Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


TRABALHANDO AS RELAÇÕES DE RESPEITO

 

14/01/2011

Autor y Coautor(es)
ADELE GUIMARAES UBARANA SANTOS
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Suzana Maria Brito de Medeiros

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 7 a 8 anos, poderão:

  • Conhecer os significados da palavra respeito;
  • Participar de discussões sobre a temática do respeito;
  • Ler textos que abordem a temática.
  • Confeccionar um cartaz sobre o tema.
Duração das atividades
3 aulas de aproximadamente 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para vivenciar esta aula, os alunos precisam saber interpretar informações.

Estratégias e recursos da aula

1° MOMENTO

Sugerimos iniciar essa aula reunindo as crianças em uma roda, o professor deverá questionar o grupo sobre o que acham que é respeito. De acordo com o que as crianças vão apontando o professor irá registrando no quadro ou em um cartaz. É importante que esses questionamentos sejam guardados para que ao final do estudo sejam confrontados com o que foi aprendido.

Depois da apresentação das crianças  professor poderá apresentar o que os dicionários falam sobre o conceito de respeito e, diante dessas definições, promover uma discussão.

2° MOMENTO 

Nesse momento o professor realiza a leitura para a turma do livro:  Na minha escola todo mundo é igual  de Rossana Ramos.

SOBRE O LIVRO

Uma escola em que todos os alunos convivem em harmonia, procurando superar as diferenças e dificuldades, inclusive físicas, para que todos sejam, realmente, iguais. Rossana Ramos é doutoranda em Língua Portuguesa pela PUC/SP e diretora da Escola Viva, em Cotia, que tem como trabalho principal a inclusão e a solidariedade. Priscila Sanson, paranaense, trabalha há anos com ilustrações de livros infantis, tendo recebido diversos prêmios.

Depois da leitura do livro o professor poderá promover uma discussão com o grupo sobre as questões abordadas pela autora, levando os alunos a refletirem se na escola deles existem situações semelhantes as que foram abordadas no livro.

Por fim, o professor solicita um registro por escrito de cada criança sobre as situações apontadas durante a discussão.

3º MOMENTO 

Nesse  momento o professor promove uma conversa e sugere como tema a discussão de situações que tenham acontecido no dia-a-dia de cada criança, em casa, na escola e/ou em outros estabelecimentos que seja considerada uma atitude desrespeitosa e uma atitude respeitosa.

Diante das falas das crianças o professor deverá  promover reflexões sobre os relatos e diante das conclusões apresentar o primeiro cartaz com as ideias iniciais acerca do que é respeito, para que analisem os avanços acerca desse conceito após o estudo.

Para finalizar em duplas as crianças produzirão um cartaz, abordando uma temática do respeito (etnia, relações sociais, relações econômicas etc) sendo válido colagens, desenhos, pinturas... o que a criatividade permitir. Os cartazes poderão ficar expostos nos corredores da escola e as duplas poderão fazer plantões durante o recreio como Vigilantes do Respeito ou algo do gênero,  a fim de identificar e ajudar outros colegas da escola a refletir acerca de alguma atitude desrespeitosa.

 

Recursos Complementares

Sugerimos o livro Atividades com Valores para Estudantes de 7 a 14 Anos  de Diane Tillman.

Avaliação

Ao final da aula o professor deverá observar se as crianças:

  • Participaram da construção do conceito de respeito;
  • Participaram das discussões propostas sobre a temática do respeito a partir das situações encontradas na história lida;
  • Confeccionaram os materiais sugeridos (texto,  cartaz);
  • Envolveram-se na atividade de Vigilantes do Respeito na hora do recreio.
Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • JAMILLE CARLA DE SOUZA SANTOS, GRUPO DE TRABALHO CAMINHO DA REDENÇÃO , Sergipe - dijo:
    jamillecarla.santos@gmail.com

    01/11/2013

    Cinco estrelas

    Adorei. Pois, além de tratar-se de um tema extremamente necessário a dinâmica usada faz interação com os alunos o tempo todo. O que torna a aula mais interessante, pela quebra da monotonia.


  • Bruna, CEC , São Paulo - dijo:
    bruninha_0033@hotmail.com

    14/04/2013

    Quatro estrelas

    Pudi tirar ideias para trabalhar com os meus educandos.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.