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Para que servem os músculos?

 

22/11/2010

Autor y Coautor(es)
MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Lízia Maria Porto Ramos; Marina Silva Rocha; Priscila Barbosa Peixoto.

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer as funções dos músculos em nosso corpo. Diferenciar contração voluntária de involuntária. Relacionar os diferentes tipos de músculos às suas funções. Conhecer células musculares. Desenvolver a leitura de textos científicos relacionados com o assunto e sua interpretação.

Duração das atividades
3 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos deverão ser capazes de reconhecer o que são células e seu papel no corpo humano, além de compreenderem o significado de órgão.

Estratégias e recursos da aula

Introdução: uma abordagem para o professor

Músculos

Os músculos são órgãos que a maioria de nós nem percebe que existe, mas que são muito importantes por duas razões específicas:   

  • os músculos são o "motor" que o seu corpo usa para se movimentar. Embora eles trabalhem de maneira diferente de um motor de carro ou de um motor elétrico, os músculos fazem a mesma coisa: convertem energia em movimento;
  • seria impossível fazer qualquer coisa sem os músculos. Tudo o que você consegue pensar com o seu cérebro é expresso com um movimento muscular. As únicas maneiras possíveis de expressar uma ideia são por meio dos músculos da laringe, boca e língua (palavras faladas), com os músculos dos dedos (palavras escritas ou "gestos") ou com os músculos esqueléticos (linguagem corporal, dançar, correr, construir ou lutar).   

Os músculos são essenciais para qualquer animal, são eficientes em converter combustível em movimento, têm longa duração, curam a si próprios e são capazes de crescer com exercícios. Eles fazem de tudo, desde permitir que você ande a manter o seu sangue circulando.

Quando a maioria das pessoas pensa em "músculos", elas pensam nos músculos que podemos ver. Por exemplo, a maioria de nós conhece os músculos do bíceps em nossos braços, mas há três tipos de músculos no corpo:

  • músculo esquelético é o tipo de músculo que podemos ver e sentir. Quando um fisiculturista se exercita para aumentar a massa muscular, é o músculo esquelético que está sendo trabalhado. Os músculos esqueléticos ligam-se ao esqueleto e aparecem aos pares: um músculo para mover o osso em uma direção e outro para mover esse mesmo osso de volta na direção contrária. Esses músculos normalmente se contraem de forma voluntária, ou seja, você pensa em contraí-los e o seu sistema nervoso os manda obedecerem ao seu pensamento. Eles podem fazer uma contração curta e única (espasmo) ou uma contração longa e prolongada (tetania);   
  • os músculos lisos são encontrados no sistema digestivo, vasos do sangue, bexiga, passagens respiratórias e no útero. O músculo liso tem a habilidade de estirar e manter a tensão por períodos longos. Ele se contrai involuntariamente, ou seja, você não precisa pensar em contraí-lo, já que seu sistema nervoso faz isso de maneira automática. Por exemplo, o seu estômago e intestinos fazem seu trabalho muscular o dia todo e, na maior parte do tempo, você nem percebe o que se passa por lá;   
  • o músculo cardíaco é encontrado somente no seu coração e suas características são resistência e consistência. Ele pode estirar de modo limitado, como um músculo liso e contrair com a força de um músculo esquelético. É um músculo que se estende com espasmo e se contrai involuntariamente.   

O músculo esquelético também é chamado de músculo estriado porque é possível ver faixas escuras e claras alternadas. O músculo esquelético possui uma estrutura complexa que é essencial à forma em que ele se contrai.

A ação básica de qualquer músculo é a contração. Por exemplo, quando você pensa em mexer o seu braço usando o músculo do bíceps, seu cérebro envia um sinal pela célula nervosa mandando que o bíceps se contraia. A quantidade de força que o músculo cria é variável. O músculo pode se contrair pouco ou muito, dependendo do sinal que o nervo envia. Tudo o que o músculo é capaz de fazer é criar uma força de contração.

Um músculo é um conjunto de células chamadas fibras. Imagine as fibras musculares como cilindros longos e, comparadas com as outras células no seu corpo, as fibras musculares são bem grandes.

