Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


O QUE É LIXO?

 

29/11/2010

Autor y Coautor(es)
Andréa Morais Diniz
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Ribeiro Porfírio Will

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transformação
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Construir idéias e estratégias para a preservação do meio ambiente;
  • Discutir o conceito de lixo para cada sujeito;
  • Conhecer quais os principais problemas ambientais causados pelo lixo na atualidade.
Duração das atividades
2 a 3 aulas de 30 a 40 min
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Seria interessante que em momentos anteriores o professor trabalhasse as noções de: ambiente, meio ambiente e ação do homem sobre a natureza.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1-Roda de conversa

1º momento -  Articulando pensamento e linguagem oral.

Discuta com a turma o que é lixo, pode iniciar perguntando: quem sabe o que é lixo?  A partir dessa pergunta, você interage com as crianças, ajudando-as a estabelecer um diálogo, a pensar na fala umas das outras, nesse aspecto, crie situações  para desafiá-las. Durante a conversação procure ensiná-las a refletir sobre os problemas causados pelo lixo na escola, na comunidade e no planeta.

 2 º momento – Mobilizando a memória.

Faça um exercício de memória. Solicite às crianças que se lembrem de alguns objetos que ficaram na mesa nos horários das refeições e se transformaram em lixo. Em seguida, elas desenham esses objetos conservando a forma, as cores e outros detalhes.

http://gilmaronline2.zip.net/images/dg-dir0601_01teondalixopq.jpg 

Atividade 2- Clubinho da natureza

1º momento- Mobilizando as idéias

Propor aos alunos para criar um clube de proteção à natureza. Você e as crianças procuram em sites da internet outros clubinhos de proteção à natureza e faz uma listagem das atividades que o grupo vem desenvolvendo como defensor.  Em seguida, faça uma assembléia e discuta as ações das crianças e solicite que  pensem em algo novo e elabore com a turma um projeto para ser desenvolvido na escola. Para consolidar o projeto,  convide um membro de um clube ou associação de amigos da natureza da sua cidade para falar das ações que realizam.

clubinho indicado - Reino da Fantasia.

http://reinodafantasia4.blogs.sapo.pt/ 

Na UFRN pode ser convidados alguns associados do projeto sementinha para falar sobre a presenvação da natureza.

http://projetosementinhaufrn.blogspot.com/2010_05_01_archive.html 

Na escola tem varias causas que podem ser abraçadas pelas crianças:

  • a preservação da grama, do jardim  e das árvores;
  • a preservação da água das torneiras, do filtro e das mangueiras;
  • preservação da limpeza do ambiente fisico;
  • criação de pomar e de horta;
  • outras idéias que as crianças possam sugerir.

2º momento-Entrevista com um amigo da natureza

Entrevistar um membro de uma assossiação ou ONG de apoio à causa do Meio Ambiente. Pode convidar um membro do projeto "limpeza na praia" para ser entrevistado e fazer explanação do objetivo da ONG em Natal - RN. Fazer previamente uma lista de perguntas com a turma. No dia previsto, apresentar ao convidado e realizar a entrevista. Ao final da visita, produzir um texto coletivo sobre o que o convidado relatou. Se possível, fotografar a visita e expor na sala de aula.

As perguntas podem se relacionar com as ações do grupo

  • Como surgiu esse movimento em Natal de associação ao Instituto Aqualung? Qual o objetivo do grupo de Natal?
  • quantas pessoas participam desse projeto de limpeza na praia? Qual o papel dos participantes no projeto? criança pode participar/
  • Quais outros projetos de defesa ao meio ambiente que a ONG de Natal tem apresentado?
  • Como são feitas as campanhas? O grupo tem observado algum resultado? Quais?

http://www.institutoaqualung.com.br/dia_mund_limp_2006.html  

http://2.bp.blogspot.com/_r4HrqKguZmY/SW63mMDVIqI/AAAAAAAAAOo/Xm7BxpbK0mQ/s400/padrinhos+magicos.jpg 

3º momento - Aprofundamento e aplicação do conhecimento

 Dependendo do tema escolhido pelas crianças, o professor organiza um projeto de ensino para formação de atitudes e orientação das ações  que as crianças devem desenvolver, como: estudar o tema em sala e em casa para formar frentes de orientação de outras crianças na escola, fazendo cartazes, palestras, convidando turmas para assistir vídeos de defesa à natureza (vídeos selecionados pelas crianças e professores de acordo com os objetivos a alcançar) e discutir como as crianças podem se envolver com a natureza, iniciando pelo ambiente da escola, como: preservar o jardim, não arrancando folhas e nem flores; preservar a grama, não pisando em locais revestidos por gramas; lavar as mãos com cautela, conforme a orientação de preservação de água; retirar do filtro somente a quantidade de água que será consumida; jogar lixo nas lixeiras e observar a coleta seletiva. Entre outras orientações que podem ser assimiladas pela turma e transformadas em conhecimento de orientação a outras crianças.

Atividade 3 - Criação do Clubinho da natureza

Ao final do processo, viabilizar a criação do clubinho. Fazer uma comemoração e convidar toda a escola. Solicitar o apoio e participação do diretor, coordenação, professores e pais. Criar uma carteirinha de sócio do clube e apresentá-la no dia da criação. Pode apresentar um momento cultural com cantorias e poesias. Em seguida explicar a finalidade do clubinho, que será aberto a qualquer criança da escola, com o lema: assumir a responsabilidade com o ambiente escolar.

http://4.bp.blogspot.com/_3igWjoBWsg0/SrqnfsS9STI/AAAAAAAAAD0/PzfaSdlK0cQ/S240/C%C3%B3pia+de+Meio+Ambiente.jpg 

Recursos Complementares

Acesse os sites a seguir para obter mais informações e enriquecer o seu planejamento:

http://www.lixo.com/     

http://www.recicloteca.org.br/ 

Avaliação

Ao final do estudo, verificar se o aluno:

  1. construiu uma idéia sobre o lixo e a ação do homem na natureza;
  2. apresentou sugestões para melhorias  no ambiente;
  3. registrou, em forma de desenho, suas idéias e percepções;
  4. identificou alguns problemas ambientais na escola.
  5. assimilou o conhecimento necessário e procedimentos para orientar outras crianças;
  6. desenvolveu atitudes, realizando ações coerentes as descritas pela linguagem;
  7. desenvolveu autonomia de observar outras crianças e orientá-las quando fogem à preservação do ambiente escolar.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.