Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Entendendo a classificação dos animais

 

11/01/2011

Autor y Coautor(es)
Silvia Maria Raposo Bardy
imagem do usuário

PRESIDENTE PRUDENTE - SP Secretaria Municipal de Educação de PRESIDENTE PRUDENTE

Lívia Raposo Bardy, Andréa Marques Leão Doescher.

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral: escrita e produção de texto
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Educação Escolar Indígena Línguas Desenvolvimento da linguagem oral
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Estudar a classificação dos animais em: onívoros, carnívoros, herbívoros, ovíparos, vivíparos, vertebrados e invertebrados, por meio de um software educacional, intitulado: “Classificação dos animais” publicado no site do Portal do Professor;
  •  Fazer leitura e interpretação de textos e imagens sobre a temática central da aula;
  • Desenvolver a oralidade.
Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; Duas (2) Aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados para o desenvolvimento destas aulas.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

- Aula interativa;

- Aula colaborativa e cooperativa;

- Uso do Laboratório de Informática;

- Uso da Sala de Vídeo.

Motivação

Para dar início à aula, sugerimos que o professor organize os alunos em grupos de quatro integrantes e entregue para cada grupo alguns materiais para que possam elaborar um cartaz com imagens de animais.   

Materiais necessários:

- Cartolinas;

- Revistas, Jornais e Folhetos com imagens de diferentes animais;

- Tesoura sem ponta;

- Cola;

- Canetas.

Em seguida, o professor deverá pedir que os alunos recortem as figuras de animais e, feito isto, que organizem as figuras em alguns grupos comuns, como, por exemplo, animais que voam, animais que rastejam, animais que se alimentam de carne, animais que se alimentam de plantas e etc. Para isso, os integrantes de cada grupo deverão discutir sobre quais critérios usaram para dividir os animais em grupos.

Figura 1 – Imagem de crianças fazendo atividade de recorte   

Disponível em: http://4.bp.blogspot.com/_Vm1uSzgUHHI/S7GKcvIqVOI/AAAAAAAAAMs/i10beSVrpzs/s1600/GEDC0920.JPG  

Acesso em: 24. Out. 2010.

Cada grupo deverá mostrar a produção que fizeram aos demais, explicando os critérios utilizados para organizar os animais em grupos. Nesse momento, o professor não deverá dizer se a divisão que fizeram dos animais está certa ou errada, ressaltando que posteriormente farão a análise desta. Após isto, o professor poderá desenvolver as próximas atividades.   

Atividade 1

Ainda em grupos, sugerimos que os alunos faça a leitura dos textos apresentados pelo professor, os quais abordam a temática da classificação dos animais. Assim, o professor deverá entregar a cada um dos grupos um texto dos que estão sugeridos abaixo.    

Importante:  

Observamos que cada texto poderá ser trabalhado por mais de um grupo.Contudo, todos os textos deverão ser trabalhados por, pelo menos, um grupo, de modo que as informações que cada um traz são importantes para o conhecimento dos alunos sobre o tema da aula.    

- Texto: “Seres vivos – animais” (Fig.2)  

http://seresvivos2007.blogs.sapo.pt/3971.html 

Figura 2 – Imagem do texto “Seres vivos – animais”

Disponível em: http://seresvivos2007.blogs.sapo.pt/3971.html  

Acesso em: 24. Out. 2010.  

- Texto: “Animais Herbívoros”

http://www.brasilescola.com/animais/herbivoro.htm 

- Texto: “Animais Onívoros”

http://www.brasilescola.com/animais/onivoro.htm 

- Texto: “Animais carnívoros”

http://www.brasilescola.com/animais/carnivoro.htm 

- Texto: “Classificação dos animais” (Fig.3)

http://www.coolkids.guarda.pt/content/classificacao-dos-animais 

Figura 3 – Imagem do texto “Classificação dos animais”

Disponível em: http://www.coolkids.guarda.pt/content/classificacao-dos-animais  

Acesso em: 24. Out. 2010.

- Texto: “Os seres vivos invertebrados”

http://www.portalbrasil.net/educacao_seresvivos_invertebados_moluscos.htm 

- Texto: “O solo”

http://pt.mongabay.com/rainforests/0509.htm 

- Texto: “Vertebrados”  

http://www.brasilescola.com/animais/definicao-um-vertebrado.htm    

- Texto: “Animais vertebrados”

http://www.todabiologia.com/zoologia/animais_vertebrados.htm 

Juntamente com a cópia do texto, o professor deverá entregar um roteiro de leitura e discussão, para subsidiar esse momento, como o que segue abaixo.

Roteiro de leitura:

- Qual é o título do texto?

- Qual tipo de animal foi apresentado no texto?

- Qual parte chamou mais a atenção?  Por quê?

- Havia algo que você já conhecia? O quê? E o que você não sabia?    

- Quais são as características dos animais que estavam apresentados no texto?

