12/01/2011
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Sulamita Nagem Dias Lima
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral |
Estratégias e recursos da aula
DESENVOLVIMENTO
1ª ATIVIDADE:
1-O professor apresenta a imagem abaixo solicitando que os alunos digam o que ela representa.
2- Após ouvir a opinião da turma, o professor propõe uma discussão a partir da seguinte situação: Que texto escrito devo escrever para mandar notícias para minha família que mora em outro estado?
OBS: Espera-se que os alunos concluam que é uma carta.
3- Em seguida o professor apresenta a imagem abaixo solicitando que os alunos falem sobre o que ela representa.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Carta
4- Após ouvir os alunos, o professor apresenta o texto abaixo solicitando a leitura do mesmo.
CARTA
Carta é objeto de correspondência, com ou sem envoltório, sob a forma de comunicação escrita, de natureza administrativa, social, comercial, ou qualquer outra, que contenha informação de interesse específico do destinatário, de acordo com a Legislação Brasileira.
A carta é o elemento postal mais importante, é um meio de comunicação visual, constituída por algumas folhas de papel fechadas em um envelope, que é selado e enviado ao destinatário da mensagem através do serviço dos Correios.
Nos primórdios da entrega das cartas quem pagava a postagem era o destinatário e isso só se alterou com a criação dos selos quando se passou a, previamente, o remetente colocar na sobrecarta (envelope) a quantidade de selos correspondente ao porte (valor da tarifa de serviço), garantido assim a entrega da carta ou a sua restituição no caso de não ser encontrado o destinatário.
Atualmente a carta vem sendo substituída pelo e-mail que é a forma de correio eletrônico mais difundida no mundo, mas ainda há pessoas que pelo simples prazer de trocar correspondências físicas preferem utilizar o método da carta.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Carta
5- Em seguida o professor solicita que, coletivamente, registrem as informações novas e significativas trazidas pelo texto.
2ª ATIVIDADE:
1- O professor organiza a turma em grupos e entrega a cada equipe uma das orientações abaixo:
1º grupo:
a) Ler o texto abaixo;
b) Analisar o modelo de carta que o acompanha;
c) Elaborar um cartaz sintetizando o tipo de carta descrito no texto.
CARTA COMERCIAL
A carta comercial é um meio de comunicação formal e escrito utilizado por empresas, pautando-se pelos princípios da clareza e objetividade.
Uma carta comercial deve ser organizada e limpa, com linguagem correta e impessoal, em papel com timbre da empresa contendo todos os dados necessários.
Segue um modelo de carta comercial:
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PAPEL TIMBRADO
Para (destinatário / empresa)
Atenção a (pessoa ou departamento)
Assunto (Do que se trata esta comunicação)
Prezados Senhores,
Somos uma empresa de representações e temos em nosso quadro apenas profissionais altamente capacitados na área de informática e desenvolvimento de softwares, motivo pelo qual manifestamos nosso interesse em representá-los, com exclusividade, na cidade de (informar).
Caso haja interesse por parte de sua empresa, colocamo-nos à disposição para novos contatos, em que possamos detalhar nossa proposta.
Agradecemos antecipadamente a atenção.
Atenciosamente,
(assinatura)
Sua Empresa
Seu Nome - Seu Cargo
http://www.tudobox.com/247/modelo_de_carta_comercial.html
2º grupo:
a) Ler o texto abaixo;
b) Analisar o modelo de carta que o acompanha;
c) Elaborar um cartaz sintetizando o tipo de carta descrito no texto.
CARTA DE AGRADECIMENTO
São diversas as ocasiões em que recebemos favores, bons serviços ou oportunidades que aproveitamos com satisfação.
Em algumas dessas situações convém demonstrar que apreciamos a consideração que nos foi dada. Essa manifestação por vezes pode ser formalizada por meio de uma carta.
Segue um modelo de carta de agradecimento que poderá ser adaptado às suas necessidades:
--------------
Prezado(a) Sr(a). (nome),
Venho por meio desta apresentar meus agradecimentos pelo apoio e oportunidade que me foram concedidos.
O tempo que passei em companhia de pessoas excelentes contribuiu imensamente para meu crescimento pessoal e profissional, graças ao companheirismo de todos.
Desejo a todos muita sorte e sucesso!
Muito obrigado por tudo.
Atenciosamente,
(seu nome)
---------------
http://www.tudobox.com/113/modelo_de_carta_de_agradecimento.html
3º grupo:
a) Ler o texto abaixo;
b) Analisar o modelo de carta que o acompanha;
c) Elaborar um cartaz sintetizando o tipo de carta descrito no texto.
