14/01/2011
Suzana Maria Brito de Medeiros
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 7 a 8 anos, poderão:
Para vivenciar esta aula, os alunos precisam saber interpretar informações.
Sugerimos iniciar essa aula reunindo as crianças em uma roda, o professor deverá questionar o grupo sobre o que acham que é respeito. De acordo com o que as crianças vão apontando o professor irá registrando no quadro ou em um cartaz. É importante que esses questionamentos sejam guardados para que ao final do estudo sejam confrontados com o que foi aprendido.
Depois da apresentação das crianças professor poderá apresentar o que os dicionários falam sobre o conceito de respeito e, diante dessas definições, promover uma discussão.
Nesse momento o professor realiza a leitura para a turma do livro: Na minha escola todo mundo é igual de Rossana Ramos.
SOBRE O LIVRO
Uma escola em que todos os alunos convivem em harmonia, procurando superar as diferenças e dificuldades, inclusive físicas, para que todos sejam, realmente, iguais. Rossana Ramos é doutoranda em Língua Portuguesa pela PUC/SP e diretora da Escola Viva, em Cotia, que tem como trabalho principal a inclusão e a solidariedade. Priscila Sanson, paranaense, trabalha há anos com ilustrações de livros infantis, tendo recebido diversos prêmios.
Depois da leitura do livro o professor poderá promover uma discussão com o grupo sobre as questões abordadas pela autora, levando os alunos a refletirem se na escola deles existem situações semelhantes as que foram abordadas no livro.
Por fim, o professor solicita um registro por escrito de cada criança sobre as situações apontadas durante a discussão.
Nesse momento o professor promove uma conversa e sugere como tema a discussão de situações que tenham acontecido no dia-a-dia de cada criança, em casa, na escola e/ou em outros estabelecimentos que seja considerada uma atitude desrespeitosa e uma atitude respeitosa.
Diante das falas das crianças o professor deverá promover reflexões sobre os relatos e diante das conclusões apresentar o primeiro cartaz com as ideias iniciais acerca do que é respeito, para que analisem os avanços acerca desse conceito após o estudo.
Para finalizar em duplas as crianças produzirão um cartaz, abordando uma temática do respeito (etnia, relações sociais, relações econômicas etc) sendo válido colagens, desenhos, pinturas... o que a criatividade permitir. Os cartazes poderão ficar expostos nos corredores da escola e as duplas poderão fazer plantões durante o recreio como Vigilantes do Respeito ou algo do gênero, a fim de identificar e ajudar outros colegas da escola a refletir acerca de alguma atitude desrespeitosa.
Sugerimos o livro Atividades com Valores para Estudantes de 7 a 14 Anos de Diane Tillman.
Ao final da aula o professor deverá observar se as crianças:
Quatro estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
01/11/2013
Cinco estrelasAdorei. Pois, além de tratar-se de um tema extremamente necessário a dinâmica usada faz interação com os alunos o tempo todo. O que torna a aula mais interessante, pela quebra da monotonia.
14/04/2013
Quatro estrelasPudi tirar ideias para trabalhar com os meus educandos.