19/11/2010
Eliana Dias
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: organização estrutural dos enunciados |
Aula 01 (50 minutos)
Imagem disponível em:
http://www.grupoescolar.com/materia/conjuncoes_subordinativas.html
Um texto coeso e coerente apresenta ideias bem articuladas por meio articuladores lógicos e de conectivos, conjunções e preposições. A articulação de ideias normalmente se dá no nível da frase e no nível do texto.
A coesão sequencial é estabelecida por elementos que fazem o texto progredir, a partir da conexão por eles operacionalizada. Esses elementos são os conectivos, termos que estabelecem uma relação semântica a partir do sentido que expressam.
Atividade
1. Para apresentar o tema da aula – articulação das ideias no texto – aos alunos, o professor deverá fazer uma revisão do estudo das conjunções. Para tanto, deverá exibir para eles o vídeo seguinte.
Vídeo: Conjunções disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=zDMUsPDCOsY
2. Após a exibição do vídeo, o professor deverá entregar xerox aos alunos das questões.
a. Qual a função das conjunções no texto?
b. Por que as conjunções são articuladores de ideias no texto?
c. Como se dá a escolha das conjunções empregadas em um texto?
d. Cite exemplos do emprego de conjunções que estabelecem relação de causa e consequência, apresentados no vídeo.
Aula 02 (50 minutos)
Atividade
O professor deverá reproduzir para os alunos cópia das tirinhas apresentadas na sequência.
TIRA A
Disponível em:
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/morfologia/conjuncao-3.php
TIRA B
Disponível em:
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/morfologia/conjuncao-3.php
TIRA C
Disponível em:
http://img.terra.com.br/i/2007/11/22/642090-1525-ga.jpg
II – Os alunos, em dupla, deverão responder às questões propostas sobre as tirinhas.
1. Observe a fala do segundo balão da tirinha A:
“Case com um homem que não coma muito, não beba ou jogue, nem fique na rua até tarde ou faça bagunça na casa, e terá um casamento perfeito.”
a. Nesse caso:
( ) A conjunção ou indica uma sucessão de fatos que se negam entre si, estabelecendo uma relação de alternância.
( ) A conjunção ou indica que, com a ocorrência de um dos fatos de uma oração, há a exclusão do fato da outra oração estabelecendo uma relação de opção, escolha.
b. Reescreva o trecho, suprimindo a conjunção ou. Faça as adaptações necessárias.
2. Observe estas falas do Calvin:
A mamãe diz que não vê TV quando estou na escola.
__Por isso, se eu volto para casa ás 15 horas, eu deveria poder ver TV até ás 22h3, certo?
a. Qual o sentido estabelecido pelas conjunções em destaque?
b. Que outras conjunções teriam o mesmo sentido que por isso e se, no contexto?
3. Observe a fala de Filipe na tirinha C:
Nenhuma mulher quer me beijar para que eu volte a ser príncipe.
a. Qual a relação de sentido estabelecida pela conjunção em destaque?
b. Essa conjunção poderia ser substituída por a fim de que sem alteração do sentido? Explique.
Aula 03 (50 minutos)
Atividade
O professor deverá reproduzir para os alunos a cópia da fábula “A Formiga Má” de Monteiro Lobato.
Imagem disponível em:
http://peregrinadaluz.blogspot.com/2009/08/cigarra-e-as-duas-formigas.html
A FORMIGA MÁ
Já houve, entretanto, uma formiga má que não soube compreender a cigarra e com dureza a repeliu de sua porta.
Foi isso na Europa, em pleno inverno, quando a neve recobria o mundo com seu cruel manto de gelo.
A cigarra, como de costume, havia cantado sem parar o estio inteiro e o inverno veio encontrá-la desprovida de tudo, sem casa onde abrigar-se nem folinha que comesse.
Desesperada, bateu à porta da formiga e implorou - emprestado, notem! - uns miseráveis restos de comida. Pagaria com juros altos aquela comida de empréstimo, logo que o tempo o permitisse.
Mas a formiga era uma usurária sem entranhas. Além disso, invejosa. Como não soubesse cantar, tinha ódio à cigarra por vê-la querida de todos os seres.
- Que fazia você durante o bom tempo?
- Eu... eu cantava!... - Cantava? Pois dance agora, vagabunda! - e fechou-lhe a porta no nariz.
Resultado: a cigarra ali morreu entanguidinha; e quando voltou a primavera o mundo apresentava um aspecto mais triste. É que faltava na música do mundo o som estridente daquela cigarra, morta por causa da avereza da formiga. Mas se a usurária morresse, quem daria pela falta dela?
"Os artistas - poetas, pintores, músicos, escritores - são as cigarras da humanidade".
Disponível em:
http://www.textolivre.com.br/artigos/9635-a-formiga-ma-fabulas-de-monteiro-lobato
II – Após a leitura do texto feita pelo professor, os alunos, em dupla, deverão responder às questões propostas.
Observação:
O professor deverá ver com os alunos o sentido de palavras e expressões, tais como: avareza, entanguidinha, usurária sem entranhas.
