24/06/2009
Eziquiel Menta, Antonio Augusto da Silva Dias Neto
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Artes | Arte Visual: Canal |
Ensino Médio | Artes | Arte Visual: Contextualização |
Ensino Médio | Artes | Arte Visual: Estruturas sintáticas |
Ensino Médio | Artes | Arte Visual: Estruturas morfológicas |
Conhecer a obra do artista Van Gogh e criar pigmentos.
Cores primárias e complementares, perspectiva, luz e sombra.
Fishing boats on the beach at Saintes-Maries-de-la-Mer
No site Domínio Público (disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/ResultadoPesquisaObraForm.do?first=50&skip=0&ds_titulo=&co_autor=&no_autor=van%20Gogh&co_categoria=10&pagina=1&select_action=Submit&co_midia=5&co_obra=&co_idioma=&colunaOrdenar=DS_TITULO&ordem=desc) existem várias imagens das obras do artista Van Gogh, disponibilize o endereço para os alunos conhecerem outras obras. |
Van Gogh representou a reação ao movimento impressionista. Juntamente com Cézanne e Gauguin form ou o grupo de pintores pós-impressionistas que veio, no século XX, influenciar os movimentos expressionista, cubista e fauvista. Do ponto de vista histórico, temos uma Europa politicamente palpitante com a expansão da Revolução Industrial que já atingira a Bélgica, a França, a Itália, a Alemanha, a Suécia e a Áustria. A França cessa as importações e cria uma política protecionista estimulando a exportação. A Alemanha e a Itália concluem o seu processo de unificação e a Rússia adere ao sistema industrial. Na América apenas os Estados Unidos entram na Revolução Industrial superando a Inglaterra e a Alemanha. Na Ásia a industrialização abrange o Japão que sai de uma economia feudal para o mundo moderno com a Revolução Meiji, em 1868, assimilando a técnica ocidental e explorando a mão-de-obra por meio de baixos salários. A multiplicação das estradas de f erro em 1870 acelera o desenvolvimento dos transportes e o conseqüente aumento do consumo. Com a abertura do canal de Suez e a invenção da hélice, aumenta a velocidade das navegações marítimas. As nações européias passam a identificar o poderio de um país por seu desenvolvimento industrial. Como conseqüência da industrialização, a população cresce e intensificam-se os movimentos migratórios. No final do século XIX, o capitalismo industrial entra em colapso: é a chamada Grande Depressão, levando ao fortalecimento das empresas pela centralização e concentração de capital. Inicia-se uma nova fase do capitalismo, a fase monopolista ou financeira, que se desdobra na exportação de capitais e no processo de colonização da África e da Ásia. A produção artística de Van Gogh coincide com o período da Grande Depressão européia (1873-1896). Van Gogh convive com uma sociedade apoiada em duas classes sociais: os capitalistas, que viviam de lucros, e uma classe média em crise. Apesar de o final do século ser conhecido pelo intenso progresso científico e tecnológico, não se conseguia esconder a profunda crise que atingiu o continente europeu. Na última década do século registram-se falências de banqueiros e fechamento de fábricas. Surgem os partidos socialistas que pregavam o fim do capitalismo atraindo as classes operárias. O materialismo, que havia prometido felicidade para todos, é questionado. Começam a emergir novos valores compartilhados por Van Gogh não de uma maneira consciente - pois ele é alheio ao mundo ao seu redor -, mas inconsciente. Sua obra denotava a preocupação com os problemas sociais, a melancolia, as emoções expressas pelas cores intensas e puras, a rebeldia ao aprendizado tradicional, o instinto de obedecer aos seus próprios impulsos: sua maneira de retratar a realidade tal qual a sentia e não como a via. Van Gogh, por meio de sua obra, expunha todo o seu universo interior. Seu trabalho, hoje de grande valor para a humanidade, abriu caminho para a arte moderna exercendo influência direta no movimento expressionista. |
Esse recurso deve ser utilizado em conjunto às aulas de química para que se aproveite melhor o conteúdo do recurso. |
Os alunos devem criar um diário para registrar suas experiências com a pintura – focando seu processo criativo e suas referências (artistas da história da arte, além de Van Gogh) – e suas experiências na criação dos pigmentos, para que depois ele possa elaborar um texto sobre todo o processo.
Nome | Tipo |
---|---|
Tintas | Experimento prático |
Van Gogh: http://memoriavirtual.net/tag/vangogh/
Depois da avaliação, sugerimos que seja feita uma exposição com todas as obras.
Quatro estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
24/03/2010
Quatro estrelasGostei da aula, pois os assuntos estão bem distribuídos. Este tipo de aula faz com que o aluno se interesse mais sobre o assunto e se insira no contexto da época e atual.