Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Água é renovável?

 

22/11/2010

Autor y Coautor(es)
Amélia Pereira Batista Porto
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Lízia Maria Porto Ramos

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Recursos tecnológicos
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Reconhecer a água como um recurso natural disponível e a necessidade de preservá-la;

Analisar o consumo de água através de dados fornecidos por hidrômetros;

Relacionar a utilização da água ao seu custo;

Relacionar a água, recurso renovável, ao seu ciclo na natureza;  

Produzir cartilhas para divulgar na escola e comunidade sobre hábitos desejáveis no consumo sustentável da água.

Duração das atividades
4h/a
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Saber os estados físicos da água. Relacionar as mudanças de temperatura aos estados físicos da água.

Estratégias e recursos da aula

Introdução: uma abordagem para o professor  

Água, recurso renovável?

A água, o solo, o vento, a flora(vegetais), a fauna(animais) são exemplos de recursos naturais. Esses e muitos outros componentes da natureza são explorados pelo homem visando o desenvolvimento da sociedade e sobrevivência e conforto das pessoas em geral.

Esses recursos podem ser considerados renováveis, como a energia do Sol e do vento pois continuam disponíveis após seu uso; não renováveis, como o petróleo e minérios em geral porque, após seu uso, um dia, irão se esgotar no Planeta; potencialmente renováveis, como a água, o solo e as árvores que estão sendo considerados limitados, diante das ações humanas sobre eles e a forma como estão sendo explorados e ou consumidos.

Entretanto, sabe-se que o cuidado com os recursos naturais e o respeito ao meio ambiente beneficiam o ser humano e preservam o solo, a água, o ar e os seres vivos, garantindo a diversidade necessária à sobrevivência do planeta Terra.

Mas, mesmo diante desse conhecimento, a exploração dos recursos naturais tem se tornado cada vez mais intensa, o que tem provocado graves alterações ambientais, comprometendo a vida no planeta. Além disso, a ação humana, na maioria das vezes, ocorre sem o uso de tecnologia e métodos corretos, muitas vezes já conhecidos e considerados equivocadamente eficazes.

Nos últimos anos, as questões ambientais ganharam lugar de destaque em todas as esferas de estudo e discussão. Alternativas de manejo e de uso racional dos recursos naturais passaram a ter prioridade, assim como a conservação e a recuperação das áreas destruídas.

Sabemos que dois terços do planeta Terra é formado por água e que somente 0,008% desse total é potável (própria para o consumo). Além disso, grande parte da água dos rios, lagos e represas está sendo contaminada e poluída pela ação do homem. Assim, pode faltar, num futuro próximo, água para o consumo de grande parte da população mundial.

A água é considerada um recurso renovável devido à sua capacidade de se recompor em quantidade, principalmente pelas chuvas, e por sua capacidade de absorver poluentes. A Terra pode ser vista como um sistema fechado quando se trata do ciclo hidrológico ou seja a quantidade de água no sistema permanece próxima da constância, globalmente.

Entretanto hoje nos perguntamos se realmente a água é um bem renovável, ou se por outro lado, haveria alguma situação onde essa classificação não corresponderia à realidade.

Dentro desta perspectiva, a qualidade da água seria o maior problema relacionado à capacidade de renovação desse recurso. Vários fatores agem sobre a água degradando-a. Dentre eles, destacamos: a remoção da mata ciliar o que reduz a infiltração da água para reabastecimento dos rios; grandes áreas de erossão provocando intenso assoreamento dos rios;  mudanças climáticas globais responsáveis por alterações na distribuição do recurso água no Planeta;  contaminação hídrica por meio de atividades agrícolas  com uso descontrolado de agroquímicos e industriais e urbanos com despejo de esgoto e lixo em cursos de água, dentre outros.  O qualidade da água fica tão comprometida que a sua renovação fica condicionada a técnicas que demandam grandes recursos financeiros e longo tempo.

Texto elaborado pelas autoras a partir de informações obtidas em

http://scienceblogs.com.br/geofagos/2009/05/agua_recurso_renovavel_ou_nao.php acesso em novembro de 2010.  

http://www.ana.gov.br/bibliotecavirtual/arquivos/20061212102729_Introducao_Gerenciamento.pdf acesso em novembro de 2010.    

http://www.portaldoagrovt.com.br/agro/meio_ambiente/agua2.pdf  acesso em novembro de 2010. 

