ao governo estadual/federal par solucionar os problemas encontrados nos locais visitados.   

4º grupo:   Escrever uma carta para um canal de TV, jornal ou rádio da região, comunicando a pesquisa realizada pela turma nas áreas da cidade e  solicitando a divulgação das necessidades locais quanto ao saneamento básico.     

5º grupo:   Escrever uma carta ao diretor de outras escolas do bairro ou da região, convidando toda a comunidade escolar a abraçar a causa, divulgando e buscando apoio para melhoria do Saneamento Básico da região.  

2)      O professor socializa as produções da turma, faz os comentários necessários, propõe a correção textual e organiza a entrega das cartas aos seus destinatários.   

OBS: As possíveis respostas vão direcionar o trabalho que poderá gerar excelentes resultados sobre o saneamento básico da região.  

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas de leitura do texto e dos gráficos, a produção das cartas, a discussão em grupos, a discussão das questões apresentadas pelo educador, somadas às intervenções dele, a auto-avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 3 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/3 - 66,67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33,33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

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