17/01/2011
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto e Luciana Soares Muniz
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Formas de organização dos conteúdos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Orientações didáticas para alfabetização |
Professor, é necessário que o aluno tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Deverá também ser capaz de expor seu pensamento através da linguagem oral.
Professor, organize a turma em roda de conversa e dialogue sobre os seres. Explique que tudo o que existe na natureza é chamado ser. Os seres possuem várias formas, tamanho e cores, mas a principal diferença entre eles é que uns possuem vida e outros não. Por isso, os seres são classificados em seres com vida e seres sem vida. A partir dessa informação, solicite que façam em uma folha de papel branco um desenho que tenha seres vivos e não vivos e em seguida exponha-os na sala de aula ou cole no caderno.
Fonte: Acervo da autora
Professor, após essa atividade providencie textos contendo uma história de vida de algum animal, ser humano ou plantas e outro texto com história de um ser sem vida. Em seguida, organize a turma em dois grupos e solicite que um grupo leia em voz alta para o outro grupo. Observe:
História da Planta
A raiz: Do mundo não vejo nada,
Pois vivo sempre enterrada,
Mas não me entristeço, não,
Seguro a planta e a sustento
Sugando água e alimento.
O caule: Sou tronco que levanta
E estende para os espaços
Braços, braços e braços
Colhendo a luz para a planta.
A folha: Da planta sou o pulmão
Mas além de respirar,
Tenho uma grande função:
Roubo energia solar.
A flor: Sou a mãe da vegetação
e me perfumo e me enfeito
para criar em meu peito
plantinhas que nascerão.
O fruto: Sou o cálice da flor,
Que inchou e ficou maduro
Pela força do calor
E guardo em mim, com amor,
As plantinhas do futuro.
Autores: Ofélia e Narbal Fontes
No Meio do Caminho
No meio do caminho tinha uma pedra
Tinha uma pedra no meio do caminho
Tinha uma pedra
No meio do caminho tinha uma pedra
Nunca me esquecerei desse acontecimento
na vida de minhas retinas tão fatigadas.
Nunca me esquecerei que nomeio do caminho
Tinha uma pedra
Tinha uma pedra no meio do caminho
Carlos Drumonnd de Andrade
http://www.revista.agulha.nom.br/drumm09.html
Professor, logo após a leitura desses textos pergunte o que eles perceberam de diferenças entre um texto e outro. O objetivo é que percebam que um ser vivo, nasce, alimenta, cresce, respira, reproduz e morre. Entretanto, um ser não vivo e/ou ser inanimado, não nasce, não cresce, não reproduz e não morre.
Professor, como os alunos já começaram a perceber a diferença existente entre ser vivo e não vivo, proponha um jogo de tabuleiro que envolva algumas características sobre essa temática, bem como sobre a variedade de seres. Se preferir, os alunos poderão confeccioná-lo da seguinte forma:
Materiais: (para cada grupo)
Como fazer:
Fonte: Acervo da autora
Fonte: Acervo da autora
Como Jogar:
Fonte: Acervo da autora
Professor, o intuito dessa atividade é que os alunos vivenciem o procedimento da classificação, observando, comparando e estabelecendo critérios para fazer agrupamentos. Nesse sentido, não é necessário que os grupos formados correspondam aos estabelecidos formalmente pela ciência.
EXPERIMENTANDO E DESCOBRINDO
Semelhanças dos seres vivos
Materiais:
Como fazer:
1 – Recorte figuras de seres vivos. Cole cada figura em meia folha de papel branco.
2 – Desenhe seres vivos que você conhece. Cada desenho deve ocupar meia folha de papel.
3 – Misture suas colagens e desenhos com as de seus colegas.
4 – Observe os seres vivos das figuras e procure características parecidas entre eles.
5 – Usando essas características, forme quatro grupos de seres vivos.
Professor, explique aos alunos que, para estar no mesmo grupo, os seres vivos precisam ter algo em comum. Veja algumas possibilidades: Seres vivos do ambiente marinho e seres vivos do ambiente terrestre; animais e vegetais; seres grandes e pequenos; seres com asa e sem asa, dentre outras.
Professor, solicite que os alunos:
GRUPO 1 |
GRUPO 2 |
GRUPO 3 |
GRUPO 4 |
ANIMAIS |
VEGETAIS |
ANIMAIS COM DENTES |
SERES PEQUENOS |
|
|
|
|
|
|
|
|
Fonte: Acervo da autora
Professor, estimule a discussão entre os alunos, ouça os relatos de como cada um classificou os seres vivos e escreva os vários agrupamentos na lousa.
Aproveite o momento para trocar ideias:
Professor, logo após, diga aos alunos que eles acabaram de fazer um trabalho parecido ao de alguns cientistas. Eles observaram as características dos seres e, depois de comparar suas semelhanças e diferenças, formaram grupos e deram nome a cada um deles. Então, as pessoas classificam os seres vivos de acordo com as suas características.
http://www.portalbrasil.net/educacao_seresvivos.htm
http://www.todabiologia.com/ecologia/seres_vivos.htm
http://educar.sc.usp.br/ciencias/seres_vivos/seresvivos1.html
Professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas. Nesse sentido, você deverá destacar por meio de registros individuais as facilidades e as dificuldades da turma com relação ao entendimento sobre a diferença entre os seres vivos e não vivos. Verifique se os objetivos estabelecidos foram alcançados e principalmente, se os alunos perceberam os diversos tipos de seres vivos.
Quatro estrelas 3 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
08/05/2016
Cinco estrelasótima,mito boa ,me ajudou estava com muita duvida
06/08/2012
Quatro estrelasMuito bom, atendeu as expectativas...
09/02/2012
Cinco estrelasGostei! Simples mas objetivo!