Estratégia:   

Como os alunos poderão atingir os objetivos propostos:   

Os alunos poderão atingir os objetivos propostos através de conversa dialogada em que vão expor suas ideias a respeito do que sabem sobre a água. Instigados pelas atividades exploradas no desenvolvimento da aula esperamos que os alunos construam novos conhecimentos sobre o assunto.   

Como o professor irá ativar esse processo:   

Levantando situações – problema para que os alunos emitam suas ideias sobre o assunto explorado, realizando atividade experimental e investigativa, analisando gráficos, assistindo vídeo, lendo e interpretando textos sobre o assunto e participando das discussões propostas no decorrer da aula.

Atividade1: levantamento do conhecimento prévio   

Inicie a aula perguntando aos alunos se eles sabem cuidar da água. Escute as ideias da turma. A seguir distribua para cada aluno uma cópia da atividade abaixo. Peça que leiam com atenção cada pergunta e assinalem a resposta de acordo com o seu modo de agir em relação às situações apresentadas relacionadas ao consumo de água.

Teste seus conhecimentos: você sabe cuidar da água?   

Verifique se você está desperdiçando água em sua casa. Cada resposta deste questionário corresponde a um número de pontos. Ao final, calcule o número de pontos obtidos e julgue seus hábitos com relação ao consumo da água.   

1.Você fica menos de cinco minutos tomando banho com o chuveiro ligado? ( ) Sempre ( ) Às vezes ( ) Nunca   

2.Você desliga o chuveiro, quando toma banho, enquanto usa o xampu e o sabonete? ( ) Sempre ( ) Às vezes ( ) Nunca   

3.Você desliga a torneira enquanto escova os dentes, reabrindo-a na hora de enxaguar a boca? ( ) Sempre ( ) Às vezes ( ) Nunca   

4.Você não utiliza o vaso sanitário para jogar lixo, evitando dar várias descargas por dia? ( ) Sempre ( ) Às vezes ( ) Nunca   

5.Sua família rega as plantas de sua casa utilizando um regador, poupando a quantidade de água usada? ( ) Sempre ( ) Às vezes ( ) Nunca   

6.Você verifica se em sua casa existem caixas d’água, descargas e torneiras pingando e conserta o vazamento? ( ) Sempre ( ) Às vezes ( ) Nunca   

7.Sua família limpa a calçada com vassoura e, quando necessário, utiliza um balde? ( ) Sempre ( ) Às vezes ( ) Nunca   

8.Sua família aproveita os fins de semana para lavar o carro de sua casa utilizando um balde para limpá-lo? ( ) Sempre ( ) Às vezes ( ) Nunca   

A seguir apresente a tabela com o resultado do teste para a turma. Escreva o resultado no quadro de giz ou numa cartolina. Peça aos alunos que verifiquem quantos pontos fizeram, de acordo com a tabela. Explique-lhes que ao somar os pontos descobrirão se tem cuidado da água de maneira correta.  

RESULTADO DO TESTE  

 1. ( 10 ) Sempre ( 5 ) Às vezes ( 0 ) Nunca

2. ( 10 ) Sempre ( 5 ) Às vezes ( 0 ) Nunca

3. ( 10 ) Sempre ( 5 ) Às vezes ( 0 ) Nunca

4. ( 10 ) Sempre ( 5 ) Às vezes ( 0 ) Nunca

5. ( 10 ) Sempre ( 5 ) Às vezes ( 0 ) Nunca

6. ( 10 ) Sempre ( 5 ) Às vezes ( 0 ) Nunca

7. ( 10 ) Sempre ( 5 ) Às vezes ( 0 ) Nunca 8. ( 10 ) Sempre ( 5 ) Às vezes ( 0 ) Nunca

Total de pontos:   

Apresente os dados a seguir, também em uma cartolina.  Peça que leiam, silenciosamente a frase relativa ao seu desempenho.

Número de pontos/ Conclusão   

De 70 a 80 Parabéns! Você demonstrou que tem bons hábitos de consumo de água.  

