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A importância do pâncreas

 

22/11/2010

Autor y Coautor(es)
MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Lízia Maria Porto Ramos; Marina Silva Rocha; Priscila Barbosa Peixoto.

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

§  Identificar a localização do pâncreas em nosso corpo.

§  Explicar as principais funções do pâncreas ligadas à digestão.

§  Relacionar este órgão à produção de insulina.

§  Identificar os problemas que a falta ou excesso da insulina podem causar em nosso corpo.

§  Conhecer um pouco sobre diabetes.

§  Desenvolver a leitura de textos científicos relacionados com o assunto e sua interpretação.

Duração das atividades
3 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos deverão ser capazes de identificar a importância da digestão, como é o processo e quais os principais órgãos envolvidos.

Estratégias e recursos da aula

Introdução: uma abordagem para o professor   

O pâncreas é uma glândula digestiva de secreção interna e externa, de mais ou menos 15 cm de comprimento e de formato triangular, localizada transversalmente sobre a parede posterior do abdome, na alça formada pelo duodeno, sob o estômago. O pâncreas é formado por uma cabeça que se encaixa no quadro duodenal, de um corpo e de uma cauda afilada. O pâncreas comporta dois órgão estreitamente imbricados: pâncreas exócrino e o endócrino.

Pâncreas Exócrino

O pâncreas exócrino secreta enzimas digestivas, reunidas em estruturas denominadas ácinos. Os ácinos pancreáticos estão ligados através de finos condutos, por onde sua secreção é levada até um condutor maior, que desemboca no duodeno, durante a digestão.

Pâncreas Endócrino

Secreta os hormônios insulina (quando não é produzida em quantidade suficiente, dá origem a diabetes) e glucagon (hormônio com a regulação dos níveis de açúcar no sangue), reunidas em estruturas denominadas Ilhotas de Langerhans, cujas células beta secretam a insulina e as células alfa secretam o glucagon. Os hormônios produzidos nas ilhotas de Langerhans caem diretamente nos vasos sangüíneos pancreáticos.

Doenças

O pâncreas pode ser atingido por inflamação (pancreatite), por tumores, cálculos, cistos e pseudocistos (bolsas líquidas, geralmente conseqüentes a traumatismo); algumas dessas alterações desempenham importante papel na gênese do diabete.   

Adaptado de: http://www.webciencia.com/11_17pancreas.htm (consultado em 15/11/10, às 15h29min); http://www.brasilescola.com/biologia/insulina-glucagon.htm (consultado em 15/11/10, às 15h30min).      

Estratégia   

Como os alunos poderão atingir os objetivos propostos:

Os alunos poderão atingir os objetivos propostos através de discussões orientadas entre eles, atividades práticas de localização do pâncreas e compreensão da importância desse órgão, bem como leitura de texto e visualização de vídeos para sistematização dos conhecimentos.   

Como o professor irá ativar esse processo:

O professor ativará esse processo através do incentivo às discussões entre os alunos, proposta de atividades de localização do pâncreas, além de compreensão da importância do órgão para o corpo, leitura de texto e interpretação, exibição de vídeos para sistematização dos conhecimentos.   

Atividade Inicial: Localizando a glândula             

Professor, num primeiro momento da aula, converse com a turma sobre a digestão dos alimentos, relembrando as etapas envolvidas. Pergunte sobre as glândulas do Sistema Digestório, quais são e qual a importância de cada uma para a digestão (fígado e pâncreas). Deixe os alunos se manifestarem, dando suas opiniões. Instigue-os a falar, contando suas experiências.

Mostre para a turma uma imagem do corpo onde os órgãos e algumas das principais glândulas estão representadas. Aponte para o pâncreas e pergunte se algum deles sabe seu nome e sua função. Explique que o pâncreas é uma glândula importante para o ser humano, pois além de atuar no Sistema Digestório produzindo o suco pancreático, que ajuda na digestão dos alimentos, ele também produz dois hormônios: insulina e glucagon.  

Separe alguns livros e peça que os alunos pesquisem a função desses dois hormônios. Para tanto, divida a turma em pequenos grupos e peça que cada grupo busque informações sobre os dois hormônios produzidos pelo pâncreas: a função de cada um, como eles agem no corpo, o que causa a ausência de ambos, dentre outros aspectos. Discuta com os alunos sobre a pesquisa que realizaram.   

