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O lixo orgânico e o processo de compostagem

 

13/01/2011

Autor y Coautor(es)
SANDRO PRADO SANTOS
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina M. G. Fernandes

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Seres humanos e o meio ambiente
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar o que é lixo orgânico e as etapas do processo de compostagem.

Discutir sobre a influência dos fatores físicos e químicos no processo de compostagem.

Elencar os principais problemas associados à utilização do processo de compostagem.

Duração das atividades
2 aulas com duração de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade que os alunos tenham conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

A compostagem consiste em transformar a parte orgânica do lixo em um composto, que pode servir de fertilizante para o solo. Denominamos parte orgânica do lixo os restos alimentares, cobertura vegetal fresca, plantas aquáticas, esterco (galinha, cavalo ou vaca) e cobertura vegetal seca.

Nessa aula para abordarmos o processo de compostagem utilizaremos vídeos, reportagens e iremos montar uma composteira na escola.

Professor leia mais sobre a compostagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Compostagem

Fonte: http://condominio-abc.serrapress.com/wp-content/uploads/2009/06/compostagem-cliclo-da.gif

Atividade 1: Identificando o lixo orgânico

Professor leve os alunos para o laboratório de informática e peça para que em grupos pesquisem sobre o lixo orgânico, segue modelo de roteiro que poderá ser seguido.

O que é o lixo orgânico?

Onde é produzido?

Qual destino damos ao lixo orgânico? Será esse o destino correto? Se a resposta for não, o que devemos fazer?

Ao término da pesquisa nos sites indicados abaixo, o professor poderá disponibilizar: cartolinas, pincéis, material para recorte, lápis, tesouras, cola e outros. Os alunos deverão organizar os resultados da pesquisa em um cartaz, cada grupo confeccionará um. Quando os cartazes estiverem prontos os alunos poderão pregá-los na parede da sala de aula. O professor poderá visitar todos os cartazes acompanhado dos demais alunos que não são do grupo que estarão fazendo a apresentação, assim todos poderão conhecer os resultados dos trabalhos.

Sites para pesquisa:

http://www.suapesquisa.com/o_que_e/lixo_organico.htm

http://radames.manosso.nom.br/ambiental/residuos/lixo-organico/

http://www.fazfacil.com.br/materiais/reciclagem_lixo_organico.html

http://ecoviagem.uol.com.br/noticias/ambiente/nosso-lixo/usina-transforma-lixo-organico-produzido-nos-hoteis-em-adubo-e-gera-empregos-5081.asp

 

Fonte: http://4.bp.blogspot.com/_OYg7fdRbT9I/Ssvyijd0CKI/AAAAAAAAD4k/qr2bwEto-f0/s400/lixo+org%C3%A2nico+1.jpg

Atividade 2: Montando uma composteira na escola

Professor para a realização dessa atividade peça autorização da direção da escola para utilizar um pequeno espaço. Também terá que pedir a colaboração das cantineiras para que separem os restos de alimentos: resto de verduras, talos, folhas, etc. Se a escola tiver a coleta seletiva, poderemos utilizar o lixo orgânico depositado no coletor de cor marrom.

*Importante: todos os alunos devem ser envolvidos na atividade, para isso divida tarefas.   

Uma composteira para nossa horta

Objetivos:

- Conhecer o que é e para que serve uma composteira;

- Identificar os materiais que podem ser utilizados na composteira;

- Montar uma composteira com materiais produzidos na própria escola;

- Incentivar a observação e o cuidado com a natureza;

- Conscientizar os alunos da importância do reaproveitamento dos materiais orgânicos para a produção do composto orgânico tanto para o ambiente (pois evita a contaminação dos solos e das águas) quanto para as plantas (fontes de nutrientes).  

Materiais:

- Restos de alimentos e podas de jardim;

- Para colocar os resíduos: caixa de madeira com tela, jardineira plástica ou poderá fazer a compostagem diretamente no solo.

- Garfo de jardim (ou outro instrumento para mexer o material depositado na composteira).   

Procedimentos:

1. Escolher o local ou recipiente onde a pilha de materiais orgânicos poderá ser feita (jardineiras plásticas, em caixas de madeira com tela ou diretamente no solo).

2. Montar as camadas com os resíduos orgânicos:

*a primeira camada deve ser de material seco (podas de árvores ou galhos picados),

*a segunda camada deve ser de material úmido.

*deve-se alternar os materiais, tomando o cuidado para não formar uma camada muito espessa de um único tipo de material. As camadas devem ter a mesma proporção de resíduos secos e úmidos.

*na última camada deve-se colocar os resíduos de jardinagem ou terra para evitar a atração de moscas. Quando a composteira estiver cheia deve-se parar de colocar material fresco, cobri-la com folhas secas ou manta plástica (na época de muitas chuvas).

Dicas importantes para a manutenção da composteira:

Para que o material orgânico seja transformado em composto alguns fatores são importantes (umidade, a temperatura e a aeração), todo o processo deve ser monitorado para que os microorganismos encontrem condições ideais de reprodução e para a degradação da matéria orgânica. Todos os organismos precisam de água para sobreviver e, sendo assim, a composteira deve sempre estar úmida para que os microorganismos não morram. Mas é imprescindível que o material não esteja demasiadamente encharcado, pois desta maneira, inicia-se um processo anaeróbio (sem presença de oxigênio) que dificulta a decomposição dos materiais e exala um cheiro forte de podridão. Algumas observações devem ser levadas em conta:

Picar os materiais: quanto menor o tamanho dos materiais melhor, pois os microorganismos conseguem degradar mais rapidamente os resíduos.