De 50 a 65 Você demonstrou estar desenvolvendo bons hábitos de consumo de água. Você está no caminho certo.   

Abaixo de 50 Você precisa melhorar seus hábitos em relação ao consumo de água. Acreditamos que daqui para frente você adotará uma postura diferente.  

Promova uma discussão com a turma sobre os resultados encontrados e solicite aos alunos que argumentem sobre seus hábitos com relação ao consumo da água.

Explique aos alunos que a água é um recurso da natureza essencial a vida na Terra e que 2/3 da superfície terrestre  é coberta de água. Pergunte aos alunos:

- Por que então o mundo todo é tão preocupado com a possibilidade de faltar água?

Respostas esperadas: só parte dessa água pode ser consumida pelas pessoas, plantas e animais; a água está sendo muito poluída; as pessoas tem alterado muito o ambiente e isso prejudica a água.

Escute a argumentação dos alunos e explique que a maior parte dessa água não está disponível para consumo humano, pois 97% é água salgada, encontrada nos oceanos e mares e 2% forma geleiras inacessíveis.

Apenas 1% de toda a água é doce podendo ser, naturalmente, utilizada para consumo do homem e animais. E deste total 97% estão armazenados em fontes subterrâneas.

Se possível interprete o gráfico com os alunos:

http://wwwto.blogs.sapo.pt/arquivo/distribuicao.jpg - Acessado em 18/11/10. 

Explique também que as águas doces superficiais - lagos, rios e barragens - vêm sofrendo os efeitos da ação humana sobre o ambiente tornando-a cada vez mais imprópria ao consumo. Mas, a água é capaz de se recompor principalmente pelas chuvas, e por sua capacidade de absorver poluentes.  Para continuar o estudo será realizado inicialmente um experimento que simula o ciclo da água na natureza, ou seja, como a água se renova pelas chuvas e retorna a atmosfera e ao ambiente.

Atividade 2: Experimento - Fazendo chover  

Prepare com a turma o seguinte material: cubos de gelo, uma vasilha de plástico transparente incolor, um litro de água quente, filme plástico.   

Explique aos alunos que será colocada água quente na vasilha e está será coberta com o filme plástico. A seguir serão colocados cubos de gelo sobre o filme plástico. Após a explicação pergunte aos alunos:

Fazendo previsão 

E, então, o que acontecerá com a água quente quando entrar em contato com uma superfície mais fria?   

Peça aos alunos que realizem o experimento seguindo as orientações abaixo e observem o que acontece.   

Realizando o experimento

• Em grupos, coloquem a água quente na vasilha de plástico.

• Cubram a vasilha com o filme plástico, vedando-a.

• Coloquem os cubos de gelo sobre o filme plástico da vasilha com água quente.

• Observem o que acontece no interior da vasilha de plástico.

Ao final da atividade troque ideias com a turma sobre o ocorrido. Sugestões de perguntas:   

O que aconteceu no interior da vasilha?

Por que se formam gotas de água nas paredes da vasilha e no filme de plástico que a está vedando?

O que acontece com a água que se formou no filme plástico?

Vocês já viram, em outras situações, o processo observado na vasilha de plástico? Se já viram, contem o que observaram.

Em que estado físico encontra-se a água em cada situação: quente e nos cubos de gelo?

Existe água entre a água quente e o filme plástico? Se sim, em que estado ela se encontra?

Oriente os grupos durante a atividade experimental. Destaque a importância da observação e do registro do que está sendo observado. Verifique se os alunos conseguem perceber que entre a água quente e o filme plástico há vapor d’ água e que este ao entrar em contato com a superfície resfriada pelo gelo se condensa formando gotículas de água líquida. Essas gotículas retornam a vasilha caindo como se fosse “chuva”. Estimule as discussões. Se não citarem, outras situações em que ocorre fenômeno semelhante e comente com a turma o que acontece nas paredes frias do banheiro, quando tomamos banho quente.

Concluída a discussão distribua para a turma o texto a seguir. Oriente os alunos na leitura do texto e do esquema explicativo do ciclo da água na natureza.

