09/12/2010
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo |
Compreender as regras, técnicas e estratégias da modalidade Esgrima dentro do Pentatlo Moderno através de práticas adaptadas.
Conceito de Pentatlo Moderno.
Atividade 1:
A figura abaixo será exibida e logo em seguida o professor perguntará:
http://blogs.jovempan.uol.com.br/esportesradikais/wp-content/uploads/2010/07/jogos.jpg (acesso em 15/11/10)
- Qual é o esporte que está sendo exibido?
- Essa prática faz parte do Pentatlo Moderno?
Neste momento o professor irá propor uma atividade de pesquisa através da internet onde os alunos irão aprofundar sobre o esporte Esgrima e sua especificidade dentro do Pentatlo Moderno.
Divididos em duplas e em uma sala com acesso à internet, o professor irá apresentar as questões e os alunos deverão respondê-las em uma folha de papel.
- Quais os materiais utilizados na prática da Esgrima?
- Quais são as categorias existentes na Esgrima?
- Como é o espaço para a prática da Esgrima em competições?
- Quais os critérios de pontuação em cada categoria da Esgrima e como se determina o vencedor neste esporte?
- Quais são os golpes básicos deste esporte?
- Quais as características principais da Esgrima no Pentatlo Moderno? (Como é realizada, a pontuação e os materiais utilizados...)
LINKS PARA PESQUISA:
http://www.suapesquisa.com/educacaoesportes/esgrima.htm (acesso em 15/11/10)
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/esgrima/regulamento-do-esgrima.php (acesso em 15/11/10)
http://www.presenteparahomem.com.br/esgrima-historia-regras-e-curiosidades-do-esporte/ (acesso em 15/11/10)
http://cpj.planetaclix.pt/pentatlo.htm (acesso em 15/11/10)
Atividade 2:
Neste momento da aula, o professor irá propor duas dinâmicas onde algumas capacidades físicas são utilizadas na Esgrima tais como o reflexo, agilidade e coordenação.
- Metade da turma deve formar um círculo, deixando os demais dentro dele. Os que estão formando o círculo não podem sair do lugar, e o objetivo de quem está dentro é tocar o ombro de quem está parado. Quem for tocado troca de lugar com quem tocou. Os alunos poderão se proteger utilizando as mãos e evitando, assim, ser atingidos.
- Com os alunos organizados em duplas, um em frente ao outro, peça para um encostar o pé direito com o pé direito do colega e a palma da mão direita com a palma da mão direita do colega. O objetivo é encostar no ombro do colega apenas com a mão esquerda. Experimente depois também com mãos e pés esquerdos.
Atividade 3:
Nesta atividade, os alunos irão se aproximar da prática da Esgrima de forma adaptada. É interessante que eles tragam de casa jornais e caixas de pizza para realização desta atividade. O professor deverá dispor tinta guache, em várias cores, para esta atividade também. A montagem do “equipamento” da Esgrima deverá ser observada neste link http://www.youtube.com/watch?v=ORxXaLpN5x4 (acesso em 15/11/10).
Os alunos deverão montar uma pista que observe as mesmas medidas da Esgrima (1,5 m a 2 m de largura e 14 m de extensão) e, organizados em duplas, deverão se enfrentar dentro do espaço demarcado objetivando tocar a ponta de sua espada na “armadura” de seu oponente. Cada marcação de guache na armadura do oponente valerá um ponto, sendo declarado vencedor aquele que acumular primeiro 5 pontos. O professor poderá criar um rodízio nas duplas utilizando tintas de cores diferentes para facilitar a visualização.
Atividade 4:
Lembrar aos alunos, no início desta atividade, as diferenças existentes no Esgrima do Pentatlo Moderno. Em seguida o professor irá disponibilizar bexigas para os alunos que deverão enchê-las.
A atividade consiste em criar uma realidade que se aproxime da Esgrima dentro do Pentatlo, ou seja, sendo disputados assaltos de 1 toque entre todos os adversários. Os assaltos têm a duração máxima de 1 minuto, ao fim do qual, se não houver vitória para nenhum dos atletas, é atribuída derrota a ambos. A bexiga deverá ser posicionada entre o braço e o corpo dos alunos e não poderá, em hipótese alguma, ser segura com as mãos.
Os alunos se posicionarão dentro de uma pista (um corredor de 1,5 m a 2 m de largura e 14 m de extensão) de frente para o outro e o objetivo é estourar ou tirar a bexiga que está entre o braço e o corpo de seu oponente utilizando a mão. Assim como acontece no Pentatlo Moderno, todos os alunos do mesmo sexo enfrentam-se entre si e o desempenho na Esgrima é avaliado da seguinte forma: o aluno que vencer 70% dos combates recebe 1000 pontos. Cada vitória a mais ou a menos corresponde a uma pontuação que depende do número de competidores.
Para realizar com precisão essa pontuação os alunos deverão utilizar a seguinte fórmula:
Pontos = 1000 + 930/L x (V – 0,7xL)
onde L = número total de lutas realizada pelo aluno e V é o número de vitórias do aluno.
Por exemplo, se competirem 15 e um aluno obtiver 10 vitórias, ele terá 1013,28 pontos, pois:
Pontos = 1000 + 930/14 x (10 – 0,7x14)
Pontos = 1000 + 66,4 x (10 – 9,8)
Pontos = 1000 + 66,4 x 0,2
Pontos = 1000 + 13,28
Pontos = 1013,28
Ao final da atividade, calcula-se a pontuação de todos os alunos determinando assim o vencedor.
Para saber mais sobre a Esgrima e o Pentatlo Moderno:
http://www.pentatlo.org.br/ (acesso em 15/11/10)
http://esporte.hsw.uol.com.br/esgrima-jogos-olimpicos4.htm (acesso em 15/11/10)
Os alunos deverão, em uma folha de papel, argumentar sobre a seguinte temática:
AS PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE A ESGRIMA NO PENTATLO MODERNO E A ESGRIMA TRADICIONAL
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!