11/01/2011
Celia Brito Teixeira Gama
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | História | Organização histórica e temporal |
a- Leitura de diferentes textos que tragam diferentes versões sobre o tema “chegada dos portugueses ao Brasil” .
b- Problematizar a temática – o que diz a versão oficial? E os índios o que nos contam? Como os historiadores pesquisam?
c- Elaborar um quadro de causas e conseqüências das diferentes versões encontradas nos textos lidos.
Não há necessidade de conhecimentos prévios
Aula 1 - Assistir ao vídeo "Pindorama do grupo Palavra Cantada" retirado de: http://www.youtube.com/watch?v=s7nhcOShzYM
Distribuir a letra da música para as crianças.
Após a leitura e a cantoria - chamar atenção para o português de Portugal e o português do Brasil - pedir que seus alunos façam ma ilustração (individual) sobre a música que acabaram de ouvir.
Em seguida, proponha a leitura do texto "A outra história do descobrimento do Brasil" da Revista Ciência Hoje das Crianças, retirado de:
Com a turma dividida em grupos, montar um quadro resumo do texto lido de forma que ele possa ser mais facilmente discutido.
O que diz a versão "oficial" da chegada dos portugueses no Brasil |
O pesquisador fala de um povo que vivia nestas terras antes da chegada dos portugueses |
Ele afirma que devemos usar outra palavra no lugar da palavra descobrimento. Que palavra é essa? |
|
|
|
Em seguida, pedir que cada grupo aponte mais 5 informações que consideram importantes no texto lido.
Apresentação dos grupos. Debate sobre as descobertas feitas.
Montagem de conclusões sobre o assunto debatido:
1) O que significa descoberta do Brasil pelos portugueses?
2) O que significa conquista do Brasil pelos portugueses?
Aula 2 - Como os historiadores pesquisam sobre o passado?
Historiador "Indivíduo que estuda, pesquisa ou escreve sobre história"Fonte: Redação Brasil Profissões O que é ser historiador? Historiadores são profissionais que reúnem documentos e dados, situam os fatos em seu contexto, reconstroem, interpretam e analisam o passado de indivíduos, grupos e movimentos sociais, instituições, regiões, cultura, arte, idéias e costumes - que abrangem todos os aspectos da História.
Retirado de: http://www.brasilprofissoes.com.br/profissoes/historiador
Pesquisando a carta de Pero Vaz de Caminha em - "A primeira descrição do Brasil" - para essa atividade, indico a leitura do livro:
O livro 'A carta de Pero Vaz de Caminha' (para crianças), além da famosa carta, mostra aos leitores de todas as idades como viviam e o que pensavam os índios, os primeiros brasileiros. O início da colonização européia é apresentado sob diversos pontos de vista - do documento histórico, dos fatos curiosos e do contexto em que os acontecimentos estão contidos, não sendo apenas na tradicional visão dos colonizadores.
Professor, você encontra a carta na íntegra em: http://www.cce.ufsc.br/~nupill/literatura/carta.html
Para fechar a a sequência de atividades, proponho duas atividades, uma mais imediata e outra com duração de mais uma semana de projeto:
1) Escrita de uma carta contando tudo o que há na sua escola - descrição do ambiente escolar.
2) Brincando de historiador: investigar a história da escola - para este projeto é importante que seja feito um planejamento. Quem vamos entrevistar? Que documentos vamos analisar? Em que lugares podemos procurar informações sobre a escola fora da escola?
Depois desta atividade, pode-se fazer uma enorme exposição - Trilhando os caminhos da história - onde os alunos refarão os passos das descobertas feitas desde a audição da música Pindorama.
Professor, para terminar que tal uma quadrinha de Oswald de Andrade?
Saiba como era viver em uma caravela - Leia "Vida de Marujo" - http://chc.cienciahoje.uol.com.br/revista/revista-chc-2000/101/500-anos-de-historia-para-contar/vida-de-marujo/?searchterm=None
Professor, avalie
O processo todo, percebendo a participação nas discussões e nas pesquisas feitas,
As cartas elaboradas pelas crianças,
A apresentação final
Cinco estrelas 3 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
18/08/2013
Cinco estrelasAdorei, muito bom vou usar essas ideias com as crianças lá da escola!
06/04/2011
Cinco estrelasFoi show.Apliquei todo o conteúdo nas minhas aulas e mus alunos adoraram.Senti que a aprendizagem foi mais significativa. Obrigada!
27/03/2011
Cinco estrelasAdorei as atividades propostas e o material utilizado!!! Com certeza irei adaptá-lo e utilizá-lo em minhas turmas