Uma fibra muscular contém muitas miofibrilas, que são cilindros com proteínas musculares. Essas proteínas permitem que uma célula muscular se contraia. As miofibrilas contêm dois tipos de filamentos ao longo do eixo da fibra, que são dispostos em padrões hexagonais. Há filamentos grossos e filamentos finos. Cada filamento grosso é rodeado por seis filamentos finos.

Filamentos grossos e finos ligam-se a outra estrutura chamada de disco Z ou linha Z, que se distribui de maneira perpendicular pelo eixo longo da fibra, a miofibrila que vai de uma linha Z até a outra é chamada de sarcômero. Estendendo-se verticalmente pela linha Z há um pequeno tubo, chamado de transversal ou túbulo T, que na verdade é a parte da membrana celular que se estende em profundidade para dentro da fibra. E, no interior da fibra, esticando-se pelo eixo longo entre os túbulos T, existe um sistema de membranas chamado retículo sarcoplasmático, que armazena e libera os íons de cálcio responsáveis por disparar a contração muscular.

Retirado de: http://curlygirl.no.sapo.pt/imagens/fibramuscular.jpg (consultado em 17/11/10, às 00h07min).  

Adaptado de: http://saude.hsw.uol.com.br/musculos.htm (consultado em 12/11/10, às 09h53min).    

Estratégia   

Como os alunos poderão atingir os objetivos propostos:

Os alunos poderão atingir os objetivos propostos através de discussões entre eles, atividades práticas e textos e vídeos sobre o assunto.   

Como o professor irá ativar esse processo:

O professor ativará este processo por meio do incentivo às discussões entre os alunos, desenvolvimento de atividades práticas com a turma, além de leitura e interpretação de texto e vídeos sobre o assunto.   

Atividade Inicial: Testando os músculos             

Professor, num primeiro momento da aula, peça aos alunos que toquem algumas partes do corpo, da seguinte forma:

- Segurem um lápis com a mão, apóiem-na à mesa e coloquem a outra mão no punho, mexam apenas com os dedos que seguram o lápis, e com a outra mão sintam os músculos e ligamentos movimentando-se.

- Coloquem a mão no braço quase na altura do ombro e levantem o braço, sentindo os músculos movimentando-se.

- Coloquem as mãos na parte superior da perna (coxa) e sintam a musculatura contraindo.

- Coloquem as mãos no rosto e movimentem a musculatura do rosto.             

Agora faça uma discussão inicial: O que estão sentindo? Por que é possível perceber a movimentação destas partes do corpo? Qual a importância destes movimentos? Deixe que os alunos se manifestem, expressando seus conhecimentos prévios. Anote no quadro as impressões dos alunos.   

Atividade prática 1: Simulando Músculos             

Professor, depois da discussão inicial, prepare com a turma uma atividade prática de simulação de músculos. Para tanto, você precisará de:   

Materiais necessários:

- Elásticos

- Tesoura

- Massa de modelar   

Discuta com os alunos que alguns músculos podem se contrair quando decidimos, mas outros se contraem mesmo sem percebermos. Nosso coração, por exemplo, tem que bater continuamente, e não quando decidimos, assim como outros músculos que não podem funcionar apenas quando queremos e lembramos: esses são os músculos de contração involuntária. Já ações como levantar ou abaixar o braço, por exemplo, são determinadas por nossa vontade, então são comandadas por músculos de contração voluntária.

Faça feixes com os elásticos e mostre aos alunos, eles representam a musculatura voluntária. Organizada em feixes, isso dá força e resistência aos músculos, possibilitando-os puxar os ossos. Assim como os elásticos, os músculos distendem e contraem.

Com a massa de modelar, faça modelos de músculos lisos, eles são mais finos e em forma de fusos. Eles são responsáveis pela contração involuntária presente, por exemplo, na bexiga, no estômago e outros órgãos que funcionam independentemente de nossa vontade.

Comente que os músculos são também muito importantes para a circulação do sangue que retorna ao coração nas veias, pois o sangue precisa vencer a força da gravidade. Se não fosse a musculatura, as veias não conseguiriam impulsionar o sangue, por isso algumas pessoas apresentam problemas na circulação: quando a musculatura fica flácida, ela não consegue contrair o suficiente para realizar essa tarefa e formam-se as chamadas varizes, que podem causar dor.   