O ciclo da água na natureza   

A água pode ser encontrada nos estados sólido, líquido e gasoso (vapor d’água) no ambiente. As águas das nascentes, dos córregos, dos rios, dos lagos, dos mares e dos oceanos se encontram no estado líquido. A água muda de estado de acordo com a temperatura. Se estiver muito frio, a temperatura diminuir muito e chegar a 0ºC ou menos, a água se torna sólida. Neve, geada, granizo e geleiras são exemplos de água em estado sólido.

Se a água esquentar, ela se torna líquida. Se esquentar mais ainda, ela evapora e passa a fazer parte do ar. A água no estado gasoso é invisível e se chama vapor d’água. O vapor d’água está presente no ar. Dependendo da quantidade de vapor d’água existente no ar e da diminuição da temperatura, ele pode voltar ao estado líquido. Minúsculas gotinhas de água (líquida), suspensas no ar, formam as nuvens.

Quando as gotinhas se juntam formando gotas maiores, cai a chuva. A água, portanto, não fica parada. Esse movimento da água recebe o nome de ciclo da água ou ciclo hidrológico. O Sol é o principal responsável por esse ciclo.  

http://sociencias.files.wordpress.com/2009/08/agua_ciclo.jpg 

- Acessado em 18/11/10.   

Todos os seres vivos participam do ciclo da água. Eles, constantemente, absorvem a água do ambiente. O ser humano e os animais participam desse processo quando bebem a água, alimentam-se e respiram; já os vegetais, quando a absorvem do solo e respiram, por exemplo. Os seres vivos também devolvem água ao ambiente. As plantas eliminam vapor d’água quando respiram e eliminam água quando transpiram. Já o ser humano e os animais também eliminam água por meio do suor, das fezes, da expiração e da urina.

Para verificar se compreenderam o texto proponha atividades como as sugeridas:   

Atividades  

1.Dê exemplos da água nos estados sólido, líquido e gasoso (vapor d’água) na natureza.  

2. Observe e descreva o ciclo da água na natureza.  

3. Quais são as mudanças de estados físicos que ocorrem no ciclo da água?   

4. Para onde pode ir a água da chuva?   

5. Nas nuvens a água encontra-se: a) (  ) no estado líquido. b) (  ) no estado sólido. c) (  ) no estado gasoso.   

6. Identifique no esquema as mudanças de estado físico da água e escreva que mudança acontece em cada situação.   

http://www.escolatenir.com.br/assuntos.php?id=24&cid=0 - Acesso em novembro de 2010.

Verifique se os alunos compreenderam que a água apresenta-se em constante mudança na natureza.

A passagem da água do estado líquido para o estado gasoso chama-se vaporização.

A passagem da água do estado gasoso para o estado líquido chama-se condensação.

A passagem da água do estado líquido para o estado sólido chama-se solidificação. 

A passagem da água do estado sólido para estado líquido chama-se fusão.  

7. Consulte o esquema acima e marque V se a afirmativa for verdadeira e F se a afirmativa for falsa.

( ) A vaporização é a passagem da água do estado líquido para o estado gasoso.

(  ) A fusão é a passagem do estado gasoso para o líquido.

(  ) A solidificação é a passagem do estado sólido para o estado líquido.  

A seguir são apresentadas sugestões de respostas para as questões acima.  

1)      Gasoso: vapor d’água na atmosfera, ar. Sólido: gelo, neve, geada, icebergues, granizo, geleiras. Líquido: oceanos, mares, rios, lagoas, chuva, lençóis freáticos, etc.   

 2)      A água líquida quando aquecida, evapora. O vapor d’água mistura-se com o ar, sobe para o céu e quando encontra camadas frias, gotinhas de água se juntam e ficam flutuando. São as nuvens. Quando muitas gotinhas se juntam, ficam pesadas e caem em forma de chuva. Este processo não tem começo nem fim e o Sol é o principal responsável pelo ciclo da água na natureza.  

 3)      Líquido, gasoso e quando encontra temperaturas muito baixas algumas pequenas gotinhas ficam em estado sólido.  

4)      Para os rios, lagos, lagoas, oceanos. Ela infiltra-se no solo e chega aos lençóis freáticos.   

5)      Nas nuvens a água encontra-se em formas de gotinhas em sua maioria líquidas.   

