Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Coleta seletiva do lixo: importância e desafio

 

13/01/2011

Autor y Coautor(es)
SANDRO PRADO SANTOS
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina M. G. Fernandes

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Terra como espaço para a vida
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Seres humanos e o meio ambiente
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1.Identificar os problemas que podem ser gerados pelo lixo.

2.A elaborar e implantar um projeto de coleta seletiva na escola.

3.Possibilitar mudanças de atitudes que transformem suas interações com a sociedade.

Duração das atividades
2 aulas com duração de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há requisitos prévios para a realização dessa aula.

Estratégias e recursos da aula

O homem, como os outros seres vivos em geral, está adaptado à vida em contato com o ambiente abiótico da Terra.

Vive em harmonia com as condições normais da litosfera, da hidrosfera e da atmosfera, com as quais se relaciona permanentemente. Às vezes, no entanto, a natureza é agredida severamente por diversos fatores como o lixo.

Nesta aula utilizaremos de recursos como vídeos, reportagens e dinâmicas, para discutir e aprender possíveis soluções para os problemas gerados pelo lixo.   

Atividade 1: Despertando para o problema do lixo

Um dia antes de iniciar as discussões sobre o lixo peça aos alunos que elaborem uma lista com todos os itens que são jogados fora durante o período de um dia. Alerte os alunos para que não se esqueçam de anotar nada, inclusive os saquinhos plásticos, papéis de bala, pedaços de alimentos e outros.  As informações anotadas pelos alunos serão utilizadas posteriormente.

Fonte: http://4.bp.blogspot.com/_uXgW3oz06vk/TI1Ms4YJspI/AAAAAAAAAQ8/lArwplQqbVs/s320/crian%C3%A7a+escrevendo.jpg

Atividade 2: Reconhecendo a gravidade do problema e pensando soluções

Antes de iniciar a aula organize os alunos em círculo e solicite que leiam as listas que construíram no dia anterior. Durante a leitura dos alunos o professor poderá questionar:

Todos os itens listados são imprescindíveis para sua sobrevivência?

Aonde foram descartados (jogados fora) os itens listados?

Há dentre os itens listados algum que pode ser destinado a outro fim, que seja diferente do lixo? O que? Para que?   

Professor fique atento nas respostas apresentadas pelos alunos, elas poderão ser resgatadas nas atividades seguintes onde iremos trabalhar o destino e os problemas do lixo.   

Sugerimos que o professor exiba os vídeos sugeridos abaixo para que os alunos se sensibilizem para a problemática do lixo e comecem a pensar em mudanças que poderão contribuir para minimizar o problema.

Ao término da exibição dos vídeos discuta com os alunos sobre a quantidade de lixo produzida pelo homem, peça para que associem a lista elaborada por eles no dia anterior. Além disso, destaque na discussão as alternativas apresentadas nos vídeos para o problema do lixo.

Sites dos vídeos:

http://www.youtube.com/watch?v=8L1JjdklCrs  

http://www.youtube.com/watch?v=HlTISUigxns&feature=related  

http://www.youtube.com/watch?v=rX2dTrUDINw&feature=related

Fonte: http://www.webquestbrasil.org/criador/user_image/mwftdf319289.gif

Atividade 3: Descobrindo a coleta seletiva

Professor essa atividade poderá ser realizada no laboratório de informática, se a escola não contar com esse espaço leve o material impresso para sala de aula para que os alunos realizem a atividade. Na sala de informática organize os alunos em trios. Separe temáticas para serem pesquisadas (sugestões abaixo), peça para que cada trio monte uma apresentação de 5 minutos para socializarem os resultados da pesquisa.

Materiais necessários para montagem da apresentação:  

* Se a atividade for realizada no laboratório de informática:

- disponibilizar computadores e endereços de sites para pesquisas na internet

- disponibilizar o editor de apresentações power-point

* Se a atividade for realizada na sala de aula:

- disponibilizar reportagens, textos, livros, jornais com a temática que deverá ser pesquisada

- para elaboração da apresentação disponibilizar: cartolinas, pinceis coloridos, lápis, canetas, tesouras, colas.

