11/01/2011
PRESIDENTE PRUDENTE - SP Secretaria Municipal de Educação de PRESIDENTE PRUDENTE
Lívia Raposo Bardy, Andréa Marques Leão Doescher.
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral: escrita e produção de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Natureza |
Educação Escolar Indígena | Línguas | Desenvolvimento da linguagem oral |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados para o desenvolvimento destas aulas.
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Aula colaborativa e cooperativa;
- Uso do Laboratório de Informática;
- Uso da Sala de Vídeo.
Motivação
Para dar início à aula, sugerimos que o professor organize os alunos em grupos de quatro integrantes e entregue para cada grupo alguns materiais para que possam elaborar um cartaz com imagens de animais.
Materiais necessários:
- Cartolinas;
- Revistas, Jornais e Folhetos com imagens de diferentes animais;
- Tesoura sem ponta;
- Cola;
- Canetas.
Em seguida, o professor deverá pedir que os alunos recortem as figuras de animais e, feito isto, que organizem as figuras em alguns grupos comuns, como, por exemplo, animais que voam, animais que rastejam, animais que se alimentam de carne, animais que se alimentam de plantas e etc. Para isso, os integrantes de cada grupo deverão discutir sobre quais critérios usaram para dividir os animais em grupos.
Figura 1 – Imagem de crianças fazendo atividade de recorte
Disponível em: http://4.bp.blogspot.com/_Vm1uSzgUHHI/S7GKcvIqVOI/AAAAAAAAAMs/i10beSVrpzs/s1600/GEDC0920.JPG
Acesso em: 24. Out. 2010.
Cada grupo deverá mostrar a produção que fizeram aos demais, explicando os critérios utilizados para organizar os animais em grupos. Nesse momento, o professor não deverá dizer se a divisão que fizeram dos animais está certa ou errada, ressaltando que posteriormente farão a análise desta. Após isto, o professor poderá desenvolver as próximas atividades.
Atividade 1
Ainda em grupos, sugerimos que os alunos faça a leitura dos textos apresentados pelo professor, os quais abordam a temática da classificação dos animais. Assim, o professor deverá entregar a cada um dos grupos um texto dos que estão sugeridos abaixo.
Importante:
Observamos que cada texto poderá ser trabalhado por mais de um grupo.Contudo, todos os textos deverão ser trabalhados por, pelo menos, um grupo, de modo que as informações que cada um traz são importantes para o conhecimento dos alunos sobre o tema da aula.
- Texto: “Seres vivos – animais” (Fig.2)
http://seresvivos2007.blogs.sapo.pt/3971.html
Figura 2 – Imagem do texto “Seres vivos – animais”
Disponível em: http://seresvivos2007.blogs.sapo.pt/3971.html
Acesso em: 24. Out. 2010.
- Texto: “Animais Herbívoros”
http://www.brasilescola.com/animais/herbivoro.htm
- Texto: “Animais Onívoros”
http://www.brasilescola.com/animais/onivoro.htm
- Texto: “Animais carnívoros”
http://www.brasilescola.com/animais/carnivoro.htm
- Texto: “Classificação dos animais” (Fig.3)
http://www.coolkids.guarda.pt/content/classificacao-dos-animais
Figura 3 – Imagem do texto “Classificação dos animais”
Disponível em: http://www.coolkids.guarda.pt/content/classificacao-dos-animais
Acesso em: 24. Out. 2010.
- Texto: “Os seres vivos invertebrados”
http://www.portalbrasil.net/educacao_seresvivos_invertebados_moluscos.htm
- Texto: “O solo”
http://pt.mongabay.com/rainforests/0509.htm
- Texto: “Vertebrados”
http://www.brasilescola.com/animais/definicao-um-vertebrado.htm
- Texto: “Animais vertebrados”
http://www.todabiologia.com/zoologia/animais_vertebrados.htm
Juntamente com a cópia do texto, o professor deverá entregar um roteiro de leitura e discussão, para subsidiar esse momento, como o que segue abaixo.
Roteiro de leitura:
- Qual é o título do texto?
- Qual tipo de animal foi apresentado no texto?
- Qual parte chamou mais a atenção? Por quê?
- Havia algo que você já conhecia? O quê? E o que você não sabia?
- Quais são as características dos animais que estavam apresentados no texto?
- Do que eles se alimentam?
- Alguém já viu algum desses animais pessoalmente?
