12/01/2011
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Edna Maria Santana Magalhães
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Análise linguística |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Análise linguística |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: gêneros discursivos |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral: escrita e produção de texto |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: organização estrutural dos enunciados |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: léxico e redes semânticas |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: processos de interlocução |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Analisar as escolhas lexicais utilizadas na linguagem dos slogans.
Identificar o sentido que as palavras utilizadas nos slogans provocam na compreensão dos leitores.
Elaborar slogans, obedecendo às regras de redação desse gênero textual.
É preciso que os alunos tenham o conhecimento:
. das figuras de linguagem, em especial: metáfora, metonímia, elipse, hipérbole, personificação
. dos modos verbais, sobretudo o modo Imperativo
. das diferenças existentes entre a linguagem formal e informal
Professor,
A toda hora, propagandas veiculadas em outdoor, televisão, rádio, jornal, revista e internet convidam as pessoas a experimentar um determinado produto ou serviço. Esse é o objetivo da publicidade: convencer para conseguir consumidores. As mensagens têm algumas características marcantes: são curtas, diretas e positivas. Os textos são escritos na forma imperativa e os slogans, formados por uma frase, repetida com frequência. As imagens também têm grande destaque no discurso publicitário. O maior exemplo são os outdoors, importantes instrumentos de persuasão. Espalhados pelas ruas das cidades, eles chamam a atenção pelo formato e pelas ilustrações.
Um slogan ou frase de efeito é uma frase de fácil memorização usada em contexto político, religioso ou comercial como uma expressão repetitiva de uma idéia ou propósito. Um bom slogan também deve lembrar o nome da marca. Qual é a vantagem de veicular um anúncio publicitário no qual o nome da marca não está claro?
Converse com seus alunos sobre as propagandas que já assistiram ou viram em alguma mídia impressa. Peça que eles enumerem algumas que eles julgaram as mais interessantes, divertidas, inteligentes e criativas.
Convide o professor da área de Artes Visuais e peça que ele apresente para os alunos algumas propagandas antigas, cujos slogans marcaram uma época. Eis algumas sugestões:
http://www.youtube.com/watch?v=xQOPigcjcVU&feature=related (Acesso em 17/11/2010)
http://www.youtube.com/watch?v=LYAaCIY_FzE&feature=related (Acesso em 17/11/2010)
http://www.youtube.com/watch?v=sBWu7ibZDVg (Acesso em 17/11/2010)
http://videolog.uol.com.br/video.php?id=164288 (Acesse em 17/11/2010)
http://www.youtube.com/watch?v=rKYjC621jhw&feature=related (Acesso em 17/11/2010)
http://www.youtube.com/watch?v=ckxlPxNNigM&feature=related (Acesso em 17/11/2010)
À medida que cada propaganda for apresentada, peça para os alunos evidenciarem o slogan, a principal frase apresentada no comercial, com o propósito de apresentar o produto anunciado.
Peça que os alunos, em duplas, transcrevam os slogans, as frases de efeito, em pequenos cartazes ou fichas de cartolinas. Cada um(a) deverá ser afixado no mural da sala para a próxima atividade a ser desenvolvida.
Em um outro momento, seria interessante que os colegas das áreas de Filosofia, História e de Geografia fossem convidados para apresentarem para os alunos a contextualização em que as propagandas acima foram criadas. O momento histórico de cada uma delas, como era a distribuição de renda das pessoas, o nível de consumo, o tipo de comportamento da sociedade diante da aquisição de produtos e de aceitação dos mesmos.
Além disso, é interessante traçar um paralelo entre o que foi e que representa tudo isso hoje.
Peça aos alunos que tracem esse paralelo, evidenciando as mudanças e as evoluções - caso tenham - das propagandas que eram veiculadas antes e as de agora.
Professor,
Inicie a aula com as frases de efeito transcritas das propagandas antigas, pedindo para que os alunos observem a construção, o sentido que as palavras assumiram dentro do contexto da peça publicitária. Destaque algumas palavras.
Peça para que os alunos verifiquem os significados delas no dicionário e estabeleçam relações com os sentidos empregados nos slogans. Veja os questionamentos que você poderá fazer:
Não esqueça da minha Caloi. O Natal tá aí e a minha Caloi?
|
Mantenha seu filhote forte, vamos lá! Trate seus bichinhos com amor e Parmalat.
|
Amiga dona de casa, olhe fixamente para esse delicioso chocolate. Toda vez que a senhora sair com o seu filho, vai ouvir a minha voz dizendo: "Compre Baton, compre Baton, seu filho merece Baton!"
|
O primeiro Valisére a gente nunca esquece
|
Camisas US TOP: o mundo trata melhor quem se veste bem. "Bonita camisa, Fernandinho!" "Muito obrigado!" "A do senhor também é linda!"
|
Faber Castell: sua companhia para escrever, desenhar e pintar
|
Ao fazer os questionamentos acima, verifique se os conteúdos mencionados, tais como: figuras de linguagem, modo verbal, linguagem formal e informal, sentido literal e figurado, foram bem assimilados. Caso não foram, retome tais conteúdos.
Observe também como seus alunos se expressam oralmente. Para aferir a linguagem escrita, você pode dividir os alunos em grupos, distribuir os questionamentos para que eles os respondam e faça um momento de socialização das respostas e de possíveis ajustes e questionamentos.