Atividade prática 2: Enganando o músculo             

Professor, após as discussões acerca da atividade anterior, prepare mais uma atividade prática. Separe a turma em duplas. Peça que os alunos das duplas se disponham um ao lado do outro. Um dos integrantes da dupla deverá tentar levantar o braço, enquanto o outro deverá segurar o braço do colega forçando-o para baixo. Esta ação deverá continuar por cerca de trinta segundos.

Depois o colega que segurou o braço do outro deverá soltá-lo, enquanto o outro deverá relaxar o braço que foi segurado. Peça a cada dupla que observe o que acontecerá: o braço vai se levantar sozinho.

Agora pergunte para os alunos por que eles acham que isso aconteceu. Deixe-os emitirem suas opiniões.

Explique que quando tentamos levantar o braço e um colega impede, o cérebro e os músculos logo se “entendem”. Quando seu colega larga, os nervos e músculos permanecem na mesma posição por alguns segundos. Assim, o braço movimenta-se sem que você queira, pois o cérebro enviou a informação para que eles realizassem esse movimento e o músculo continua a recebê-la.

Mostre para a turma algumas imagens de músculos, para que os alunos possam diferenciar a estrutura de diferentes tipos de músculos. Peça que cada aluno faça no caderno uma ilustração dos diferentes tipos de músculos e como eles funcionam (voluntários ou involuntários). Abaixo seguem sugestões de figuras e serem mostradas para os alunos:    

Formato de células de cada tipo de músculo

Retirado de: http://www.lifespan.org/adam/graphics/images/es/19917.jpg (consultado em 12/11/10, às 10h25min). 

Célula muscular relaxada e contraída

Retirado de: http://www.cabuloso.com/Anatomia-Humana/Sistema-Reprodutor/foto/muscle-smooth-contracted.jpg (consultado em 12/11/10, às 10h26min).   

Fibras dos músculos 

Retirado de: http://1.bp.blogspot.com/_05kuIWJZCnU/S89oqNhDhcI/AAAAAAAAACQ/AKmmNlncX7s/s1600/tipos+de+musculos.jpg (consultado em 12/11/10, às 10h27min).    

Texto para os alunos:             

Professor, depois das discussões sobre as atividades práticas, entregue para os alunos um texto informativo sobre os músculos, peça que façam uma leitura atenciosa, destacando os aspectos mais importantes. Esta atividade poderá ser feita em duplas, para que um auxilie o outro e discutam suas opiniões. Depois, promova uma conversa com toda a turma, pedindo que cada dupla expresse suas opiniões.             

Abaixo segue sugestão de texto:   

Músculos   

Um esqueleto não se move sozinho (a não ser em desenho animado). Para todos os nossos movimentos, precisamos dos músculos. Tem gente que acha que só tem músculos nos braços e fica levantando pesos na academia para parecer fortão. Mas não é bem assim: andar, comer, pegar uma caneta, escrever, correr, fazer embaixadas, chutar uma bola: tudo isso é um trabalho conjunto do esqueleto com os músculos. Ou melhor, do que é chamado de musculatura esquelética.

Por outro lado, a respiração, a batida do coração e a digestão também são comandadas por músculos. Eles constituem a musculatura lisa, e são responsáveis pelos movimentos involuntários, ou seja, que independem da nossa vontade. Ou você manda seu coração bater ou o estômago trabalhar ??

Musculatura Esquelética   

Já pensou se um esqueleto aparecesse no seu quarto? O que você faria? Antes de gritar, arregalava o olho. Para erguer a sobrancelha e arregalar o olho, usamos o músculo frontal, que fica na testa.

Se você não acreditasse em esqueletos que saem andando sozinhos e desse de ombros, movendo-os para cima e para baixo, estaria usando o músculo chamado trapézio.

Uma terceira hipótese: você quer ser simpático com o esqueleto e levanta o polegar, perguntando:

- E aí, Esqueleto? Beleza?

