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Valsas e minuetos: escutando e dançando.

 

07/02/2011

Autor y Coautor(es)
Teresa Régia Araújo de Medeiros
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NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria de Fátima Araújo

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Movimento Coordenação
Educação Infantil Movimento Expressividade
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Apreciar esses dois estilos fazendo as observações quanto ao ritmo, instrumentos, a linha melódica etc.  
  • Conhecer o contexto social e cultural do auge desses estilos musicais.
  • Conhecer o vestuário de época, os passos característicos e a organização das respectivas danças.
  • Criar novos movimentos
Duração das atividades
Duração de 50 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deverá ter vivenciado momentos de apreciação musical e de movimentos corporais de acordo com determinada música.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1:

O professor levará para a sala de aula esses dois estilos de música, valsa e minueto (sugestões: Danúbio Azul, Valsa do Imperador//Minueto de Bach nº 2, Minueto em sol maior de Bach) para serem apreciados. Quem já escutou essas músicas? Como se dança?  Hoje as escutamos?  Quando elas surgiram?  Quem escutava e dançava?  etc. Nesta atividade a turma poderá conhecer um pouco da história desses dois estilos.

Fonte: internet http://www.google.com.br/images?hl=pt-BR&rlz=1T4GZAZ_pt-BRBR271BR271&q=imagens+da+dan%C3%A7a+minueto&um=1&ie=UTF-8&source=univ&ei=nnIzTbu0J8K78gbkx92bCQ&sa=X&oi=image_result_group&ct=title&resnum=1&ved=0CCcQsAQwAA&biw=1419&bih=637

Fonte: internet   http://todocomposto.wordpress.com/historia-da-danca-de-salao/

Algumas fontes para consulta:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Valsa

http://pt.wikipedia.org/wiki/Minueto   ou       http://es.wikipedia.org/wiki/Minueto

 

Atividade 2:

Em outro momento, convidar um músico, que toque esses estilos, para ir à sala dar um pequeno concerto. Durante essa apresentação possibilitar que as crianças escutem e troquem informações com o músico sobre a composição da música (seu ritmo, andamento, melodia, instrumentos que também tocam esses estilos etc). Fazer o registro escrito de todas as observações apontadas pelas crianças e complementadas, enriquecidas pelo músico.

 

Fonte: Arquivo da autora

Atividade 3:

Convidar um bailarino coreógrafo para ensinar às crianças alguns passos desses dois estilos de dança. As crianças, à principio, poderão se movimentar de acordo com a música, criando os seus passos, para depois aprenderem alguns passos básicos e recriarem novos movimentos a partir desse novo conhecimento. Os movimentos poderão ser realizados em pares, utilizando fitas e ou balões etc.

Fonte: Arquivo da autora

Fonte: Arquivo da autora

 

Fonte: Arquivo da autora

 

Atividade 4:

O professor pedirá para cada criança fazer desenhos sobre o tema estudado. Em seguida recorta as figuras do desenho e a criança escolhe as que  achar mais significativas. O professor dividirá a turma em pequenos grupos e cada um terá que montar um cenário com as figuras que escolheu e criar um pequeno texto.

 

Fonte: Arquivo da autora

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação será continuada. O aluno deverá expressar conhecimentos sobre os estilos de música/dança minueto e valsa após as conversas, apreciações e vivências corporais.

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