17/12/2010
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Problematizar a partir da situação apresentada;
Elaborar hipóteses a partir do problema;
Redigir autorização para sair da escola;
Redigir solicitação para o trabalho de campo;
Planejar o trabalho de Campo em um canil ou Pet Shop;
Elaborar relatórios a partir das descobertas.
Professor, é necessário que o aluno esteja inserido no processo de alfabetização, que reconheça palavras e seja capaz de expor seu pensamento.
A escola atualmente compete com recursos tecnológicos que são muito atrativos para os alunos, por isso o ensino deve ser dinâmico e interativo, ou seja, devemos propor metodologias que possibilitem maior interação do aluno no processo ensino e aprendizagem. Nossa proposta tem como princípio a ativa participação dos alunos em todas as etapas do trabalho, desde as questões e o levantamento das hipóteses até a sistematização por meio de relatório.
1ª Atividade – aproximadamente 60 minutos.
Fonte da imagem: http://www.fotosearch.com.br/fotos-imagens/cachorro.html
Professor, para motivar os alunos é necessário criar um fato que desencadeie o interesse deles, ou seja, um “elemento detonador”, para isso você poderá utilizar diferentes situações. Veja algumas possibilidades:
- Leve um cãozinho dentro de uma “caixa surpresa”, mas cuidado para que os alunos não o machuquem ao tocá-lo. Mas, se não tiver um cãozinho você poderá alugar um filme em que o personagem principal seja um cão, tais como:
-Explore o filme escolhido. Faça um debate sobre o que eles compreenderam e se possível elabore uma resenha coletiva. Depois solicite que ilustrem o texto.
-Se em sua escola tiver sala de multimídia, leve seus alunos e assista a um vídeo com cenas engraçadas envolvendo cachorros, http://www.youtube.com/watch?v=opWeevWbZGw os alunos vão se divertir e você poderá utilizar esta motivação para iniciar o trabalho com este tema gerador.
-Elabore um relatório e faça o registro coletivamente. Esta estratégia auxilia o aluno a compreender a tessitura textual, pois trabalha a coesão e a coerência.
-Veja o relatório dos alunos do 1º ano C da Escola de Educação Básica da UFU.
Fonte da imagem: acervo da autora
2ª Atividade – aproximadamente 60 minutos.
Fonte da imagem: http://www.fotosearch.com.br/fotos-imagens/cachorro.html
Professor, depois que mobilizou a atenção dos alunos é só conduzir o debate. Questione-os sobre o que querem saber sobre os cachorros.
Esta é uma etapa muito importante, pois vai direcionar a pesquisa sobre o tema. Registre na lousa e solicite que eles copiem no caderno para que todos conheçam o que cada um quer pesquisar sobre os cachorros. Mas, se ficar longo, faça a opção por digitar e entregue uma cópia para cada aluno colar no caderno.
-Veja as questões levantadas pelos alunos do 1º ano C da Escola de Educação Básica da UFU.
Fonte: acervo da autora
3ª Atividade – aproximadamente 60 minutos.
Fonte da imagem: http://www.fotosearch.com.br/fotos-imagens/cachorro.html
Professor, discuta com seus alunos sobre onde vamos pesquisar para descobrir as respostas a respeito das questões que eles colocaram e verificar se as hipóteses que têm estão corretas ou não.
Anote na lousa e deixe que todos falem. Caso não se lembrem de todas vá induzindo para que não se esqueçam das principais fontes:
O trabalho de campo é uma forma dinâmica de aprendizagem, por isso conduza a discussão para que os alunos apontem para uma visita a um canil ou Pet Shop, mas se em sua escola não tiver nenhuma destas possibilidades chame um veterinário para falar para os alunos. Lembre-se de sistematizar todas as etapas do trabalho. Para isso faça o registro.
Fonte da imagem: http://www.fotosearch.com.br/fotos-imagens/cachorro.html
Professor, retome as questões levantadas pelos alunos ou solicite que leiam para você. Questione-os sobre as questões que levantaram. Peça que escrevam suas hipóteses, ou seja, o que eles pensam sobre o problema que levantaram, portanto a hipótese é uma suposição, podendo ser confirmada ou não.
Distribua uma folha para que cada um registre sua hipótese e faça uma ilustração. Depois, cada um deverá socializar, lendo sua hipótese, assim todos conhecerão o que o colega pensa sobre o tema.
4ª atividade – uma aula de aproximadamente 60 min.
Fonte da imagem: http://www.fotosearch.com.br/fotos-imagens/cachorro.html
A próxima etapa é o planejamento do trabalho de campo, que também deve ser realizado com a participação de todos. Questione-os sobre:
Mas, para que possamos ir é necessário pedir a autorização para a visita e qual seria a melhor forma?
Proponha que escrevam uma carta, assim poderá trabalhar com este gênero textual. Você poderá sugerir que cada aluno escreva uma carta e depois escolhem uma por meio de votação, mas para isso é necessário estabelecer critérios, tais como: a carta deve ter mais detalhes, pois informará corretamente sobre: o objetivo do trabalho, o local, a data e o horário.
Outra possibilidade é a escrita coletiva, os alunos ditam os elementos da carta enquanto você registra na lousa.
As questões que os alunos levarão, mas eles poderão perguntar outras questões.
Veja o registro fotográfico do trabalho de campo realizado no Canil da PM de Uberlândia pelos alunos do 1º ano C da Escola de Educação Básica da UFU.
Fonte: acervo da autora
AUTORIZAÇÃO DA FAMÍLIA PARA O TRABALHO DE CAMPO
Converse com os alunos sobre a importância de solicitarmos à família a autorização para irmos ao trabalho de campo. Veja uma sugestão utilizada pelos alunos do 1º ano C da Escola de Educação Básica da UFU, ela poderá ser redigida pelos próprios alunos no caderno ou ser impressa e colada no caderno.
Fonte: acervo da autora
5ª Atividade – aproximadamente 60 minutos.
ELABORANDO O RELATÓRIO
O relatório é uma estratégia fundamental para trabalharmos a escrita contextualizada, além de sistematizar, organiza as ideias e trabalha um importante gênero textual. Você poderá fazer um relatório coletivo, ou sugerir que escrevam o que acharam mais interessante ou importante. Caso seus alunos sejam de 1º ano faça um relatório mais objetivo, privilegiando as principais informações. Lembre-se de solicitar que ilustrem o seu relatório
Professor, para avaliar o desempenho dos alunos é importante que esteja atento ao processo, não apenas aos resultados, bem como na metodologia utilizada e nos avanços e dificuldades encontradas. Retome os objetivos e verifique se os alunos participaram e se envolveram em todas as etapas do trabalho.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!