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TIPOS DE FRASES: AFIRMATIVAS, NEGATIVAS, INTERROGATIVAS E EXCLAMATIVAS.

 

11/01/2011

Autor y Coautor(es)
ADELE GUIMARAES UBARANA SANTOS
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NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Suzana Maria Brito de Medeiros

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Pontuação
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 7 a 8 anos, poderão:

  • Utilizar os sinais de pontuação (ponto final, exclamação, interrogação e vírgula) no texto selecionado;
  • Perceber as funções dos sinais de pontuação;
  • Refletir sobre a importância dos sinais de pontuação no que se refere ao(s) sentido(s) do texto.
Duração das atividades
TIPOS DE FRASES: AFIRMATIVAS, NEGATIVAS, INTERROGATIVAS E EXCLAMATIVAS.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para vivenciar esta aula, os alunos precisam saber ler e interpretar informações.

Estratégias e recursos da aula

Inicie a aula apresentando para a turma um trecho de um pequeno texto. Esse texto deverá ser apresentado em cartolina sem nenhuma pontuação. Sugerimos o texto: "Casa de Vô" de Beatriz Vichessi.

Apresentaremos abaixo o texto na íntegra.

Casa de Vô

Beatriz Vichessi

Todo avô toma remédio, usa dentadura e tira soneca depois do almoço. O meu, não. Não toma pílula nem xarope. E, à tarde, fica acordado, brincando comigo. Dentadura? Isso ele usa. Mas, de resto, é diferente.

Minha avó também não é igual as outras. Enquanto toda avó borda e faz bolo de chocolate, ela só costura para fazer remendos nas roupas e só cozinha no fim de semana. E quase nunca está em casa. De calça comprida (enquanto todas as avós do mundo usam saia), sai cedinho para trabalhar e nos deixa sozinhos.

Daí, o guarda-roupa dela vira elevador. Basta eu entrar e me sentar nas caixas de sapatos para vovô encostar as portas e, como ascensorista, anunciar:

- Primeiro andar! Roupas e bonecas. Segundo andar! Balas de goma, móveis e crianças perdidas... A parede da sala é transformada em galeria de arte com pinturas emolduradas em fita crepe e, o tapete, em tablado de exposição de botões raros, que jamais combinariam com qualquer roupa normal.

Ao cair da tarde, na garagem vazia, enquanto o papagaio e os cachorros conversam misturando latidos, uivos e risadas, ele espalha alguns pedacinhos de papel pelo chão. É a brincadeira do Pisei.

- Hã? Como assim? Pergunto. Essa é nova.

Vovô explica sua invenção:

- Memorize onde estão os papéis. Feche os olhos e comece a caminhar. Tente pisar em cima deles. Pode ir perguntando "Pisei?" para facilitar. Ganha o jogo quem pisar em mais pedaços.

Eu começo.

- Pisei?, pergunto, dando o primeiro passo, apertando os olhos.

- Não!

- Pisei?, insisto mais uma vez, depois de caminhar um tiquinho.

- Não!

Ouço um barulho de chaves. Vovó chega, cansada, do trabalho. Diz "Oi". Sei que é para mim, mas não posso abrir os olhos para responder. É quebra de regra.

- Tudo bem, vó? Quer brincar de Pisei?, convido.

- Agora, não, minha riqueza. Vovó vai descansar.

Vovô continua a me guiar, já sentado na cadeira de praia, lendo o jornal. Não vi, mas escutei o barulho dela sendo armada e das folhas nas mãos dele.

Sigo.

- Pisei?

- Pisei?

- Pisei?

E nada.

Sinto meus pés tropeçarem em algo. Abro os olhos. Vovô, a minha frente, de braços abertos, pronto para um abraço de vitória.

- Mas eu não pisei em nenhum papelzinho, vô, digo, meio desanimada, mas já engalfinhada e feliz, nos braços dele.

- O vento foi levando tudo para o cantinho do portão, ele explica, sorrindo.

- E por que o senhor não me avisou? A gente poderia ter colado os pedacinhos no chão e recomeçado...

- Porque eu queria que a brincadeira terminasse com você perto de mim.

Esse texto foi retirado do link: http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/coletaneas/casa-vo-432177.shtml  

Depois de apresentar o trecho texto (sem pontuação) para a turma o professor poderá pedir que as crianças leiam em voz alta, o trecho apresentado. Depois da leitura o professor poderá novamente ler para as crianças. Após a leitura o professor pergunta se as crianças entenderam o que foi lido, e como entenderam. Depois dessa discussão o professor realiza leitura com a pontuação (sem mostrar os sinais para a turma). Nesse momento é importante que se faça uma relação da interpretação da leitura do texto sem os pontos e do texto com a pontuação.

Em seguida o professor poderá sugerir que sejam colocado os sinais de pontuação necessários para que o texto apresente a entonação e sentidos do texto original . É importante que o trecho original seja lido e aos poucos vá sendo completado com os sinais sugeridos pelo grupo.

Ao completar o texto o professor promove uma reflexão sobre os pontos que foram utilizados para dar sentido ao texto. É importante que cada sinal de pontuação seja nomeado e que a sua função seja destacada.

Por fim, o professor poderá sugerir em pequenos grupos a leitura e pontuação do texto na íntegra. 

Recursos Complementares

Sugerimos o link: http://revistaescola.abril.com.br/leitura-literaria/era-uma-vez-contos.shtml?page=0   , nesse encontram-se 60 sugestões de contos.

Avaliação

Ao final da aula o professor deverá observar se as crianças: 

  • Participaram das discussões sobre o texto apresentado;
  • Identificaram os sinais de pontuação e suas funções nas frases;
  • Participaram da leitura e pontuação do texto proposto;
  • Perceberam a importância dos sinais de pontuação como elemento que dá sentido ao texto.
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