CARTA PEDIDO DE DEMISSÃO
De: EMPREGADO
Para: EMPREGADOR
NESTA
REF: PEDIDO DE DEMISSÃO
Prezado Senhor EMPREGADOR:
Em (…………..), foi assinado contrato de trabalho de prazo indeterminado entre o Sr. EMPREGADO e o Sr. EMPREGADOR, quando foi acertado que aquele deveria realizar as seguintes funções: (…………………..) (Descrever os serviços que o Empregado realizava em seu serviço).
No entanto, em virtude de problemas (…………………………………) (Descrever quais foram os problemas que fizeram com que o Empregado desistisse de trabalhar para o Empregador), o Sr. EMPREGADO vem por meio desta pedir a demissão de seu emprego, neta data, sem a necessidade do cumprimento do aviso prévio1.
Sem mais
Assino a presente
(Local, data e ano).
(Nome e assinatura do Empregado)
Ciente em (data)
(Nome e assinatura do Empregador)
http://www.modelodecarta.com.br/de/emprego/
4º grupo:
a) Ler o texto abaixo;
b) Analisar o modelo de carta que o acompanha;
c) Elaborar um cartaz sintetizando o tipo de carta descrito no texto.
CARTA DE ADVERTÊNCIA DISCIPLINAR
(papel timbrado)
ADVERTÊNCIA
(nome do empregado), portador da CTPS nº (informar), Série (informar), recebe neste ato a pena de advertência disciplinar em razão de (descrever o fato).
Informamos que a repetição de condutas repreensíveis poderá originar uma dispensa por Justa Causa, conforme legislação vigente.
(localidade), (dia) de (mês) de (ano).
(nome do empregado – assinatura acima)
http://www.modelodecarta.com.br/de/emprego/
5º grupo:
a) Ler o texto abaixo;
b) Analisar o modelo de carta que o acompanha;
c) Elaborar um cartaz sintetizando o tipo de carta descrito no texto.
CARTA DE DEMISSÃO POR JUSTA CAUSA
De: EMPREGADOR
Para: EMPREGADO
NESTA
REF: DESPEDIDA POR JUSTA CAUSA
Prezado Senhor EMPREGADO: O Sr. EMPREGADO, trabalhando nesta empresa desde (………), foi advertido dia (……..), suspenso de seu trabalho dia (……….), em virtude de comportamento violento, que vem desde há um tempo atrapalhando o ambiente de trabalho, gerando conflitos e reclamações entre os outros empregados. Mesmo assim, o Sr. EMPREGADO não deixou de apresentar o referido comportamento, chegando ao cúmulo de agredir verbalmente, ameaçando fisicamente seus companheiros de serviço no setor (…………….) desta empresa.
Verificada a reincidência, e a intransigência do Sr. EMPREGADO, que não muda de atitude em relação ao problema, mesmo tendo por isso já sido punido, declaro rescindido o contrato de trabalho assinado entre eu, EMPREGADOR, e o Sr. EMPREGADO, por justa causa, com base no Artigo 482, da CLT.
Após dar seu ciente, compareça à sede da empresa para poder assinar a rescisão do contrato de trabalho por justa causa, e para que a empresa possa cumprir todas as suas obrigações, na forma da lei.
Sem mais
Assino a presente
(Local data e ano).
(Nome e assinatura do Empregador)
Ciente em (data)
(Nome, Nº da CTPS e assinatura do Empregado).
http://www.modelodecarta.com.br/de/emprego/
6º grupo:
a) Ler o texto abaixo;
b) Analisar o modelo de carta que o acompanha;
c) Elaborar um cartaz sintetizando o tipo de carta descrito no texto.
CARTA DE RECOMENDAÇÃO PROFISSIONAL
De: ANTIGO EMPREGADOR
Para: NOVO EMPREGADOR
NESTA
REF.: REFERÊNCIAS PROFISSIONAIS
Prezado Senhor NOVO EMPREGADOR:
O Sr.(a) (xxx) (Nome do(a) Empregado(a)), tendo trabalhado em nossa empresa no período compreendido entre (xxx) e (xxx), na função de (xxx), desempenhou durante este tempo todas as suas atividades de maneira eficiente, demonstrando sua competência profissional, bem como facilidade no aprendizado de novos afazeres e na transmissão dos seus conhecimentos a outros. Foi demitido devido a uma restruturação financeira pela qual passou nosso quadro de funcionários, que precisou ser reduzido, nada constando, durante sua passagem pela nossa firma, que o(a) desabonasse.