Para erguer o polegar, usamos os músculos extensores. Cada dedo tem um músculo extensor, que possibilita seus movimentos.

Aliás, para falar nós usamos vários músculos, como o orbicular dos lábios e o músculo elevador do lábio superior e das narinas.

Já sei!  Você é corajoso e quer mostrar para o Esqueleto que é mais forte que ele. Então você mostra a "grande montanha" formada pelo músculo saltado da parte de cima do seu braço. A "grande montanha" é formada pelo bíceps.

Ou ainda, você vê o Esqueleto sentado na sua cama e toma um susto tão grande que cai sentado no chão. Até que não dói tanto, já que as nádegas têm os músculos glúteos. Eles são almofadas naturais do corpo e possibilitam que a gente sente confortavelmente, mesmo no chão.

Ao olhar para os lados para ver se o Esqueleto sumiu, você toma um susto ainda maior, ao descobrir o nome do músculo que move a cabeça: esternocleidomastóideo!

Para disfarçar seu medo, é uma boa idéia assobiar. Assim, você vai estar usando o bucinador...

E então você percebe que é bobagem ter medo de esqueletos. Afinal, sem os músculos eles não podem se mexer...

Se você não quer saber de esqueletos aparecendo no seu quarto e prefere descobrir que músculos da perna a gente usa para fazer embaixadinhas, vamos lá.

Primeiro é preciso dobrar um pouco a perna. Nosso amigo sartório é o músculo que faz esse movimento, já que ele atravessa toda a coxa.

O bíceps femural trabalha ao lado do fêmur (o ossão da coxa) para fazer o joelho se movimentar.

Para levantar o pé, usamos o tibial anterior. Ele está junto da tíbia, o osso mais grosso da parte de baixo da perna.

O tendão calcâneo, que antes era conhecido como tendão de Aquiles, faz a ligação entre os músculos da barriga da perna e do calcanhar.

Musculatura Lisa   

Até agora, falamos de músculos que acionamos conforme nossa vontade.

Entretanto, há outro tipo de músculo que funciona independentemente do nosso comando. São músculos que sabem o que têm de fazer, e constituem a musculatura lisa.

Eles estão no coração, bombeando o sangue pelo corpo, sem cansar nunca; estão no estômago, empurrando a comida para dentro e para o intestino, onde há mais músculos que sabem o que fazer, empurrando a comida para fora do nosso corpo.

Eles estão presentes até na hora de fazer xixi, já que a bexiga tem um músculo que relaxa quando a pessoa vai soltar a urina. Eles compõem a musculatura lisa.

- Mas a minha irmã faz xixi na cama!

Não tem problema, o músculo dela já está sendo treinado, e um dia ele aprende a segurar o xixi mesmo quando sua irmã estiver dormindo. Enquanto isso, se ela dormir na cama de cima do beliche, arranje um guarda chuva...

Adaptado de: http://www.canalkids.com.br/saude/corpo/musculos.htm (consultado em 12/11/10, às 10h46min); http://www.canalkids.com.br/saude/corpo/esqueletica.htm (consultado em 12/11/10, às 10h47min); http://www.canalkids.com.br/saude/corpo/lisa.htm (consultado em 12/11/10, às 10h48min).                  

Ferramentas tecnológicas – Atividades Visuais:             

Professor, após as discussões acerca do texto, apresente para a turma alguns vídeos sobre o assunto, para que sistematizem os conhecimentos construídos durante a aula e construam novos.             

Depois de assistirem, peça que cada aluno escreva no caderno um pequeno texto contando o que aprendeu na aula de hoje, quais as informações mais importantes dos vídeos.             

Abaixo seguem sugestões de vídeos:   

Corpo Humano - 01 Os Músculos (1 de 3) - http://www.youtube.com/watch?v=KIowEdBZS5M&feature=related (consultado em 12/11/10, às 10h49min).    

Corpo Humano - 01 Os Músculos (2 de 3)- http://www.youtube.com/watch?v=EQ7CxmVfo6I&feature=related (consultado em 12/11/10, às 10h50min).    

