Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Acolhimento para inclusão aluno especial

 

24/11/2009

Autor y Coautor(es)
Elmio Pagy Felipe dos Reis
imagem do usuário

BRASILIA - DF CAIC UNESCO

Marco G. B. Burlamaqui

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo
Ensino Médio Educação Física Jogos: Valores culturais
Ensino Médio Educação Física Jogos: Projetos de formação dos alunos
Ensino Médio Educação Física Ginástica: Projetos de formação dos alunos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Reconhecer as diferenças existentes entre as pessoas não como fator de limitação, mas como  característica individual.

  • Equilíbrio

  • Força

Duração das atividades
1 aula (de 50 minutos)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Nenhum conhecimento prévio necessita ser trabalhado

Estratégias e recursos da aula

Reunir a turma no pátio da escola, ou no ginásio, ou em área livre desde que se tenha espaço. Colocar aos alunos um ao lado do outro.  Formar duplas. com os alunos das duplas virados para frente, ou seja, o aluno que estiver na frente estará de costas para o aluno que estiver atrás. Para cada dupla, será entregue uma bola. Entre si, os alunos decidem quem da dupla irá começar. Quem for o escolhido se posiciona atrás do outro aluno da dupla e inicia jogando a bola  pra frente com uma das mãos, rasteiramente, como se fosse desenhar a trajetória da bola no chão. O outro aluno corre e pega a bola. Onde ele alcançar a bola, ele deve se manter estático para que o professor e os alunos vejam o quão longe a bola foi lançada. Todas as duplas fazem o mesmo. Depois que todas os alunos já tiverem lançado suas respectivas bolas, o professor chama atenção das diferentes distâncias que as bolas percorreram, mesmo sendo as bolas umas idênticas às outras, fazendo um paralelo ao aluno especial. Todos temos diferenças e todos somos iguais. Somos iguais por sermos todos humanos e somos diferentes por termos características pessoais.

Variações: Jogar a bola com a mão direita/esquerda, diferentes tipos de bola, mudar a regra para ver quem joga a bola o mais perto possível de um ponto determinado. O ponto determinado pode ser um sinal feito no chão com uma fita, por exemplo, ou mesmo outra bola, de cor diferente das demais, como na bocha.

bola1

bola2

bola3

bocha1

Professor, a bola pode ser desde uma de tênis até uma bola de peso, dependendo da desenvoltura da turma. Caso os alunos sejam mais quietos, uma bola mu ito pesada pode dificultar o processo de interação, entretanto, se a turma aderir facilmente ao pedido, uma bola leve demais pode ser dispersivo, saindo do objetivo da aula.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Educação física e educação ambiental [Esporte na escola] Vídeo
Cidadania em construção [Esporte na escola] Vídeo
Recursos Complementares
Avaliação

Na avaliação, que poderá ser escrita, será avaliado o nível de interação dentro da proposta da aula, bem como poderá ser cobrada algumas informações do livro usado para ser o tesouro.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.