07/02/2011
Maria de Fátima Araújo
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
O aluno deverá ter vivenciado momentos de apreciação musical e de movimentos corporais de acordo com determinada música.
Atividade 1:
O professor levará para a sala de aula esses dois estilos de música, valsa e minueto (sugestões: Danúbio Azul, Valsa do Imperador//Minueto de Bach nº 2, Minueto em sol maior de Bach) para serem apreciados. Quem já escutou essas músicas? Como se dança? Hoje as escutamos? Quando elas surgiram? Quem escutava e dançava? etc. Nesta atividade a turma poderá conhecer um pouco da história desses dois estilos.
Fonte: internet http://todocomposto.wordpress.com/historia-da-danca-de-salao/
Algumas fontes para consulta:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Valsa
http://pt.wikipedia.org/wiki/Minueto ou http://es.wikipedia.org/wiki/Minueto
Atividade 2:
Em outro momento, convidar um músico, que toque esses estilos, para ir à sala dar um pequeno concerto. Durante essa apresentação possibilitar que as crianças escutem e troquem informações com o músico sobre a composição da música (seu ritmo, andamento, melodia, instrumentos que também tocam esses estilos etc). Fazer o registro escrito de todas as observações apontadas pelas crianças e complementadas, enriquecidas pelo músico.
Atividade 3:
Convidar um bailarino coreógrafo para ensinar às crianças alguns passos desses dois estilos de dança. As crianças, à principio, poderão se movimentar de acordo com a música, criando os seus passos, para depois aprenderem alguns passos básicos e recriarem novos movimentos a partir desse novo conhecimento. Os movimentos poderão ser realizados em pares, utilizando fitas e ou balões etc.
Fonte: Arquivo da autora
Fonte: Arquivo da autora
Fonte: Arquivo da autora
Atividade 4:
O professor pedirá para cada criança fazer desenhos sobre o tema estudado. Em seguida recorta as figuras do desenho e a criança escolhe as que achar mais significativas. O professor dividirá a turma em pequenos grupos e cada um terá que montar um cenário com as figuras que escolheu e criar um pequeno texto.
Fonte: Arquivo da autora
A avaliação será continuada. O aluno deverá expressar conhecimentos sobre os estilos de música/dança minueto e valsa após as conversas, apreciações e vivências corporais.
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