Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


DIVERSIDADE DA POPULAÇÃO BRASILEIRA

 

26/01/2011

Autor y Coautor(es)
Regia Maria
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfirio Ribeiro Will

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial História Organizações e lutas de grupos sociais e étnicos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Geografia Informação, comunicação e interação
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar a diversidade da população brasileira nas características físicas,  na cultura e na lingüística.
  • Entender que no Brasil há uma diversidade de pessoas de outros paises que vem se unindo ao nosso povo, criando uma miscigenação
Duração das atividades
3 aulas com diferentes atividades de 40 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Saber o que é diversidade e miscigenação.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1

 Fazer uma reflexão sobre a diversidade da população brasileira.

  • Para isso será necessária uma análise das características físicas, da cultura e da lingüística dos grupos sociais.

 

1º momento –   Inicie a aula solicitando que os alunos discutam as características físicas de diversas pessoas, relacionado-as com as características presentes na sua família (comparando a similaridade e as diferenças que existem). Posteriormente a comparação e a observação das características devem ser feitas entre os alunos,  uma busca de identidade étnica. Leve um espelho para eles se observarem com seus pares. Para continuar esse estudo, você  questiona aos alunos sobre a presença da diversidade das características físicas em sala de aula, tente relacionar essa diversidade com a origem do Brasil.

 http://4.bp.blogspot.com/_jgThqDpNiDg/S9g0XSXUeAI/AAAAAAAAAC4/np8_vFZLtC8/s1600/operarios-tarsila.jpg

2º momento –  

 Agora, reúna os alunos em grupos com quatro componentes para que eles façam a comparação entre aspectos culturais do contexto familiar de cada um,  como:  alimentação, vestuário, religião, festas e outros aspectos de costume da família de cada um.  Nesse sentido, eles fazem uma lista do que é comum a todos do grupo e das diferenças.   Professor, leia previamente o texto “Cultura brasileira e culturas brasileiras” de Alfredo Bossi, acesso no site:

http://www.ufrgs.br/cdrom/bosi/bosi.pdf

 

Faça  o seguinte exercício: leia a página 1 e os dois primeiros parágrafos da página 2, para facilitar que os alunos percebam os aspectos culturais no contexto da sua família. Nesse momento,  o professor ainda pode perguntar se na sala todos falam iguais ou apresentam sotaques diferentes, se houver diferenças na fala, faça a busca do motivo para tal diferença, o professor deve ler o texto “A origem dos sotaques brasileiros”, disponível no site abaixo,  a fim de organizar a aula e a atividade.

http://intra.vila.com.br/sites_2002a/urbana/natalie/sotaque.htm

 

3º momento  

Professor divida os grupos em duplas e cada dupla irá fazer uma redação referente ao tema estudado, nessa redação deve ter pontos chaves identificando a diversidade da população brasileira nas características físicas, na cultura e na linguística, mas sempre levando em consideração a origem da diversidade.

 

 

Atividade 2   Fazer uma análise sobre a diversidade

  •  Pessoas de outros países vêm se unindo ao povo Brasileiro e  desse encontro cultural se ocasiona uma miscigenação.

 

1º momento    

Professor conceitue miscigenação, você pode usar partes da página 1 do texto “Colonização, miscigenação e questão racial: notas sobre equívocos e tabus da historiografia brasileira” de Ronaldo Vainfas, acessível em:

 

http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:bq25HMehBaoJ:www.historia.uff.br/tempo/artigos_dossie/artg8-1.pdf+miscigena%C3%A7%C3%A3o&hl=pt-BR&gl=br

 

Após esse momento o professor pergunta a cada aluno a sua descendência (índio, branco, negro, entre outros), manda os alunos se dividirem em grupos com 5 componentes, para  verificar quais as origens que eles tem em comum.

 

http://www.camara.ribeiraopreto.sp.gov.br/ccs/snoticias/image/0808/29/educacaobaoba29.jpg

 

2º momento  

 Os grupos se formam com cinco componentes para discutir se conhecem algum estrangeiro, em caso positivo,  informar os hábitos e costumes, dizer como isso pode influenciar na vida do aluno. Caso não haja contato com estrangeiro, verificar como os filmes, seriados entre outros influenciam nas suas vidas. Esse momento é importante para fazer cada  aluno refletir sobre a diversidade cultural na sociedade atual.

3º momento   

Neste momento, os alunos observam a influência cultural de outros países e montam um quadro identificando-as e relatando de qual país é,  declarar se foi contato direto (através da vivência com o estrangeiro) ou indireto (filmes, seriados, etc.).

 

Influência Cultural

Origem

Meio de Transmissão (Direto/Indireto)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Recursos Complementares

Leitura de formação para o professor  

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cultura_do_Brasil

Avaliação

Avaliar a aprendizagem de valores e atitudes relacionadas com a diversidade cultural e analisar se os alunos ao final da aula conseguiram identificar a diversidade da população brasileira nas características físicas,  na cultura e na lingüística; se entenderam que no Brasil há uma diversidade de pessoas de outros paises, que vem se unindo ao nosso povo, criando uma miscigenação.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • José Maria Gonçalves Santos, Escola Municipal Bertolina Teixeira. , Goiás - dijo:
    jm13tg@yahoo.com.br

    27/09/2011

    Cinco estrelas

    a sugestão da aula sobre miscigenação, foi excelente, apliquei em minha sala e os alunos tiveram um boa aprendizagem, OBS; a aula foi aplicada no 4 semestre do EJA


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.