6)      1. Solidificação; 2. Condensação; 3. Fusão; 4. Vaporização; 5. Sublimação.   

7)      V, F, F.

Atividade 3: Por que a água pode deixar de ser um recurso renovável   

Assista ao vídeo previamente e anote os pontos a serem discutidos com a turma. Exiba o vídeo para os alunos quantas vezes for necessário. Ao final da exibição questione: Por que a água pode deixar de ser um recurso renovável?   

http://www.youtube.com/watch?v=5UTqKkX27oY vídeo acesso em novembro de 2010.  

Escute as ideias da turma e verifique se os argumentos relacionam a qualidade da água à sua capacidade de renovação identificando fatores que agem sobre a água degradando-a como: a remoção da mata ciliar; grandes áreas de erossão e assoreamento dos rios; mudanças climáticas globais; contaminação por meio de atividades agrícolas  com uso descontrolado de agroquímicos e dejetos industriais e urbanos (despejo de esgoto e lixo em cursos d água) dentre outros.  

Atividade 4: Investigando sobre a água que consumimos   

Explique para a turma que uma bacia hidrográfica é uma área composta pelo rio principal e seus afluentes, bem como pelo relevo geográfico do entorno por onde as águas escorrem com as chuvas. É onde vivem os animais, a vegetação e as pessoas com sua cultura, suas indústrias, suas casas e propriedades rurais. A área ocupada por uma bacia hidrográfica pode incluir vários municípios e as atividades humanas desenvolvidas nessas áreas geram impactos ambientais (lixo, esgoto, assoreamento, dentre outros) que afetam o conjunto da bacia. Por isso, todos os municípios pertencentes a uma bacia devem planejar juntos o desenvolvimento de suas atividades promovendo uma  gestão compartilhada.

Realize a seguir a atividade de investigação.  

Oriente os alunos a se reunirem em grupos. Com os grupos organizados busquem informações sobre as questões propostas e depois, em sala de aula, troquem ideias com a turma:

1 Como se chama a bacia hidrográfica da qual faz parte o município onde moram?   

2 Quais os rios que fazem parte dessa bacia?   

3 Que atividades humanas são desenvolvidas no município e quais os impactos ambientais dessas atividades sobre o conjunto da bacia?   

Se possível, apresente-lhes o mapa do município identificando a bacia hidrográfica que faz a drenagem da região onde moram. Estimule-os a falar das condições de suas águas.  

Verifique se os alunos compreenderam que existem várias formas de consumo nas quais se utiliza a água: o consumo humano ou doméstico, o consumo agrícola e o consumo industrial.  

A atividade agrícola é uma grande consumidora de água. No mundo se utiliza cerca de 70% da água dos rios, lagos e aqüíferos, razão pela qual seu potencial de desperdício é um dos mais graves. Os sistemas de rega desperdiçam grandes quantidades de água. Calcula-se que só chegam à zona de cultivos entre 15% e 50% da água que é extraída para irrigação.

A atividade industrial também é uma grande consumidora, especialmente nos países desenvolvidos. O cálculo é de que as indústrias chegam a utilizar cerca de 30%. Há consumos muito elevados em determinados processos produtivos, por exemplo, no caso do aço, se chega a gastar 300 toneladas de água para produzir somente uma tonelada deste metal. Também são grandes consumidoras as indústrias de produtos químicos, polpa e papel, entre outras. O consumo em muitas ocasiões tem relação com ações de refrigeração ou transporte, pelo qual a indústria tem iniciado revisões de seus processos produtivos para utilizar menos água e reusá-la.

Em relação ao consumo doméstico, as pessoas acostumadas a receber diariamente água potável, às vezes, não percebem seu verdadeiro valor e importância e esquecem que um pequeno vazamento ou o mau estado das instalações sanitárias pode ser origem de um enorme desperdício de água e de perda de dinheiro.   

Analise com os alunos o gráfico abaixo.   

http://www.iepa.ap.gov.br/pnopg/Oficinas/Qualidade%20de%20Agua/Qualidade%20Agua1.htm - Acesso em novembro de 2010.

