Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


A chegada dos portugueses ao Brasil -

 

11/01/2011

Autor y Coautor(es)
Graça Regina Franco da Silva Reis
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Celia Brito Teixeira Gama

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial História Organização histórica e temporal
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

a- Leitura de diferentes textos que tragam diferentes versões sobre o tema “chegada dos portugueses ao Brasil” .

b- Problematizar a  temática – o que diz a versão oficial? E os índios o que nos contam?  Como os historiadores pesquisam?

c- Elaborar um quadro de causas e conseqüências das diferentes versões encontradas nos textos lidos.

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios

Estratégias e recursos da aula

Aula 1 - Assistir ao vídeo "Pindorama do grupo Palavra Cantada" retirado de: http://www.youtube.com/watch?v=s7nhcOShzYM 

Distribuir a letra da música para as crianças.

Após a leitura e a cantoria - chamar atenção para o português de Portugal e o português do Brasil - pedir que seus alunos façam ma ilustração (individual) sobre a música que acabaram de ouvir.

Em seguida, proponha a leitura do texto "A outra história do descobrimento do Brasil" da Revista Ciência Hoje das Crianças, retirado de:

http://chc.cienciahoje.uol.com.br/revista/revista-chc-2000/101/500-anos-de-historia-para-contar/a-outra-historia-do-descobrimento-do-brasil/?searchterm=brasil%201500 

Com a turma dividida em grupos, montar um quadro resumo do texto lido de forma que ele possa ser mais facilmente discutido.

O que diz a versão "oficial" da chegada dos portugueses no Brasil

O pesquisador fala de um povo que vivia nestas terras antes da chegada dos portugueses

Ele afirma que devemos usar outra palavra no lugar da palavra descobrimento. Que palavra é essa?

Em seguida, pedir que cada grupo aponte mais 5 informações que consideram importantes no texto lido.

Apresentação dos grupos. Debate sobre as descobertas feitas.

Montagem de conclusões sobre o assunto debatido:

1) O que significa descoberta do Brasil pelos portugueses?

2) O que significa conquista do Brasil pelos portugueses?

Aula 2 - Como os historiadores pesquisam sobre o passado?

Historiador "Indivíduo que estuda, pesquisa ou escreve sobre história"Fonte: Redação Brasil Profissões O que é ser historiador? Historiadores são profissionais que reúnem documentos e dados, situam os fatos em seu contexto, reconstroem, interpretam e analisam o passado de indivíduos, grupos e movimentos sociais, instituições, regiões, cultura, arte, idéias e costumes - que abrangem todos os aspectos da História.

Retirado de: http://www.brasilprofissoes.com.br/profissoes/historiador 

Pesquisando a carta de Pero Vaz de Caminha em - "A primeira descrição do Brasil" - para essa atividade, indico a leitura do livro:

O livro 'A carta de Pero Vaz de Caminha' (para crianças), além da famosa carta, mostra aos leitores de todas as idades como viviam e o que pensavam os índios, os primeiros brasileiros. O início da colonização européia é apresentado sob diversos pontos de vista - do documento histórico, dos fatos curiosos e do contexto em que os acontecimentos estão contidos, não sendo apenas na tradicional visão dos colonizadores.

Professor, você encontra a carta na íntegra em: http://www.cce.ufsc.br/~nupill/literatura/carta.html 

Para fechar a a sequência de atividades, proponho duas atividades, uma mais imediata e outra com duração de mais uma semana de projeto:

1) Escrita de uma carta contando tudo o que há na sua escola - descrição do ambiente escolar.

2) Brincando de historiador: investigar a história da escola - para este projeto é importante que seja feito um planejamento. Quem vamos entrevistar? Que documentos vamos analisar? Em que lugares podemos procurar informações sobre a escola fora da escola?

Depois desta atividade, pode-se fazer uma enorme exposição - Trilhando os caminhos da história - onde os alunos refarão os passos das descobertas feitas desde a audição da música Pindorama.

Professor, para terminar que tal uma quadrinha de Oswald de Andrade?

Recursos Complementares
Avaliação

 Professor, avalie

O processo todo, percebendo a participação nas discussões e nas pesquisas feitas,

As cartas elaboradas pelas crianças,

A apresentação final

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 3 calificaciones

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Ingrid Ramos, Instituto de Educação Sarah Kubitschek , Rio de Janeiro - dijo:
    ingrid.ramos15@hotmail.com

    18/08/2013

    Cinco estrelas

    Adorei, muito bom vou usar essas ideias com as crianças lá da escola!


  • Jamilly, Educandário Christus , Rio Grande do Norte - dijo:
    myllychagas@hotmail.com

    06/04/2011

    Cinco estrelas

    Foi show.Apliquei todo o conteúdo nas minhas aulas e mus alunos adoraram.Senti que a aprendizagem foi mais significativa. Obrigada!


  • Fernanda Fernandes, COLEGIO MUNICIPAL JOSE MENDES DE ANDRADE , Bahia - dijo:
    fernandaefe@hotmail.com

    27/03/2011

    Cinco estrelas

    Adorei as atividades propostas e o material utilizado!!! Com certeza irei adaptá-lo e utilizá-lo em minhas turmas


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.