11/01/2011
Raimunda Porfirio Ribeiro Will
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Linguagens da pluralidade nos diferentes grupos étnicos e culturais do Brasil |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | História | Organizações e lutas de grupos sociais e étnicos |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ter noção de identidade Humana.
Atividade 1
Fazer uma reflexão sobre sua própria etnia como parte da formação do povo brasileiro
1º momento –
Professor inicie a aula solicitando que os alunos observem na sala as características dos colegas e verifiquem as semelhanças e as diferenças. Traga para sala diversas imagens com diferentes etnias e cada aluno busca uma que se acha parecido. Inicia-se pelo auto-reconhecimento
http://www.mediabooks.com/fotos/produtos/250_9789727126187_meninos_de_todas_as_cores.jpg
http://blogs.jovempan.uol.com.br/planeta/wp-content/uploads/2008/05/barbie-tudo.JPG
Dando continuidade ao estudo, você pode fazer as seguintes questões: porque os brasileiros apresentam características tão diferentes uns dos outros? Porque às vezes tem algumas pessoas que parecem com índios e não são índios? Porque umas são brancas e outras são negras? Porque têm brasileiros que parecem com orientais? Como vocês explicam isso? Tais questões podem ser respondidas inicialmente, mas em seguida os alunos (individualmente) fazem a leitura do texto de Jussara de Barros.
O povo brasileiro - de Jussara Barros.
http://www.escolakids.com/o-povo-brasileiro.htm
2º momento –
Agora, reúna os alunos em grupos com seis componentes e eles recontam oralmente uns para os outros a história que leram. O procedimento é o seguinte: uma dupla conta o início do texto; a segunda dupla conta o desenvolvimento do texto e a terceira fica para recontar o final. As crianças que ouvem podem ajudar aos contadores quando for necessário. De modo que, o grupo reconstitua a história oralmente. Nesse momento, o professor observa se os grupos estão conseguindo desenvolver a tarefa proposta.
3º momento
Divida os grupos em duplas e cada dupla transforma o texto que leu em um conto, para isso, você deve dar as dicas para escrever um conto:
Fonte: http://recantodasletras.uol.com.br/ensaios/1099987
Atividade 2 Fazer leitura e discutir sobre as etnias básicas do Brasil
1 momento
Professor inicie com a leitura do texto “as etnias no Brasil “ acessível em: http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/as-etnias-no-brasil.htm
Durante a leitura os alunos destacam as etnias: brancos, negros e índios como a etnia básica do Brasil. Discuta a origem histórica como predominante para o povo brasileiro. Nesse sentido, o professor e os alunos verificam a formação do nosso povo a partir da miscigenação, analisam os percentuais no texto que dar o perfil das diferentes etnias no Brasil e identifica as de maior concentração.
http://www.lenderbook.com/etnia/layout/lenderbook%20001.jpg
2º momento –
Ofereça um texto pra leitura e compreensão do seja etnia, para isso solicite que os alunos explorem o texto abaixo para que eles façam a diferença entre etnia e raça, compondo o quadro a seguir:
Texto 1 – Etnia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Etnia
texto 2 - Raça
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ra%C3%A7a
3º momento –
Neste momento os alunos observam as pessoas do quadro e compõem um texto abordando a questão étnica no Brasil.
Avaliar os alunos durante o processo da aula observando as suas atitudes em relação a questão étnica e ética e no final verificar se os alunos conseguiram:
Quatro estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
12/05/2011
Quatro estrelasmuito bem fundamentada
04/04/2011
Cinco estrelasExcelente, diversificada e interdisciplinar, valeu!