1. O texto “A Formiga Má” é uma fábula . Esse gênero discursivo caracteriza-se por apresentar como personagens animais que possuem características humanas. Pode ser escrita em prosa ou em verso e é sustentada sempre por uma lição de moral, constatada na conclusão da história.
a. O título sugere que o texto é uma fábula? Justifique.
b. Quais são as características humanas apresentadas pela cigarra e a formiga?
c. O meio social da formiga é diferente daquele em que vive a cigarra? Que meios são esses e como eles são?
d. Qual é a moral da história?
2. O texto “A Formiga Má” foi escrito por Monteiro Lobato . O autor faz uma releitura da fábula “A cigarra e a formiga” de La Fontaine, escritor francês que viveu no século XVII.
Observe o primeiro parágrafo do texto:
Já houve, entretanto, uma formiga má que não soube compreender a cigarra e com dureza a repeliu de sua porta.
Qual o sentido do conectivo entretanto, nesse contexto? Explique.
3. Observe a frase:
Pagaria com juros altos aquela comida de empréstimo, logo que o tempo o permitisse
a. Qual o sentido estabelecido pela locução conjuntiva logo que?
b. Reescreva a frase substituindo a locução conjuntiva logo que por outros conectivos que apresentem o mesmo sentido no contexto.
4. Observe que o quinto parágrafo é introduzido pela conjunção mas, que no contexto tem o papel de articulador no nível do texto. Essa conjunção é adversativa e seu papel é estabelecer uma relação de oposição. Entre quais ideias é estabelecida essa oposição?
5. Identifique no texto, outro emprego da conjunção mas, que estabelece relação de oposição no nível do texto
6. Geralmente a conjunção pois introduz a idéia de conclusão. Observe o emprego desta conjunção nesta passagem do texto:
- Cantava? Pois dance agora, vagabunda! - e fechou-lhe a porta no nariz.
a. O sentido estabelecido pelo emprego da conjunção pois, nesse caso, é de conclusão? Justifique.
b. Que outras palavras poderiam substituir o pois, no contexto?
7. Identifique outros articuladores empregados no texto, no interior das orações ou no nível do texto, isto é, unindo períodos ou parágrafos.
8. Discuta com seu colega e responda:
a. Quais são as características do gênero Fábula?
b. As conjunções são mecanismos de coesão textual? Por quê?
Aula 04 (50 minutos)
Atividade
I - O professor deverá reproduzir para os alunos cópia da fábula “A cigarra e a formiga” , de La Fontaine.
Imagem disponível em:
http://abdonbatista.spaceblog.com.br/image/1269548844.jpg/
A cigarra e a formiga
Tendo a cigarra, em cantigas,
Folgado todo o verão,
Achou-se em penúria extrema,
Na tormentosa estação.
Não lhe restando migalha
Que trincasse, a tagarela
Foi valer-se da formiga,
Que morava perto dela.
- Amiga - diz a cigarra -
- Prometo, à fé de animal,
Pagar-vos, antes de agosto,
Os juros e o principal.
A formiga nunca empresta,
Nunca dá; por isso, junta.
- No verão, em que lidavas?
À pedinte, ela pergunta.
Responde a outra:
- Eu cantava Noite e dia, a toda hora.
- Oh! Bravo! - torna a formiga
- Cantavas?
Pois então dança agora!
La Fontaine - Disponível em:
http://bacaninha.uol.com.br/home/secoes/contos/cigarra_formiga.htm
II – PRODUÇÃO DE TEXTO
O professor deverá apresentar aos alunos a seguinte proposta de produção de texto:
1. Compare os textos: A cigarra e a formiga, de La Fontaine e “A formiga má” de Monteiro Lobato.
A idEia discutida no texto de La Fontaine é o trabalho a qual é associada à ideia de ganhar e acumular dinheiro. Monteiro Lobato faz uma releitura da fábula de La Fontaine. Para Lobato, a avidez por dinheiro é algo negativo. Há outras formas de trabalho, como cantar, que se não trazem retorno financeiro, dão sentido à vida por meio da arte. Nessa visão, há uma inversão de valores e, ao contrário da fábula de La Fontaine, é a formiga é que passa a ser má.
2. Agora é a sua vez: qual é a sua visão sobre o trabalho?
Assim como Monteiro Lobato, faça uma releitura da fábula de La Fontaine.
Para que seu texto seja bem redigido e atinja seus objetivos – o de informar e interagir com o leitor - fique atento ao emprego dos articuladores de ideias.
3. Seu texto será lido em sala de aula, para apreciação dos colegas e professor.
O professor poderá exibir para os alunos um vídeo da fábula de La Fontaine.
Vídeo: A cigarra e a formiga
http://www.youtube.com/watch?v=IezC65lMZKY&feature=related
Os alunos serão avaliados coletivamente durante a realização das atividades de análise das tirinhas e da fábula “A Formiga Má” de Monteiro Lobato e, individualmente, por meio da produção de uma fábula, apresentando uma releitura da fábula “A cigarra e a formiga”, de La Fontaine.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!