Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Diário

 

14/02/2011

Autor y Coautor(es)
Denise Leipziger
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 -Entrar em contato com a obra de Clara Feldman.

 -Discutir a função da palavra quando se escreve um diário.

 -Conhecer livros famosos em forma de diário.

 -Elaborar um pequeno diário.

Duração das atividades
Aproximadamente duas aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Conversa Informal

  O professor inicia a aula perguntando aos seus alunos se sabem o que é Diário, se já fizeram algum, se conhecem alguém que faça  e qual a importância dos Diários. Ele pode também perguntar se através de um Diário poderíamos determinar em qual época viveu alguém. Depois dos alunos conversarem sobre estas questões, o professor distribui este trecho do Diário de Serafina para os alunos e pergunta qual deve ser a idade da menina, se é um texto atual ou antigo, se seria bom ela ler aquele registro depois dos 30 anos etc.

DIÁRIO ESCONDIDO DE SERAFINA

  Serafina é uma menina com talento especial para inventar brincadeiras e presentes originais, e agora ela encontrou um esconderijo seguro e resolveu ali escrever o seu diário, falando de seus sonhos, seus amigos, seus livros preferidos...

  “Querido esconderijo, Eu ainda não contei nada sobre as aulas, a escola, a professora nova, chamada Catarina (que faz aniversário no dia do professor, eu perguntei), os colegas... Quanto a eles, os colegas, só chegou um novo, de outra escola. É outro Chiquinho, que já teve caxumba, pois eu não agüentei e perguntei. Por que fiz isso? Ora, porque me lembrei daquele Chiquinho, que também estudava na minha classe, que teve caxumba, ficou uma semana sem aparecer e só então me fez descobrir o quanto eu gostava dele! Pois é. Parece que os Franciscos estão sempre atravessando o meu caminho. Mas esse Chiquinho novo é muito mais gato que o antigo! Sabe o que mais me impressionou nele? O olhar! Que olhos, diário! Que olhos! Com aqueles cílios longos e tão viradinhos! Ah, e o sorriso, então? Que sorriso, que dentes branquinhos ele tem! Não tem nenhum dente remontado no outro! Será que eu vou ficar gostando desse Chiquinho também esconderijo? Será? Bom, agora é melhor voltar para casa, porque já faz muito tempo que estou aqui, escondida, com o diário no colo e o Chiquinho novo na cabeça. Tchau.”  

 http://educandonossosjovens.blogspot.com/2009/04/interpretacao-de-texto-ii.html

http://www.prof2000.pt/users/jacarelas/img/diario.jpg

Jogo do Esconderijo : Aproveitando que o texto fala em ‘esconderijo’, o professor pergunta se alguém tem um esconderijo e propõe que cada aluno escreva em qual lugar da sala de aula esconderia uma mensagem,(atrás do mural, com durex embaixo do armário, atrás do quadro de giz, colada do lado de fora da cadeira, atrás de um trabalho do mural etc). O professor então pergunta a cada aluno onde acha que o outro esconderia a mensagem, o aluno nega ou concorda e assim prossegue a brincadeira.

 Construindo um Diário da Turma : O professor pergunta se eles sabem onde é anotada a freqüência deles e o conteúdo dado e então mostra o seu Diário de Classe. Logo após, o professor mostra um caderno novo e grande e combina com eles que será o Diário da Turma . A cada dia, será sorteado um aluno que fará todos os deveres no caderno. Se for dada alguma ficha, ela deverá ser colada no Diário da Turma  e depois do caderno concluído, ele será guardado na Biblioteca ou Sala de Leitura, para que sempre possa ser consultado.

Elaboração/Votação da capa do Diário : Nesta etapa, o professor solicita que eles elaborem uma capa para o Diário da Turma. Todos os desenhos serão expostos e o mais votado será colado na primeira folha do Diário da Turma. Depois, será sorteado o primeiro aluno a registrar a aula do dia no Diário.

Diário Pessoal   No início, o professor pode sugerir temas para um diário pessoal, já que pode ser difícil no início, os alunos escreverem livremente. Seguem algumas sugestões de temas para o professor introduzir a noção de Diário.As fichas devem ser preenchidas uma a cada dia, e todas podem ser ilustradas.É importante dizer aos alunos que se quiserem escrever algo que não está na folha, são livres para isso.    