Mistura dos materiais: material úmido (restos de cozinha) deve ser misturado ao material seco (restos de jardinagem).

Revolvimento dos materiais: essa atividade é de extrema importância, pois a compostagem é predominantemente aeróbia (presença de oxigênio) e com o revolvimento é possível introduzir ar novo, rico em oxigênio e fazer com que decomposição seja mais rápida, sem cheiro e sem proliferação de insetos.

A transformação de materiais crus em composto é muito variável dependendo do tamanho da composteira, do material usado, da altura das camadas e, principalmente, dos fatores que regem o processo. O composto deverá ser utilizado em jardins, em hortas ou em árvores frutíferas.

Para conhecer o que ocorre durante a compostagem é preciso identificar suas fases.

Fases da Compostagem:

O processo de decomposição ocorre em três fases distintas: Primeira Fase: ocorre a decomposição dos resíduos orgânicos facilmente degradáveis com temperaturas alcançando a faixa de 60 a 65 ºC e dura cerca de 15 dias. Segunda Fase: denominada fase de maturação e a temperatura permanece na faixa de 45 a 30 ºC e dura cerca de 2 a 3 meses.Terceira Fase: denominada humificação é a última fase da compostagem e onde o material se torna excelente fonte de nutrientes para o solo e para as plantas. A temperatura, nesta fase, cai para a faixa de 25 a 30 ºC. Portanto, é possível, por meio do controle da temperatura saber em que fase a compostagem se encontra e se a decomposição está ocorrendo normalmente ou está faltando água, aeração, etc. A temperatura é um bom indicador do fim do processo. O composto pronto é solto, tem cor escura e cheiro de terra.

Atividade adaptada de: http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=ema&cod=_1-22

Fonte: http://www.viamar.com.br/imgup/compostagem.jpg

Professor se na escola não houver possibilidade de montar uma composteira utilize o site indicado abaixo. Nele você irá encontrar uma animação interativa explicando passo a passo o processo de compostagem.

http://www.ib.usp.br/coletaseletiva/saudecoletiva/compostagem.htm    

Compartilhando o conhecimento construído em sala de aula:

Professor incentive o seu aluno a colocar em prática o conhecimento que foi construído em sala de aula. Para isso, faça a exibição do vídeo abaixo que ilustra passo a passo como o processo de compostagem pode ser feito em casas e apartamentos.

http://www.youtube.com/watch?v=pZg4Fp0hnNE&feature=related    

Atividade 3: Desvendando os fatores que podem interferir no processo de compostagem

Certamente nessa atividade os alunos já terão condições de elencar os benefícios do processo de compostagem. No entanto, devemos instigá-los a identificar e enumerar possíveis problemas que poderão surgir durante o preparo do composto. Além disso, os alunos deverão formular soluções para esses problemas.

Professor orgazine os alunos em equipes. Peça para que eles observem a composteira já pronta. Em seguida, questione:

Será que uma composteira como essa pode gerar algum tipo de problema?

Qual(is) seria(am) esse(s) problemas?

Há como solucionar os problemas existentes?

Deixe que os alunos apresentem suas respostas, discutam e faça anotações.

Importante: Professor se os alunos não conseguirem identificar os possíveis problemas, então faça as intervenções direcionando as observações dos alunos.

Sugestão: O professor pode direcionar as observações dos alunos para:

1. A composteira pode gerar mal cheiro?

2. A composteira pode atrair insetos e outros animais?

3. O pode acontecer se a composteira ficar encharcada?

Segue endereços eletrônicos que apontam os problemas, os motivos e as soluções do processo de compostagem. http://compostagem_cjb.blogs.sapo.pt/1861.html

http://www.coisasdaterra.com/agricultura-biologica/compostagem/resolucao-de-problemas-de-compostagem/  

http://www.recicloteca.org.br/Default.asp?Editoria=7&SubEditoria=32

http://www.planetaorganico.com.br/composto4.htm

Fonte: http://cienciasnaturaiseva.wikispaces.com/file/view/compostagem.jpg/37110753/compostagem.jpg

Para finalizar a atividade solicite que os alunos elaborem e apresentem uma reportagem para o jornal “O Ambiente Agradece” (o nome do jornal pode ser alterado se o professor tiver outra sugestão). Nessa reportagem os alunos deverão apresentar todo o conhecimento construído durante as aulas enfatizando as etapas, as vantagens, os problemas, os motivos e as soluções para o processo de compostagem. Essa reportagem poderá ser encenada para toda a escola, assim estará sendo feita a multiplicação de atos conscientes para melhoria e preservação do ambiente.

Fonte: http://www.lipor.pt/upload/Lipor/img/Relat%C3%B3rios.jpg        

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação poderá acontecer em todos os momentos da aula, sendo considerado a participação e o envolvimento dos alunos na realização das atividades solicitadas.

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