Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Revolução cultural chinesa

 

17/02/2011

Autor y Coautor(es)
Rafael da Cruz Alves
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Lígia Beatriz de Paula Germano

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio História Memória
Ensino Médio História Processo histórico: nações e nacionalidades
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Relações de poder e conflitos sociais
Ensino Médio Sociologia Mudança e transformação social
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno poderá aprender sobre as diferentes propostas políticas revolucionárias que pontuaram o século XX e que apontavam para a transformação radical da estrutura política, econômica, social e cultural dos países.

Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

• O processo de Descolonização Afro-Asiática após a Segunda Guerra Mundial.

• A proposta política de revolução socialista levada a cabo na Rússia.

Estratégias e recursos da aula

INTRODUÇÃO

O professor deve fazer uma breve exposição recuperando os conhecimentos dos alunos acerca da Revolução Socialista Russa de 1917 como sendo a primeira experiência vitoriosa da ideologia comunista proposta por Marx, Engels e Lênin. Deve enfatizar o protagonismo da classe operária nesta proposta que formularia, por meio de sua vanguarda localizada no Partido Bolchevique, a estrutura econômica, social, política e cultural do novo Estado. O professor deve ressaltar que os demais setores sociais – classes médias e camponesas – estariam subordinados ao operariado.

O professor deve relembrar aos alunos o processo de Descolonização Afro-Asiática iniciado após a Segunda Guerra Mundial, ressaltando o novo desenho geopolítico do mundo, resultado dos tratados entre as potências do grupo dos Aliados e dos grupos de resistência ao nazifascismo de cada nação. Por fim, ressaltar a expansão do socialismo logo após a Segunda Guerra Mundial.

 

DESENVOLVIMENTO

Primeiro passo

O professor deve levar os alunos ao Laboratório de Informática e dividir a turma em grupos de estudo e pesquisa:

GRUPO 1 - Identificar e caracterizar a proposta política soviética de revolução socialista:

http://www.sohistoria.com.br/ef2/revolucaorussa/p1.php

http://www4.curso-objetivo.br/vestibular/roteiro_estudos/revolucao_russa.aspx

http://educaterra.terra.com.br/voltaire/mundo/china.htm

http://educaterra.terra.com.br/voltaire/mundo/rev_russa.htm  

GRUPO 2 - Identificar e caracterizar a situação econômica e política da China logo após a Segunda Guerra Mundial:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_China

http://educaterra.terra.com.br/voltaire/mundo/china.htm

GRUPO 3 - Identificar e caracterizar o grupo político de Mão Tsé Tung na China pré-revolucionária: sua situação, sua posição política original relativa à revolução:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mao%C3%ADsmo

http://educaterra.terra.com.br/voltaire/mundo/china.htm

GRUPO 4 - Identificar e caracterizar a revolução socialista chinesa:

http://www.infoescola.com/historia/revolucao-chinesa/

http://educaterra.terra.com.br/voltaire/mundo/china.htm

http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=26

GRUPO 5 - Identificar e caracterizar a Revolução Cultural Chinesa: suas implicações e consequências:

http://mundoestranho.abril.com.br/historia/pergunta_286410.shtml

http://www.dw-world.de/dw/article/0,,310858,00.html

http://educaterra.terra.com.br/voltaire/mundo/china.htm

http://www.youtube.com/watch?v=vqJCZPXsT0o

Cada grupo deve produzir um texto de caráter jornalístico, de no máximo uma lauda, com os resultados da discussão interna e da pesquisa.

Segundo passo

O professor deve reunir a turma em um seminário no qual sejam discutidos os resultados obtidos por cada grupo, norteados pelas seguintes questões:

• Quais as diferenças da proposta política de revolução soviética e chinesa?

• Qual a importância da Revolução Chinesa para os rumos do socialismo mundial?

• Qual a importância da Revolução Cultural Chinesa para os rumos do socialismo na China?

• Qual a importância e o impacto das propostas socialistas para a configuração mundial do século XX?

 

Terceiro passo

Com os textos jornalísticos produzidos pelos alunos a partir da pesquisa em grupo, os alunos deverão elaborar a primeira página de um jornal de época diagramando as matérias e criando as manchetes simulando as notícias sobre Revolução Cultural Chinesa: suas diferenças com a URSS, suas características, a presença do grupo político de Mao Tse Tung, suas implicações e conseqüências.

Imagem 1

Cartaz da Revolução cultural chinesa  Cartaz da Revolução cultural chinesa (retirado do site http://juventude.ptcuritiba.org.br/?tag=revolucao-cultural-chinesa)

Imagem 2

Mão Tse Tung, líder da Revolução Chinesa   Mão Tse Tung, líder da Revolução Chinesa. (retirado do site http://www.grupoescolar.com/materia/a_revolucao_cultural_da_china_%281966-1976%29.html)

 

Imagem 3

Guarda Vermelha durante a Revolução Cultural Chinesa   Guarda Vermelha durante a Revolução Cultural Chinesa (retirado do site http://blogak-47.blogspot.com/2010/05/os-grandes-feitos-da-revolucao-cultural.html)

Imagem 4

Guarda Vermelha feminina durante a Revolução cultural Chinesa   Guarda Vermelha feminina durante a Revolução cultural Chinesa (imagem retirada em

http://socialismochines.blogspot.com/)

CONCLUSÃO

Os alunos deverão compreender o significado e as diferenças das propostas socialistas soviética e chinesa e o impacto mundial que elas tiveram no século XX.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação deve ser feita a partir dos resultados das discussões em grupo e no seminário. Cada grupo será avaliado tanto pela participação nos debates quanto pela apresentação dos textos de formato jornalístico. Também faz parte da avaliação a confecção de um jornal de época, com os textos produzidos pelos alunos, que trate dos antecedentes da Revolução Chinesa, da Revolução Chinesa e sua originalidade e da Revolução Cultural Chinesa.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.