Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


ETNIAS BÁSICAS DO BRASIL

 

11/01/2011

Autor y Coautor(es)
Regia Maria
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfirio Ribeiro Will

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Linguagens da pluralidade nos diferentes grupos étnicos e culturais do Brasil
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial História Organizações e lutas de grupos sociais e étnicos
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Ter conhecimento de como se formou o povo brasileiro;
  • Identificar as etnias básicas do Brasil (indígenas portugueses e africanos);
  • Entender que a etnia diz respeito a um grupo social que tem em características culturais, lingüísticas e genéticas.
Duração das atividades
3 aulas de 40 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Ter noção de identidade Humana.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1  

 Fazer uma reflexão sobre sua própria etnia como parte da formação do povo brasileiro    

 1º momento –  

Professor inicie a aula solicitando que os alunos observem na sala as características dos colegas e verifiquem as semelhanças e as diferenças. Traga para sala diversas imagens com diferentes etnias e cada aluno busca uma que se acha parecido. Inicia-se pelo auto-reconhecimento

http://www.mediabooks.com/fotos/produtos/250_9789727126187_meninos_de_todas_as_cores.jpg  

 

http://blogs.jovempan.uol.com.br/planeta/wp-content/uploads/2008/05/barbie-tudo.JPG 

Dando continuidade ao estudo, você pode fazer as seguintes questões: porque os brasileiros apresentam características tão diferentes uns dos outros? Porque às vezes tem algumas pessoas que parecem com índios e não são índios? Porque umas são brancas e outras são negras? Porque têm brasileiros que parecem com orientais? Como vocês explicam isso? Tais questões podem ser respondidas inicialmente, mas em seguida os alunos (individualmente) fazem a leitura do texto de Jussara de Barros.    

 O povo brasileiro - de Jussara Barros.  

 http://www.escolakids.com/o-povo-brasileiro.htm   

2º momento –   

Agora, reúna os alunos em grupos com seis componentes e eles recontam oralmente uns para os outros a história que leram. O procedimento é o seguinte: uma dupla conta o início do texto; a segunda dupla conta o desenvolvimento do texto e a terceira fica para recontar o final. As crianças que ouvem podem ajudar aos contadores quando for necessário. De modo que, o grupo reconstitua a história oralmente.  Nesse momento, o professor observa se os grupos estão conseguindo desenvolver a tarefa proposta.  

3º momento   

Divida os grupos em duplas e cada dupla transforma o texto que leu em um conto, para isso, você deve dar as dicas para escrever um conto:

  • Ter em mente o público que vai destinar a história; Escolher os personagens (poucos);
  •  Escrever frases curtas com entendimento (clareza); Escrever o início da história dando uma introdução;
  • Desenrolar o enredo da história, criando uma trama;
  • Dar um desfeche a história para finalizar.
  • Na escrita deve aparecer: ambientação (trazer informações rápidas da natureza e objetos construídos), apresentação dos fatos (descreve os fatos);  condução (ter a intenção de trazer o leitor para o texto, estimular a curiosidade, despertar o interesse pela continuação da leitura); sentido (pode escrever o conto para fazer o leitor rir ou pode fazer um drama, trazendo as emoções e efeitos psicológicos).     

Fonte:   http://recantodasletras.uol.com.br/ensaios/1099987

Atividade 2  Fazer leitura e discutir sobre as etnias básicas do Brasil   

1 momento   

Professor inicie com a leitura do texto  “as etnias no Brasil “ acessível  em:  http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/as-etnias-no-brasil.htm

Durante a leitura os alunos destacam as etnias: brancos, negros e índios como a etnia básica do Brasil. Discuta a origem histórica como predominante para o povo brasileiro. Nesse sentido, o professor e os alunos verificam a formação do nosso povo a partir da miscigenação, analisam os percentuais no texto que dar o perfil das diferentes etnias no Brasil e identifica as de maior concentração.   

http://www.lenderbook.com/etnia/layout/lenderbook%20001.jpg  

2º momento –     

Ofereça um texto pra leitura e compreensão do seja etnia, para isso solicite que os alunos explorem o texto abaixo para que eles façam a diferença entre etnia e raça, compondo o quadro a seguir:   

Texto 1 – Etnia

http://pt.wikipedia.org/wiki/Etnia

texto 2 - Raça   

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ra%C3%A7a

3º momento –    

 Neste momento os alunos observam as pessoas do quadro e compõem um texto abordando a questão étnica no Brasil.

 

Recursos Complementares

 Leitura para o professor

http://www.vivabrazil.com/brasil_500.htm 

Avaliação

Avaliar os alunos durante o processo da aula observando as suas atitudes em relação a questão étnica e ética e no final verificar se os alunos conseguiram:

  • desenvolver o conhecimento da formação do povo brasileiro;
  • Identificar as etnias básicas do Brasil (indígenas portugueses e africanos), como a nossa formação predominate;
  • Entender que a etnia diz respeito a um grupo social que tem em comum características culturais, lingüísticas e genéticas.
Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.