Professor,
Apresente novas propagandas veiculadas. Desta vez, são peças publicitárias mais atuais e que foram divulgadas apenas na mídia impressa. Peça que os alunos observem a diferença do tipo de linguagem utilizada, sem o apelo de um vídeo, apenas da imagem do produto. Pontue as diferenças.
"FAZENDO A SUA VIDA MAIS DOCE."
http://www.medem.com.br/?page=produto&id=10 (Acesso em 17/11/2010)
"QUEM PEDE UM, PEDE BIS"
http://www.trash80s.com.br/2010/03/ta-lembrado-o-comercial-do-chocolate-bis-nos-anos-80/ (Acesso em 17/11/2010)
"É IMPOSSÍVEL COMER UM SÓ"
http://www.pollsb.com/photos_handler/o/23988-cheetos.jpg (Acesso em 17/11/2010)
"O SOL NA MEDIDA CERTA"
http://www.shelflife.com.br/embalagem/sundown-nova-embalagem/ (Aceso em 17/11/2010)
"TERRÍVEL CONTRA OS INSETOS. CONTRA OS INSETOS!"
http://www.cmlimp.com.br/inseticida-sbp-237g/ (Acesso em 17/11/2010)
"VENDE MAIS PORQUE É FRESQUINHO OU É FRESQUINHO PORQUE VENDE MAIS"
http://www.emporiosaopaulo.com.br/produto.asp?cid=116&gid=744&gondola=%C1gua+e+Sal&pid=5996 (Acesso em 17/11/2010)
Ao pontuarem as diferenças, peça que os alunos elaborem uma análise escrita dos slogans de cada anúncio publicitário, evidenciando o tipo de linguagem empregada, os recursos linguísticos, as figuras de linguagem, o tipo de pontuação utilizada, os sentidos que determinadas palavras assumem em um contexto.
Verifique as estratégias persuasivas e argumentativas que cada propaganda utilizou e se os alunos conseguiram captá-las e como eles se posicionam diante dos recursos empregados. Observe também e principalmente como os alunos se expressam através da língua escrita.
Se necessário, promova a retextualização dos textos elaborados pelos alunos.
Professor,
Convide os alunos a eles próprios criarem slogans de determinados produtos. Peça que os alunos listem alguns produtos do universo jovem e escolham dentre eles, algum em especial para que possam criar uma frase de efeito.
O primeiro momento de criação poderá ser em sala de aula. É preciso enfatizar a importância de haver um planejamento das ações, antes mesmo de execução de um projeto. Seguir passo a passo:
Após esse planejamento, leve os alunos ao laboratório de informática, peça o auxílio do técnico de informática ou de um professor dessa área para ajudar os alunos quanto à formatação, diagramação, escolha dos efeitos visuais, tipologia de letras, cores a serem implementadas no anúncio a ser criado.
Eis uma sugestão de um site que explica melhor o processo de criação de um slogan:
http://www.slideshare.net/lucioamaral/slogan-459893 (Acesso em 17/11/2010)
O colega da área de Arte poderá ser convidado para esse momento também. Ele poderá auxiliar os alunos na escolha das cores, letras e ajudá-los na arte final da propaganda e do slogan criado.
Com a ajuda dos alunos, organize uma exposição dos trabalhos criados no laboratório de informática. Assim, outros colegas e a comunidade escolar poderiam apreciar a qualidade dos projetos elaborados.
Sugestões de outros endereços eletrônicos para a sua aula, professor:
http://www.acontecendoaqui.com.br/index.asp?dep=39&pg=10144 (Acesso em 17/11/2010) - Slogans Famosos
http://www.slideshare.net/lucioamaral/aula-4-texto-publicitario-459909 (Acesso em 17/11/2010) - Texto publicitário
http://educacao.uol.com.br/portugues/ult1693u33.jhtm (Acesso em 17/11/2010) - Texto persuasivo
http://www.infoescola.com/publicidade/relacao-entre-produto-e-texto-publicitario/ (Acesso em 17/11/2010) - Relação entre produto e texto publicitário
Professor,
Durante a exposição dos trabalhos dos alunos, você pode perguntar a eles o que aprenderam com essa aula e pedir que façam sugestões ou críticas a ela. Essa é uma forma de avaliação muito válida. É sempre bom deixar que os alunos sejam os indicadores do seu próprio conhecimento, já que eles são os principais alvos das estratégias de ensino que criamos.
A partir da produção escrita que apresentaram, é possível analisar sua competência tanto no nível conceitual do que foi ensinado, quanto em relação à capacidade de articulação e uso da linguagem escrita.
Observe também o interesse dos alunos em relação às aulas, a participação, o nível de coerência de suas proposições e a forma como se expressam tanto oralmente, quanto na linguagem escrita.
Quatro estrelas 4 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
06/04/2015
Cinco estrelasParabéns! Sensacional o seu material pedagógico. No momento estou analisando produtos, suas embalagens, cores, tipos de fontes, apelos de linguagens (Slogans). E o seu material é um excelente conteúdo de pesquisa enriquecendo as informações de que preciso. Cordialmente, Carlos Roberto Cordeiro de Almeida E-mail: karlnet007@gmail.com
27/10/2014
Três estrelasUma aula muito criativa.Gostei muito!
01/10/2013
Cinco estrelasMuito boa esta aula. Riquíssima e sugestiva. Não dá pra parar aí.
07/03/2013
Quatro estrelasGostei muito da sequencia, estou trabalhando com a tipologia Slogan e a sugestão me ajudou bastante.