16/12/2010
Suzana Maria Brito de Medeiros
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Dança: Dançar |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Conhecimentos sobre o corpo |
1º MOMENTO:
O professor poderá dar início a aula numa roda de conversa em que aborda/tematiza o que as crianças sabem a respeito do corpo humano. Diante das respostas o professor vai pontuando o que é o corpo humano, do que é constituído, qual a função de cada parte do corpo. Em seguida, o professor poderá apresentar imagens em que aparece o corpo humano e questionar as crianças: o que podem visualizar nestas imagens? Há diferenças? Quais? Há semelhanças? Quais? Lembramos que os questionamentos podem ser alimentados a partir das respostas e curiosidade das crianças.
Fonte: http://intervox.nce.ufrj.br/~pavesi/curiosidades/corpo.htm
Fonte:
http://www.acervosaber.com.br/imagens/o_corpo_humano.jpg
Sugerimos que o professor organize as informações referentes ao estudo num mural em que as crianças possam visualizar e registrar suas aprendizagens.
Fonte: Arquivo pessoal da professora - NEI/UFRN
2º MOMENTO:
A aula terá continuidade com a proposta de uma variação da brincadeira "Estátua". Na oportunidade, as crianças serão dividas em duplas, e ao som do comando ESTÁTUA! uma criança modela e a outra é a estátua. As crianças variam de dupla até que cada um tenha atuado como modelo e modelador/escultor pelo menos três vezes. Em seguida sugerimos a organização de uma roda em que as crianças possam relatar a experiência vivenciada nesta proposta de aula e apontar o que mais gostou, o que foi mais fácil/difícil, e o que não gostou.
Uma outra atividade que sugerimos é "Encontrando ossos no nosso corpo". A atividade consiste em organizar a turma em duplas para que cada criança possa tocar o corpo do colega e poder descobrir em que partes do nosso corpo podemos encontrar osso.
Fonte: Arquivo pessoal da professora - NEI/UFRN
3º MOMENTO:
Nesse momento, o professor poderá organizar uma roda na qual conversará a respeito do esqueleto do corpo humano, ressaltando sua função. Para tanto, sugerimos que o professor apresente imagens do esqueleto, bem como, se possível, réplicas de esqueleto para que a criança possam perceber melhor suas articulações, movimentos e possibilidades.
Fonte: http://intervox.nce.ufrj.br/~pavesi/imagens/esqueletos.gif
Fonte: http://www.esec-povoa-lanhoso.rcts.pt/ESPLv5/recursos/cn/aplicacoes/sistemas.htm
Fonte: Arquivo pessoal da professora - NEI/UFRN
Após este momento, o professor organizará uma atividade de registro da aula numa atividade de escrita e desenho, como a que apresentamos a seguir.
Fonte: Arquivo pessoal da professora - NEI/UFRN
Fonte: Arquivo pessoal da professora - NEI/UFRN
Sugerimos que as crianças possam manipular bastante as imagens e/ou réplicas de esqueletos para que possam identificar as partes que o compõem e possam melhor estruturar sua produção gráfica. Dessa forma, apresentamos o jogo de quebra-cabeça do esqueleto como possibilidade. O jogo poderá ser confeccionado a partir de imagens de livros coladas na cartolina ou em papel cartão e depois recortado.
Fonte: Arquivo pessoal da professora - NEI/UFRN
Fonte: Arquivo pessoal da professora - NEI/UFRN
4 º MOMENTO:
Neste momento sugerimos que o professor proponha que as crianças façam um "RAIO X" do colega. Ressaltamos que o professor precisa explicar o que é um RAIO X e para que serve.
Fonte: http://www.cedacmedicinadiagnostica.com.br/raio_x.jpg
Para realizar esta atividade o professor dividirá a turma em pequenos grupos e solicitará que uma das crianças deite sobre uma folha de papel madeira ou cartolina e as outras crianças farão o contorno de um parte do seu corpo com lápis hidrocor. Lembramos que será contornado apenas a parte do corpo que a criança escolher e que comportar no tamanho do papel. Depois de desenhar o contorno, as crianças pintam com tinta preta toda a superfície desenhada e colocam para secar. Quando a tinta estiver seca é o momento de colar os barbantes que representam os ossos da parte do corpo que contornaram. Este momento exige bastante das crianças, pois precisam saber o formato dos ossos, a localização, a quantidade e o tamanho desses ossos para poder conseguir fazer um "RAIO X" do colega.
Fonte: Arquivo pessoal da professora - NEI/UFRN
Depois que todos os grupos concluírem, o professor poderá expor os trabalhos das crianças, como a imagem acima. Sugerimos ainda, um momento de apreciação dos "RAIO X"'. Após apreciar os trabalhos as crianças poderão escolher um dos painéis para registrar individualmente.
Apreciando os trabalhos/obras
Fonte: Arquivo pessoal da professora - NEI/UFRN
Registrando uma obra
Fonte: Arquivo pessoal da professora - NEI/UFRN
O professor poderá encerrar esta aula solicitando que as crianças cubram seu registro com lápis hidrocor preto e identifiquem qual o trabalho que ele registrou. O professor poderá organizar um mural com as atividades produzidas pelas crianças.
Fonte: Arquivo pessoal da professora - NEI/UFRN
Fonte: Arquivo pessoal da professora - NEI/UFRN
Fonte: Arquivo pessoal da professora - NEI/UFRN
Para uma melhor fundamentação desta proposta de aula, sugerimos o acesso aos seguintes links:
http://www.ocorpohumano.com.br/
http://www.smartkids.com.br/especiais/corpo-humano.html
http://www.canalkids.com.br/saude/corpo/index.htm
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/corpo-humano/
http://www.afh.bio.br/sustenta/sustenta1.asp
http://www.youtube.com/watch?v=6ISG9siyRgE&feature=related
O professor poderá avaliar a aprendizagem das crianças observando o envolvimento, a atenção, o interesse e o desenvolvimento nas atividades propostas durante a aula, destacando se a criança consegue identificar as partes do corpo humano, nomeando-as e atribuindo suas respectivas funções, não somente na organização oral e individual mas, também, nas produções escritas, artísticas, corporais individuais e coletivas.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
30/08/2011
Cinco estrelasparabens ötimo trabalho