Corpo Humano - 01 Os Músculos (3 de 3)- http://www.youtube.com/watch?v=NZNUHJ4SqOM&feature=related (consultado em 12/11/10, às 10h51min).    

O corpo humano - 12 - Músculos e ossos - Parte 1 - http://www.youtube.com/watch?v=BXTL4pbOvz0&feature=related (consultado em 12/11/10, às 10h52min).    

O corpo humano - 12 - Músculos e ossos - Parte 2- http://www.youtube.com/watch?v=SVyh-VU-gHs&feature=related (consultado em 12/11/10, às 10h53min).    

O corpo humano - 12 - Músculos e ossos - Parte 3- http://www.youtube.com/watch?v=iSrQaFzeiic&feature=related (consultado em 12/11/10, às 10h54min).    

A Contração Muscular (Parte 1 de 4)- http://www.youtube.com/watch?v=cIY22fO9A6o (consultado em 12/11/10, às 10h55min).    

A Contração Muscular (Parte 2 de 4) - http://www.youtube.com/watch?v=Klq_6JaTBBs&feature=related (consultado em 12/11/10, às 10h56min).    

A Contração Muscular (Parte 3 de 4)- http://www.youtube.com/watch?v=mcw6WDuU6Ww&feature=related (consultado em 12/11/10, às 10h57min).    

A Contração Muscular (Parte 4 de 4)- http://www.youtube.com/watch?v=UNQwzkjrjN0&feature=related (consultado em 12/11/10, às 10h58min).    

Músculo - Actina y Miosina - http://www.youtube.com/watch?v=3q_PduV0XpE&feature=related (consultado em 12/11/10, às 10h59min). 

Recursos Complementares

            Professor, abaixo seguem alguns recursos complementares, para serem usados na aula caso seja necessário:  

http://cienciahoje.uol.com.br/noticias/2010/07/ao-alcance-das-maos (consultado em 12/11/10, às 11h00min).    

http://chc.cienciahoje.uol.com.br/revista/revista-chc-2002/130/por-que-sentimos-caimbras/?searchterm=músculos (consultado em 12/11/10, às 11h01min).    

http://chc.cienciahoje.uol.com.br/revista/revista-chc-2004/149/por-que-aquecer-e-alongar-antes-de-praticar/?searchterm=músculos (consultado em 12/11/10, às 11h02min).   http://saude.hsw.uol.com.br/musculos1.htm (consultado em 12/11/10, às 11h03min). 

Avaliação

Avaliar numa perspectiva formativa implica estar atento à construção de conhecimentos conceituais, comportamentais e atitudinais de nossos alunos. Por isso é importante estar atento a todo o percurso do aluno enquanto aprende: suas ideias iniciais, aquelas apresentadas durante a investigação, à maneira que relaciona com os colegas, sua atitude investigativa e crítica, no decorrer da aula. Feitas estas considerações, propomos mais um momento para que os alunos sejam avaliados.

Divida a turma em grupos e peça que cada grupo monte um modelo para representar a musculatura do corpo humano. Sugira alguns materiais que poderão ser usados, como embalagens vazias, papel, elásticos, massas de modelar, palitos de madeira, dentre outros. Depois de prontos os modelos de cada grupo, exponha-os para outras turmas da escola, divulgando os conhecimentos dos alunos. Cada grupo deverá explicar o funcionamento de seu modelo, e assim você poderá avaliar a construção de conhecimentos.

Opinión de quien visitó

Três estrelas 3 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/3 - 66,67%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 1/3 - 33,33%

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Opiniones

  • evelyn, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS , Amazonas - dijo:
    evelyn.uea@gmail.com

    22/11/2013

    Cinco estrelas

    excelente, perfeito só os ultimos links q não funcionaram, mas ainda assim foi ótimas as dinâmicas, Parabéns!!!!!!!


  • lilica, claral , Mato Grosso - dijo:
    manalilica@bol.com.br

    09/09/2012

    Uma estrela

    eu achei muito longo


  • natiely guedes, cândido pornari , Rondônia - dijo:
    natthyguedes1@hotmail.com

    07/11/2011

    Cinco estrelas

    muito bom o tipo que explica esclareceu minhas duvidas


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