Portanto, viemos por meio desta reafirmar nosso entendimento de que são qualidades suas: competência, honestidade, capacidade e idoneidade, pelo que entendemos ser nossa obrigação recomendá-lo(a) como ótima nova contratação de sua empresa, na qual certamente terá muito a acrescentar.
Sem mais
Assino a presente
(Local, data e ano)
(Nome e assinatura do Antigo Empregador)
http://www.modelodecarta.com.br/de/emprego/
7º grupo:
a) Ler o texto abaixo;
b) Analisar o modelo de carta que o acompanha;
c) Elaborar um cartaz sintetizando o tipo de carta descrito no texto.
CARTA DE ABANDONO DE EMPREGO
De: EMPREGADOR
Para: EMPREGADO
NESTA
REF: ABANDONO DE EMPREGO
Prezado Senhor EMPREGADO: O Sr. EMPREGADO, trabalhando nesta empresa desde (……….), vem continuamente se ausentando de seus serviços, causando problemas e transtornos, vez que sua função é de alta responsabilidade, não havendo outro funcionário que o possa substituir.
Em razão disso, venho por meio desta solicitar o retorno imediato do Sr. EMPREGADO ao trabalho, sob o risco de se caracterizar o abandono de emprego, motivando a rescisão do contrato de trabalho por justa causa1.
Sem mais
Assino a presente
(Local data e ano).
(Nome e assinatura do Empregador)
Ciente em (data)
(Nome, Nº da CTPS e assinatura do Empregado)
http://www.modelodecarta.com.br/de/emprego/
8º grupo:
a) Ler o texto abaixo;
b) nalisar o modelo de carta que o acompanha;
c) Elaborar um cartaz sintetizando o tipo de carta descrito no texto.
PEDIDO DE DEMISSÃO
De: EMPREGADO
Para: EMPREGADOR
NESTA
REF.: PEDIDO DE DEMISSÃO
Prezado Senhor EMPREGADOR:
Em (xxx), foi assinado contrato de trabalho de prazo indeterminado entre o Sr. EMPREGADO e o Sr. EMPREGADOR, quando foi acertado que aquele deveria realizar as seguintes funções: (xxx) (Descrever os serviços que o Empregado realizava em seu serviço).
No entanto, em virtude de problemas (xxx) (Descrever quais foram os problemas que fizeram com que o Empregado desistisse de trabalhar para o Empregador), o Sr. EMPREGADO vem por meio desta pedir a demissão de seu emprego, neta data, sem a necessidade do cumprimento do aviso prévio1.
Sem mais
Assino a presente
(Local, data e ano)
(Nome e assinatura do Empregado)
Ciente em (data)
(Nome e assinatura do Empregador)
http://www.modelodecarta.com.br/de/emprego/
9º grupo:
a) Ler o texto abaixo;
b) Analisar o modelo de carta que o acompanha;
c) Elaborar um cartaz sintetizando o tipo de carta descrito no texto.
APRESENTAÇÃO PARA PROPOSTA DE EMPREGO
Prezados Senhores,
Em busca de nova proposta de trabalho na área Administrativo-Financeira, apresento-lhes meu currículo anexo.
Entre minhas características básicas encontram-se: adaptabilidade, bom humor, dinamismo, responsabilidades, perfeccionismo, auto-exigência, dedicação ao trabalho e bom relacionamento em geral.
Informo ainda que estou disponível para viagens, de acordo com a necessidade da organização.
No aguardo de contato de sua parte, coloco-me à disposição para prestar-lhes mais esclarecimentos.
Atenciosamente,
http://www.modelodecarta.com.br/de/emprego/
10º grupo:
a) Ler o texto abaixo;
b) Analisar o modelo de carta que o acompanha;
c) Elaborar um cartaz sintetizando o tipo de carta descrito no texto.
APRESENTAÇÃO PARA EMPREGO
Prezado(a) Senhor(a),
De acordo com a indicação do Sr. João da Silva, envio meu currículo para apreciação.
Há cinco anos atuo na área de divulgação e markerting da empresa Ramos&Associados, desenvolvendo trabalhos de consultoria na área educacional e também na organização de eventos em diversos segmentos empresariais.
Neste momento, busco uma efetivação no mercado, visando o desenvolvimento de um trabalho objetivo e gerador de resultados, de forma a possibilitar crescimento qualitativo e quantitativo para os envolvidos.