Sugestão de temáticas e sites para pesquisa:

1- Tipos de lixo

http://www.ib.usp.br/coletaseletiva/saudecoletiva/tiposdelixo.htm

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-reciclagem/tipos-de-lixo.php

http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=oassuntoe.interna&id_tema=6&id_subtema=3  

Fonte: http://www.casamundo.org.br/garbage.gif

2- Destino dado ao lixo

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-reciclagem/destino-do-lixo.php

http://www.uenf.br/uenf/centros/cct/qambiental/so_destinolixo.html

http://eco.ib.usp.br/lepac/conservacao/ensino/lixo_destino.htm    

Fonte: http://www.recicloteca.org.br/images/inicio01.jpg

3- Tempo de degradação do lixo

http://www.natureba.com.br/lixo.htm  

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-reciclagem/decomposicao-do-lixo.php  

http://www.lixo.com.br/index.php?Itemid=252&id=146&option=com_content&task=view

Fonte: http://www.ufrrj.br/institutos/it/de/acidentes/decompos.jpg

4- Doenças e riscos relacionados ao lixo

http://www.ib.usp.br/coletaseletiva/saudecoletiva/doencas.htm  

http://www.ufrrj.br/institutos/it/de/acidentes/lixo1.htm  

http://lixonolixao.blogspot.com/2007/08/lixo-riscos-e-doenas.html  

5- Os R’s da educação ambiental

http://www.gpca.com.br/gil/art114.htm  

http://www.sermelhor.com/artigo.php?artigo=71&secao=ecologia  

http://www.docelimao.com.br/site/especial-kids/educacao/650-os-5-rs-da-educacao-ambiental-em-acao.html

6- A importância da coleta seletiva

http://ecopratico.com.br/blog/2009/04/a-importancia-da-coleta-seletiva/

http://meioambienteeetc.blogspot.com/2009/05/entendendo-importancia-da-coleta.html  

http://pt.wikipedia.org/wiki/Coleta_seletiva

7- Os coletores para coleta seletiva

http://www.lixo.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=137&Itemid=146  

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-reciclagem/cores-da-reciclagem.php  

http://ambientes.ambientebrasil.com.br/residuos/codigo_de_cores/codigo_de_cores_para_os_diferentes_tipos_de_residuos.html

Fonte: http://www.tekplast.com.br/fotos/cores_da_coleta_seletiva.jpg

Atividade 4: Amigos do lixo: aplicando a coleta seletiva na escola

Professor abaixo segue proposta para ser realizada na escola. Posteriormente os alunos poderão optar por fazer o trabalho na comunidade onde vivem, esteja disposto a ajudá-los e orientá-los.

Importante: Se a escola não contar com os coletores devidamente identificados para coleta seletiva, proponha aos alunos a montagem destes.

Materiais necessários: recipientes que poderão ser utilizados para coleta de lixo (sugerimos que sejam de plásticos), pinceis e tintas coloridos.

Procedimentos: pintar e escrever com letra legível e em tamanho grande o tipo de lixo que deverá ser depositado no recipiente.

Os alunos com a pesquisa realizada na atividade anterior já teram condições de diferenciar as cores dos coletores para cada tipo de lixo. Deixe que usem a criatividade na montagem dos coletores!   

1ª etapa: Professor juntamente com seus alunos e com a direção da escola eleja um dia da semana para ser destinado a conscientizar a comunidade escolar sobre o lixo produzido na escola.

* Dica: se a direção da escola concordar faça uma eleição entre os alunos para eleger o dia, assim eles participarão e sentirão responsáveis pela efetivação do projeto.

Fonte: http://www.abes-rs.org.br/ctrs/imagens/dia-sem-lixo-logo.gif

2ª etapa: O professor deverá organizar a turma em 4 equipes que terão que realizar tarefas diferentes, sendo:

Equipes A e B: responsáveis por coletar o lixo do pátio durante o recreio.

Equipe C: responsável por orientar os demais alunos durante o recreio a descartarem o lixo nos coletores corretos.

Equipe D: responsável por separar e pesar o lixo coletado durante o recreio pelas equipes A e B.   