A partir da investigação realizada e análise do gráfico escrevam uma lista coletivamente, sob a orientação do professor, das ações que podem ser colocadas em prática para evitar impactos ambientais sobre a qualidade das águas, perdas e desperdício de água refletindo sobre as questões como:   

. Por que é preciso estar atento ao consumo da água?

. Quando, como e onde ocorrem as maiores perdas de água?

. Como podemos reusar e economizar a água?

Texto elaborado a partir de informações dos links:  

 http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/giudice/agua_disponibilidade.html - Acesso em novembro de 2010.   

 http://www.iepa.ap.gov.br/pnopg/Oficinas/Qualidade%20de%20Agua/Qualidade%20Agua1.htm - Acesso em novembro de 2010. 

Atividade 5: De olho no hidrômetro   

Realize a atividade com os alunos para que aprendam a analisar o consumo de água através de dados fornecidos por hidrômetros.   

Explique que o hidrômetro, também conhecido como “relógio da água”, é um equipamento que mede a quantidade de água que consumimos. Ele é instalado em nossa casa pela empresa que abastece de água a cidade. Sua função é medir o consumo de água o que auxilia os usuários a economizar água e evitar desperdícios. Cuidar do hidrômetro é responsabilidade do usuário. O hidrômetro deve estar protegido e em local que permita ao funcionário da empresa abastecedora fazer a leitura mensal dele e anotar o consumo.

O hidrômetro não funciona sozinho. Ele só deve funcionar quando estivermos usando a água. Se o hidrômetro andar sem que alguém esteja consumindo água em casa, é sinal de que pode haver algum vazamento.   

http://www.aguasdesarandi.com.br/fotos/conteudo/image/hidrometro_conteudo_01.gif - Acesso em novembro de 2010. 

Apresente as informações para a turma para que os alunos conheçam alguns cuidados que podem ser tomados para evitar o desperdício e como proceder em cada situação. Estimule-os a verificar em casa se a água que estão pagando é a que realmente estão usando.

Cuidados/ Como proceder

a. Verificar a vedação das torneiras. Para verificar o vazamento nas torneiras, basta conferir se elas estão bem fechadas e se, ao fechá-las, elas não permanecem pingando.   

b. Verificar vazamento na descarga do vaso sanitário. Para verificar se não está perdendo água no vaso sanitário, faça o teste da cinza. Jogue algum tipo de cinza dentro do vaso. A cinza, normalmente, fica no fundo, mas, se ela for embora, existe vazamento na válvula ou na caixa de descarga.   

c. Fazer o teste do hidrômetro. Mantenha aberto o registro do quadro do hidrômetro. Em seguida, feche bem a torneira da bóia da caixa d’água para não entrar água. Anote a leitura do hidrômetro e, após uma hora, verifique se houve alteração nos números. Se isso ocorreu, indica vazamento na tubulação entre o hidrômetro e a caixa.   

d. Fazer o teste da caixa d’água. Feche as torneiras e não use os sanitários. Feche bem a torneira da bóia da caixa d’água para não entrar água. Marque na caixa onde esta o nível da água. Após uma hora, se baixou o nível, é sinal de que existe vazamento na canalização ou nos sanitários que usam água da caixa.

Oriente os alunos sobre o fato de que a realização dos testes sugeridos nas letras c e d devem ser feitos por adultos.   

Pergunte: Ao tomar as medidas, indicadas no quadro, você está preservando o meio ambiente? Por quê?

Proponha aos alunos analisar como anda o consumo de água em sua casa. Oriente-os a calcular o consumo de água verificando a diferença entre duas leituras feitas no próprio hidrômetro de sua casa, lendo apenas os quatro primeiros números e fazendo a leitura com intervalo de 24 horas uma da outra, registrando os valores aferidos e anotando nos quadros a seguir.   

1º dia

2º dia

Peça que respondam as questões a seguir:

. Qual o número indicado no 1º dia?

. E no 2º dia?

. Qual a diferença entre as duas leituras?

. O que essa diferença indica?

. Quanto é o consumo diário de água em sua casa?