Agradeço a atenção e coloco-me ao inteiro dispor para contato pessoal.
http://www.modelodecarta.com.br/de/emprego/
2- O professor socializa as produções dos alunos, faz os comentários necessários e propõe que a equipe escreva uma carta do tipo que coube ao grupo, aproveitando os modelos disponíveis.
3- O professor socializa as produções, faz os comentários necessários e organiza a exposição das mesmas no espaço da sala.
3ª ATIVIDADE:
1- O professor apresenta o texto abaixo solicitando a leitura do mesmo.
ESTRUTURA
Em geral, a carta não tem uma extensão obrigatória definida, mas deve ter as seguintes partes constitutivas: cabeçalho, introdução (com saudações), corpo da carta, despedida e assinatura (e em algumas ocasiões, P.S. - post-scriptum - e notas).
É imprescindível conhecer o tratamento que corresponde à pessoa a quem se dirige, tendo em conta o cargo que ocupa, a função que desempenha ou a relação que tem com o remetente, e que deve estar em consonância com o tom de amizade, de cortesia ou respeito.
Importante, também, é a correção formal e a adequação do discurso à situação de comunicação.
http://www.infopedia.pt/$tipos-de-carta
2- Após a leitura, o professor propõe que, coletivamente, elaborem uma síntese dos elementos que fazem parte de uma carta.
3- Em seguida, ainda coletivamente, propõe que a turma escreva uma carta para um colega que não foi à aula, contando-lhe o que aprenderam nessa aula.
4- O professor solicita que um aluno faça a cópia da carta produzida pela turma em uma folha branca.
4ª ATIVIDADE:
1- O professor apresenta o modelo envelope solicitando a leitura do mesmo.
Modelo envelope
2- O professor deverá levar para a sala um envelope de carta para que o mesmo seja preenchido pela turma com os dados do colega para quem escreveram a carta.
OBS: Caso seja possível, o professor deverá levar a turma aos Correios para que a carta seja postada. Se isso não for possível, a mesma deverá ser entregue ao destinatário na própria sala.
5ª ATIVIDADE:
1- O professor apresenta o bilhete abaixo propondo a leitura do mesmo.
Modelo Bilhete
2- Em seguida, o professor propõe que, coletivamente, preencham o quadro abaixo com as principais diferenças entre a carta e o bilhete:
Cartas |
Bilhetes |
|
|
3- Após o preenchimento do quadro, o professor organiza a turma em grupos e entrega a cada um deles uma das orientações abaixo:
1º grupo:
Escrever um bilhete para os alunos de uma outra sala da escola, convencendo-os a visitarem a exposição de cartas da turma.
2º grupo:
Escrever um bilhete para a direção da escola, convencendo-os a visitarem a exposição de cartas da turma.
3º grupo:
Escrever um bilhete para os pais de um dos membros do grupo, convencendo-os a visitarem a exposição de cartas da turma.
4º grupo:
Escrever uma carta para alguém da família e que mora distante para contar como estão aprendendo na escola.
5º grupo:
Escrever uma carta para o prefeito da cidade solicitando a reforma da rua da escola.
6º grupo:
Escrever uma carta para uma editora solicitando a doação de alguns livros para a biblioteca da sala.
4- O professor socializa as produções, faz as correções necessárias e orienta-os a fazerem a entrega dessas produções aos seus respectivos interlocutores. É bom lembrar que as cartas deverão ser colocadas nos envelopes, devidamente preenchidos.
Recursos Complementares:
Há vários tipos de cartas, a forma da carta depende do seu conteúdo.
A carta pessoal é a carta que escrevemos para amigos, parentes namorado (a), o remetente é a própria pessoa que assina a carta, estas cartas não têm um modelo pronto, são escritas de uma maneira particular.
A carta comercial se torna o meio mais efetivo e seguro de comunicação dentro de uma organização. A linguagem deve ser clara, simples, correta e objetiva.
Existem alguns tipos de carta comercial:
http://espacoeducar-liza.blogspot.com/2009/10/trabalhando-producao-textual-com-cartas.html
Avaliação
A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante as discussões, a realização das tarefas, a produção das cartas e dos bilhetes, a produção do cartaz com a síntese do texto, a discussão das questões apresentadas pelo educador, somadas às intervenções dele, a auto-avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos.
Quatro estrelas 1 calificaciones
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01/04/2013
Quatro estrelasGostei muito do modo abordado sobre o tema, muito inteligente.