Sugestão para o professor:

1- identifique as equipes, para isso poderão ser utilizadas camisetas, fitinhas amarradas nos braços ou presas na roupa em lugares visíveis.

2- organize um rodízio de funções entre as equipes, permitindo assim que os alunos atuem em funções diferentes.

3- providencie sacos plásticos e luvas para os integrantes das equipes A e B que farão a coleta no pátio da escola.

4- providencie luvas e balança para os integrantes da equipe D que irão separar e pesar o lixo coletado durante o recreio.

Fonte: http://www.cadeirauniversitaria.com.br/lixeira/img/JUND09.jpg

3ª etapa: Professor oriente os integrantes da equipe D na separação e pesagem do lixo. Solicite que anotem:

Quais tipos de resíduos foram encontrados?

Qual o peso dos resíduos encontrados?

Os dados poderão ser organizados em uma tabela (modelo abaixo). Além disso, gráficos poderão ser construídos para comparação entre a 1ª semana do projeto e as semanas seguintes.

4ª etapa: Compartilhando os resultados

Professor, em sala de aula, analise com seus alunos os dados coletados durante o tempo do projeto, compare as anotações da tabela e os gráficos. Peça para que elaborem um relatório mencionando os pontos positivos e negativos do projeto, também solicite que informem o que poderia ser mudado e por que.

Com os relatórios prontos, distribua cartolinas ou folhas de papel pardo para os alunos e peça para que enumerem os principais pontos do relatório. Organize uma rodada de apresentações na sala, assim cada aluno poderá compartilhar as suas percepções.   

Extrapolando a sala de aula!

Em um dos dias destinados a conscientização sobre o lixo da escola organize a apresentação dos dados coletados no projeto para toda a comunidade escolar. Os alunos integrantes do projeto poderão elaborar um texto com os dados coletados ou mesmo uma peça teatral.

Fonte: http://3.bp.blogspot.com/_Q4JdCXsFXtU/TA15SORvQpI/AAAAAAAADsE/ax1wD0ElxyU/s1600/meio-ambiente-rute5.jpg

Envolvendo professores de outras áreas no trabalho:

Geografia – o professor poderá abordar a problemática do lixo no contexto mundial, apresentando qual o pais líder na produção de lixo e os agravantes disso para a sociedade.

Português – o professor poderá orientar na montagem dos relatórios. Além disso, poderá trabalhar textos envolvendo a temática lixo.

Matemática – o professor poderá trabalhar com as unidades de medida, criando situações problemáticas que envolvam a temática lixo.

Artes – o professor poderá orientar os alunos na confecção dos coletores, se a escola não tiver. Além disso, poderá ajudá-los na criação da peça teatral.

Recursos Complementares
Avaliação

O processo de avaliação será contínuo. Sendo o professor responsável por verificar se os alunos estão sendo sujeitos ativos nas aulas. Observe se estão se envolvendo nas atividades e cumprindo com as tarefas designadas a cada um.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 4 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/4 - 50%
  • Quatro estrelas 1/4 - 25%
  • Três estrelas 1/4 - 25%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Aparecida Dantas, Esc , Rio Grande do Norte - dijo:
    dantas_aparecida@yahoo.com

    06/03/2015

    Cinco estrelas

    Muito bom!!!


  • ana, ESCOLA ESTADUAL MIGUEL SANTA CRUZ , Paraíba - dijo:
    anacezinha@hotmail.com

    13/10/2012

    Cinco estrelas

    Excelente... estão de Parabéns!!!


  • nanys, desconhecido , Bahia - dijo:
    patil@hotmail.com

    21/09/2012

    Três estrelas

    poderia ser melhor se trabalhace mais com a reciclagem já que é um projeto.


  • Jane Teresinha Padilha, Escola Estadual de Ensino Fundamental Botão de Ouro , Rio Grande do Sul - dijo:
    jane.teresinha@hotmail.com

    18/09/2011

    Quatro estrelas

    Sandro gostei muito de sua aula, pois desenvolvemos em nossa escola desde 2009 um projeto semelhante a este seu planejamento e realmente ocorre motivação em nossos educandos,claro que não em todos.Gostei também de ter como fonte de pesquisa os sites indicados por você,pois estes não conhecia.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.