Atividade 6: Escrevendo um folheto sobre consumo e limpeza da água   

Peça aos alunos que reúnam em grupos e procurem informar-se, em folhetos, na internet e com pessoas que sabem sobre o assunto, sobre hábitos que contribuem para reduzir o consumo e evitar o desperdício de água na agricultura, na indústria e no consumo doméstico.

Ao final, a turma deve escrever uma cartilha com as orientações para divulgar na escola.   

Sugestões de itens que podem ser escritos na cartilha:   

. Não jogar lixo nos rios e lagos;

. Não jogar óleo de cozinha usado na rede de água;

. Economizar água nas atividades cotidianas (banho, escovação de dentes, lavagem de louças, etc.);

. Reutilizar a água em diversas situações;

. Respeitar as regiões de mananciais;

. Denunciar indústrias que estejam poluindo a água;   

. Distribua a cartilha na escola, entre os amigos, parentes e outras pessoas da comunidade.           

Autor: Márcio L. Castro

A imagem acima pode ser apresentada a turma para ilustrar a atividade 1 de avaliação.

 

  

Recursos Complementares

Nos sites a seguir você encontra textos que auxiliam o professor no planejamento da aula. Se achar adequado exiba os vídeos para a turma e promova uma discussão sobre as informações neles presentes:  

 http://www.tvcultura.com.br/aloescola/ciencias/agua-bemlimitado/index.htm -Acesso em novembro de 2010.    

http://www.tvcultura.com.br/aloescola/ciencias/aguanaboca/ensinareaprender.htm -Acesso em novembro de 2010.   

http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/ambiente/conteudo_268052.shtml -Acesso em novembro de 2010. 

Avaliação

Avaliar numa perspectiva formativa implica estar atento à construção de conhecimentos conceituais, comportamentais e atitudinais de nossos alunos. Em diferentes momentos foi possível perceber a visão dos alunos em relação as suas ideias iniciais, aquelas apresentadas durante a investigação, à maneira que relacionam com os colegas, sua atitude investigativa e crítica, no decorrer da aula. Feitas estas considerações, propomos mais um momento para que os alunos sejam avaliados em relação aos objetivos propostos inicialmente.     

Peça aos alunos que resolvam individualmente as atividades:   

A água na natureza é uma eterna viajante. É um recurso renovável. Ela se renova e retorna à atmosfera e aos seus ciclos. Analise a situação descrita e responda as questões propostas.

1.Para simular o ciclo da água na natureza a professora colocou uma chaleira com água para ferver no fogareiro, do laboratório da escola. Quando a água ferveu a professora pegou um tabuleiro com pedras de gelo e aproximou do bico da chaleira. Colocou também outro tabuleiro vazio logo abaixo.    

Responda:

. Por que a água que estava na forma líquida dentro da chaleira virou vapor d’água?

. Por que o vapor d’água, ao entrar em contato com o tabuleiro com pedras de gelo, voltou à forma líquida?

. Por que o gelo do tabuleiro virou água líquida?

.O que fazer para a água líquida virar gelo novamente?

. Para chover é preciso que a água mude de estado físico. Você sabe explicar por que chove?  

 Respostas esperadas:

a) Porque a água foi aquecida, sofrendo alteração de temperatura.

b) Porque o vapor d água entrou em contato com a superfície fria do tabuleiro com pedras de gelo.

c) Porque o gelo entrou em contato com a temperatura ambiente, mais quente e mudou de estado físico.

d) Colocar a água em um ambiente bem frio, um refrigerador, por exemplo.

e) Porque no seu ciclo a água entra em contato com temperaturas variadas: é aquecida com o calor do Sol na superfície da Terra, transformando em vapor de água no ar; encontra temperaturas bem frias em altas altitudes e muda novamente de estado físico etc.

2. Responda as questões a seguir:

a) Escreva uma atitude positiva em relação à economia e a preservação da água?

b) A água é um recurso renovável. O ciclo da água na natureza permite que a água se renove constantemente. Por que, então, um dia ela pode faltar?

c) Preservar a água é uma necessidade. Como você colabora para preservar a água?  

 3. Escreva sobre um rio que você conhece. Pode ser um poema, uma história em quadrinhos, uma notícia. Descreva como é o rio, os impactos ambientais que o rio vem sofrendo, as ações realizadas para preservá-lo, etc.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.