 

   Primeiro Dia -Ficha 1- Pensando sobre as Minhas Reações

  -Quando eu perco alguma coisa de que gosto, minha primeira reação é ____________________________________  Quando isso acontece, me sinto -_______________________________________________________________

 

Segundo Dia -Ficha 2-Como me sinto na minha Casa

 A coisa que mais gosto no meu quarto é ______________________________________________________________ Ter isto comigo me faz sentir ______________________________________________________________ Mas, se eu pudesse, eu gostaria de muito de ter também_________________________________________________________

 Terceiro Dia- Ficha 3- Meus Sonhos  

   O pior sonho que já tive foi _______________________________________________________________e o melhor foi_____________________________________________________________   

Quarto Dia -Ficha 4- Pensamentos sobre o Futuro    

 Se eu tivesse que escolher uma profissão agora, gostaria de ser _______________________________________________________________ Porque________________________________________________________________________________________________________________________ Isso me faria sentir _______________________________________________________________ Porque_________________________________________________________

 

Quinto Dia-Ficha 5- Meus Sentimentos    

 As coisas que me deixam mais alegre são:     

 

 Sexto Dia-Ficha 6-Desejos

Se eu pudesse escolher um animal para ter em casa agora, eu escolheria um ____________________________________________________________ Isso me deixaria muito__________________________    

Sétimo Dia

Ficha 7-Falando sobre mim

  Se eu tivesse que me transformar num animal, gostaria de ser um _______________________________________________________________ Porque_____________________________________________________

E detestaria ser um _______________________________________________ Porque_________________________________________________________

Oitavo Dia -Ficha 8 -A Semana

O melhor dia da semana pra mim é _________________________________ Porque____________________________________________________-

 Nesse dia, me sinto______________________________________________.

  O pior dia da semana é __________________________________________

 Porque ______________________________________________________

Nesse dia, me sinto ______________________________________________.  

Obs : Estas sugestões foram adaptadas do Livro Conversando com os Meus Botões de Clara Feldman.

É interessante que o professor promova um tempo para que os alunos possam escrever nos seus diários . Esta atividade pode ser realizada no pátio ou em algum lugar aconchegante da Escola. Se não há condições de cada um ter o seu diário, basta semanal ou quinzenalmente grampear um número de folhas e colocar as datas nas folhas.  

Sugestão de debate com a turma : O que que é melhor : Agenda, blog ou diário ?

  Sugestão de Leitura para o professor : http://www.brasileirosnaholanda.com/elis/elis014.htm

 

http://www.starnews2001.com.br/anne-frank/diario-aberto.jpg

Recursos Complementares

Diários famosos escritos por jovens:  http://www.verabrant.com.br/cronicas/Helena%20Morley.htm

 

Os livros abaixo devem ser selecionados pelo professor, de acordo com o seu grupo.

 1-Diário de um banana - http://pt.wikipedia.org/wiki/Di%C3%A1rio_de_um_Banana   

 Livro:    http://www.4shared.com/document/YZJcY2tP/Dirio_de_um_banana.html  

 2-Querido Diário Otário :  http://www.4shared.com/file/KPZXMnuw/Querido_Diario_Otario_1.html    

 3-O diário de Anne Frank http://pt.wikipedia.org/wiki/Di%C3%A1rio_de_Anne_Frank

4- O diário escondido da Serafina:  http://www.bondfaro.com.br/preco--livros--o-diario-escondido-da-serafina-porto-cristina-8508062834.html  

5- Outro trecho do Diário da Serafina: http://generalizado.com.br/archives/540  

6-A Biblioteca Mágica de Bibbi Bokken Autor: Hagerup, Klaus; Gaarder, Jostein Editora: Cia das Letras Categoria: Literatura Infanto-Juvenil / Literatura Juvenil O garoto Nils e sua prima Berit moram em cidades diferentes e, para manter contato, decidem escrever um diário a quatro mãos, enviando-o de uma cidade a outra por correio. Uma obra que celebra a magia de um objeto muito especial: o livro.

http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/produto.dll/detalhe?pro_id=131053&ID=C92566367D70C1D1 

 7- 6-4-Robinson Crusoé de Daniel Defoe Formato: e-book / PDF http://virtualbooks.terra.com.br/freebook/port/infan/robinson_crusoe.htm       

 Diário de Animais   

 

-Diário de uma Mosca :  http://www.companhiadasletras.com.br/detalhe.php?codigo=40564  

-Diário de uma minhoca:   http://www.companhiadasletras.com.br/detalhe.php?codigo=40381    

Avaliação

  É importante que o aluno saiba definir com as suas palavras que o  Diário é um  gênero da literatura autobiográfica,  no qual são registrados acontecimentos cotidianos a partir de uma visão pessoal, possuindo, por este motivo, um caráter intimista e confidente. O professor deve lembrar que o Diário é íntimo , portanto não deve ser corrigido .Ele apenas terá acesso aos exercícios que lhe forem mostrados espontaneamente..  Os alunos ficam livres para esconder, guardar, rasgar, fazer o que quiserem com as folhas de seu Diário.    

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.