Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Van Gogh, o precursor das vanguardas!

 

24/06/2009

Autor y Coautor(es)
Juliana Gomes de Souza Dias
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta, Antonio Augusto da Silva Dias Neto

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Artes Arte Visual: Canal
Ensino Médio Artes Arte Visual: Contextualização
Ensino Médio Artes Arte Visual: Estruturas sintáticas
Ensino Médio Artes Arte Visual: Estruturas morfológicas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer a obra do artista Van Gogh e criar pigmentos.

Duração das atividades
02 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Cores primárias e complementares, perspectiva, luz e sombra.

Estratégias e recursos da aula
Aula 1
O professor deverá iniciar a aula apresentando a turma algumas obras do artista Van Gogh:

Emperor moth

Mariposa Imperador

 Field with flowers near Arles

Campo florido próximo a Arles

 Fishing boats on the beach at Saintes-Maries-de-la-Mer

Barcos pesqueiros na praia de Saintes-Maries-de-la-Mer
Instigue os alunos a comentarem sobre os aspectos formais que mais chamam a atenção nas diversas obras (as manchas em diversas direções, as pinceladas fortes, etc.). Questione os alunos sobre: cores (relação - primárias, secundárias, complementares), luz e sombra, detalhes, texturas, composição, etc.
No site Domínio Público (disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/ResultadoPesquisaObraForm.do?first=50&skip=0&ds_titulo=&co_autor=&no_autor=van%20Gogh&co_categoria=10&pagina=1&select_action=Submit&co_midia=5&co_obra=&co_idioma=&colunaOrdenar=DS_TITULO&ordem=desc) existem várias imagens das obras do artista Van Gogh, disponibilize o endereço para os alunos conhecerem outras obras.
Depois de apresentar as obras, apresente aos alunos o contexto histórico em que Van Gogh desenvolveu sua obra. Para isso, sugerimos o texto a seguir, disponível em:  http://literatura.moderna.com.br/moderna/literatura/arte/icones/vincent/contexto

Van Gogh representou a reação ao movimento impressionista. Juntamente com Cézanne e Gauguin form ou o grupo de pintores pós-impressionistas que veio, no século XX, influenciar os movimentos expressionista, cubista e fauvista.


Do ponto de vista histórico, temos uma Europa politicamente palpitante com a expansão da Revolução Industrial que já atingira a Bélgica, a França, a Itália, a Alemanha, a Suécia e a Áustria. A França cessa as importações e cria uma política protecionista estimulando a exportação. A Alemanha e a Itália concluem o seu processo de unificação e a Rússia adere ao sistema industrial. Na América apenas os Estados Unidos entram na Revolução Industrial superando a Inglaterra e a Alemanha. Na Ásia a industrialização abrange o Japão que sai de uma economia feudal para o mundo moderno com a Revolução Meiji, em 1868, assimilando a técnica ocidental e explorando a mão-de-obra por meio de baixos salários.


A multiplicação das estradas de f erro em 1870 acelera o desenvolvimento dos transportes e o conseqüente aumento do consumo. Com a abertura do canal de Suez e a invenção da hélice, aumenta a velocidade das navegações marítimas.


As nações européias passam a identificar o poderio de um país por seu desenvolvimento industrial. Como conseqüência da industrialização, a população cresce e intensificam-se os movimentos migratórios. No final do século XIX, o capitalismo industrial entra em colapso: é a chamada Grande Depressão, levando ao fortalecimento das empresas pela centralização e concentração de capital. Inicia-se uma nova fase do capitalismo, a fase monopolista ou financeira, que se desdobra na exportação de capitais e no processo de colonização da África e da Ásia.


A produção artística de Van Gogh coincide com o período da Grande Depressão européia (1873-1896). Van Gogh convive com uma sociedade apoiada em duas classes sociais: os capitalistas, que viviam de lucros, e uma classe média em crise. Apesar de o final do século ser conhecido pelo intenso progresso científico e tecnológico, não se conseguia esconder a profunda crise que atingiu o continente europeu. Na última década do século registram-se falências de banqueiros e fechamento de fábricas.


Surgem os partidos socialistas que pregavam o fim do capitalismo atraindo as classes operárias. O materialismo, que havia prometido felicidade para todos, é questionado. Começam a emergir novos valores compartilhados por Van Gogh não de uma maneira consciente - pois ele é alheio ao mundo ao seu redor -, mas inconsciente. Sua obra denotava a preocupação com os problemas sociais, a melancolia, as emoções expressas pelas cores intensas e puras, a rebeldia ao aprendizado tradicional, o instinto de obedecer aos seus próprios impulsos: sua maneira de retratar a realidade tal qual a sentia e não como a via. Van Gogh, por meio de sua obra, expunha todo o seu universo interior. Seu trabalho, hoje de grande valor para a humanidade, abriu caminho para a arte moderna exercendo influência direta no movimento expressionista.

Aula 2
A proposta para essa aula será que os alunos criem imagens que expressem seus sentimentos sobre assuntos de sua escolha e, para isso, deverão fazer sua própria tinta, utilizando o recurso disponível em:

Tintas

 

Esse recurso deve ser utilizado em conjunto às aulas de química para que se aproveite melhor o conteúdo do recurso.
Os alunos devem ser avisados na aula anterior sobre os materiais que irão precisar para preparar as tintas nessa aula. Também deverão trazer papel A3 com gramatura 150g ou maior.

Os alunos devem criar um diário para registrar suas experiências com a pintura – focando seu processo criativo e suas referências (artistas da história da arte, além de Van Gogh) – e suas experiências na criação dos pigmentos, para que depois ele possa elaborar um texto sobre todo o processo.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Tintas Experimento prático
Recursos Complementares
Avaliação
O professor deverá construir junto com a turma os critérios e habilidades a serem avaliados durante a aprendizagem, pois assim os alunos ficarão cientes da forma como serão avaliados. Durante o processo o professor deverá instigar a participação de todos; o respeito às opiniões; o desenvolvimento do senso crítico; o respeito aos direitos do próximo; e a civilidade.
Sugerimos que seja feita uma avaliação coletiva das obras, em forma de debate, onde a turma toda julgará os trabalhos individualmente, de forma que sejam observados critérios como:
- Comprometimento com a proposta;
- Empenho em realizar as etapas propostas;
- Respeito aos trabalhos dos colegas;
- Domínio da técnica (pintura);
- Elaboração satisfatória dos pigmentos utilizados.

Depois da avaliação, sugerimos que seja feita uma exposição com todas as obras.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • graciette martins, IEE DR CAETANO MUNHOZ DA ROCHA , Paraná - dijo:
    profarteciette@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Gostei da aula, pois os assuntos estão bem distribuídos. Este tipo de aula faz com que o aluno se interesse mais sobre o assunto e se insira no contexto da época e atual.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.