Atividade 2: Entendendo a importância da insulina e do glucagon             

Professor, depois da pesquisa dos alunos ser discutida entre eles, proponha a realização de uma atividade prática para a compreensão da importância dos dois hormônios produzidos pelo pâncreas. Para tanto, providencie os seguintes materiais:   

Materiais necessários:

- Copo transparente

- Água

- Açúcar   

Modo de preparar:

Encha o copo com água e coloque um pouco de açúcar, mostre para a turma e pergunte se eles acham que aquela mistura está ideal para o corpo. Acrescente açúcar aos poucos à mistura, até a água ficar viscosa e o açúcar saturar a mistura. Mostre novamente à turma, perguntando se daquela forma estaria boa para o nosso corpo. Peça que eles imaginem que aquelas misturas irão para o sangue depois de passarem pelo nosso sistema digestório. Será que o ideal é uma mistura com excesso de açúcar? Este excesso não poderia causar problemas à nossa saúde? Qual a importância deste açúcar para nosso corpo?   

Quando nos alimentamos, ingerimos açúcares que são absorvidos e vão para nosso sangue na forma de glicose. É a partir dela que obtemos energia para nossas atividades. A glicose chega até nossa corrente sanguínea através do intestino, que absorve os nutrientes e envia para o sangue. O sangue enviará para todas as células a glicose para a realização das funções celulares.

Se estivermos com excesso de glicose, ela precisará ser armazenada para ser usada quando o corpo precisar, funcionando como uma “poupança” de energia do corpo. Quem avisa para o corpo que a glicose está em excesso no sangue e precisa ser armazenada é a insulina. Se isto não ocorrer, a glicose começará a se acumular no sangue, e com o tempo terá tanto açúcar na corrente sanguínea que ele apresentará a mesma consistência da água saturada de açúcar do experimento. Qual será o problema disso?

Imaginem carros por uma avenida circulando livremente, e outra avenida com o trânsito lento, quase parado. Para que os carros cheguem no horário marcado aos seus destinos, o trânsito deve estar fluindo. No nosso corpo acontece algo semelhante: o sangue precisa circular sem problemas por nosso corpo para levar oxigênio e nutrientes para nossas células, e se algo atrapalha ou impede esse fluxo, problemas poderão ser causados à saúde, levando a pessoa à morte. Observando a água no copo podemos imaginar o que aconteceria com alguém em que o sangue ficasse com essa consistência. Assim, a insulina impede que isso ocorra.

Agora imaginem um carro: ele funciona com gasolina, e quando ela está no fim, o marcador começa a nos avisar para abastecer. Se não o fazemos, o carro pára de se movimentar até que possamos abastecê-lo. Nosso corpo também nos avisa que precisamos de energia? Como será que isso ocorre? Será que existe alguma substância, como a insulina, que faz este trabalho? Quando sentimos fome e nossa “barriga ronca”, se não comemos na hora o corpo pára de funcionar e morremos? O que impede que isso ocorra?

A função do glucagon é o contrário da insulina, pois esse hormônio avisa para nosso corpo que o organismo está precisando de energia. Isso acontece quando ficamos muito tempo sem nos alimentarmos e continuamos precisando de energia, e então a glicose que foi armazenada é usada para nos manter vivos até a próxima refeição. Por isso sentimos a barriga roncando, mas logo depois, se não comemos, a fome passa: as reservas de glicose foram usadas para não deixar o corpo parar de funcionar. E é o glucagon que busca esta reserva e as coloca na corrente sanguínea.   

Pesquisando...

Agora peça à turma para fazer uma pesquisa sobre o que é diabetes. Esta pesquisa poderá ser realizada em casa, ou mesmo no laboratório de informática na escola, sob a orientação do professor. Eles deverão pesquisar as causas e conseqüências desta doença, quais os tratamentos existentes, quais os sintomas, e quais os cuidados que os diabéticos devem ter com sua alimentação.

Depois realize uma discussão sobre o assunto de forma que os alunos exponham os sintomas da doença, se é uma doença contagiosa, se é hereditária, quais as medidas adotadas para melhorar a qualidade de vida da pessoa, preconceitos e como atualmente o comércio de alimentos trata essas pessoas. Para este momento, disponha os alunos em semicírculo e inicie as discussões, colocando as questões a serem discutidas. Incentive-os a debaterem, expondo seus pontos de vista e as informações que coletaram na pesquisa.             

Mostre algumas imagens para a turma, representando o pâncreas e sua localização:  

Retirado de: http://www.the-human-body.net/images/temp/human-pancreas.jpg (consultado em 15/11/10, às 15h35min). 

Retirado de: http://www.jornalmed.com.br/Publicidade/jornal59/pancreas2.gif (consultado em 15/11/10, às 15h36min). 

Retirado de: http://sistemacompleto.zip.net/images/17194.jpg (consultado em 15/11/10, às 15h37min).    

Texto para os alunos:             

Professor, depois das discussões acerca das pesquisas realizadas pelos alunos, entregue para eles um texto sobre o assunto e peça para fazerem uma leitura, destacando os aspectos mais relevantes. Depois faça uma leitura junto com eles, e explique as dúvidas que surgirem.   

