Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


CONTEXTUALIZANDO A LEITURA E A ESCRITA: TRANSFORMANDO A VISITA DE UM CÃOZINHO EM FONTE DE APRENDIZAGEM

 

17/12/2010

Autor y Coautor(es)
DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Problematizar a partir da situação apresentada;

Elaborar hipóteses a partir do problema;

Redigir autorização para sair da escola;

Redigir solicitação para o trabalho de campo;

Planejar o trabalho de Campo em um canil ou Pet Shop;

Elaborar relatórios a partir das descobertas.

Duração das atividades
Aproximadamente 300 minutos – 5 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor, é necessário que o aluno esteja inserido  no processo de alfabetização, que reconheça palavras e seja  capaz de expor seu pensamento.

Estratégias e recursos da aula

A escola atualmente compete com recursos tecnológicos que são muito atrativos para os alunos, por isso o ensino deve ser dinâmico e interativo, ou seja, devemos propor metodologias que possibilitem maior interação do aluno no processo ensino e aprendizagem. Nossa proposta tem como princípio a ativa participação dos alunos em todas as etapas do trabalho, desde as questões e o levantamento das hipóteses até a sistematização por meio de relatório.    

1ª Atividade –  aproximadamente 60 minutos.

 Fonte da imagem: http://www.fotosearch.com.br/fotos-imagens/cachorro.html 

Professor, para motivar os alunos é necessário criar um fato que desencadeie o interesse deles, ou seja, um “elemento detonador”, para isso você poderá utilizar diferentes situações. Veja algumas possibilidades:

- Leve um cãozinho dentro de uma “caixa surpresa”, mas cuidado para que os alunos não o machuquem ao tocá-lo. Mas, se não tiver um cãozinho você poderá alugar um filme em que o personagem principal seja um cão, tais como:

  • Um hotel bom pra cachorro;
  • Marley e eu;
  • Soltando os cachorros;
  • Dogão-amigo pra cachorro;
  • Lassie e a força do coração;
  • Benji;
  • Rin tin tin o filme.

-Explore o filme escolhido. Faça um debate sobre o que eles compreenderam e se possível elabore uma resenha coletiva. Depois solicite que ilustrem o texto.

-Se em sua escola tiver sala de multimídia, leve seus alunos e assista a um vídeo com cenas engraçadas envolvendo cachorros, http://www.youtube.com/watch?v=opWeevWbZGw  os alunos vão se divertir e você poderá utilizar esta motivação para iniciar o trabalho com este tema gerador.

-Elabore um relatório e faça o registro coletivamente. Esta estratégia auxilia o aluno a compreender a tessitura textual, pois trabalha a coesão e a coerência. 

-Veja o relatório dos alunos do 1º ano C da Escola de Educação Básica da UFU.

Fonte da imagem: acervo da autora

2ª Atividade – aproximadamente 60 minutos.         

Fonte da imagem: http://www.fotosearch.com.br/fotos-imagens/cachorro.html  

Professor, depois que mobilizou a atenção dos alunos é só conduzir o debate. Questione-os sobre o que querem saber sobre os cachorros.

Esta é uma etapa muito importante, pois vai direcionar a pesquisa sobre o tema. Registre na lousa e solicite que eles copiem no caderno para que todos conheçam o que cada um quer pesquisar sobre os cachorros. Mas, se ficar longo, faça a opção por digitar e entregue uma cópia para cada aluno colar no caderno.

-Veja as questões levantadas pelos alunos do 1º ano C da Escola de Educação Básica da UFU.

Fonte: acervo da autora

3ª Atividade – aproximadamente 60 minutos.

Fonte da imagem: http://www.fotosearch.com.br/fotos-imagens/cachorro.html 

  Professor, discuta com seus alunos sobre onde vamos pesquisar para descobrir as respostas a respeito das questões que eles colocaram e verificar se as hipóteses que têm estão corretas ou não.

Anote na lousa e deixe que todos falem. Caso não se lembrem de todas vá induzindo para que não se esqueçam das principais fontes:

  • Livros;
  • Revistas;
  • Jornais;
  • Internet;
  • Conversa com as pessoas que tratam dos cachorros;
  • Entrevista com veterinário;
  • Visita a um canil ou Pet Shop.

O trabalho de campo é uma forma dinâmica de aprendizagem, por isso conduza a discussão para que os alunos apontem para uma visita a um canil ou Pet Shop, mas se em sua escola não tiver nenhuma destas possibilidades chame um veterinário para falar para os alunos. Lembre-se de sistematizar todas as etapas do trabalho. Para isso faça o registro.

Fonte da imagem: http://www.fotosearch.com.br/fotos-imagens/cachorro.html 

Professor, retome  as questões levantadas pelos alunos ou solicite  que leiam para você. Questione-os sobre as questões que levantaram. Peça que escrevam suas hipóteses, ou seja, o que eles pensam sobre o problema que levantaram, portanto a hipótese é uma suposição, podendo ser confirmada ou não.    

Distribua uma folha para que cada um registre sua hipótese e faça uma ilustração. Depois, cada um deverá socializar, lendo sua hipótese, assim todos conhecerão o que o colega pensa sobre o tema.  

4ª atividade – uma aula de aproximadamente 60 min.

Fonte da imagem: http://www.fotosearch.com.br/fotos-imagens/cachorro.html  

A  próxima etapa é o planejamento do trabalho de campo, que também deve ser realizado com a participação de todos. Questione-os sobre:

  • Aonde iremos.
  • O que vamos fazer.
  • Como iremos.
  • O dia e o horário.

Mas, para que possamos ir é necessário pedir a autorização para a visita e qual seria a melhor forma?

Proponha que escrevam uma carta, assim poderá trabalhar com este gênero textual. Você poderá sugerir que cada aluno escreva uma carta e depois escolhem uma por meio de votação, mas para isso é necessário estabelecer critérios, tais como: a carta deve ter mais detalhes, pois  informará corretamente sobre: o objetivo do trabalho, o local, a data e o horário.

Outra possibilidade é a escrita coletiva, os alunos ditam os elementos da carta enquanto você registra na lousa.

As questões que os alunos levarão, mas eles poderão perguntar outras questões.

Veja o registro fotográfico do trabalho de campo realizado no Canil da PM de Uberlândia pelos alunos do 1º ano C da Escola de Educação Básica da UFU.

Fonte: acervo da autora

AUTORIZAÇÃO DA FAMÍLIA PARA O TRABALHO DE CAMPO

Converse com os alunos sobre a importância de solicitarmos à família a autorização para irmos ao trabalho de campo. Veja uma sugestão utilizada pelos alunos do 1º ano C da Escola de Educação Básica da UFU, ela poderá ser redigida pelos próprios alunos no caderno ou ser impressa e colada no caderno.  

Fonte: acervo da autora

5ª Atividade – aproximadamente 60 minutos.

ELABORANDO O RELATÓRIO

O relatório é uma estratégia fundamental para trabalharmos a escrita contextualizada, além de sistematizar, organiza as ideias e trabalha um importante gênero textual. Você poderá fazer um relatório coletivo, ou sugerir que escrevam o que acharam mais interessante ou importante. Caso seus alunos sejam de 1º ano faça um relatório mais objetivo, privilegiando as principais informações. Lembre-se de solicitar que ilustrem o seu relatório

Recursos Complementares
Avaliação

Professor, para avaliar o desempenho dos alunos é importante que esteja atento ao processo, não apenas aos resultados, bem como na metodologia utilizada e nos avanços e dificuldades encontradas. Retome os objetivos e verifique se os alunos participaram e se envolveram  em todas as etapas do trabalho.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.