- Do que eles se alimentam?

- Alguém já viu algum desses animais pessoalmente?

- Qual é a classificação desses animais – ovíparos, vivíparos, carnívoros e etc.?

 Em seguida, o professor deverá pedir para que cada grupo exponha o que aprendeu sobre o texto lido, conforme roteiro de leitura, entre outras coisas que queira compartilhar com os colegas. Dessa maneira, poderá haver uma troca de informações entre os grupos, e os alunos poderão conhecer um pouco sobre cada tipo de animal apresentado nos textos.

Observamos também que este momento é importante por propiciar que os alunos compartilhem os textos que leram, bem como favorecer o desenvolvimento da oralidade.   

Dando prosseguimento à aula, sugerimos que para a realização da próxima atividade os alunos se dirijam à Sala de Vídeo da escola, ou Laboratório de Informática.

Atividade 2

Nesse momento, sugerimos que o professor apresente aos alunos um vídeo que sintetiza os conhecimentos trabalhados nas atividades anteriores.

O vídeo “Animais vertebrados e invertebrados”, que tem a duração aproximada de dois minutos, apresenta a classificação dos animais em dois grupos, além de mostrar imagens dos animais que fazem parte desses dois grupos.

Link do vídeo:  http://www.youtube.com/watch?v=OPuc616KTIk (Fig.4) 

Figura 4 – Imagem do vídeo “Animais vertebrados e invertebrados”

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=OPuc616KTIk  

Acesso em: 24. Out. 2010.

Sugerimos que após a apresentação do vídeo os alunos sejam organizados sentados em um círculo, para que o professor promova uma conversa sobre o conteúdo deste. Abaixo, sugerimos alguns questionamentos que poderão ser utilizados neste momento.

- Vocês gostaram do vídeo? Por quê?

- O que mais lhes chamaram a atenção?

- No vídeo há alguma informação diferente das que os textos trouxeram? Se sim, quais?

- Por que os animais foram divididos em dois grandes grupos?

- Há outras divisões além da apresentada no vídeo - “vertebrados e invertebrados”? Quais?

- Vocês conhecem mais animais vertebrados ou invertebrados?

- O homem é vertebrado ou invertebrado? Por quê?

- Há algo que queiram compartilhar?   

Este é um importante momento, pois além de favorecer a socialização e a oralidade dos alunos, o professor poderá esclarecer dúvidas dos alunos quanto ao que foi abordado no vídeo.     

Atividade 3

Com o objetivo de finalizar a aula e avaliar os conhecimentos dos alunos sobre o tema da classificação dos animais, sugerimos que eles – organizados em duplas nos computadores - explorem o software educacional “Classificação dos animais” (Fig.5), conforme postado abaixo.  

Link do software: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=25463 

Figura 5 – Imagem do software “Classificação dos animais”

Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=25463  

Acesso em: 24. Out. 2010.    

Esse Software é um programa educativo que disponibiliza 19 atividades diferentes, tais como: quebra-cabeça, memória, caça palavras e relações de palavras com fotos diferentes, referentes a classificação dos animais. Sugerimos que os alunos conheçam essas atividades, que as explorem e possam perceber o conhecimento que foi construído acerca da temática da aula – classificação dos animais.     

Após a exploração do software, sugerimos que o professor faça algumas perguntas aos alunos:   

- Vocês gostaram do software?

- Puderam colocar em prática os conhecimentos que tiveram durante a aula?

- Sentiram dificuldades e dúvidas? Quais?

- Havia algo diferente no software que não foi apresentado nos textos que leram? Se sim, o que?   

Neste momento, sugerimos que o professor entregue a cada grupo o cartaz produzido no início da aula, e faça a seguinte questão:   

- Se vocês fossem novamente organizar em grupos as figuras dos animais que recortaram, no início da aula, fariam da mesma forma ou não? Por quê?   

Feito isso, o professor poderá pedir que os alunos organizem as figuras dos animais em grupos de acordo com a classificação que o software apresenta – onívoros, carnívoros, herbívoros, ovíparos, vivíparos, vertebrados e invertebrados. As imagens poderão ser coladas em uma nova cartolina, com textos explicativos sobre estas, e fixar os cartazes produzidos no Mural da sala de aula.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos aprenderam a classificação dos animais.

Em termos cognitivos serão trabalhados os seguintes aspectos:

  • Estudo de classificação dos animais;
  • Leitura e interpretação de textos e imagens sobre a temática central da aula;
  • Desenvolvimento da oralidade.
Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Juniandra Klatter, Milton da Cruz , Rio Grande do Sul - dijo:
    jklatter@gmail.com

    16/08/2013

    Cinco estrelas

    Adorei fiz em sala de aula e deu um ótimo resultado. Complementei com a construção de um álbum de figurinhas da classificação dos animais e foi um sucesso. Obrigada.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.