O Pâncreas   

Entre o estômago e o duodeno encontramos o pâncreas, uma glândula de forma alongada, com cerca de 15 cm de comprimento. Ele produz aproximadamente um litro de forte suco digestivo por dia, o suco pancreático, que atua no duodeno.

O pâncreas ajuda também a controlar o açúcar do sangue. Se o nível está alto ou baixo, a glândula produz hormônios (insulina e glucagon) que estimulam o fígado a fazer os ajustes necessários.

O pâncreas é o órgão responsável pela produção do hormônio denominado insulina. Este hormônio é responsável pela regulação da glicemia (glicemia: nível de glicose no sangue). Para que as células das diversas partes do corpo humano possam utilizar glicose como fonte de energia, é necessário que a glicose esteja presente na célula. Portanto, as células possuem receptores de insulina que, quando acionados "abrem" a membrana celular para a entrada da glicose presente na circulação sanguínea. Uma falha na produção de insulina resulta em altos níveis de glicose no sangue, já que esta última não é devidamente dirigida ao interior das células.

Visando manter a glicemia constante, o pâncreas também produz outro hormônio antagônico à insulina, denominado glucagon. Ou seja, quando a glicemia cai, mais glucagon é secretado visando restabelecer o nível de glicose na circulação.O glucagon é o hormônio predominante em situações de jejum ou de estresse, enquanto a insulina tem seus níveis aumentados em situações de alimentação recente.

Como a insulina é o principal hormônio que regula a quantidade de glicose absorvida pela maioria das células a partir do sangue (principalmente células musculares e de gordura, mas não células do sistema nervoso central), a sua deficiência ou a insensibilidade de seus receptores desempenham um papel importante em todas as formas da diabetes mellitus.   

Adaptado de: http://www.colegioweb.com.br/biologia/orgaos-produtores-de-hormonios.html (consultado em 15/11/10, às 16h52min); http://pt.wikipedia.org/wiki/Diabetes_mellitus (consultado em 15/11/10, às 16h53min).                

Ferramentas tecnológicas – Atividades Visuais:             

Professor, após a leitura do texto sobre o pâncreas e suas funções, apresente para a turma alguns vídeos sobre o assunto, de forma que construam e sistematizem os conhecimentos novos. Depois de assistirem com atenção, peça que cada aluno faça no caderno uma historinha em quadrinhos, representando a importância do pâncreas para o corpo.             

Abaixo seguem sugestões de vídeos:   

EL PÁNCREAS - http://www.youtube.com/watch?v=43xCMePDMPE&feature=related (consultado em 15/11/10, às 16h57min).    

Diabetes e a ação da Insulina sobre a Glicose (Glucose) [LEGENDADO Português BR] - http://www.youtube.com/watch?v=E78NsX75Qgo  (consultado em 15/11/10, às 16h58min).    

DIABETES - PREVENCAO E CONTROLE - http://www.youtube.com/watch?v=CFSCR8oDmKk&feature=related (consultado em 15/11/10, às 16h59min).    

Pâncreas e as Adrenais - iPED - http://www.youtube.com/watch?v=XqMyuLHK8d0 (consultado em 15/11/10, às 17h). 

Recursos Complementares

            Professor, abaixo seguem alguns recursos complementares, que você poderá usar durante a aula, caso seja necessário:  

http://saude.hsw.uol.com.br/diabete1.htm (consultado em 15/11/10, às 17h05min).    

http://cienciahoje.uol.com.br/colunas/por-dentro-das-celulas/doce-misterio/ (consultado em 15/11/10, às 17h06min).    

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/corpo-humano-sistema-digestivo/corpo-humano-sistema-digestivo-pancreas.php (consultado em 15/11/10, às 17h07min). 

Avaliação

Avaliar numa perspectiva formativa implica estar atento à construção de conhecimentos conceituais, comportamentais e atitudinais de nossos alunos. Por isso é importante estar atento a todo o percurso do aluno enquanto aprende: suas ideias iniciais, aquelas apresentadas durante a investigação, à maneira que relaciona com os colegas, sua atitude investigativa e crítica, no decorrer da aula. Feitas estas considerações, propomos mais um momento para que os alunos sejam avaliados.

Divida a turma em grupos e peça que cada grupo monte um cardápio para uma pessoa diabética, em que eles poderão substituir o máximo possível de açúcares de sua refeição por outros nutrientes. Os grupos deverão também escrever sobre as mudanças de comportamento que as pessoas podem ter para reduzir as chances de desenvolver diabetes. Depois, cada grupo poderá fazer uma apresentação de seu trabalho para o restante da turma, de forma que você possa avaliar como foi o processo de ensino-aprendizagem de seus alunos.

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