- Qual é a classificação desses animais – ovíparos, vivíparos, carnívoros e etc.?
Em seguida, o professor deverá pedir para que cada grupo exponha o que aprendeu sobre o texto lido, conforme roteiro de leitura, entre outras coisas que queira compartilhar com os colegas. Dessa maneira, poderá haver uma troca de informações entre os grupos, e os alunos poderão conhecer um pouco sobre cada tipo de animal apresentado nos textos.
Observamos também que este momento é importante por propiciar que os alunos compartilhem os textos que leram, bem como favorecer o desenvolvimento da oralidade.
Dando prosseguimento à aula, sugerimos que para a realização da próxima atividade os alunos se dirijam à Sala de Vídeo da escola, ou Laboratório de Informática.
Atividade 2
Nesse momento, sugerimos que o professor apresente aos alunos um vídeo que sintetiza os conhecimentos trabalhados nas atividades anteriores.
O vídeo “Animais vertebrados e invertebrados”, que tem a duração aproximada de dois minutos, apresenta a classificação dos animais em dois grupos, além de mostrar imagens dos animais que fazem parte desses dois grupos.
Link do vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=OPuc616KTIk (Fig.4)
Figura 4 – Imagem do vídeo “Animais vertebrados e invertebrados”
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=OPuc616KTIk
Acesso em: 24. Out. 2010.
Sugerimos que após a apresentação do vídeo os alunos sejam organizados sentados em um círculo, para que o professor promova uma conversa sobre o conteúdo deste. Abaixo, sugerimos alguns questionamentos que poderão ser utilizados neste momento.
- Vocês gostaram do vídeo? Por quê?
- O que mais lhes chamaram a atenção?
- No vídeo há alguma informação diferente das que os textos trouxeram? Se sim, quais?
- Por que os animais foram divididos em dois grandes grupos?
- Há outras divisões além da apresentada no vídeo - “vertebrados e invertebrados”? Quais?
- Vocês conhecem mais animais vertebrados ou invertebrados?
- O homem é vertebrado ou invertebrado? Por quê?
- Há algo que queiram compartilhar?
Este é um importante momento, pois além de favorecer a socialização e a oralidade dos alunos, o professor poderá esclarecer dúvidas dos alunos quanto ao que foi abordado no vídeo.
Atividade 3
Com o objetivo de finalizar a aula e avaliar os conhecimentos dos alunos sobre o tema da classificação dos animais, sugerimos que eles – organizados em duplas nos computadores - explorem o software educacional “Classificação dos animais” (Fig.5), conforme postado abaixo.
Link do software: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=25463
Figura 5 – Imagem do software “Classificação dos animais”
Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=25463
Acesso em: 24. Out. 2010.
Esse Software é um programa educativo que disponibiliza 19 atividades diferentes, tais como: quebra-cabeça, memória, caça palavras e relações de palavras com fotos diferentes, referentes a classificação dos animais. Sugerimos que os alunos conheçam essas atividades, que as explorem e possam perceber o conhecimento que foi construído acerca da temática da aula – classificação dos animais.
Após a exploração do software, sugerimos que o professor faça algumas perguntas aos alunos:
- Vocês gostaram do software?
- Puderam colocar em prática os conhecimentos que tiveram durante a aula?
- Sentiram dificuldades e dúvidas? Quais?
- Havia algo diferente no software que não foi apresentado nos textos que leram? Se sim, o que?
Neste momento, sugerimos que o professor entregue a cada grupo o cartaz produzido no início da aula, e faça a seguinte questão:
- Se vocês fossem novamente organizar em grupos as figuras dos animais que recortaram, no início da aula, fariam da mesma forma ou não? Por quê?
Feito isso, o professor poderá pedir que os alunos organizem as figuras dos animais em grupos de acordo com a classificação que o software apresenta – onívoros, carnívoros, herbívoros, ovíparos, vivíparos, vertebrados e invertebrados. As imagens poderão ser coladas em uma nova cartolina, com textos explicativos sobre estas, e fixar os cartazes produzidos no Mural da sala de aula.
A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos aprenderam a classificação dos animais.
Em termos cognitivos serão trabalhados os seguintes aspectos:
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
16/08/2013
Cinco estrelasAdorei fiz em sala de aula e deu um ótimo resultado. Complementei com a construção de um álbum de figurinhas da classificação dos animais e foi um sucesso. Obrigada.